ruínas próxima de o que fazer em oaxaca mexico

O que fazer em Oaxaca? Roteiro de 3 dias, como chegar, dicas, onde ficar

Oaxaca é uma cidade perfeita para quem quer vivenciar a cultura mexicana raiz, já que a cultura da cidade é extremamente bem preservada e viva. Desde as comidas, bebidas, pessoas e tradições, visitar Oaxaca sem dúvidas vai te proporcionar uma experiência enriquecedora. Descubra nesse artigo, tudo o que fazer em Oaxaca, desde os principais pontos turísticos, o que comer e os lugares imperdíveis para conhecer ao redor da cidade. 

O que fazer em Oaxaca México?

São muitas as coisas para fazer em Oaxaca, sendo que algumas delas ficam nos arredores da cidade. Veja abaixo as principais atrações turísticas:

Centro Histórico de Oaxaca

rua estreita e colorida no centro histórico de oaxaca méxico

O centro histórico é um local a ser visitado com calma e curiosidade, uma vez que existem várias experiências a serem vividas, que vão além dos pontos turísticos. Busque conversar com os locais, experimentar comidas e bebidas enquanto conhece a região. Vejas os principais pontos para visita: 


Zócalo de Oaxaca

Um excelente ponto de partida para explorar Oaxaca é o zócalo da cidade, que fica bem no centro. Aliás, para quem não sabe, zócalo é a maneira que os mexicanos chamam todas as praças principais das cidades.
Lá você poderá relaxar, observar o movimento e a rotina das famílias mexicanas e se refrescar com alguma das deliciosas bebidas geladas que são vendidas.

Catedral de Oaxaca (Catedral de Nuestra Señora de La Asunción)

catedral de oaxaca próxima do zócalo

Na quadra ao lado do zócalo, está a Catedral Nuestra Señora de La Asunción, mais conhecida como Catedral de Oaxaca.

Essa Catedral levou quase 200 anos para ser construída e tem um estilo bastante robusto. Infelizmente as duas torres tiveram que ser reconstruídas em seu estilo atual, depois que foram destruídas por um terremoto.

Mercado Benito Juarez

Uma das coisas principais coisas da lista de o que fazer em Oaxaca é conhecer os mercados da cidade. Neles você encontrará comida local boa e barata, além de algumas lembrançinhas.
O mercado mais conhecido é o Benito Juarez, onde você pode experimentar as comidas típicas de Oaxaca. 

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Mercado 20 de Noviembre

entrada do mercado 20 de noviembre em oaxaca

A poucos passos do Mercado Benito Juarez, fica o Mercado 20 de Noviembre, também bem conhecido e popular. Em ambos você irá notar que os mercados são parte importante da vida cotidiana mexicana.

Basílica de Nuestra Señora de la Soledad

básilica com cruz em frente a ela na cidade de Oaxaca no México

A Basílica de Nuestra Señora de la Soledad, dedicada ao santo padroeiro de Oaxaca, é uma construção belíssima. Além dela, a praça em que ela se encontra também abriga o ex-Convento San José e Biblioteca de la Escuela de Bellas Artes.

Como ela não fica na parte mais evidente do centro, muita gente acaba não indo conhecê-la, mas sem dúvidas vale a pena a visita. 

Templo de Santo Domingo

templo de santo domingo e jardim em frente em Oaxaca

O destaque do centro de Oaxaca é definitivamente o impressionante Templo de Santo Domingo. Esta igreja católica barroca é linda por dentro e por fora, com certeza uma das igrejas mais lindas que eu já vi.

A praça em frente a ela, é um show a parte, com um jardim que deixa a igreja mais linda ainda. Aliás, muita gente faz álbum fotográfico dela. 

Depois de admirar a praça, não deixe de ver o interior dourado da igreja. O Templo de Santo Domingo está aberto todos os dias das 7h às 13h e das 16h às 20h, exceto durante a missa.A entrada é gratuita.

Jardín Etnobotánico de Oaxaca

Próximo do Templo de Santo Domingo, fica o jardim botânico de Oaxaca. Para conhecer o jardim é obrigatório fazer uma visita guiada. Há passeios em espanhol de segunda a sábado por 50 pesos (10 reais) as 10h, 12h e 17h ou em inglês nas terças, quintas e sábados entre 11h e 13h por 100 pesos (20 reais).

Zona Arqueológica de Monte Albán

ruínas de Monte Álban vista do alto de uma das pirâmides em Oaxaca

Uma das coisas mais populares entre o que fazer em Oaxaca, é conhecer as ruínas de Monte Alban. O grande diferencial desse sítio arqueológico foi a sua civilização. Já que a maioria das outras ruínas do México pertenceram aos astecas e maias, enquanto o Monte Alban foi construído pelos zapotecas.

Outra coisa legal também nesse sítio é que você pode subir nas pirâmides e vislumbrar uma lista incrível dele e das cidades ao redor. 

no topo da pirâmide em monte álban

Você pode pegar um ônibus ou táxi até as ruínas ou fechar um passeio para ir com um grupo e um guia.

Como chegar de ônibus: Pegue um ônibus que sai todos os dias a cada uma hora em frente ao Hotel Rivera del Ángel. O primeiro ônibus sai às 8h30 e último às 15h30. Ele leva aproximadamente 20 minutos para chegar no sítio e custa 60 pesos (13 reais) o ticket de ida e volta. 

vista linda da zona arqueologica monte

Em Monte Albán: Para entrar você tem que pagar 75 pesos (15 reais). Quando eu fui, não tinha guia oferecendo serviço lá na entrada, por isso se quiser um, eu aconselho a contratar um tour em Oaxaca.

Santa Maria del Tule

letreiro da cidade de santa maria del tule e Arbol del Tule de fundo

Santa Maria del Tule é uma cidade que fica a 40 minutos de Oaxaca. A cidade é bem pequena, mas conta com uma atração nada pequena: o Árbol del Tule. Simplesmente uma árvore de 2 mil anos, que tem o tronco mais grosso do mundo com 58 metros de circunferência.

A visita a ela é bem rápida, então procure conciliar com os pontos turísticos que vou citar nos próximos tópicos. 

Para ir até lá pegue um táxi, ônibus ou faça um dos tours combinados.  

arbol del tule a árvore com o tronco mais grosso do mundo em santa maria del tule

Como chegar de ônibus: Você pode pegar um ônibus que vá para Santa Maria del Tule em vários pontos da cidade, por isso pergunte no seu hotel/hostel qual ponto está mais próximo de você. Ele deverá sair por cerca de 7 pesos (menos de 2 reais).

Em Santa Maria del Tule: como a cidade é pequena, você precisará andar bem pouco para encontrar o centro dela, onde fica a árvore. Lá você terá que pagar 10 pesos (2 reais) para entrar, mas é possível ver de fora também se não desejar pagar.

Zona Arqueológica de Mitla

Se você se animar de conhecer mais ruínas, além do Monte Alban você poderá conhecer também Mitlla, que é um complemento a ele, já que exista uma teoria em que quando Monte Albán declinou, Mitla tomou o seu lugar de poder. 
Seu nome vem da palavra nahuatl, que significa o lugar dos mortos ou o submundo. 

Eu acabei não indo nesse sítio, por já ter ido no outro e porque preferi priorizar o local que citarei no próximo tópico. Dizem que ele é diferente de todos os outros sítios do México, com formas e cores que fazem valer a pena a visita a mais um sítio arqueológico. 

Como chegar de ônibus:

Pegue um ônibus na Central Camionera, com a empresa Goma. Ele custa $20 pesos (4 reais).

Em Mitla:

Para entrar você tem que pagar 70 pesos (15 reais).

Hierve el Agua

Não dá para ir para Oaxaca e não ir conhecer o Hierve el Agua, um dos mais incríveis patrimônios naturais do México. Já que, além de suas lindas piscinas naturais, esse lugar é um dos dois únicos lugares no mundo que tem cachoeiras com água petrificada (isso mesmo). O único outro lugar no mundo é na Turquia. 

vista distante da cachoeira petrificada do hierve el água

A explicação para esse fenômeno é que essas cachoeiras se formaram a milhões de anos e a presença de carbono de cálcio fez a água se petrificar. 

Chega a ser difícil de entender e acreditar, porque parece que não tem água, já que são cachoeiras sem movimento. 

As piscinas naturais verde água também são incríveis, mas apesar do nome que significa “água fervente”, a água é bem fria. 

sentada na piscina natural esmeralda do hierve el agua mexico

Hierve el Agua pode ser combinado com uma viagem a Árbol del Tule e as ruínas de Mitla, mas se você é como eu e não curte fazer as coisas correndo, eu não recomendo. Eu optei por ir por conta (de ônibus) para conseguir aproveitar o dia todo por lá. 

Como chegar de ônibus:

Pegue um ônibus na Central Camionera com a empresa Goma por 20 pesos (4 reais). Esse ônibus te deixará na cidade de Mitla (se quiser pode aproveitar e ir nas ruínas de Mitla), mas fale para o motorista que você quer ir para o Hierve el Água. Assim ele te deixará onde você tem que pegar um transporte coletivo que leva até lá. Esse transporte custa 50 pesos (10 reais). O trajeto todo leva de 2 a 3 horas e meia, depende do tempo de espera entre um transporte e outro. 

Veja alguns tours que saem de Oaxaca clicando aqui .

No Hierve del Agua:

A entrada do Hierve el Agua é de 30 pesos (6 reais) e ele fica aberto das 9h às 19h. 

Dentro do local você pode fazer uma trilha de 30 minutos que dá pra ver de perto a cachoeiras petrificadas. A ida é fácil, porque é de descida, mas a volta é de subida.

Visitar alguma fábrica de Mezcal

Mezcal é uma das maiores bebidas alcoólicas típica do México e é extremamente presente no cotidiano dos mexicanos.

 A origem dessa bebida é Oaxaca, onde estão as maiores fábricas do país. Então nem preciso falar que ir em uma das fábricas de mezcal é uma das principais coisas de o que fazer em Oaxaca, né?

Existem diversas opções de fábricas e se você fizer algum tour, sem dúvidas haverá uma parada em alguma delas. 

Roteiro de 4 dias em Oaxaca

1º Dia em Oaxaca:

  • Andar pelo centro histórico
  • Ir em Santa Maria del Tule ver o Árbol del Tule

2º Dia em Oaxaca:

  • Monte Albán
  • Conhecer alguma fábrica de Mezcal

3º Dia em Oaxaca:

  • Hierve el Agua

Ou 

  • Tour incluindo Árbol del Tule + Mitla + Hierve del Agua

O que comer em Oaxaca?

comida com tortilha de oaxaca méxico

Uma das principais coisas para se fazer – não apenas na cidade de Oaxaca, mas em todo o estado – é experimentar a culinária local, que é uma das mais ricas do México. Por isso separei algumas coisas que você pode provar quando estiver por lá:

  • Quesillo: queijo típico de Oaxaca, encontrado em vários pratos locais, mas que também pode ser comido a parte;
  • Tasajo: é uma carne seca e desidratada, que geralmente é usada em pratos típicos;
  • Chocolate quente ou frio: como o velho e bom chocolate quente ou frio, só que com o chocolate local; 
  • Tlayudas: tortilha grande e crocante com salada, abacate, carne, quesillo e feijão por cima;
  • Enfrijolada: uma tortilha frita e enrolada com recheio que geralmente é quesillo, feijão, abacate e frango;
  • Memelas (Memelitas): tortilhas mais grossas e fritas com recheio variados. Tem um conceito similar aos tacos, mas com outro tipo de tortilha;
  • Mole oaxaqueño: mole é na verdade o nome do molho, mas o prato feito com este molho, leva o mesmo nome. Existem vários tipos de mole (creio que 7) e todos são apimentados. Geralmente esse pratos vem com ele, carne e arroz. 
  • Chapulines fritos: são insetos fritos e temperados, que podem ser comidos cru ou em pratos típicos;
  • Nierves: uma espécie de sorvete, mas com textura diferente, que lembra neve. Por isso  o nome. 

OBS: As comidas geralmente têm opções de molhos e pimentas para serem colocadas a parte. 

OBS2: Você pode encontrar a maioria desses pratos no Mercado Benito Juarez e no Mercado 20 de Noviembre.

Como chegar em Oaxaca?

templo de santo domingo com o jardim em frente

Da Cidade do México para Oaxaca

São diversas as opções de ônibus que vão da Cidade do México para Oaxaca. Geralmente os ônibus saem do Terminal Central de Autobuses del Norte.

Eu recomendo o serviço da ADO, que além de ter opções em primeira e segunda classe, faz descontos muito bons para quem comprar com antecedência no site ou na bilheteria. 

O valor da viagem pode sair de 266 pesos (50 reais) a 800 pesos (170 reais) e a viagem leva 7 horas.

Vai para a Cidade do México: Então também leia: O que fazer na Cidade do México?

De Puerto Escondido para Oaxaca

Infelizmente o serviço prestado pela ADO nesse caso, é por uma estrada bem demorada, levando aproximadamente 11 horas para chegar em Puerto Escondido. A viagem pode sair de 211 pesos (45 reais) a 528 pesos (112 reais), conforme a antecedência da compra.

Por isso eu resolvi procurar outras opções e encontrei uma empresa de vans que faz esse trajeto. O valor é de 220 pesos (45 reais) e dura 8 horas de viagem. Assim é bom se informar das opções de terminais de saída no seu hotel/hostel.

Se vai para Puerto Escondido, leia também: Puerto Escondido México o que fazer

Onde se hospedar em Oaxaca?

rua estreita com casinhas coloridas em oaxaca no méxico

O ideal ao ir para Oaxaca é se hospedar no centro da cidade, que é mais interessante e seguro. Clique aqui para conferir algumas opções de hospedagem por lá.

Os hostels mais bem localizados e avaliados são o Hostal de Las Américas e o Iguana Hostel Oaxaca. Ambos tem café da manhã incluso na diária e o Iguana tem um bar no terraço com vista da cidade. 

Já os hotéis mais famosos e bem falados são o Hotel Casa Antonieta e o Hotel NaNa Vida.

Dicas gerais sobre Oaxaca

arte pop do méxico em forma de tigre na sacada de uma casinha em oaxaca
  • Evite sair da área central da cidade, porque fora dela as ruas podem começar a ser perigosas. Se for se afastar do centro, converse com alguém sobre a segurança da região que vai. Eu tive que ir de noite em um terminal de transporte afastado, então para não me arriscar, peguei um táxi;
  • Se puder escolher uma data para ir para Oaxaca, escolha o Dia de los Muertos (2 de Novembro). O festival lá é grande e conhecido por ser um dos melhores do México. Nesse caso valeria apenas ficar alguns dias a mais; 
  • Procure também curtir a vida noturna da cidade, já que ela é bem agitada e ótima opção para conhecer a galera local;
  • Se você não gosta de café preto muito doce, evite os cafés que são vendidos pelas manhã nas ruas.

Leia também: O que fazer em Tulum?

E aí gente, curtiram as dicas sobre o que fazer em Oaxaca?

Se tiverem alguma dúvida, pode perguntar nos comentários ou manda uma mensagem direta lá no meu insta @olhosdeturista, assim eu respondo rapidinho!

Gostou das dicas? Então salve o PIN abaixo para não perder esse link!

Oaxaca o que fazer, dicas, como chegar, onde ficar e mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima