puebla o que fazer

Puebla, México: o que fazer, dicas, como ir, pontos turísticos e onde ficar

Muitas pessoas pensam que Puebla é uma cidade pequena, apesar de o nome sugerir isso, Puebla é uma cidade grande. Aliás, a quarta maior do México, com quase três milhões de habitantes. Por essas e outras, Puebla é uma cidade que sem dúvida merece uma parada. Descubra nesse artigo o que fazer em Puebla, dicas da cidade, roteiro, como ir, onde ficar e os principais pontos turísticos que vão desde o centro histórico até ruínas e vulcões nos arredores da cidade.  

O que fazer em Puebla no México?

Zócalo

Zócalo praça principal de Puebla

No México, as praças do centro da cidade são chamadas de Zócalo. Em Puebla não é diferente e o Zócalo da cidade é uma das principais atrações para se conhecer na cidade. Nele você também encontrará a Catedral de Puebla e diversos bares e restaurante em volta da praça. 

O Zócalo de Puebla é o ponto de partida para conhecer o centro histórico, que é tão importante para o país que foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Catedral de Puebla

igreja do renascentismo com traços de barroco

A Catedral de Puebla, formalmente conhecida como Catedral de Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción, é uma combinação do estilo renascentista com elementos barroco, o que faz dela uma construção de beleza única. 

A visitação é gratuita e vale super a pena, uma vez que por dentro ela é ainda mais linda. 

Curte as minhas viagens? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Biblioteca Palafoxiana

Dentro da Casa de La Cultura está a Biblioteca Palafoxiana. A primeira biblioteca pública do continente americano, fundada em 1646. Por isso, ela foi listada no “Registro da Memória do Mundo” da UNESCO. 

Essa biblioteca abriga milhares de livros raros e inclusive ainda é possível consultá-los, mediante reserva.

Para conhecê-la por dentro é necessário pagar 40 pesos (8 reais) ou dar só uma olhadinha de fora. 

Los Sapos

rua colorida e estreita do los sapos em Puebla

A popular Calle de Los Sapos é uma ruazinha estreita com casinhas coloridas, que abrigam lojas de artesanato e alguns restaurantes e cafés. 

A rua é tão charmosa, que é perfeita para tirar fotos, mas uma dica é ir durante semana para não pega-la muito movimentada. Aos finais de semana, rola uma feira de antiguidades e artesanatos que prometem ter preços matadores. 

Esse local também é conhecido como Plazuela de los Sapos e Calle 6 Sur.

Mercado de Artesanias El Parián

Bem próximo ao Los Sapos, está o El Parián, um mercado de artesanato excelente para quem quer comprar lembrançinhas ou conhecer um pouco do artesanato poblano e mexicano. Além de ser ótimo para experimentar comidas típicas.  

O mercado fica na Calle 6 Norte, 205 e funciona todos os dias das 10h às 21h.

Barrio del Artista

barrio del artista em puebla com árvore, galerias e monumento

O Barrio del Artista é o herdeiro de uma longa tradição artística em Puebla, que é famosa pela qualidade de seus tecidos finos, louça de barro, seu ferro fundido e forjado, seu vidro liso, seus móveis embutidos, suas delicadas obras de ouro e seus sabonetes perfumados.

Atualmente, pintura e escultura ainda são realizadas em cada uma das pequenas oficinas da praça. O local ainda é aproveitado para exibir obras de arte e atrair potenciais compradores, além de estudantes que desejam aprender a arte mostrada pelos artistas. 

Os artistas trabalham por encomenda ou por conta própria. A maioria deles pinta paisagens, retratos, animais, reproduções de pinturas famosas de arte contemporânea e outras tendências, embora algumas também criem suas próprias.

Além disso, o bairro está repleto de restaurantes e cafés, mas ali os preços já são mais elevados.

Iglesia de San Francisco

igreja amarela, preta e vermelha em Puebla México

O Templo de San Franciso é super colorido e bem diferentão das outras igrejas de Puebla. Só por isso já valeria a visita, mas o mais interessante está na história dessa igreja.

Em uma das capelas fica o corpo de San Sebastián de Aparicio. Um espanhol que migrou para o México em 1533 e planejou muitas das estradas do país antes de se tornar um monge. Como agora ele é o santo padroeiro dos motoristas, comerciantes e trabalhadores rurais, a igreja recebe fluxo de fiéis devotos a ele.

Jardines del Paseo de San Francisco

Da Iglesia de San Francisco, basta cruzar a rua para chegar no Jardines del Paseo de San Francisco. 

O local é bem simples, mas bonito e excelente para relaxar e ler um livro. É interessante para ver onde começou a cidade, tendo inclusive um o monumento em homenagem aos fundadores de Puebla.

Teatro Principal de Puebla

teatro principal, letreiro e fonte de água de puebla

O Teatro Principal de Puebla é um dos teatros mais antigos do México, além de ser o mais antigo que ainda funciona como teatro. Foi inaugurado em 1760, com um design semelhante ao antigo Teatro da Cidade do México. Em 1941, foi completamente remodelado devido a um incêndio que quase destruiu o teatro. Atualmente ele tem peças e concertos e pode ser visitado das 10h às 17h, quando não está em uso.

Calle del Dulce

3 doces da calle de los dulces

O nome “Rua dos Doces” não é à toa, já que toda essa rua tem diversas de lojas de doces. Puebla é conhecida por seu camote, um doce feito de batata doce e frutas. Eu também recomendo experimentar os muéganis e as tortitas.

A variedade é enorme e há todos os tipos de doces, sendo alguns inclusive em forma de caveiras, guitarras, sombreros e corações. Por essas e outras, esta é a melhor área para vivenciar a grande tradição de fazer doces da cidade.

Museu Amparo 

Considerado por muitos um dos mais belos museus do México, abriga uma coleção particular de Manuel Espinoza Yglesias, um rico banqueiro mexicano. Assim neste museu você encontra um extenso acervo de arte mexicana pré-colombiana e colonial. O museu fica aberto das 10h às 18h todos os dias, exceto nas terças. 

Mesmo que você não queira conhecer o museu, eu recomendo muito ir no terraço dele. A vista de lá é bem legal e o ambiente lindo, decorado com espelhos e cheio de folhas e flores. De lá dá para ver a Catedral de Puebla e os vulcões ao redor da cidade, além de ter um entardecer lindo!

vista da cidade de Puebla do terraço do Museu Amparo
Vista da cidade de Puebla do terraço do Museu Amparo

Estrella de Puebla

A Estrela de Puebla, uma roda gigante afastada do centro, é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade.

Eu não fiz questão de andar nela, até por ser um pouco distante, mas passei por ela um dia à noite de carro. Ela é incrível, toda iluminada e é possível vê-la a uma distância considerável. 

roda gigante vista de baixo
Imagem de Angel Chavez por Pixabay

Falam que a vista é incrível e dá para ver a cidade toda, sendo especialmente linda no pôr do Sol. Para entrar tem que pagar 40 pesos (8 reais) pelo boleto individual ou 400 pesos (83 reais) para ter a cabine toda privada.

Zona Histórica de Los Fuertes

A Zona de Los Fuertes é uma espécie de parque com um aglomerado de coisas para fazer. O nome se dá por causa dos fortes presente no local: o Fuerte de Loreto e o Fuerte de Guadalupe.

Fuerte de Loreto em Puebla
Fuerte de Loreto – Puebla

Essa zona é bastante conhecida também por ter sido palco da batalha de 5 de maio, em que o exército mexicano liderado por Ignacio Zaragoza venceu o exército francês quando eles tentavam invadir o país em 1862. Por isso, para homenagear a importante data, esse parque conta com várias atrações relacionadas ao assunto: Centro Cívico Cultural 5 de Mayo, Museo Interactivo De La Batalla Del 5 De Mayo, Monumento a la Victoria del 5 de Mayo, etc.

monumento de homenagem a ignacio zaragoza visto de cima
Monumento a Ignacio Zaragoza

Outra coisa interessante que o parque tem, são os túneis submersos secretos que foram utilizados na guerra. Eles ficam abertos todos os dias, exceto nas segundas, das 10h às 16h. 

O Teleférico de Puebla também é fantástico. A vista dele é incrível, de toda a cidade e vulcões em volta dela, rendendo muitas fotos legais. Além disso, o passeio conta com um guia que faz uma explicação geral sobre a cidade. O passeio sai por 30 pesos (6 reais).

vista da cidade pelo teleférico de Puebla México

Outra parada interessante é o Mirador La Mantarraya, que também tem uma vista linda da cidade. De lá você pode seguir o passeio descendo uma rampa que dá para o Lago de La Concordia, que é lindo e cheinho de patos. 

Lago de la Concordia e vista da cidade

Lucha Livre

Se você estiver na cidade em uma Segunda-Feira, não deixe de ir na Arena Puebla para assistir uma típica luta livre. Assim como na Cidade do México, em Puebla a luta livre é bastante popular e parte forte da cultura mexicana.

O preço do ingresso varia de 125 a 330 pesos (26 a 70 reais) de acordo com o assento escolhido. As lutas geralmente acontecem às 21h. 

Mercado de Sabores

O Mercado de Sabores é um mercado de comidas típicas, frutas e vegetais bastante frequentado pelos locais. 

Ele também está localizado no centro, mas um pouco afastado do Zócalo, a 15 minutos a pé. 

Eu fui em muitos mercados desse tipo no México, mas esse em particular eu não tive coragem de comer, por achar extremamente anti-higiênico. Mesmo assim eu recomendo a visita já que eu dei uma passada muito rápida por ele e ignorei até as frutas, que estavam com uma aparência muito boa e ótimos preços. 

Vulcão Cuexcomate

O Vulcão Cuexcomate é considerado o menor vulcão do mundo, com apenas 13 metros de altura e uma cratera de 8 metros de diâmetro. O mais legal é que é possível acessar a sua cratera, que inclusive conta com um laguinho cristalino no interior. 

Ele está bem pertinho da cidade, a apenas 5 km e custa 15 pesos (3 reais) para entrar.

Outros vulcões próximos de Puebla 

Para quem curte aventura, Puebla conta com mais outros 3 vulcões ao redor da cidade, o Popocatépetl, e Iztaccíhuatl e o Citlaltépetl. 

Bate e volta para cidades próximas

Cholula

igreja amarela no topo da montanha com vulcão de fundo com neve no topo
Imagem de Pedro Lastra por Unsplash

Essa é uma das principais cidades da região, conhecida pela Catedral amarela no topo de uma pirâmide, com vista do vulcão ao fundo.
A cidade também é conhecida por ter a maior pirâmide e monumento do mundo em largura, segundo o livro de recordes da Guinness.
Eu acabei não indo conhecer Cholula de dia, mas alguns amigos que vivem na cidade, me chamaram para curtir a noite de lá e fomos de táxi. A vida noturna lá é surpreendente para o tamanho da cidade, mas isso se explica por ela ser uma repleta de universidades. A balada que fomos chama Mantra Nightclub e ela é realmente fantástica.

Como ir: Pegar um ônibus que sai de trás do Mercado de Sabores (Av. 4 Pte.) e leva 30 minutos para chegar. 

Atlixco

Igreja amarela de Atlixco
Imagem de Magdalena Maier por Pixabay

Cidade conhecida pela sua eterna primavera, já que ela tem um clima ideal para o cultivo de flores. Além de ser uma boa base para ir ao vulcão Popocatépetl, por sua proximidade.

Como ir: Pegar um ônibus que sai da estação CAPU e leva uma hora para chegar. 

Roteiro em Puebla

1º Dia – Passear pelo centro da cidade

Comece pelo Zócalo, onde poderá explorar a Catedral de Puebla e a beleza dos prédios ao redor da praça. 

igreja estilo renascentista com traços de barroco

De lá caminhe poucos passos até a Biblioteca Palafoxiana, onde pode optar por entrar ou não, mas que de qualquer maneira vale a pena ver de fora.

Há duas quadras dali, você chegará em Los Sapos, aproveite a charmosa rua para tirar algumas fotos e se desejar, é um lugar legal para comer. 

Depois vá para o Mercado El Parián, conferir o artesanato ou mesmo deixar para comer por lá.

De lá siga para o bairro San Francisco, onde você poderá admirar a beleza da Iglesia San Francisco e do Jardín San Francisco.

Depois de lá você começará a voltar para a direção que veio, passando pelo Teatro Principal e depois pela Calle de Los Dulces, onde poderá ir experimentando os docinhos locais. 

Por último, retorne totalmente para o centro, passando novamente pelo Zócalo, até o Museu Amparo, que eu deixei especialmente para o final, já que é bem legal curtir o fim de tarde lá do terraço.

Esse trajeto todo nessa ordem descrita dará 3,4 km, mas com tantas paradas você nem sentirá. Veja o rota abaixo:

mapa de puebla com roteiro pelo centro da cidade

2º Dia – Zona Histórica de Los Fuertes

monumento a la bandeira 5 de mayo
Monumento a La Bandeira 5 de Mayo

Explore a zona a sua maneira, passando e entrando pelos lugares que forem do seu interesse. O parque é bom tanto para curtir a natureza, como para aprender sobre a Batalha de 5 de Maio. 

3º Dia – Mercado de Sabores + Vulcão Cuexcomate + Cholula

Tanto o ônibus para ir para o Vulcão Cuexcomate, como para Cholula passam pelo Mercado de Sabores. Então minha sugestão é começar o dia por lá. Vá a pé até o mercado e aproveite para conhece-lo no seu interior.

De lá se informe das opções de ônibus que você pode pegar para o vulcão. A visita lá não deve ser demorada, uma vez que o vulcão é bem pequenininho e é possível conhecê-lo rapidamente. 

Depois curta o dia em Cholula, incluindo no roteiro a igreja, a pirâmide e se gostar de balada, recomendo pernoitar na cidade. 

Dias Extras:

  • Ir nos outros vulcões
  • Ir em outras cidades vizinhas

Como chegar em Puebla?

com o pé na mochila na rodoviária

Uma das empresas de ônibus mais usadas no México, é a ADO, que tem excelente custo benefício. Os ônibus costumam ser mais confortáveis, conforme a linha, que tem desde a mais popular até a mais luxuosa. Isso altera bastante os preços, mas a maior dica é comprar com antecedência, já que às vezes você consegue pagar o mesmo preço de uma linha popular em uma linha top.

Da Cidade do México

São aproximadamente 2 horas e meia para chegar em Puebla vindo da Cidade do México. Existem vários opções de ônibus que saem de diferentes terminais da Cidade do México. Os preços das passagens variam de 137 a 318 pesos (29 a 66 reais). Eu recomendo comprar no site da ADO ou no guichê deles pelo menos 2 dias antes para garantir o melhor preço.  

Vai passar pela Cidade do México? Então leia também: O que fazer na Cidade do México?

De Puerto Escondido

Essa é uma viagem extremamente demorada, uma das razões pelas quais eu resolvi parar em Puebla antes de ir para a Cidade do México. A viagem dura em torno de 16 horas, por isso recomendo se preparar bem, comprando coisinhas para comer e evitar gastar nas paradas. Além de ir bem agasalhado, porque o ar condicionado do ônibus costuma ser bem forte.

Além disso, nesse caso eu recomendo comprar uns 4 dias de antecedência para ter um desconto de quase a metade do preço. O preço normal é 1283 pesos (270 reais), mas com antecedência dá para comprar por 776 pesos (162 reais).

Leia também: Puerto Escondido o guia definitivo de o que fazer

De Oaxaca

A viagem de Oaxaca a Puebla leva aproximadamente 5 horas. Você pode pegar um ônibus da linha ADO, primeira ou segunda classe. Eles saem em terminais diferentes, custando entre 270 a 500 pesos (83 a 104 reais). Confira os valores no site da ADO e compre com antecedência de pelo menos uns 2 dias para que saia mais barato. 

Se for para Oaxaca, leia também: Roteiro de 3 dias em Oaxaca

Chegando no Terminal de Puebla

Vindo de qualquer um desses 3 lugares, você muito provavelmente chegará no terminal CAPU. Infelizmente ele está bem afastado do centro, mas você poderá pegar algum dos ônibus municipais que vão para o centro. A passagem custa 6 pesos (1,3 reais). 

Onde ficar em Puebla, México? 

Hostels em Puebla:

Esse foi o hostel que eu fiquei hospedada. O Chante 18 Hostel está no centro da cidade, a 17 minutos a pé do Zócalo, o que não é tão conveniente, mas não é de todo mal. 

O hostel em si é uma graçinha, tem um espaço gostoso, com um mini terraço, uma sala de estar, uma sala para assistir Netflix ou ler, uma cozinha e uma salinha para comer.

Na diária está incluso um café da manhã bem gostosinho, com frutas típicas, pão de padaria e café preto. 

Os quartos são bem legais, o que eu fiquei tinha uma varandinha e apenas 6 camas, que aliás era bem confortável.

Outro hostel bem avaliado e com uma localização um pouco melhor do que o Chante 18, é o Gente de Más Hostel. Ele está a 9 minutos a pé do Zócalo. 

O hostel tem uma decoração com grafites bem estilo mexicano, além de ter várias áreas comuns para os hóspedes. 

Ele também tem café da manhã incluso, mas bem simples incluindo frutas, pão, geleia e chá.

Essa é a opção de hostel mais próxima do Zócalo (apenas 3 minutos a pé) e é super bem avaliado. O Leonora Hostal fica em um casarão antigo da época colonial. 

O hostel também é bar, restaurante e café, mas infelizmente o café da manhã não está incluso. 

Ele ainda tem opção de quartos privados, e sendo assim pode ser facilmente considerado um hotel também.

Hoteis em Puebla:

Localizado a apenas 4 minutos do Zócalo, O Hotel Isabel é um dos mais bem avaliados do centro da cidade. 

O hotel Isabel conta com uma academia, serviço de quarto e bar e os quartos e os quartos têm varanda, TV, ar condicionado e alguns têm banheira. 

Infelizmente o café da manhã não é incluso.

A apenas 2 minutos do Zócalo, O Hotel del Portal fica em uma casarão de estilo colonial e que também é um restaurante e bar.

Os quartos são mais simples do que o hotel anterior, mas eles têm café da manhã incluso que pode ser servido no quarto.

Vai viajar também para o litoral? Então leia: O que fazer em Tulum?

E aí gente, gostaram das dicas sobre o que fazer em Puebla?

Se ainda tiverem dúvidas, pode perguntar nos comentários ou manda uma DM lá no insta @olhosdeturista que eu respondo rapidinho!

Curtiu as dicas? Então salve o PIN abaixo para guardar esse link!

vista do museu amparo
VAI VIAJAR? AJUDE A MANTER O BLOG RESERVANDO COM NOSSOS LINKS!

Para ajudar basta fazer as suas reservas utilizando os links abaixo. Assim o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

Hospedagem: Booking.com e AirBnb
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
   Aluguel de Carro: Rentcars.com 
 Ingressos e Passeios: Viator, Ticketbar e TourOn
Chip Internacional: Easysim4u
Câmbio: TransferWise

1 comentário em “Puebla, México: o que fazer, dicas, como ir, pontos turísticos e onde ficar”

  1. Pingback: Cidade do México o que fazer, roteiros, onde se hospedar e dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima