O que fazer em Playa del Carmen

16 coisas para fazer em Playa del Carmen no México

Playa del Carmen é uma agitada cidade da Riviera Maya, no estado de Quintana Roo no México. Nos últimos anos, ela tornou-se um dos destinos turísticos mais importantes de todo o Caribe. Isso porque a cidade reúne grandes hotéis, resorts e lojas, além de suas famosas praias e fácil acesso. Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, há muito para ver e fazer em Playa del Carmen, já que assim como Cancun, ela também é uma cidade bem turística e preparada para receber um grande número de visitantes.

Além de praia, sol e esportes aquáticos, Playa del Carmen também apresenta excelentes opções de vida noturna, gastronomia, ruínas maias e parques temáticos. 

Por isso eu separei 16 coisas para fazer em Playa del Carmen, então bora para lista:


O que fazer em Playa del Carmen?

1. Aproveitar as praias da cidade

Uma das principais coisas para fazer em Playa del Carmen é curtir as praias, o mar e o Sol. A beleza das praias vai depender muito das condições do mar na época que você for, já que todo ano acontece uma recorrência de sargaço que acaba deixando as praias impróprias para banho e feias.

Caso as condições sejam boas quando você for, prepare-se para disfrutar das lindas praias de Playa del Carmen, sendo essas as principais: 

Playa Mamitas

A Playa Mamitas é uma das praias mais famosas de Playa del Carmen, onde ficam diversos clubes de praia e hotéis. Por isso, ela é dominada por espreguiçadeiras, que se você quiser, pode alugar ou usar ao pagar por um consumo mínimo no restaurante. 

Clubes de praia na Playa Mamitas

Se você não quiser consumir, nada impede que você fique em algum trecho de areia, já que o acesso a praia é gratuito. Quanto mais você se afastar dos clubes, mais deserta a praia ficará. Já se você quiser curtir o dia em um clube de praia, um dos mais famosos é o Kool Beach Club, com restaurante, bar e piscina. Aliás, alguns desses clubes de praia inclusive te permitem reservar o local para festas e casamentos. 

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Playa Shangri

Essa praia fica ao lado da Playa Mamitas, mas diferente dela, a Playa Shangri é mais tranquila e menos movimenta. Isso porque não há nenhum clube de praia ou restaurante nela.

Pássaros voando na Playa Shangri em Playa del Carmen

Além disso, a faixa de areia dela é mais larga e as pessoas conseguem ficar mais facilmente longe umas das outras. Por isso ela é uma ótima opção para quem quer fugir da agitação. 

Playa Martina

Se afastando ainda para a praia seguinte, fica a Playa Martina. Atualmente ela é mais conhecida por conta do clube de praia que fica nela, o Martina Beach Club.

pôr do sol na Praia Martina em Playa del Carmen

Ele é mais uma das opções de clube de praia para quem está procurando um pouco de agito, em um ambiente com música eletrônica durante todo o dia. 

Playa Punta Esmeralda

A 4 km do centro de Playa del Carmen, fica aquela que provavelmente é a praia menos conhecida pelos turistas e mais queridinha pelos moradores, a Playa Punta Esmeralda. 

Punta Esmeralda, praia frequentada por moradores de Playa del Carmen

A Punta Esmeralda é um verdadeiro achado, já que além de ser menos conhecida, também é um verdadeiro paraíso. 

Isso porque além da praia, lá também tem um cenote aberto, que inclusive se une ao mar. Sua água doce se mistura a água salgada do mar e é possível ver os diferentes tons da água, que por serem verde, inspiraram o nome do local.  

Playacar

O Playacar é um complexo turístico localizado ao sul de Playa del Carmen. Dentro dele existem alguns resorts e villas luxuosas, campos de golfe, shopping center, restaurantes e até ruínas maias. 

Praia no complexo turístico de Playacar

A praia desse complexo é linda, com areia branca e águas cristalinas. Felizmente, embora não seja permitido acessar o complexo sem ser hóspede ou convidado, é possível acessar gratuitamente a praia. Para isso basta caminhar além do cais da praia. 

Apesar disso, como essa praia não é muito conhecida, ela é bem mais tranquila em comparação com as outras. Outra boa opção para fugir das multidões. 

2. Fazer um passeio de barco

Uma boa opção para quem quer curtir o mar do caribe de Playa del Carmen, mas quer sair um pouco das praias, é fazer um passeio de barco.

passeio de barco em Playa del Carmen

Existem vários tipos de passeios de barco: para fazer snorkeling, para conhecer uma reserva natural, para conhecer ilhas próximas, para fazer parasailing, etc. 

3. Passear pela Quinta Avenida

Passeie pela Quinta Avenida, o coração da vida noturna de Playa del Carmen e o centro de compras da cidade. 

Quinta Avenida, principal rua de comércio da Playa del Carmen

Não sou muito fã dessas ruas voltadas ao comércio com milhares de lojas de grande porte, mas é inegável que a Quinta Avenida é o coração e uma das principais coisas para fazer em Playa del Carmen.

Se você curte fazer compras no exterior, vai gostar bastante da variedade de lojas dessa rua, que chega a ser desproporcional ao tamanho da cidade.

4. Andar pelo Parque Fundadores e tirar foto no Portal Maya e no letreiro

O Parque Los Fundadores é um dos principais pontos de Playa del Carmen, justamente onde a cidade foi fundada. Além de provavelmente ser o primeiro lugar que você vai ver quando chegar, já que fica bem no centro da cidade. 

Letreiro de Playa del Carmen no Parque Fundadores

O parque é bem simples, eu o descreveria mais como uma praça em um quarteirão grande. Ele fica bem em frente a praia e ao Portal Maya, o principal cartão postal de Playa del Carmen.

Portal Maya em frente ao Parque Fundadores em Playa del Carmen

O Portal Maya é um arco grande na entrada da praia, onde acontece de vez em quando algumas apresentações de rituais maias. Além disso, é um dos principais pontos para tirar foto, juntamente com o letreiro de Playa del Carmen, que também fica no parque.

5. Conhecer a Capilla de Nuestra Señora del Carmen

Ainda no Parque Los Fundadores, fica a Capela de Nossa Senhora del Carmen, uma linda e típica igreja mexicana completamente branca.

Apesar de Playa del Carmen não ser uma cidade com monumentos especialmente interessantes, você pode aprender mais sobre a vida local caminhando pelo parque e conhecendo a capela.

Não deixe de entrar para conhecer, assistir uma missa, um casamento ou simplesmente admirar a vista do mar do caribe pela janela.

6. Visitar a pequena Zona Arqueológica de Playa del Carmen

Nem todo mundo sabe, mas Playa del Carmen tem uma pequena Zona Arqueológica dentro da cidade. Ela fica no complexo turístico de Playacar, que eu citei anteriormente.

Pequeno sítio arqueológico de Playa del Carmen na Playacar

Também conhecida como Zona Arqueológica de Xaman Há, essas ruínas são bem pequenas se comparadas com outras do México, mas o lado bom é que a visita é gratuita. 

É possível chegar lá através de transporte público, mas o visitante deve relatar sua entrada na área de controle de acesso ao Playcar. 

7. Se aventurar pelo Rio Secreto

Uma das coisas que eu mais gostei no México foram os cenotes. Existem milhares deles espalhados pela Península de Yucatán e Riviera Maya. 

O Rio Secreto é um cenote a apenas 15 minutos de carro do centro de Playa del Carmen, onde você pode fazer uma visita guiada e explorar uma parte dele. 

Rio Secreto é um cenote próximo de Playa del Carmen

Ele é um cenote subterrâneo, com 12 quilômetros de extensão de túneis e várias entradas diferentes. O que é ótimo para não cruzar com outros grupos, já que obviamente, você irá explorar apenas uma parte dele. 

A visita é feita com equipamentos de mergulho, como capacete, snorkel, máscara, roupa, jaleco e lanterna. Isso garante segurança e tranquilidade.

Se decidir fazer esse passeio, sugiro comprar o ingresso online para garantir sua entrada.  

8. Explorar o Cenote Chaak Tun

Outro cenote da região, é o Chaak Tun, que fica a poucos minutos do centro de Playa del Carmen. 

A aventura lá é garantida e igualmente ao anterior, você deverá colocar todos os equipamentos de nado e segurança. Uma vez prontos, você e seu grupo serão guiados por diversos túneis cavernosos com impressionantes águas cristalinas.

Interior do Cenote Chaak Tun em Playa del Carmen

O guia também explica um pouco sobre a cultura maia, sobre as formações e importância dos cenotes, além de te mostrar morcegos escondidos pelo caminho. 

Para chegar nesse cenote, que encontra-se em um trecho da estrada, você tem a opção de ir de táxi, alugar um carro ou ir de bicicleta. Infelizmente atualmente não há transporte público que chegue lá.   

9. Conhecer os Museus da cidade

Playa del Carmen não é uma cidade repleta de museus e os que tem na cidade, não são o foco de atração dos turistas. 

Apesar disso, se você é fã de museus, pode se interessar e gostar de alguns deles, que além de bem legais, são excelentes para ter o que fazer em Playa del Carmen em dias de chuva.  

Museo Frida Kahlo

Os fãs de Frida Kahlo ficarão felizes em saber que existe um museu em homenagem a ela na cidade.

O Museu Frida Kahlo conta com projeções, monitores multimídia e exposições interativas que contam a história da vida de Frida, a maneira como ela via o mundo e o significado por trás de algumas de suas obras mais famosas.

3D Museum Of Wonders

O Museu 3D de Playa del Carmen é uma opção que mesmo as crianças irão gostar, já que ele é composto por galerias com mais de 60 ilusões tridimensionais pintadas.

Além das ilustrações serem super divertidas, criativas e imersivas, são ótimas para tirar fotos. 

10. Curtir festivais ou eventos sazonais

Dependendo da época do ano que você for para Playa del Carmen, você pode aproveitar alguma das festas sazonais que acontecem lá e em alguns casos, em outras partes do México.

O México tem uma cultura extremamente rica e muitos desses festivais e festas são verdadeiros eventos para a população, por isso é realmente muito interessante participar dessas festas.

Algumas delas que acontecem em Playa del Carmen são:

  • Riviera Maya Jazz Festival;
  • Día de los Muertos;
  • La Guelaguetza;
  • Dia da Independência;
  • Travesía Sagrada Maya;
  • Carnaval.

11. Passar o dia em algum Parque do Grupo Xcaret

Algumas pessoas me recomendaram conhecer os parques do Grupo Xcaret, mas depois de me informar e ver que existem experiências como nadar com golfinhos, shows de cavalos e aquários, decidi não ir. 

É uma decisão muito pessoal, mas escolhi não contribuir com parques e centros onde são realizadas atrações com animais. O pior é que esses parques são “vendidos” como reserva ecológica, mas na minha opinião, essas atrações não combinam nem um pouco com o conceito de reserva ecológica.

Quanto ao resto, os parques parecem muito bons, mas colocando no balanço, acho mais importante ser um viajante ecológico.

O que fazer em Playa del Carmen nos arredores?

Agora que você já sabe o que fazer dentro da cidade, vamos falar sobre as coisas para fazer nos arredores dela, em até 2 horas de distância.

12. Conhecer praias fora da cidade

Apesar de Playa del Carmen já ter suas próprias praias, não muito longe de lá você pode encontrar praias às vezes até mais bonitas. Por isso, eu separei duas delas, que eu fui, gostei bastante e acho que vale muito a pena conhecer. 

Playa Xpu-ha

Essa praia fica a uns 30 minutos de carro de Playa del Carmen e é super fácil e barato ir de ônibus até ela. Basta pegar qualquer ônibus que vá sentido Tulum e avisar o motorista que vai descer nela. 

A Playa Xpu-ha é popular entre os moradores, mas pouco conhecida pelos turistas, então ela não é muito movimentada.

Praia Xpu Ha com sargaço

A areia dela é branquinha e a água clara morna. Esteja ciente que a praia não tem nenhuma sombra e que a única forma de fugir do Sol é alugando uma barraca.

Importante saber também que para acessá-la você deverá pagar por volta de 30 pesos (6 reais), já que a entrada de terra que dá acesso a ela, é privada.

Infelizmente, muitas regiões do México tem esse problema. As pessoas têm propriedades que impedem o acesso à praia e acabam se aproveitando disso para cobrar pela passagem. As praias em si são gratuitas, mas se você precisar atravessar propriedades particulares para chegar nelas, os proprietários pedem um pouco de dinheiro.

Akumal

A 45 minutos de distância, encontra-se Akumal, uma praia bastante visitada por quem está hospedado em Tulum, já que está mais próxima de lá do que de Playa del Carmen. Apesar disso, não deixa de ser uma boa opção se você não for ficar em Tulum. 

Deitada na areia da Praia Akumal

Essa praia é conhecida por atrair muita tartarugas, sendo fácil encontrá-las ao nadar. Infelizmente, devido ao turismo excessivo da praia, a área que elas costumam ficar, foi fechada para passeios de snorkeling privados. Mesmo que você tenha seu próprio equipamento de snorkel e seja fácil nadar até elas, eles não permitem. Detalhe: o tour custa por volta de 40 dólares. Então eu acabei nadando apenas na área permitida e apesar de não ver tartarugas, vi alguns peixes e arraias.  

Outra questão sobre o fato dessa praia ser muito turística, é que eles cobram 100 pesos (20 reais) para acessar ela, mas se você quiser escapar disso, entre em algum restaurante, já que se é para gastar, melhor gastar consumindo. 

13. Visitar Cozumel

Cozumel é uma ilha localizada em frente a costa de Playa del Carmen. Inclusive, ao olhar para o horizonte, você consegue enxergar de Playa del Carmen, a costa de Cozumel.

Ela é conhecida mundialmente por suas águas cristalinas e por ser um dos melhores destinos do mundo para praticar snorkeling e mergulho. Devido aos seus incríveis recifes de corais e vida marinha.

Ilha de Cozumel que fica em frente a Playa del Carmen

É muito comum as pessoas fazerem um passeio de um dia organizado por agências de turismo. Embora também possa ser feito por conta própria, já que a única coisa que você precisa fazer é pegar uma balsa que o deixará na ilha em cerca de 40 minutos. 

A viagem de um dia a Cozumel é uma das melhores coisas para fazer em Playa del Carmen, seja por conta própria, seja por passeios organizados. 

Você ainda tem a opção de passar alguns dias na Ilha e desfrutar de tudo o que fazer em Cozumel, se quiser conhecê-la melhor. 

14. Ir nas Ruínas de Chichén Itzá

Sem dúvidas, você não pode deixar de conhecer as famosas ruínas de Chichén Itzá, uma das 7 maravilhas do mundo. 

Principal Pirâmide de Chichén Itzá, uma das Sete Maravilhas do Mundo

Chichén Itzá fica a duas horas de viagem e para ir até ela você pode alugar um carro ou fazer um passeio que te leva para ela e mais um cenote da região onde ela se encontra. 

Se puder e tiver tempo, eu recomendo passar uns 3 dias na cidade de Valladolid, onde fica Chichén Itzá. A região está cheia de incríveis cenotes, para todos os gostos e bolsos. Além de ser um pedaço menos turístico e mais cultural do México. 

15. Conhecer as Ruínas, cenotes ou praias de Tulum 

Localizado a menos de uma hora de Playa del Carmen fica Tulum, uma cidade que junta um pouco de tudo: praias, cenotes e ruínas. 

Única ruína maia a beira-mar fica em Tulum México

Inclusive, é em Tulum que estão as únicas ruínas maia à beira mar no mundo, um local que eu recomendo bastante. 

Como além das ruínas, a cidade tem diversos cenotes e praias, eu sugiro ficar pelo menos 4 dias em Tulum, mas se isso não for possível, você pode fazer um passeio de um dia saindo de Playa del Carmen.

16. Ir nas Ruínas de Coba 

Se você quiser conhecer mais zonas arqueológicas, outro sítio muito visitado nas redondezas é o de Cobá.

Você pode ir por conta própria alugando um carro ou fechar um passeio a Coba, que também inclui uma visita a um cenote.

A maior atração desta cidade maia é que, ao contrário de Chichen Itza, em Cobá, ainda é permitido escalar sua pirâmide principal, Nohoch Mul, para contemplar de seu cume as vistas espetaculares da floresta mexicana.

Como ir de Cancun a Playa del Carmen de ônibus

Geralmente quem vai para Playa del Carmen, chega no México por Cancun e depois de aproveitar algum dias lá, desce para Playa del Carmen. 

De Cancun a Playa del Carmen

Como as cidades estão a apenas uma hora de distância, está é uma viagem bem simples e você pode fazer esse trajeto de várias formas: contratando um transfer, pegando um táxi/uber, alugando um carro ou mesmo indo de ônibus.

Ônibus é a alternativa mais em conta e há duas opções:

  • ADO: é a opção mais popular e reconhecida em toda a região. Ela possui terminais em diferentes partes da cidade e permite a compra de passagens diretamente no aeroporto. Possui um excelente serviço ao cliente e assentos espaçosos e confortáveis. Se você quiser ir para Playa del Carmen direto do aeroporto de Cancun você vai precisar pegar um ônibus de lá até o terminal principal da ADO, se você quiser fazer a sua viagem antes dás 12h.
  • Autobuses Mayab: essa linha de ônibus é de menor escala. Seus ônibus partem do mesmo terminal que os ônibus ADO, com a vantagem de oferecer preços mais baixos para o mesmo conforto de viagem, com o único detalhe de que o veículo fará paradas ao longo da rota enquanto os ônibus ADO fazem uma viagem direta. Portanto, essa rota pode levar mais tempo. Mesmo assim, se você não se importar em perder alguns minutos durante sua viagem com esta opção, economizará dinheiro com a passagem.

Nos dois casos, você pode comprar as passagens online, que são vendidas com descontos e preços mais baixos se você reservar com antecedência.

Se você também vai passar alguns dias em Cancun, não deixe de ler esse post cheio de dicas sobre o que fazer em Cancun!

Onde ficar em Playa del Carmen

Playa del Carmen tem diversas opções de hotéis, resorts e outros tipos de hospedagem. Clique aqui e confira os hotéis com as melhores avaliações.

Já se você, assim como eu, prefere ficar em hostel, eu tenho dois para te sugerir, porque na minha estadia em Playa del Carmen, eu me hospedei em dois e curti muito ambos:

Hostel 3B

O Hostel 3B é um hostel bem completo, com boa localização, excelente wifi, piscina e bar no terraço e o melhor: café da manhã e jantar inclusos. 

Piscina de hostel em Playa del Carmen

Ele também é um hostel perfeito para quem curte festinha de música eletrônica, porque todo Domingo rola uma festa grande no terraço do hostel. As festas costumam ser cobradas para o público de fora, mas para quem está hospedado, a entrada é grátis.   

Che Hostel Playa del Carmen

O Che Hostel é uma rede de hostel presente em algumas cidades da Riviera Maia. Eu sempre curto muito me hospedar nos hostels dessa rede, porque todos tem uma vibe e ambiente bem legais.

O Che Playa del Carmen é tranquilo durante o dia e movimentado a noite. No terraço dele sempre rola alguma noite típica, como noite do churrasco, da pizza ou de karaokê. É um ambiente gostoso e fácil de fazer amizade e eles costumam receber bastante brasileiros.

onde ficar em Playa del Carmen

O terraço conta com uma pequena piscina e bar, que também fica aberto de tarde, mas com pouco movimento.

Na diária está incluso café da manhã e um drink de boas vindas. 

Dicas gerais sobre Playa del Carmen

  • Você pode conhecer alguns lugares da cidade fazendo um Free Walking Tour;
  • Acompanhe a página “Red de Monitoreo del Sargazo” no Facebook para descobrir as condições de sargaço nas praias;
  • Se for comprar produtos com ambulantes de rua na Quinta Avenida, sempre negocie os valores, porque eles costumam jogar os preços lá em cima. Tente negociar em espanhol e deixe claro que você é brasileiro, porque eles costumam negociar melhor com latinos.

E aí gente, gostaram das dicas de o que fazer em Playa del Carmen?

Se tiver qualquer dúvida manda uma mensagem lá no insta @olhosdeturista, assim eu respondo rapidinho! Aproveite para acompanhar minhas viagens em tempo real! =)

Curtiu esse post e não quer perder o link? Então salve a imagem abaixo no Pinterest para acessar esse artigo sempre que quiser! ♥

Playa del Carmen o que fazer, como ir, onde ficar e outras dicas #playadelcarmen #mexico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima