o que fazer em Puerto Escondido

Puerto Escondido México: o guia definitivo, praias, surf, roteiro e mais!

Puerto Escondido é o paraíso do surf, praia, natureza, tranquilidade e festas! Ou seja, Puerto Escondido é uma cidade praiana pra todos os gostos. Os surfistas, os praieiros e os festeiros! Confira aqui esse guia completo tudo o que fazer em Puerto Escondido, como chegar lá, onde se hospedar, como se locomover e sugestão de roteiro. 

O que fazer em Puerto Escondido Oaxaca?

O principal da cidade são suas lindas praias, que hora são ideais para surf e hora para banho. Eu conheci praticamente todas, então confira as dicas sobre as principais praias de Puerto Escondido. 

Playa Carrizalillo 

playa carrizalillo vista da areia com montanha de fundo

A praia que eu mais gostei em Puerto Escondido foi a Playa Carrizalillo. Ela é pequena, tem água clarinha e a temperatura é uma delícia, morninha. O mar dela não é calmo, mas muito divertido, porque as ondas são altas, mas sem espuma. Então é bem legal se deixar levar pelas ondas.


O acesso é um pouco complicado, porque é através de uma escada elevada. Chegando na praia você encontrará sombra apenas no canto direito, onde fica a galera que não quer consumir nas barracas. Para usar as barracas deverá consumir um valor mínimo no quiosque, que varia de acordo com a temporada do ano. 

playa carrizalillo vista de cima com águas cristalinas em puerto escondido

Se não quiser consumir nos quiosques, procure levar algo para comer, porque são poucos os vendedores ambulantes que passam por lá. Eu mesma só vi uma mulher vendendo frutas.

Playa Coral

180° graus da Playa Coral México

Uma ótima opção para quem quer uma praia pouco frequentada, linda, com bastante sombra e sem comércio. A Playa Coral é perfeita para relaxar, fazer snorkel, nadar e tomar uma cerveja ou água de coco que alguns ambulantes vendem por lá. 

O acesso a ela é por uma pequena trilha, mas apesar da trilha ser tranquila, o acesso pode ser um pouco confuso. Isso porque tem uma rampa de concreto que parece que dá acesso a praia, mas se você olhar bem, ela não tem fim e está abandonada. Por isso ande um pouco a frente e procure uma trilha estreita de barro. 

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

OBS: dependendo do dia, o mar pode ser bem traiçoeiro e perigoso e pode não ser próprio para fazer snorkel e nadar. Deve-se também ter cuidado com as pedras. 

Playa Bacocho

playa bacocho vazia e quase no pôr do Sol em Puerto Escondido

Essa é a praia seguinte a Playa Coral, por isso se a maré estiver baixa é possível ir andando de lá pelo caminho de pedras. Apesar disso, eu não recomendo, porque como a Playa Bacocho é bem extensa, você provavelmente vai querer ir na parte mais interessante da praia: onde acontece a liberação de tartarugas.

Como essa praia tem um mar mais violento e mais propenso ao surf, os maiores atrativos dela, para quem não surfa, são a liberação de tartarugas e o pôr do Sol ( um dos poucos lugares que dá para ver bem o pôr do Sol em Puerto Escondido).

A liberação é bem interessante, fofa e pelo o que eu senti, não parece se enquadrar no tipo de atração cruel com animais. Eles alegam ser uma fundação de proteção às tartarugas.   

segurando filhote de tartaruga no casco do coco

A experiência em si é maravilhosa. Eles te entregam uma tartaruga bebê em uma casca de coco e você solta ela na areia e a vê caminhando até o mar.

Eu ainda brinquei de dar um nome pra “minha”. Fiz uma votação no stories do meu insta @olhosdeturista para a galera decidir o nome dela, entre Ayrton Ruga e Tarta Senna, em homenagem ao nosso amado piloto. Tarta Senna venceu. 

tartaruga indo em direção do mar em Puerto Escondido

Para participar tem que pagar 100 pesos (20 reais), que são usados no projeto, mas se não quiser pagar, dá para assistir a liberação da praia. 

Já o pôr do Sol, o melhor lugar para ver é na ponta da praia, onde no mapa faz uma pequena curva. 

Playa Puerto Angelito

pequena praia de puerto angelito com algumas pessoas nadando

Essa praia é bem pequena, com água clarinha e bem calma, ótima para nadar e até boiar. Ela é mais movimentada que as outras, tendo inclusive um número maior de restaurantes e outros comércios como lojinhas e cabanas para se hospedar. 

O acesso a ela é por uma ruazinha asfaltada até chegar em uma restaurante e descer algumas escadinhas até a praia.

Playa Manzanillo

eu em pé na areia com a playa manzanillo de fundo

A Playa Manzanillo fica bem grudadinha com a Puerto Angelito, a poucos passos. Tem uma pequena passarela que liga as duas e tem até um ponto de parada para tirar fotos.

Eu senti que a Playa Manzanillo é menos calma, tendo algumas ondas fortes, mas isso pode depender de acordo com o dia. Ela em compensação, tem mais sombra. Por isso recomendo dividir o dia entre as duas. 

Playa Zicatela

A Playa Zicatela é uma praia extremamente extensa e que na verdade está dividida entre a Playa Zicatela, a Playa Punta Zicatela e a Punta Zicatela. Que são 3 pontos de interesse para ir conhecer a praia.

As duas primeiras praias tem ondas extremamentes grandes e por isso não é para banho e nem para surfistas iniciantes. Lá acontecem importantes campeonatos de surf com surfistas profissionais. 

Eu não fui conhecê-la por priorizar as praias que eu pudesse entrar, mas muita gente curte ir para ver a galera surfando ou simplesmente para observar a magnitude das ondas. Alguns pontos da praia tem bares e restaurantes bem badalados, que chegando até a virarem baladas pela noite.

Punta Zicatela também não é própria para nadar e acredito que nem para surf, por ter muita pedra, mas ela é muito procurada para quem quer ver o pôr do Sol. 

Nadar com Plânctons

Uma das atrações mais populares de Puerto Escondido é o tour noturno a Laguna Manialtepec para nadar com os plânctons, também conhecido como Bioluminescência. 

Apesar de isso não ser uma coisa exclusiva a se fazer em Puerto Escondido, sendo comum passeios como esse em outras partes no mundo, se você nunca fez, vale a pena fazer. 

O passeio é oferecido apenas quando a luz da noite está favorável. Se a noite for de lua cheia, por exemplo, a claridade impede a visibilidade dos plânctons, que podem ser vistos como “vagalumes” aquáticos. 

Aos arredores de Puerto Escondido

A costa de Oaxaca é extensa, mas é possível parte dela a partir de Puerto Escondido. Então existem várias opções de passeios de um dia para quem vai ficar mais tempo na cidade e deseja conhecer os arredores. Entre eles, estão os 2 seguintes lugares: 

Parque Nacional Lagunas de Chacahua

praia vista das pedras que invadem o mar no parque de chacahua méxico

O Parque Nacional Lagunas de Chacahua é uma área florestal protegida, com mais de 14 mil hectares. 

Ele chama bastante atenção por suas lagoas de água doce e salgada e por seus quase 30km de extensão na parte costeira. 

Eu achei Chacahua um lugar bem bonito e tranquilo, porque apesar de ter uma pequena comunidade lá, é um cantinho bem escondido no estado de Oaxaca. Pouca gente conhece. 

Uma das formas de conhecer lá é através de passeios com agência, que tem tudo incluso. Você pode reservar este passeio clicando aqui.

Como chegar sem agência:

Se você, assim como eu não quiser fazer passeio com agência, você ainda tem a opção de ir por conta. 

manguezal da Laguna Chacahua

Em Puerto Escondido você precisa pegar dois transportes. O primeiro será um micro-ônibus que a cada 20 minutos da Avenida Hidalgo 5. Para saber qual pegar, pergunte para os motoristas, qual deles vai até a curva que vai para Zapotalito. O trajeto leva em torno de 45 minutos, mas peça que te avisem quando por para descer. 

Lá haverão alguns táxi coletivos que te deixarão em Zapotalito. De lá você tem duas opções: pegar um barquinho rápido até a estradinha e depois pegar outro táxi coletivo rápido. Ou você pode ir direto de barco, passando por todo o lago de Chacahua. A segunda opção é cara se você não estiver em um grupo grande de pessoas para dividir o barco, que custa aproximadamente 1500 pesos (320 reais). Se estiver sozinho vale mais a pena a primeira opção ou fechar um passeio com agência. 

mapa do parque nacional lagunas de chacahua

Dormir no Parque Chacahua

Se for por conta, vale a pena passar pelo menos uma noite lá. Já que falam muito bem do pôr do Sol de lá e eles ainda tem passeios para ver os planctons de noite. Eu acabei não indo para dormir e me arrependi, mas pelo menos perguntei o preço de uma acomodação para poder passar aqui para vocês terem uma idéia. Há opções de campings também.

Cabana:
400 pesos (80 reais) para 2 pessoas
300 pesos (60 reais) para 1 pessoa

Mazunte

Playa Rinconcito vista do alto sentada na pedra

Mazunte é outra pequena cidade praiana do litoral de Oaxaca, que encanta a todos que visitam. 

A cidade tem uma pegada ZEN, com artesanatos locais, vários opções de comida vegana e bastante prática de Yoga. Por isso tudo há quem curta ir para passar alguns dias. Eu acabei só fazendo bate e volta de Puerto Escondido. 

A cidade tem algumas opções de praias, mas eu conheci apenas a Playa Rinconcito. Que tem mais característica de praia do pacífico do que Puerto Escondido. Como por exemplo, a areia de cor preta. Achei o mar meio perigoso na ponta esquerda, entrando na praia. Já a ponta direita é tranquila e gostosa de nadar, por isso é onde mais pessoas ficam.

Playa Rinconcito vista daareia

Se quiser fazer esse passeio com agência, eles também levam para 4 outras cidades praianas. Confira e reserve online clicando aqui.

Como chegar: Caso você queira fazer esse passeio por conta, chegar em Mazunte é relativamente fácil.

Do terminal de Puerto Escondido (OXO), pegue qualquer ônibus indo para San Antonio, mas avise para o motorista que você está indo para Mazunte. No local que o motorista te deixar, basta descer um pouco a rua e você vai encontrar táxi coletivos que cobrarão 10 pesos (2 reais) para deixar na cidade. Se não encontrar o local, pergunte para algum morador. 

Veja aqui outros passeios em Puerto Escondido com reserva online.

Roteiro de 4 dias em Puerto Escondido

  • 1º Dia: Playa Carrizalillo 
  • 2º Dia: Playa Coral + Playa Bacocho
  • 3º Playa Puerto Angelito + Playa Manzanillo
  • 4º Playa Zicatela + Playa Punta Zicatela

Dias extras: Mazunte e Parque Nacional Lagunas de Chacahua

O que fazer em Puerto Escondido a noite? Baladas e bares

galera da balada em Puerto Escondido

A vida noturna de Puerto Escondido é surpreendente, com vários opções de lugares legais para ir. 

As melhores baladas e bares da cidade ficam no inicio da costa da Playa Zicatela. Há 15 minutos de táxi, que saí por volta de 50 pesos (10 reais). 

Em uma noite você pode conhecer vários lugares, já que a maioria não cobra para entrar. Para citar alguns bares/baladas legais: Cañabrava (para quem curte música latina) e Marabunta (para quem curte música eletrônica). 

Como se locomover em Puerto Escondido?

puerto escondido méxico

Muita gente curte alugar bicicleta para ir para as praias da região e optam por pegar táxi só nas saídas de noite.

Como eu fiquei localizada perto da maioria das praias, acabei fazendo tudo a pé, mas evitei voltar depois de escurecer por questões de segurança. 

Caso não queira andar nem de bike e nem a pé, é bom agendar a volta com o seu taxista, porque é difícil de encontrar eles próximos das praias.  

O transporte público vale a pena mais para longas distâncias, como as opções nos arredores que eu citei. 

Como chegar em Puerto Escondido?

Da Cidade do México a Puerto Escondido

fonte de água na Cidade do México

Para viajar da cidade da Cidade do México para Puerto Escondido, você tem várias opções.

Ônibus

Tempo: 18-19 horas
Custo: De 911 pesos a 1385 pesos (195 a 300 reais) – Para conseguir o valor mais em conta, reserve com pelo menos 4 dias de antecedência no site da ADO.
Dica: Se precisar de uma parada entre cidades para descansar e curtir mais um destino, Puebla é uma ótima opção! Foi o que eu fiz. Ela não fica no meio da rota, mas mesma assim a pausa é válida. 

Leia mais sobre Puebla: O que fazer em Puebla México?

Avião:

Tempo: 1h15 minutos
Custo: Comprando com antecedência você pode encontrar por quase o mesmo valor do busão. A partir de 350 reais. 

De Oaxaca a Puerto Escondido

Igreja na cidade de Oaxaca

Para viajar da cidade de Oaxaca para Puerto Escondido, você tem algumas opções.

Ônibus

Tempo: 12-13 horas
Custo: De 290 pesos a 558 pesos (62 a 120 reais) – Para conseguir o valor mais em conta, reserve com pelo menos 3 dias de antecedência no site da ADO.
Dica: Pegue o ônibus noturno para economizar com acomodação. A estrada dá voltas e mais voltas pelas montanhas, por isso não conte com uma boa noite de sono. Vá bem agasalhado, porque o ônibus pode estar bem frio. 

Van compartilhada

Tempo: 7-8 horas
Custo: Aproximadamente 220 pesos (46 reais)
Dica: essa jornada não é fácil, já que o espaço para cada passageiro é pequeno e as malas não podem ser muito grande. Além disso, na minha viagem o motorista não estava nem aí e ouviu música alto a madrugada toda, mesmo com todo mundo querendo dormir. 

Vai para Oaxaca? Então leia também: O que fazer em Oaxaca? Roteiro de 3 dias

Onde se hospedar em Puerto Escondido México?

Em Puerto Escondido, eu me hospedei em hostel, mas se você prefere hotéis ou pousadas, confira essa lista das opções melhor avaliadas.

Hostal Shalom

Eu fiquei hospedada no Hostel Shalom. Não é um hostel que eu indique por sua estrutura e pelas pessoas que o frequentam, mas indico muito pela localização e preço. 

O hostel em um primeiro momento tem uma estrutura legal, bar, churrasqueira, cozinha e piscina, mas os quartos deixam a desejar. Os colchões das camas são bem finos e alguns quartos muito fechados e o wifi só pegar no bar. 

Na minha opinião, não é nada que me impede de ficar em um hostel, mas a vibe dele é mais hippie e  as pessoas são muito na delas. Um pouco difícil de socializar de verdade. 

Puerto Dreams Hostel

Por sorte eu acabei fazendo amizade na praia com uma galera que estava hospedada no Puerto Dreams Hostel

Uma noite eu fui visitar eles e curti muito lá. O Puerto Dreams tem uma vibe mais animada, com uma galera jovem, que de noite faz esquenta no bar do terraço do hostel.

A Galera falou que a cama é bem confortável e os quartos bem cuidados. Além disso o café da manhã é incluso na diária e há bicicletas grátis para uso.

La Escondida Hostel

Esse hostel na verdade é o mesmo do Puerto Dreams. Eles apenas estão ligeiramente separados, mas a área comum é a mesma para os dois. 

O La Escondida Hostel também tem café da manhã incluso e bicicleta. O valor dele costuma ser um pouco mais barato que o Puerto Dreams, então imagino que os quartos sejam um pouco mais simples. 

Leia também: O que fazer na Cidade do México?

E aí gente, gostaram das dicas sobre o que fazer em Puerto Escondido?

Quem tiver alguma dúvida, pode perguntar nos comentários ou mandar uma DM lá no meu insta @olhosdeturista que eu respondo rapidinho! Dá também para ver meus stories de Puerto Escondido, basta procurar nos destaques do meu perfil.

Curtiu as dicas? Então salve o PIN abaixo para não perder esse link!

PIN para o Instagram imagem da praia em Puerto Escondido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima