Cozumel o que fazer

Cozumel México: o que fazer, praias, parques, mergulhos, passeios e +

Imagine um lugar que mistura lindas praias, excelente mergulho, diversas atividades aquáticas, parques incríveis e passeios de barco maravilhosos. Parece um sonho né? Mas Cozumel é bem assim! Por isso tudo, a seguir, passarei vários detalhes e dicas sobre as inúmeras coisas para fazer em Cozumel e tudo o que você precisa saber para visitar essa ilha maravilhosa.

Continue lendo ou clique para ir direto para o tópico que deseja:

Sobre Cozumel

Cozumel é a terceira maior ilha do México, localizada no mar do caribe. Ela atrai muitos visitantes amantes do ecoturismo, por suas lindas praias, parques e pelo maravilhoso Parque Nacional Arrecifes de Cozumel, um incrível recife de corais. Aliás, Cozumel é considerada um dos melhores lugares para mergulhar no México, seja de cilindro ou de snorkel. 


Mapa de Cozumel

Cozumel não é um destino animado como Playa del Carmen ou Cancun, o que faz dele o destino ideal para quem busca um pouco de sossego, tranquilidade e contato com a natureza. 

Onde fica Cozumel

A ilha queridinha dos amantes de mergulho está localizada em frente a Playa del Carmen, no estado de Quintana Roo, no México.

Onde fica Cozumel

Separada do continente, ela é acessível apenas por barco, balsa e avião. Há também muitos turistas que chegam a ilha em cruzeiros, já que nos últimos anos Cozumel se tornou uma das paradas de vários cruzeiros caribenhos.

Como chegar em Cozumel

Se você quer ir a Cozumel saindo de Cancun ou Playa del Carmen, confira como nas dicas abaixo:

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

De Cancun a Cozumel

Cancun no México

De avião:

Você pode pegar um avião de Cancun para Cozumel através de companhias aéreas locais como Maya Air e Interjet, que tem passagens a partir de 1200 pesos (ida e volta). Demora 20 minutos para chegar a Cozumel, mas você precisa estar no aeroporto de Cancun 1 hora antes para o embarque.

Antes de comprar, atente-se para as regras de bagagem de cada companhia.

DICA: Dependendo da época, os preços de avião podem ser bem parecidos com o do ferry, por isso recomendo que pesquise e calcule previamente os valores. Há momentos em que viajar de avião pode sair o mesmo preço, além de ser mais rápido.

Vai ficar alguns dias em Cancun também? Então veja esse roteiro de Cancun e tudo o que fazer na cidade!

De ferry:

Outra opção para ir de Cancun a Cozumel é ir primeiro até Playa del Carmen e de lá pegar o ferry até Cozumel. Infelizmente não há ferry direto de Cancun para Cozumel.

cozumel como chegar

Para ir até Playa del Carmen, existem algumas opções:

  • Ônibus: vá até o terminal da ADO em Cancun e pegue o próximo ônibus para Playa del Carmen (eles saem a cada 20 minutos) e custam a partir de 80 pesos;
  • Van: próximo ao terminal, existe uma empresa chamada “Servicio Colectivo Foraneo Cancun” (se jogar no google maps aparece), de onde saem vans para Playa del Carmen a cada 15 minutos por 50 pesos. Não recomendo pegar essa opção se estiver com muita bagagem;
  • Táxi: por volta de 1000 pesos a corrida.

Em todos os casos certifique-se que o seu transporte vá até o Terminal Turístico de Playa del Carmen, porque é pertinho de lá que saem os ferries para Cozumel. 

Veja a seguir como pegar o ferry de Playa del Carmen:

De Playa del Carmen a Cozumel

Atualmente, existem 3 companhias de ferry que fazem a viagem desde o porto de Playa del Carmen a Cozumel. Há opções de hora em hora, por isso não há necessidade de comprar com antecedência. A travessia até lá leva em torno de 45 minutos. 

Playa del Carmen México

Aliás, se você não tiver certeza da data de retorno, é melhor comprar só a passagem de ida e deixar para comprar a da volta quando for retornar, já que não é mais econômico comprar ida e volta juntas.

Essas são as 3 empresas de ferry e o valor da passagem de cada (confira o site para verificar preços atualizados):

Ultramar: a partir de 200 pesos o trecho.
Winjet: a partir de 180 pesos
Barcos Caribe: a partir de 135 pesos o trecho

Existem algumas diferenças entre elas em conforto, horários de saída e tempo de viagem. Por isso recomendo que verifiquem os sites de cada para escolher uma. Eu viajei com a Ultramar e achei muito boa e confortável, não tive problemas.  

Se for passar alguns dias em Playa del Carmen, não deixe de ler essas dicas sobre o que fazer em Playa del Carmen!

Onde se hospedar em Cozumel

São diversas as opções de lugares para se hospedar em Cozumel, desde os mais simples até os mais luxuosos.

Cozumel onde se hospedar

A seguir, veja algumas opções que eu recomendo divididas por hostels, hotéis e resorts em Cozumel:

Hostel em Cozumel

  • Amigos Hostel Cozumel: Esse é o hostel que eu fiquei hospedada durante minha estadia em Cozumel. Ele é bem espaçoso, com piscina e quintal maiores do que as próprias instalações. Trata-se de uma casa grande, com uma casa nos fundos que é usada como hostel, já que a dona mora na casa maior. Ela é bem gente boa e está sempre super disponível para dar dicas e reservar passeios para os hóspedes. 

Por se tratar de uma casa, o Amigos Hostel Cozumel tem um ambiente bem familiar, com algumas regras. No final eu gostei bastante, porque como é um hostel pequeno, você acaba fazendo amizade facilmente com os outros hóspedes, ótimo para quem viaja sozinho.

O único defeito nele é a distância até o centro, que não é absurda, mas pode ser cansativo se você quiser ir com frequência para o lá. O lado bom é que se você alugar uma moto a dona te deixa estacionar do lado de dentro. 

  • El Faro Hostel: Essa é o hostel mais barato de Cozumel e ainda assim é super bem avaliado. Ele está bem próximo do centrinho e eu cheguei a passar por ele algumas vezes. 

As instalações do El Faro Hostel são mais simples e eles não tem piscina, mas tem uma área comum, onde a galera interage. 

  • Hostel Tropico 20º: Esse hostel não está tão próximo do centro como o anterior, mas fica de frente para o mar (em uma parte que não tem praia). 

O Hostel Tropico 20º também não tem piscina, mas tem estacionamento, o que pode ser bem conveniente se você for alugar algum veículo. Se esse for o caso, recomendo entrar em contato com o hostel antes para garantir espaço no estacionamento e perguntar se haverá custo adicional. 

Híbrido: Hostel e escola de mergulho

  • 2Tank Dive Hostel Cozumel: Se você pretende mergulhar em Cozumel e quer sentir a atmosfera do mundo do mergulho, eu recomendo ficar em um hostel que também seja centro de mergulho. Principalmente se for fazer algum curso, assim você faz amizade e divide experiências com a galera que você mergulha. Foi em um hostel nesse estilo que eu fiz o curso inicial de mergulho em Honduras e amei. O bom também desse tipo de hostel é que eles costumam dar descontos em mergulhos para seus hóspedes. 

O 2Tank Dive Hostel é o hostel dessa lista mais próximo do centro, ele fica na principal avenida comercial da cidade. 

Hotéis em Cozumel

Existem opções de apartamentos e quartos, todos com vista para o jardim, piscina e pátio. Além da piscina e do jardim, ele ainda conta com estacionamento gratuito e está localizado próximo ao centro. 

Assim como o anterior, o Kinta Kan Hotel Boutique também tem piscina, mas não tem estacionamento. 

Resorts em Cozumel

  • El Cozumeleño Beach Resort: Esse resort fica no norte da ilha e tem uma linda praia privada. Evidentemente o mar não é privado, mas os visitantes de fora do resort são poucos, porque para ter acesso ao mar em frente a praia privada dele, é necessário estar na praia ao lado. Inclusive, foi assim que eu conheci ele e fiquei apaixonada, porque o mar nessa área é muito clara. 

O El Cozumeleño Beach Resort é de regime all inclusive, ou seja, todas as refeições e bebidas estão incluídas no valor da diária. 

Diferente do anterior, este resort não tem regime all inclusive, mas tem opções de diárias com o café da manhã incluído. Em compensação ele tem várias opções de restaurantes dentro dele, além de SPA, piscinas, academia e quadras de tênis. 

  • Hotel Cozumel & Resort: Esse resort e a opção mais em conta entre os 3, custando a metade do preço dos outros 2. Você ainda tem a opção de escolher  uma diária mais em conta, que inclui somente o café da manhã.

Ele fica próximo do centro e tem estacionamento grátis.

Como se locomover por Cozumel

Se locomover por Cozumel não é uma tarefa simples e muito menos barata. Isso porque Cozumel tem a estrutura de uma ilha, mas com a complicação de ser relativamente grande, com 48 km de extensão de norte a sul e 16 km de leste a oeste.

Para complicar mais, as melhores praias e atrações estão distantes do centro da cidade, por isso é imprescindível se locomover fora dessa área.

Ônibus:

Cozumel possui ônibus, mas são apenas 10 rotas na ilha e nenhuma que saia da parte habitada pela população. Ou seja, não é possível ir para a grande maioria das praias de ônibus. Veja as rotas abaixo:

Ônibus em Cozumel

Apesar disso, se você precisar rodar dentro da cidade, pegar ônibus é uma excelente opção. Os ônibus tem wifi, ar condicionado e além disso existe um aplicativo que você consegue acompanhar onde eles estão. São poucos ônibus circulando, mas graças a esse app, fica mais fácil  se planejar. O nome do app é Uniper Cozumel.

Bicicleta

Como a ilha é bem grande, alugar uma bicicleta é mais indicado para os dias que você for ficar pelas proximidades. Mesmo no caso de distâncias menores, lembre-se sempre de andar com bastante água, porque existe uma grande extensão da estrada que não tem nenhum tipo de parada que você possa comprar água e mantimentos.
O aluguel de bicicleta em Cozumel custa por volta de 150 – 300 pesos, é importante dar uma pesquisada, além de negociar os valores para poder pagar mais barato.  

Carro

Alugando um carro você poderá se deslocar por toda a ilha em um dia, parando em diversos lugares. Por isso essa é a opção mais prática, especialmente se você estiver em um grupo de 3 pessoas ou mais. 
O valor do aluguel diário fica de 600 a 1000 pesos, dependendo da locadora e do modelo do carro. Clique aqui para comparar os preços entre as locadoras e já deixar seu carro reservado (sai mais barato alugar online, pode retirar no aeroporto e tem alguns carros que você pode pagar em reais, sem IOF). 

Scooter

Alugar uma scooter pode ser a melhor opção se você viaja sozinho(a) ou com só mais uma pessoa. 
O valor da scooter sai de 400 a 500 pesos, dependendo da locadora e também se você quer alugar para o dia ou por 24 horas.

Táxi

Se você for passar um dia inteiro em um só lugar na ilha, pode valer mais a pena ir de táxi do que alugar um carro ou scooter.
Os táxis de Cozumel trabalham com preços tabelados para alguns pontos da ilha, por isso eu recomendo que se informe com a sua hospedagem sobre esses valores, para não ser enganado. 
Outra coisa que é importante saber, é que em alguns lugares da ilha é fundamental que você combine com o seu taxista o horário que você deseja que ele te busque ou ao menos pegue o telefone para contato dele. A segunda opção não é muito recomendável, porque você pode ficar sem sinal em algumas partes da ilha. 

O que fazer em Cozumel

Cozumel tem inúmeras coisas para fazer, a seguir confira dicas sobre praias, passeios, parques, ruínas e mergulhos:

Praias de Cozumel

As praias de Cozumel são sem dúvidas, uma das principais razões para conhecer Cozumel. Entretanto, como Cozumel é uma ilha grande, o número de praias para visitar é extenso, além de boa parte do território dela ser inexplorado.

Praias de Cozumel no México

Por isso, você irá notar que a concentração de atrações e comércios, ficam na costa oeste e sul da ilha, mas apesar disso, há boas praias na costa leste e no norte da ilha, que também vale a pena conhecer. Então optei por dividir as praias por região. 

Antes de começar, explico que as praias abaixo são públicas, mas existem outras praias interessantes para conhecer, mas que estão em territórios privados. Como algumas delas ficam em clubes de praia, é possível acessá-las mediante pagamento, listarei algumas mais a frente.

Costa Oeste da ilha

Como é na costa oeste que está a maior concentração de comércios, clubes de praias, hotéis e resorts, não há nenhuma praia pública relevante, já que todas foram dominadas por essas propriedades privadas. 

Sul da ilha

O sul de Cozumel é onde estão as praias mais lindas, com o azul do mar mais intenso e melhores recifes de corais. 

Playa Palancar

Essa é a praia pública mais queridinha entre os turistas. Embora o acesso seja gratuito, ela não falha em infraestrutura e tem alguns restaurantes. Entretanto se você deseja fugir disso, basta andar um pouco e se afastar até um pedaçinho de praia mais privado.

Playa Palancar México

Ela é bem gostosa e calma, o azul da água é intenso e o mar dela possui dois recifes de corais: o recife Colômbia e o recife Palancar, que explica o nome dado a ela. 

Playa El Cielo

Um dos lugares mais cobiçados de Cozumel, a Playa Cielo é o verdadeiro paraíso de águas calmas, cristalinas e sua principal atração: estrelas do mar. 

Além da praia por si só, o que mais atrai é o recife em frente a ela, onde é possível fazer snorkeling. Tanto a praia, como o recife só podem ser alcançados por mar. Ou seja, é necessário contratar um passeio de barco para conhecer, já que não existe acesso a praia por terra. 

Snorkeling no El Cielo

O bom desses passeios de barco é que geralmente eles fazem paradas em outros lugares, como o recife de Palancar.

OBS: por favor, não retire as estrelas do mar da água, fazendo isso elas ficam sem respirar e morrem asfixiadas.

Costa Leste da ilha

A costa leste de Cozumel não é muito desejada, isso provavelmente porque esse lado da ilha é praticamente deserto e pouco se sabe sobre as praias de lá. Outro fator também determinante para a baixa popularidade, é que como esse lado está virado para o mar, as praias tendem a ter ondas mais agressivas, além de receber mais sargaço do que o lado oeste.

Praia da costa leste de Cozumel México

Apesar disso, vale a pena conferir esse lado da ilha, já que as praias são públicas e vazias, além de algumas serem bem bonitas. Veja algumas delas a seguir:

Playa El Mirador

A Playa El Mirador é um dos primeiros pontos de parada na costa leste, para quem dá a volta à ilha. O que mais atrai as pessoas nessa parada, do que a própria praia, é o El Mirador, um mirante natural de pedra. 

El Mirador costa leste Cozumel

A parada acaba ficando mais interessante se você quer parar para comer ou beber alguma coisa, porque tem algumas barraquinhas lá. 

Playa Bonita

Como o próprio nome sugere, a Playa Bonita é realmente bem bonita. Nos dias que o mar não está agitado, ela é bem calminha e cristalina. A areia dela é super branca e macia. 

Vista da Playa Bonita Cozumel

Como ela é bem deserta e não tem restaurantes, você provavelmente só verá outras pessoas a uma certa distância. 

Playa San Martin

A Playa San Martin já é um pouquinho mais movimentada do que a praia anterior, mas linda também.

Pulo na Playa San Martin em Cozumel

Aliás, ela tem um mirante que permite que você tenha vista de toda a extensão dela. Você pode encontrá-lo no google maps com o nome “Mirador Fotográfico San Martín”, que é uma parada certa de quem dá à volta a ilha. Ótimo para tirar fotos e contemplar a vista.

Depois disso é só escolher um pedaço da praia e aproveitá-la por um tempinho. 

Praia Chen Rio

A praia seguinte é a Chen Rio, a mais popular e movimentada de todas da costa oeste, além de também ter alguns restaurantes. 

Piscina na Playa Chen Rio MX

Essa é a praia que tem o formato mais bonito, com uma barreira de pedras que avançam no mar e ajudam a formar piscinas naturais. 

A Chen Rio também tem um mirador próprio, que pode ser acessado antes de chegar nela. 

Punta Morena 

Se o mar estiver favorável, Punta Morena é o destino em Cozumel ideal para surf. Ela costuma ser frequentada pelos surfistas locais, porque além das ondas serem boas, a praia é quase sempre livre de turistas.  

Norte da llha

O norte da ilha é em sua maioria inacessível, já que a maior parte do terreno é inexplorado.

Praias do Norte de Cozumel

O pequeno trecho que é habitado, está em terrenos particulares de resorts, hotéis, clubes de praia e outras propriedades. Como exemplo, a Playa Azul e a Playa Punta Norte, que ficam em clubes de praia. Entretanto, a atração principal dessa parte da ilha é a seguinte:

Isla de La Pasión

Considerada a ilha dos casais apaixonados, a Isla de La Pasíon é uma linda praia de 1km de extensão, que mais parece uma ilha. A água do mar lá é bem tranquila e cristalina. Além de ter um incrível recife de corais, sem contar os vários manguezais.

Como ela é isolada no norte da ilha, a única forma de chegar nela é de barco, então o ideal é contratar um tour de um dia até ela. 

Clubes de praia

Como eu comentei anteriormente, Cozumel tem muitas praias particulares e parte delas ficam em clubes de praia. Apesar do inconveniente de ter que pagar para acessar a praia, alguns desses clubes são bem legais e tem várias atrações dentro deles. Confira mais sobre alguns:

The Money Bar Beach Club

Esse é um famoso clube de praia relativamente próximo do centro de Cozumel. Apesar deles se intitularem como clube de praia, eu classificaria mais como um restaurante de frente para o mar, porque eles não tem praia com areia e sim uma parte de concreto com espreguiçadeiras. 

snorkeling no The Money Bar em Cozumel

Essa parte do mar em frente ao The Money bar é ótima para fazer snorkeling e eles usam essa atração a favor deles. Apesar disso, se você quiser fazer snorkeling lá, sem ter que acessar o clube, é possível entrar no mar pela Playa Publica e nadar até o ponto em frente a ele, onde está a maior concentração de corais.

Encontre essa praia no mapa buscando por “Playa Publica – A Un Ladito De Money Bar”.

Skyreef

O Skyreef é outro clube de praia que também é um ponto bom para snorkeling e que é famoso por isso. Assim como o The Money Bar, eles também não tem praia, mas estão em uma area do mar cheia de corais.

Pôr do Sol em Cozumel México

Os preços lá não são abusivos e eles tem vários combos, que podem incluir desde comida e bebida até massagem e equipamento de mergulho. 

OBS: Uma alterativa a esse clube de praia é a Playa Corona, que fica a 200 metros de distância e recebe menos turistas.  

Paradise Beach Cozumel

O Paradise Beach é um dos clubes de praia mais conhecidos de Cozumel. 

Piscina e coquetel no Paradise Beach México

Para entrar nele tem que pagar U$3 e consumir um mínimo de U$10 por pessoa, mas você também tem a opção de pagar U$64 e ter direito a comida e bebida a vontade durante o dia todo.  

Eles também tem uma opção de FUN PASS, que pagando U$18 você tem direio a usar equipamentos de snorkel, caiaques, pranchas de stand-up paddle e o mais legal: uma espécie de parque aquático com escorregador, trampolins aquáticos, icebergs e boias de praia. É bem interessante principalmente para quem viaja com crianças.

Brinquedos na água do Paradise Beach

Além de tudo esse clube te dá acesso a Playa San Francisco e você pode usar a piscina, chuveiros, banheiros e espreguiçadeiras. Por essas e outras é possível passar o dia todo nele, o que eu recomendo se tiver tempo, para aproveitar com mais tranquilidade. 

OPS: embora eles informem os valores em dólar americano, você pode pagar em pesos. 

Playa Mia Grand Beach Park

Esse clube de praia está a menos de 1km de distância do Paradise Beach, aliás, na mesma praia (Playa San Francisco), fazendo deles fortes concorrentes.

Clube de praia em Cozumel

Para entrar nele você precisa pagar U$30 que inclui o acesso a praia, instalações e algumas das atrações aquáticas. Também tem a opção de pagar U$45 e ter direito a comida ou U$60 e ter direito a comida e bebida.

CocoTiki Beach Club

O CocoTiki é o único clube de praia dessa lista que fica na parte norte da ilha, na Playa Punta Norte. Ele é um clube mais simples do que os dois anteriores, mas tem um ambiente mais jovem, com happy hours, festas na piscina e música. 

Clube de praia Cocotiki na Playa Punta Norte

Para entrar no clube e ter acesso a praia você tem que pagar 300 pesos, com direito a uso de caiaques, pranchas de stand-up paddle, piscina e espreguiçadeiras.

Uma dica boa para quem for nele, é ir até o pequeno cais do resort ao lado (El Cozumeleño Beach Resort). Eles não se importam e o mar lá é mais claro (veja na foto abaixo). Do cais você pode pular no mar em frente ao resort e tirar lindas fotos.

diferentes tons de azul Cozumel

Mergulho em Cozumel

Cozumel é um destino reconhecido internacionalmente como paraíso do mergulho. Isso porque a ilha está em uma localização privilegiada: de frente para a segunda maior barreira de recifes do mundo, com uma água azul turquesa impressionante, mesmo em grandes profundidades.

Barco de mergulho em Cozumel

Eu fiz dois mergulhos em Cozumel e me arrependo de não ter feito mais. Foram os melhores mergulhos da minha vida.

Os recifes de corais de lá são realmente magníficos e lembro-me perfeitamente da sensação de passar entre duas paredes de corais a 24 metros de profundidade. Simplesmente inesquecível. A visibilidade é muito impressionante e os corais maravilhosos. Eu não dei sorte de ver muitos animais diferentes, mas sei que tem muita gente que vê. 

Mergulho em Cozumel México

O meu segundo mergulho foi em um navio naufragado de 3 níveis. Foi minha primeira vez mergulhando dentro de um navio, nadando pelas instalações interiores, passando pela proa e popa. Gostei bastante também, foi incrível.

Mergulho em Navio Naufragado em Cozumel

A empresa que eu fiz o mergulho foi a Barefoot Dive Center e eu gostei bastante deles. Meu instrutor foi o Guillermo, que eu adorei, porque ele me passou bastante tranquilidade e me ensinou coisas que eu não sabia.

O valor dos 2 mergulhos na BareFoot é U$105, com transporte, equipamento, almoço e bebidas (água e refri) inclusos. A viagem toda dura de 6 a 7 horas.

Mergulho dos recifes de Cozumel no México

Se você nunca mergulhou antes e não tem um certificado de mergulho, você não pode fazer mergulhos como esses que eu fiz, apenas um mergulho guiado e com menos profundidade, mesmo assim vai valer a pena.

Entretanto, se você tem vontade de entrar para o mundo do mergulho, eu recomendo que faça um curso de mergulho e abra esse mundo de possibilidades para suas viagens. Se você fala inglês ou espanhol, pode fazer o curso lá mesmo em Cozumel.

Parque Ecológico Punta Sur

O Parque Ecológico Punta Sur é, na minha opinião, o lugar mais lindo de Cozumel. Trata-e da maior reserva natural da ilha, com mais de 1000 hectares de fauna, flora e lagoas. Um lugar perfeito para quem ama a natureza.

Playa em Punta Sur Cozumel Mexico

A praia de Punta Sur é lindíssima, com areia super branquinha e águas com vários tons de azul. Entretanto, além da praia maravilhosa, o parque também tem outras atrações bem legais:

  • Laguna Colômbia: uma lagoa de água doce e salgada, que se conecta com o mar. Nela você poderá fazer um passeio de barco e com sorte, ver crocodilos e flamingos;
  • Zona Arqueológica El Caracol: uma pequena ruína que você verá no caminho para a praia;
  • Farol Celarain: um dos lugares mais legais dentro do Parque Punta Sur, com uma vista fantástica do alto dele. Não deixe a preguiça te vencer e suba o farol, porque a vista de lá é espetacular.
Vista Farol Celarain em Punta Sur Cozumel
Farol Celarain Cozumel

Como o parque é bem gostoso, eu recomendo passar o dia todo lá, chegando o mais cedo possível. O horário de funcionamento é das 9h às 16h (fecha aos Domingos), mas como ele está distante do centro, se quiser chegar às 9h, recomendo se programar para sair da sua acomodação por volta das 8h30.

Parque Ecológico Punta Sur Quintana Roo

Para ir até lá você pode pegar um táxi, alugar um veículo ou fechar algum passeio com transporte incluso.

Para entrar você deverá pagar U$16, valor que é arrecadado para proteger as tartarugas, restaurar os mangues, limpar a praia, monitorar o recife, etc. Nesse valor estão inclusos o passeio de barco pela lagoa, espreguiçadeira de praia com sombra, banheiros e wifi em todo parque. 

Parque Chankanaab

Embora o Parque Chankanaab, também seja um parque natural, ele tem uma atração nem um pouco natural e que quebra a missão do viajante ecológico: nado com golfinhos. 

Mapa do Parque Chankannab

Por essa razão, eu escolhi não ir nesse parque, mas se você deseja conhecê-lo, procure não ir nessa atração, que inclusive tem um custo extra de U$161.

Quanto ao resto do parque, parece interessante, eles têm áreas de recife para fazer snorkel, Sea Trek (mergulho com capacete), mergulho de cilindro, caiaques, SPA, restaurantes e lojas. Ou seja, diferente do Parque Punta Sur, o Chankanaab tem um perfil mais comercial do que ecológico. 

O horário de funcionamento dele é das 9h às 16h (fechado aos Domingos) e a entrada custa U$23.

Parque San Gervasio

O parque San Gervasio é o sítio arqueológico mais importante e estruturado de todos os sítios da ilha de Cozumel. Ele tem esse nome graças a sua localização, que fica onde era o antigo Sítio San Gervasio.

Parque San Gervasio Quintana Roo

Seu principal monumento é o Santuário de Ixchel, deusa da fertilidade e amor, adorada pela civilização maia. Dessa forma esse sítio foi considerado um centro sagrado maia.

Uma curiosidade interessante é que o templo de Ixchel e os edifícios ao redor tinham imagens sexuais, como órgãos reprodutores. No entanto, hoje já não existem vestígios desses elementos que serviam para o culto à procriação. O que dizem é que eles foram propositalmente destruídos pela igreja católica.

Mapa Parque San Gervasio

Existem diversos sítios arqueológicos maias no México e se você for conhecer sítios mais importantes, como Chichén Itzá (uma das 7 maravilhas do mundo), a visita a esse parque pode ser dispensada. 

O valor da entrada é U$11 e ele fica aberto todos os dias das 8h às 15h45.

Centrinho de Cozumel (San Miguel de Cozumel)

Andar pelo centro de Cozumel é uma delícia, porque ele é bem lindinho e cheio de restaurantes, bares, lojas de souvenirs e hospedagens. Também é nele que acontece um pequeno agito de vida noturna.

Centro San Miguel de Cozumel México

A região do centro e arredores é chamada de San Miguel de Cozumel e é lá que está a maior concentração da população e turistas da ilha. Na prática, essa região é uma cidade e a ilha de Cozumel é o município.

Museu de Cozumel

Para quem quer saber mais sobre a história de Cozumel, conhecer o Museu de Cozumel é uma ótima saída. Ele possui 4 exposições permanentes que explicam sobre a história, geografia, cultura maia e contemporânea de Cozumel. 

Além disso ele fica em um local que originalmente foi um dos primeiros hotéis da ilha. 

O valor da entrada é U$10 e ele fica aberto todos os dias das 10h às 18h.

Mercado de Cozumel

Também conhecido como Mercado Municipal Benito Juarez, o Mercado de Cozumel é um lugar tradicional da ilha para provar comidas típicas mexicanas. 

Lá também é um excelente local para encontrar e comprar peças de arte local. 

O mercado está bem no centro da cidade, no cruzamento da Calle Dr Adolfo Rosado Salas com a 25 Avenida Sur. 

Volta à ilha

Um passeio bem comum em Cozumel, é dar a volta à ilha de carro ou scooter. Por isso, separe pelo menos um dia da sua viagem a Cozumel para fazer isso.

dando a volta a Ilha Cozumel

Agora que você tem essa lista com todos os lugares para conhecer na ilha, você pode criar um roteiro com os lugares que você mais deseja conhecer.

As pessoas costumam fazer a volta à ilha em sentido anti-horário, provavelmente para deixar o melhor para o começo. 

Para ajudar a definir seu roteiro, releia esse artigo e circule no mapa os pontos que você gostaria de parar. Lembrando que o Parque Punta Sur e o Parque Chankanaab vale mais a pena passar o dia, então reserve um dia para cada (se desejar conhecê-los). Já a Isla de La Pasíon e a Playa El Cielo, você só poderá ir através de passeios de barco, por isso também deverá reservar um dia para cada uma delas. 

Dicas para a sua volta à ilha:

  • Como algumas regiões de Cozumel são muito isoladas, vá com bastante gasolina, porque quase não há postos de gasolinas ao longo da estrada;
  • Leve água e coisinhas pra comer, porque lá tem poucos restaurantes (caros) e nadinha de mercado.

Outras passeios na ilha

Além de tudo que eu já citei, existem outras atividades que você pode fazer em Cozumel. Veja algumas baixo e se quiser saber mais informações e valores, ou até já deixar os passeios reservados, clique nos links.

Quantos dias ficar em Cozumel

Minha sugestão é ficar em Cozumel por pelo menos 5 dias se for mergulhar ou 4 dias se não quiser mergulhar. Se puder mergulhar mais do que um dia, melhor ainda, nesse caso recomendo acrescentar mais dias a sua estadia.

Confira minha dica de roteiro no próximo tópico!

Roteiro de 5 dias em Cozumel

  • 1º Dia: Chegada + algum clube de praia de sua preferência
  • 2º Dia: Mergulho (até as 15h) + Centrinho (andar pelas ruas e conhecer o Museu e Mercado de Cozumel)
  • 3º Dia: Volta à Ilha
  • 4º Dia: Punta Sur ou Parque Chankanaab
  • 5º Dia: Isla de La Pasíon ou Playa El Cielo

Dias extras: outros passeios

Cozumel ou Isla Mujeres?

Algumas pessoas ficam em dúvida sobre qual ilha do México vale mais a pena conhecer: Cozumel ou Isla Mujeres. 

Cozumel ou Isla Mujeres

Ambas ilhas são maravilhosas e se for possível, eu super indico conhecer as duas. Entretanto, se você tiver que escolher entre uma das duas, vá naquela que mais atende suas necessidades:

  • Mais barata: Isla Mujeres
  • Maior número de praias: Cozumel
  • Mais simples de se locomover: Isla Mujeres
  • Mais opções de mergulhos: Cozumel
  • Mergulho em Museu Subaquático: Isla Mujeres

Eu particularmente gosto mais de Isla Mujeres, porque ela é menorzinha e tem mais clima de ilha. Além disso, Cozumel recebe muitos turistas de cruzeiro e por isso acaba tendo uma atmosfera mais comercial. São muitas praias privadas e é bem chato quase não ter opções de praias públicas. 

Mesmo assim eu gosto bastante de Cozumel e tenho muita vontade de voltar para mergulhar mais por lá. 

Se decidir ir para Isla Mujeres, leia também as dicas de o que fazer em Isla Mujeres!

Dicas gerais sobre Cozumel

cozumel dicas da cidade
  • Se quiser comer barato, a Avenida 30 tem vários restaurantes gostosos com bons preços;
  • Alguns dias da semana Cozumel recebe cruzeiros turísticos e a cidade pode ficar mais cheia do que o normal;
  • A maioria das atrações de Cozumel fecham aos Domingos;
  • Embora muitas coisas sejam cobradas em dólar americano, descubra sempre o valor em pesos e calcule se é mais vantajoso pagar em dólar ou peso;
  • Nunca viaje sem um seguro viagem, principalmente se for mergulhar ou fazer outros esportes de aventura. 

E aí gente, curtiram as dicas sobre o que fazer em Cozumel?

Se depois de ler esse artigo, você ainda tiver alguma dúvida, manda uma mensagem lá no insta @olhosdeturista, que eu te respondo rapidinho! 

Aproveita e já segue para acompanhar minhas viagens e dicas em tempo real! 🙂

Gostou desse post e quer guardar o link? Então salva o PIN abaixo no teu Pinterest e acesse esse artigo sempre que precisar! ♥

Cozumel México guia completo com o que fazer, como chegar, quantos dias ficar, roteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima