lagoa da conceição

O que fazer na Lagoa da Conceição em Florianópolis?

Florianópolis é uma cidade grande e cheinha de coisas incríveis para fazer. Por isso em uma única viagem nem sempre dá para conhecer bem o cidade. Assim uma das melhores alternativas é procurar focar em uma região só a cada viagem. Foi o que eu acabei fazendo na minha última ida a Floripa, ficando na região da Lagoa da Conceição, que além de ter muita agitação e badalação, ainda tem várias praias e coisas legais para fazer na lagoa. Bora então conferir tudo o que fazer na Lagoa da Conceição?

O que fazer na Lagoa da Conceição em Florianópolis?

A lagoa em si já é um atrativo incrível de Floripa. Ela fica bem na região central da ilha e é extremamente privilegiada por uma mistura de mata atlântica, mar, lagoa e até dunas! Confira a lista abaixo com os principais pontos turísticos da Lagoa da Conceição.   

Praia Mole

praia mole na lagoa da conceição

A Praia Mole é uma das principais praias para surf da região, por isso o mar não é ideal para banhistas, além de ser bem gelado. Apesar disso, a praia é muito badalada e curtir o Sol na areia ou em um dos bares da praia, é uma ótima pedida.


A galera que frequenta a praia é jovem e os bares tem coquetéis interessantes e às vezes música ao vivo. Eu fiquei na Barraca da Mole, que tem espreguiçadeiras bem confortáveis e garçons simpáticos.  

Trilha até a Praia Galheta

praia do galheta de nudismo

Vizinha da Praia Mole, a Praia Galheta está a poucos minutos de distância. O acesso a ela é por trilha, partindo de uma de suas praias vizinhas, sendo ou a Praia Mole ou Barra da Lagoa. O ideal é ir na ida por uma e sair pela outra, assim você já consegue conhecer as 3 praias. 

A trilha Praia Mole-Galheta é bem fácil e bonitinha, já a trilha Barra da Lagoa-Galheta é média, mas promete miradores lindos. 

A Praia Galheta é uma praia de nudismo não obrigatório, então não é necessário ficar pelado na praia, mas deve-se respeitar quem estiver. 

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

OBS: evite fazer essas trilhas sozinha, eu fiz, mas não me senti muito segura e uma seguidora minha falou que foi perseguida por um cara e que o que “salvou” foi uns surfistas que apareceram e espantaram o cara.  

Trilha da Praia do Gravatá

praia do gravata lagoa da conceição

Essa lindíssima e pequena trilha foi para mim o ponto alto da região. Além da trilha ser linda, a praia é pequena, cristalina e calma. Além disso como o acesso é por trilha, a praia não fica muito cheia e não tem comércio nenhum por lá. O que deixa a paisagem bem intacta! 

A caminhadinha dura uns 30 minutos e é bem fácil, apenas sendo um pouco íngreme no começo. Além disso depois que passa a praia, ainda tem algumas trilhas para vislumbrar o visual, que não são longas e vale a pena fazer. 

Dunas e Praia da Joaquina

praia da joaquina floripa

A Praia da Joaquina, conhecida também por “Joaca” é outra ótima opção para os surfistas, mas não muito para os banhistas. Apesar disso, os quiosques atraem uma galera que quer curtir um dia de praia tomando uma cervejinha e comendo uns aperitivos. Os preços lá são melhores do que na Praia Mole, por exemplo, que nem tem garrafa de 600ml. O preço da cerveja de 600ml lá é praticamente o mesmo que o da long neck na Praia Mole.

Além disso, bem em frente a praia, estão as dunas da Joaquina, onde a galera costuma fazer sandboard (surf na areia) ou simplesmente ir observar a vista do mar das dunas. O contraste é incrível e vale muito a pena dar uma caminhadinha por lá se não quiser fazer sandboard.     

Lado Sul da Lagoa da Conceição

O sul da Lagoa da Conceição não é próprio para banho, porém tem algumas opções de atividades aquáticas bem legais, como Kayak, Stand Up Paddle e passeio de barco. Eu perguntei os preços (fora da alta temporada) e eles cobram tanto no Kayak, como no Stand UP Paddle 20 reais por meia hora ou 30 reais por 1 hora. Eles funcionam das 6h30 até o entardecer.

Esse pedaço da lagoa também é legal para curtir uns barzinhos e restaurantes bem de frente para a lagoa. Lá também tem uns balanços bem legais e é gramadinho, então rola até faze piquenique em um dia de Sol. 

Costa da Lagoa

barco costa da lagoa

Se você estiver afim de explorar mais a beleza da Lagoa da Conceição, você pode ir até a Costa da Lagoa, um lugar mais isolado que tem seu próprio ritmo a parte de Florianópolis. Lá fica uma pequena vilinha, com restaurantes na beira da lagoa, água própria para banho, cachoeira e um povo acolhedor. 

Chegando lá você pode passar uma agradável tarde comendo e bebendo em um dos restaurantes da lagoa, enquanto se banha ou ir para a cachoeira que tem lá perto,a Cachoeira da Costa da Lagoa. Ela está mais para poço, mas é excelente para se refrescar em dias de Sol.

cachoeira da costa da lagoa

Existem duas opções para chegar na Costa da Lagoa: por barco ou trilha. O barco mais em conta é o cooperbarco, que sai da ponte da lagoa. O valor da viagem de ida e volta é de 23 reais, independente do ponto de parada. O ponto que você deverá descer para ir na Costa da Lagoa é o 16. Veja os horários de saída:

horários do barco costa da lagoa

Falam que a trilha é muito linda e fácil, passando por vários pontos de interesse. A caminhada até lá saindo da Ponta das Almas é de 2 horas e meia. Muitas pessoas optam por ir a pé e voltar de barco (11,50 reais).

Centrinho da Lagoa

O centrinho da Lagoa é onde estão concentrados os principais comércios da Lagoa da Conceição, como restaurantes, bares, baladas, shopping, bancos, farmácias, etc. É lá também que rola feirinhas e lojinhas artesanais.

Por ser um lugar com melhor estrutura turística, muita gente gosta de se hospedar no centrinho, mas eu preferi ficar em um hostel a poucos minutos de lá e ter uma visão mais interessante da lagoa, como falarei no tópico sobre onde se hospedar. 

Barra da Lagoa

A Barra da Lagoa é um bairro da região que fica entre a lagoa e a praia. São duas as praias que tem no bairro, a Praia Barra da Lagoa e a Prainha da Barra, que são consideradas boas para quem quer aprender a surfar. 

Além disso, bem na ponta do Morro da Galheta (que faz a trilha Barra-Galheta) estão as piscinas naturais da Barra da Lagoa, para quem quer curtir o mar sem ondas e pular das pedras. Para chegar lá é necessário fazer uma pequena trilha de 20 minutos que sai da Prainha da Barra. 

Aproveite também para conhecer o Beto Carrero, Penha e Balneário Camboriu

Baladas da região da Lagoa da Conceição

A região da Lagoa da Conceição é bem agitada e com ótimas opções para curtir a vida noturna de Floripa. Alias, vida noturna que começa logo cedo na semana, tendo programações interessantes a partir de Terça-Feira. Confira alguns lugares:

  • Bar DeRaiz: uma balada com uma estrutura simples, mas bem frequentado. Ele tem algumas noites famosas, como a Terça-Feira de forró e a Quinta-Feira de Hip Hop.
  • Santa Club Lagoa: uma balada que programações fixas com diferentes estilos músicas em cada dia da semana. Como funk, reggaeton e música eletrônica. Na página do Facebook deles dá para conferir a programação e confirmar presença nos eventos para entrar na lista.
  • LayBack: um barzinho para começar a noite com petiscos e bebidas. Fica bem no centrinho e fecha por volta das 23h.
  • Casa Flutuar: uma mistura de bar com balada e pista de skate. O Casa Flutuar não está exatamente na região da Lagoa da Conceição, mas fica a apenas 20 minutos de carro dali e é bem legal, com música ao vivo e galera descontraída. O noite lá acaba cedo, por volta das 2 da manhã.

Como se locomover na região da Lagoa da Conceição?

Como tudo fica pertinho da região da lagoa, existem 3 opções interessantes de transporte que saem mais ou menos pelo mesmo preço.

Se você está em um grupo de pessoas, a opção mais prática e até barata é de Uber, já que as corridas são rápidas e o valor dividido entre as pessoas do grupo pode sair até mais barato que a passagem de ônibus. Apesar disso eu senti uma certa dificuldade com o Uber, porque eles cancelam bastante as corridas por lá. Acredito porque depois de aceitar eles conseguem ver que a corrida é curta e muitas vezes eles estão distantes e aí acaba não compensando financeiramente para eles a corrida. 

Se preferir pegar o transporte público, o valor da passagem de ônibus é de 4,40. No terminal Tilag, que fica no centrinho da lagoa, dá para ir para vários cantos da ilha. 

Outra opção legal, para os passeios de dia, é alugar uma bicicleta. Eu vi algumas bikes da empresa Yellow espalhadas pela região da Lagoa da Conceição. 

Clima em Floripa

O clima da ilha é muito louco, podendo ter mudanças constantes de temperatura. Um mesmo dia de Sol, pode ficar nublado e chover. 

Mesmo no verão é difícil prever se haverá calor e Sol, por isso é importante ir prevenido com roupas de calor e de frio. 

Onde se hospedar na Lagoa da Conceição em Florianópolis?

Na Lagoa da Conceição eu fiquei hospedada no Hostel Sunset Backpackers e gostei demais de lá. Ele fica no topo do morro com vista da lagoa e é super cercado pela natureza.

onde se hospedar na lagoa da conceição

A estrutura dele é linda, a maioria dos quartos tem varanda, ele tem piscina com vista para a lagoa, bar com cervejas artesanais e uma pizza maravilhosa. 

Outra coisa que eu amei no Sunset Backpackers é que além do café da manhã grátis, eles servem caipirinha grátis no intervalo das 18h30 até as 19h30. O que é uma boa oportunidade para se reunir com os outros hóspedes e fazer amizades. Para quem curte festa, vale muito a pena, porque apesar do hostel em si não promover muitas festas, a galera que se hospeda lá curte bastante uma festinha. Fora que os funcionários do hostel sempre indicam a “boa do dia” e às vezes conseguem até descontos na entrada.

 

sunset backpackers florianópolis

O hostel tem quartos compartilhados e privados, além de um quarto apenas feminino.

Apesar do Sunset não ser no centrinho, eu amei a localização, porque ele está próximo da Praia Mole, da Praia Galheta e da Praia Gravatá. Além disso, um Uber até o centrinho sai por volta de 5 reais. 

Se você busca um local mais familiar, veja essas opções de pousadas e hotéis no centrinho da Lagoa da Conceição. 

Quer conhecer mais lugares legais do Sul do Brasil? Então também leia: O que fazer em Foz do Iguaçu?

E aí gente, curtiram as dicas sobre o que fazer em Oaxaca?

Quem tiver alguma dúvida, pode perguntar nos comentários ou manda uma mensagem direta lá no meu insta @olhosdeturista que eu respondo rapidinho!

Curtiu as dicas? Então salve o PIN abaixo para não perder esse link!

lagoa da conceição o que fazer

Veja também: 7 lugares imperdíveis no Sul do Brasil

2 comentários em “O que fazer na Lagoa da Conceição em Florianópolis?”

  1. Oi Luiza ! Adorei as dicas, muito bom tem pessoas como você que gostam de compartilhar suas experiências! Super valeu, pois decidi me presentear e vou fazer milha primeira viagem sozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima