Palenque México o que fazer

Palenque México: o que fazer, ruínas, cachoeiras, passeios e mais!

Palenque é uma cidade-base perfeita para os amantes da arqueologia, história e natureza. Sua principal atração são as Ruínas de Palenque, mas além disso há uma grande variedade de cachoeiras, lagoas e selvas na região. Dessa forma, se Palenque está no seu roteiro de viagem pelo México, não deixe de ler esse artigo cheio de dicas sobre o que fazer em Palenque México, como chegar, onde se hospedar e mais!

Sobre Palenque México

Palenque foi fundada pelo Fray Pedro Lorenzo, que formou a cidade com as famílias indígenas da Selva Lacandon. Tornando o processo de fundação bem harmonioso. 

Palenque México

Em espanhol, Palenque significa “um lugar cercado por uma cerca de madeira ou estacas”. No entanto, entre os nativos a cidade é chamada de Otulún, que significa “local fechado ou fortificado”. Ou seja, de uma forma ou de outra, o significado é bem parecido.


Onde fica Palenque México

Palenque está localizado no norte do estado de Chiapas e no Sul do México, próximo da fronteira com a Guatemala.

Palenque México onde fica

Além disso ele está em uma área de selva tropical e por isso tem clima tropical, quente, úmido e chuvoso, com uma temperatura média anual de 27°C. 

Como chegar em Palenque México?

Existem várias formas de chegar a Palenque vindo de diferentes lugares. Alias, recentemente a cidade estreou o novo Aeroporto Internacional de Palenque, que está localizado a apenas 10 minutos da cidade. Veja abaixo como chegar em Palenque desde San Cristóbal de las Casas, Oaxaca, Cidade do México, Bacalar, Mérida e Flores. 

De San Cristóbal de las Casas a Palenque

San Cristóbal de las Casas México

Ônibus: a melhor maneira de fazer esse trajeto é pegar um ônibus até Ocosingo (70 pesos) e de lá pegar pegar outro até Palenque (80 pesos). A viagem toda leva aproximadamente 5 horas.

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Carro: o caminho mais curto tem 213 km de distância e a duração aproximada da viagem é de 5 horas. O trajeto é via Ocosingo-San Cristóbal de las Casas 199 e ele não tem pedágios.

Com agência: Você pode fazer um passeio saindo de San Cristóbal de las Casas a Palenque, que passa pelas ruínas, por Agua Azul e Misol-Há. Como a distância é longa, o passeio é puxado, durando cerca de 16 horas. Apesar disso, pode ser uma opção boa de custo benefício, já que você acaba visitando 3 lugares em um só dia. Muitas pessoas negociam com a agência para ao invés de voltar a San Cristóbal, ir direto com as malas para ficar em Palenque. Clique aqui para conferir valores e fazer a reserva online desse passeio.

Confira também dicas sobre San Cristóbal de las Casas México!

De Oaxaca a Palenque

Oaxaca México

Avião: o voo direto de Oaxaca a Palenque custa entre 800 e 2500 pesos e leva cerca de 5 horas, porque faz conexão na Cidade do México.  

Ônibus: para fazer esse trajeto, você terá que pegar primeiro um ônibus até Cárdenas, que custa entre 650 e 1200 pesos e leva cerca de 12 horas de viagem e depois pegar um ônibus até Palenque, que custa entre 200 e 400 pesos e leva quase 3 horas. 

Carro: o melhor trajeto é via Carretera Internacional/Oaxaca – Tehuantepec-Oaxaca. A distância é de 880 km e a duração da viagem é de aproximadamente 13 horas e não tem pedágios. 

Também quer dicas de Oaxaca? Então confira o post sobre tudo o que fazer em Oaxaca México!

Da Cidade do México a Palenque

Cidade do México

Avião: você pode pegar um voo direto até Palenque, que custa entre 850 e 2600 pesos e leva 1 hora e meia para chegar. 

Ônibus: há um ônibus da ADO que faz o trajeto direito, uma vez por dia. A viagem dura aproximadamente 14 horas e custa entre 950 e 1800 pesos. 

Carro: o caminho mais rápido é pela via México 145D, que dura aproximadamente 11 horas e meia e tem pedágios. A distância é de quase 900 km. 

Vai também para a Cidade do México? Então veja as dias de o que fazer na Cidade do México!

De Bacalar a Palenque

Bacalar Quintana Roo México

Ônibus: todos os dias saem ônibus e vans que fazem essa rota. Eles custam entre 300 e 1100 pesos, sendo que as vans são a opção mais barata. A viagem leva cerca de 9 horas. 

Carro: a rota mais curta tem 485 km de distância e leva aproximadamente 6 horas. O trajeto é via México 186 e Villahermosa – Chetumal/México 186 e tem pedágios. 

Veja também dicas sobre a Laguna Bacalar México!

De Mérida a Palenque

Mérida Yucatán México

Ônibus: todos os dias saem 3 ônibus que fazem essa rota. A viagem leva cerca de 9 horas e custa entre 600 e 1100 pesos. 

Carro: o trajeto mais rápido tem 556 km, via Campeche-Mérida/Carretera Costera del Golfo O/México e Villahermosa – Chetumal/México 186. A viagem leva cerca de 7 horas e tem pedágios. 

Se também for para Mérida, confira dicas de o que fazer em Mérida México!

De Flores (Guatemala) a Palenque

Flores Guatemala

Ônibus: essa viagem é longa e um pouco complicada. Primeiro você deverá ir até o terminal de ônibus e pegar um ônibus que vai até El Naranjo (Guatemala), percurso que leva 4 horas. De lá pegue a van que vai até El Ceibo, na fronteira (30 minutos). Chegando lá você deverá cruzar a fronteira a pé, mostrando seu passaporte tanto no lado da Guatemala, quanto no México, onde você deverá pagar a taxa de entrada. Com tudo certo, pegue uma das vans que vão até a cidade Tenosique (percurso de 1 hora). Chegando nessa cidade, você deverá pegar um tuktuk até o terminal e de lá, finalmente uma van até Palenque (1 hora e meia). A viagem leva um dia todo, por isso recomendo que comece bem cedo. O valor gasto com todos ônibus sai aproximadamente 15 dólares (valor de referência, porque você deverá usar as moedas oficiais dos países).

Van direta: os chamados “shuttle” fazem o trajeto direto de Flores a Palenque e é possível contratar esse transporte em vários locais na cidade, como nos hostels. O trajeto de shuttle leva 9 horas e custa cerca de 45 dólares. 

Carro: o trajeto mais curto tem 310km e leva cerca de 6 horas. A rota é pela Carretera Ceibo – Lagunitas/Carretera Tenosique – El Ceibo.

O que fazer em Palenque México?

Palenque tem diversas ruínas maias nas proximidades, lindas cachoeiras e parques naturais. Confira abaixo tudo o que fazer em Palenque no México:   

Centro de Palenque

Eu particularmente não acho que passear pelo centro de Palenque seja imperdível, já que os destaques da cidade são as ruínas e cachoeiras ao redor. 

No entanto, se tiver um tempo extra, recomendo dar uma volta pelo centro. Caminhe até o Parque Central, praça principal da cidade que fica junto com a Parroquia Santo Domingo de Guzmán, principal igreja. O parque é bem grande e movimento, principalmente de noite, quando acontecem algumas apresentações e tem várias barracas de comidinhas. Lá também você encontrará o letreiro de Palenque, que segue o estilo dos Pueblos Mágicos do México.

Na direção oposta do Parque Central, fica a Plaza de los Artesanos, a 2 quadras do terminal central de ônibus da ADO. Um local que além de vender artesanatos da região, é agradável, porque está rodeado de árvores.

Caso não se importe em afastar-se do centro da cidade, você pode ir até o Aluxes Ecopark, uma organização sem fins lucrativos que resgata animais ameaçados da região. A entrada ao parque custa 150 pesos por pessoa e eles também tem uma opção de passeio com guia, que custa 290 pesos o da manhã e 350 pesos o da noite. Para os tours guiados o grupo deverá ter no mínimo 5 pessoas.

Outro parque próximo que você pode visitar é o EcoMundo, um parque de ecoturismo com atividades, como tirolesa, canoa, trilhas, stand up paddle, kayak, bicicleta, etc. O valor de entrada no EcoMundo é de 150 pesos por pessoa, mas eles também tem pacotes que incluem atividades, bebidas e almoço. Esses pacotes saem de 875 a 1750 pesos por pessoa ou 7850 pesos para um grupo de até 5 pessoas. 

Ruínas de Palenque

A apenas 9km da cidade, fica o Sítio Arqueológico de Palenque, uma das cidades maias de maior importância da sua época, junto com Calakmul, Chichén Itzá e Tikal na Guatemala.

Zona Arqueológica Palenque México

Um dos motivos que essas ruínas são consideradas tão importantes é que foi lá que reinou Pakal, um dos mais respeitados líderes da história maia. Um governante muito fora do comum, até mesmo pela quantidade de anos que viveu, já que seus 80 anos de vida ultrapassaram muito a expectativa de vida desta civilização. 

Além disso, outra coisa que torna esse local especial é que a tumba de Pakal foi encontrada dentro da câmara mortuária de um dos templos da cidade, o Templo das Inscrições. Essa tumba é considerada um dos maiores tesouros arqueológicos do México, já que Pakal foi um dos mais poderosos governantes maias.

Tumba Ruínas de Palenque México

Por tudo isso, o Sítio Arqueológico de Palenque foi nomeado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Até hoje há muito o que descobrir sobre essa cidade maia, já que ela é enorme, com quilômetros de extensão, sendo que apenas cerca de 2% das ruínas foram escavadas. 

Sítio Arqueológico Palenque México

Para ir até as Ruínas de Palenque, você pode fazer algum passeio com agência ou ir por conta própria. Basta pegar alguma das vans coletivas que saem em frente a loja Elektra, que custam 20 pesos por trecho.

Palenque México Ruínas

Se quiser ganhar tempo e incluir visitas a outros lugares, fechar um pacote é o melhor caminho. Veja abaixo algumas opções de pacotes que você pode reservar online:

Dicas e informações:

  • O sítio fica aberto todos os dias das 8h às 16h.  Chegue cedo para evitar o horário de pico, que começa as 10h;
  • O valor da entrada no parque é de 75 pesos;
  • Os guias na porta do parque cobram entre 200 e 300 pesos pelo tour básico (na parte principal do parque). Se não estiver fazendo o passeio com alguma agência, recomendo muito contratar um guia para entender melhor sobre a história dessas ruínas;
  • Além de fazer muito calor, há poucos lugares com sombra, então vá com roupas bem frescas e leve água e protetor solar.

Cascadas de Agua Azul

Quem gosta de cachoeiras e ama o mar do caribe, vai amar as Cascadas de Agua Azul, já que. como o próprio nome sugere, são cachoeiras com água em tom de azul, que aliás, é bem intenso!

Agua Azul Chiapas México

O parque tem mais poços do que cachoeiras, formando verdadeiras piscinas naturais, o que é excelente para nadar. Infelizmente algumas partes são restritas, por medidas de segurança. 

Além disso, o parque tem vários mirantes, restaurantes e lojas de artesanato, que você verá conforme caminhar. 

Cascadas Agua Azul Chiapas México

O local fica a 60 km de Palenque e para chegar lá você pode ir por conta ou fechar um passeio com alguma agência, que geralmente também inclui a visita a Cascada Misol Há.

Agua Azul Chiapas

Para ir por conta você deverá pegar uma van (50 pesos) que sai da avenida principal, em frente a uma loja chamada Elektra. A van te deixará em um ponto da estrada próximo ao parque, mas chegando lá haverão táxis compartilhados (25 pesos por pessoa) que levam até a entrada do parque. O valor para entrar é de 50 pesos. 

Clique aqui para ver o preço e reservar o passeio a Agua Azul + Cascada Misol-Há

Cascada Misol Há

Como eu falei anteriormente, a Cascada Misol-Há costuma ser incluída nos passeios que vão para as Cascadas Agua Azul. Isso porque Misol-Há está no caminho entre lá e Palenque. 

Cascada Misol-Há Chiapas México

No entanto, diferente das Cascadas Agua Azul, Misol-Há trata-se de uma única cachoeira, que por sinal, é bem alta. No entanto, além da cachoeira, há também uma caverna no local. 

Se quiser ir lá por conta, recomendo ir no mesmo dia que for a Agua Azul, já que basta pegar uma van de volta na estrada, mas ao invés de ir direto a Palenque, desça antes nela, que fica a 22km da cidade. Como a van vai te deixar na estrada, de lá você terá que caminhar até a entrada do parque. O valor para entrar nele é de 30 pesos.  

Cascadas Roberto Barrios

Esse é um complexo de cachoeiras menos conhecido do que os dois anteriores e por isso menos turístico, mas tão lindo quanto Agua Azul. Igualmente com um intenso tom de azul, mas que pode variar para verde, dependendo do dia. 

Além disso, o passeio a Cascada Roberto Barrios é menos controlado, podendo inclusive descer nos tobogãs naturais que a cachoeira forma. 

Essas cachoeiras ficam a 30 km de Palenque, em uma estrada que também leva para Agua Azul, mas que não seria a melhor opção, por ser um caminho mais longo. Dessa forma, os passeios a Cascada Roberto Barrios, não costumam incluir paradas na Agua Azul ou mesmo em Misol-Há. O que não é ruim, já que você tem mais tempo de curtir o dia por lá.

Clique aqui para ver os preços atuais e reservar a excursão para Cascada Roberto Barrios.

Para ir por conta, pegue uma van (50 pesos) em frente a loja Elektra, que irá te deixar bem próximo do local. O valor da entrada nesse parque é de 30 pesos. 

Bonampak

Se quiser conhecer mais ruínas maias em Chiapas, a 145km de Palenque ficam as Ruínas de Bonampak.

Bonampak é bem conhecido pelos seus murais pintados, que estão bem preservados e são considerados o elemento mais importante do sítio. Inclusive a palavra maia “bonampak” significa “paredes pintadas” ou “paredes manchadas”.

Como esse sítio está muito distante, recomendo fechar um passeio de um dia até lá, já que por causa da localização, ir por conta seria muito complicado. Além disso, o passeio também inclui as Ruínas de Yaxchilán, do qual falarei no próximo tópico. 

Clique aqui para conferir os preços atuais deste passeio. 

Se for por conta própria, saiba que o sítio fica dentro de uma comunidade indígena maia, chamada de Lacandona. Para entrar você deverá pagar 75 pesos referente a taxa do governo e mais um valor extra para a comunidade. 

Ruínas de Yaxchilán

Como comentei anteriormente, o sítio arqueológico de Yaxchilán fica próximo a Bonampak, além de estar praticamente na divisa com a Guatemala. Para chegar nele é necessário atravessar o Rio Usumacinta em uma jangada, o que acaba sendo um extra do passeio, já que assim você consegue admirar toda a fauna e flora do rio.

Ruínas de Yaxchilan México

Como não existe a mesma preocupação com a grande visitação de turistas, diferente de outras zonas arqueológicas famosas no México, Yaxchilán é uma experiência mais raíz, estando bem misturada à natureza.   

Selva Lacandona

Mais um lugar que pode estar incluso nesse passeio que passa pelas duas últimas ruínas citadas, é a Selva Lacandona. Onde vive parte da comunidade indígena maia que eu comentei anteriormente. 

Trata-se de um centro de ecoturismo chamado Três Lagunas, onde é possível fazer caminhadas, andar de kayak, fazer rafting no Rio Lacanjá, ver crocodilos, acampar ou até se hospedar na pequena pousada deles.

Quantos dias ficar em Palenque México?

Palenque é um lugar que as pessoas costumam conhecer rapidamente, geralmente em passeios de um dia saindo de San Cristóbal.

Palenque México dicas

 Esses passeios costumam incluir as Ruínas de Palenque, as Cascadas Agua Azul e a Cascata Misol-Há, passando por esses 3 lugares em um só dia. O que prova que é possível conhecer vários lugares de Palenque em um único dia, mas se você tiver tempo, recomendo ficar pelo menos 2 dias em Palenque e ver esses lugares com mais calma, para aproveitar melhor, além de incluir outras atrações que desejar. 

Confira abaixo minha sugestão de roteiro!

Roteiro de 2 dias em Palenque México

1º Dia: Ruínas de Palenque + Passear no centro de Palenque
2º Dia: Cascatas Agua Azul + Cascada Misol-Ha

Dias extras: 

3º Dia: Cascada Roberto Barrios
4º Dia: Bonampak + Yaxchilán + Selva Lacandona

Onde se hospedar em Palenque México?

Confira abaixo algumas opções de hostels e hotéis em Palenque:

Hostels/Pousadas em Palenque

Casa Janaab Palenque: trata-se de uma espécie de pousada, que funciona um pouco como hostel, porque além de ter quartos individuais, tem também quartos compartilhados. Eu fiquei hospedada nele e gostei, a localização é boa e os quartos têm ar condicionado, armário individual e banheiros com ótimos chuveiros. Além disso, eles tem cozinha compartilhada, estacionamento gratuito e mesa de bilhar. 

Posada Nacha`n – Ka`an: essa pousada também funciona como um hostel, por possuir opções de quartos compartilhados. Ela fica bem próxima da praça principal e de onde saem as vans que levam para as cachoeiras e outras regiões de Chiapas. Os quartos tem ventilador, tv e banheiro privado e a pousada tem recepção 24 horas e depósito de bagagem.

Hotéis em Palenque

Mision Palenque: este hotel 4 estrelas fica bem próximo do centro. Eles tem piscina, spa, quadras esportivas, academia, serviço de quarto, estacionamento gratuito e bar. Os quartos tem banheiro privativo, ar condicionado e TV a cabo. 

Hotel Maya Tulipanes Palenque: este hotel 4 estrelas está localizado a 900 metros do centro. Ele tem piscina, bar, restaurante, playground e estacionamento gratuito. Os quartos contam com ar condicionado, banheiro privativo e TV a cabo. 

Hotel Boutique Quinta Chanabnal: este hotel 5 estrelas fica a 3km do centro de Palenque, mas mais próximo das ruínas de Palenque. O hotel conta com piscinas ao ar livre, spa, sauna, restaurante, lanchonete, bar, serviço de quarto, recepção 24 horas e estacionamento gratuito. Os quartos tem ar condicionado, tv a cabo, ventilador e banheiro privativo. 

Dicas Gerais de Palenque México

  • Palenque é uma cidade extremamente quente, por isso não deixe de andar sempre com uma garrafinha de água e protetor solar;
  • Se gosta de tacos, não deixe de comer na Taquería Tropitacos, que é uma delícia e tem preços muito bons;
  • A praça principal da cidade é bem animada de noite e fica cheia de barraquinhas com coisas para comer.

E aí gente, gostaram das dicas sobre o que fazer em Palenque México?

Qualquer dúvida, manda uma mensagem direta lá no meu instagram @olhosdeturista, que eu respondo rápido! Aproveite para assistir os STORIES DE PALENQUE!

Curtiu esse artigo e quer guardar esse link? Então salva a imagem abaixo no teu Pinterest, para acessar esse artigo quando quiser!

Palenque México o que fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima