Mérida México o que fazer

Mérida México: o que fazer, roteiro, como chegar, onde se hospedar

Mérida México: se você vai conhecer o estado de Yucatán, não pode deixar de conhecer Mérida, uma cidade cheia de riquezas culturais, naturais e muita história. Uma coisa bem legal sobre lá, que eu já adianto, é que além da cidade ter diversas atividades e locais legais para conhecer, ela serve como base para conhecer várias atrações legais do estado de Yucatán. Por isso, confira neste post muitas dicas sobre o que fazer em Mérida e nos arredores, além de tudo o que você precisa saber para visitar a cidade!

Sobre Mérida México

Merida é uma importante cidade mexicana, que é destacada por sua cultura, tendo inclusive já sido nomeada a Capital Americana da Cultura, graças as diversas atividades culturais que acontecem na cidade, além da sua rica história.

igreja em Mérida México

A cidade foi fundada em 1542, mas ela também já foi habitada pelos maias e chamada por eles de T’Hó. Apesar disso, já não haviam mais vestígios maias quando os espanhóis chegaram. 


Merida é considerada a cidade mais segura do México e uma das mais seguras de todo continente americano. 

Onde fica Mérida México?

A cidade de Mérida está localizada em Yucatán, a 50 km do Golfo do México. Ela é a capital e maior cidade do estado. 

É muito fácil acessar a cidade, tanto de avião, como por terra. Aliás, Yucatán possui apenas dois aeroportos e um deles está em Merida.

Por essas e outras, Mérida é perfeita para ser usada como ponto base para conhecer diversas atrações interessantes de Yucatán. 

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Como chegar em Mérida México?

Confira abaixo como chegar em Mérida da Cidade do México, Cancun, Holbox e Valladolid:

Da Cidade do México a Mérida

Avião: todos os dias saem vários vôos da Cidade do México em direção a Mérida. As passagens custam por volta de 2000 pesos o trecho e a viagem leva cerca de 2 horas. O aeroporto de Mérida está a 8 km de distância do centro e há opções de ônibus locais ou táxis que levam até lá. 
Ônibus: todos os dias saem 2 ônibus da Cidade do México em direção a Mérida. A viagem dura cerca de 21 horas e custa 1500 pesos. 

Leia também sobre tudo o que fazer na Cidade do México

De Cancun a Mérida

Ônibus: todos os dias saem diversos ônibus em direção a Mérida dos terminais de Cancun. O tempo de viagem é de aproximadamente 4 horas e meia para chegar e custa cerca de 400 pesos. 
Carro: se preferir alugar um carro em Cancun, existem duas opções de rotas para Mérida. A rodovia Kantunil-Cancun 180D, que tem pedágios e leva cerca de 3 horas e meia ou a Carretera Costera del Golfo 180, sem pedágio, mas que leva quase 5 horas para chegar.

Leia também dicas sobre Cancun nesse post sobre o que fazer em Cancun

De Holbox a Mérida

Ônibus: depois de pegar a balsa de Holbox a Chiquilá, você pode pegar um dos 2 ônibus que vão a Merida. Um sai de manhã cedo e o outro no final da tarde. A viagem leva cerca de 5 horas e custa 650 pesos. 
Carro: saindo de Chiquilá, siga as placas para a cidade El ideal e de lá você terá que pegar a rota Cancun-Kantunil 180D, que leva cerca de 3 horas e meia e tem pedágios. Ou desviar para a Carretera Costera del Golfo 180, que não tem pedágios e leva cerca de 4 horas e meia. 

De Valladolid a Mérida

Ônibus: todos os dias saem diversos ônibus a Mérida, desde o primeiro às 8h até o último às 18h45. A passagem custa de 200 a 260 pesos por trecho e leva 2 horas e 15 minutos. 
Carro: há duas opções de trajeto, uma pela Carretera Costera del Golfo 180, que leva cerca de 2 horas e 10 minutos. Outra que você pega a Kantunil-Cancun 180D, que leva menos de 1 horas e 40 minutos. A primeira não tem pedágios, a segunda tem. 

Onde se hospedar em Mérida México?

Veja abaixo algumas opções de hostels e hotéis em Mérida:

Hostels em Mérida México

  • El Mayab Hostel: esse hostel é muito bem avaliado, tem uma ótima localização, café da manhã simples, mas bom e fica perto do terminal de ônibus. Eles ainda tem cozinha e algumas áreas boas de convivência. 
  • Hostel Le Juj: esse foi o hostel que eu me hospedei. Achei ele bem simples e parado. Não é o tipo de hostel ideal para fazer amizades e conhecer gente. Eles tem café da manhã disponível, que é bem simples também. O hostel ainda conta com um pequena piscina, não muito bem cuidada e uma pequena cozinha. A localização é ok.  É uma boa opção para quem viaja com amigos, já que os quartos não possuem muitas camas, então você pode acabar ficando com o quarto só para você e sua turma. 
  • Siesta Fiesta Hostel: Para quem curte um ambiente mais jovem, esse hostel é bem popular em Mérida, uma boa opção para quem viaja sozinho. Eles não servem café da manhã, mas tem cozinha compartilhada. O hostel ainda tem uma piscina e bebidas a venda. A localização também é ótima, a apenas 500 metros do centro.

Hotéis em Mérida México

  • Hotel Posada del Angel: hotel simples, mas com boa localização, a 300 metros do centro. Tem estacionamento, wifi, recepção 24 hrs e serviço de quarto. A avaliação dos hóspedes é muito boa. 
  • Hotel Las Dalias Inn: esse hotel 3 estrelas fica a 900 metros do centro . Tem piscina, wifi, recepção 24 horas e bar. Ele é igualmente bem avaliado que o anterior. 
  • Hotel Palacio Maya: esse hotel é um dos mais bem avaliados de Mérida e tem um padrão mais elevado que os demais (4 estrelas). Eles tem academia, piscina, estacionamento, wifi, bar e serviço de quarto 24 horas. Diferente dos outros, ele não fica tão próximo do centro, estando a 1,6km de distância.  

O que fazer em Mérida México?

Mérida é uma cidade cheia de coisas para fazer, que vão desde conhecer o centro e museus da cidade, até conhecer cenotes e ruínas nas proximidades. Veja abaixo algumas dessas atrações:

Centro de Mérida

Há muitas coisas legais para fazer no centro de Mérida, confira abaixo alguns dos principais pontos de interesse da cidade:

Parque Plaza Grande (Zócalo)

A Plaza Grande, também conhecida como Plaza de la Independencia, é a principal praça de Mérida e está localizada bem no centro da cidade.

letreiro de Mérida México

Essa praça fica agitada durante o dia e a noite, sendo que as noites costumam ser agitadas com eventos, apresentações e outros tipos de entretenimento. 

Lá também fica o principal letreiro e Catedral de Mérida, que falarei a seguir. 

Catedral San Idelfonso

Em frente a Plaza Grande fica a Catedral de San Ildefonso, a principal de Mérida.  

Catedral San Idelfonso em Merida

Se você não curte muito conhecer igrejas e catedrais, duas curiosidades interessantes sobre essa podem te despertar o interesse:

  • A Catedral de Mérida é considerada a mais antiga da parte continental das américas (a Catedral de Santa Maria da Encarnação na ilha de Santo Domingo é a mais antiga do continente como um todo);
  • Dentro dela há uma escultura de Jesus Cristo, que é considerada a maior escultura de madeira de Jesus crucificado no mundo. 

A visita ao interior desta catedral é gratuita.

Letreiro de Mérida

Ainda na praça, você verá um lindo letreiro colorido de Mérida, onde você pode tirar foto com a Catedral de fundo. 

Existem outros letreiros espalhados pela cidade, mas esse é sem dúvidas o mais bonito. 

Palacio de Gobierno del Estado de Yucatán

Ainda na Plaza Grande, fica o Palácio do Governo de Yucatán, onde você poderá conferir diversos quadros de um pintor mexicano chamado Fernando Castro. Essa coleção de 27 murais contam um pouco sobre a história espanhola e maia. 

Palácio de Gobierno del Estado de Yucatán

Os quadros estão na Galeria de Arte, dentro do Palácio, no segundo andar. A entrada é gratuita e a visita não deve demorar mais de 1 hora.  

Palácio Municipal de Mérida

Outro palácio interessante de visitar é o Palácio Municipal, que fica ao lado do Palácio do Governo. 

Ele é um edifício bem bonito e conservado, sendo ainda mais bonito de noite, quando acendem luzes que iluminam ele todo. Não à toa, acontecem alguns eventos em frente a ele. 

Hoje ele é usado como prefeitura, mas ele já chegou a ser até prisão durante sua história. 

Mercado Lucas Galvez

Se você gosta de conhecer mercado locais, vale a pena conhecer o mercado Lucas Galvez. Lá você poderá encontrar comidas típicas mexicanas, simples e baratas ou mesmo frutas e docinhos.

Um alerta para esse tipo de mercado bem típico no México, é que nem todo mundo acaba gostando, já que às vezes a higiene deles não é das melhores. Mesmo assim, eu recomendo a visita, já que é um local rico em aspectos culturais, onde você pode ter bastante contato com a cultura local. 

Parque Santa Lúcia

Um parque legal para ser visitado principalmente de noite é o Parque de Santa Lúcia. Ele é especialmente conhecido pelas noites de quinta-feira às 21h, quando são realizados pequenos shows com serenatas, músicas e danças locais. 

Parque Santa Lucia Merida Mexico

Outra coisa legal dessa praça são essas cadeiras enormes, como a da minha foto. É uma versão grande desse tipo de cadeira típica do estado de Yucatán, que foram projetadas dessa forma para que os jovens casais se sentassem um de frente para o outro e não pudessem se tocar, em uma época mais conservadora. 

Nessa praça fica a Iglesia Santa Lúcia, em um local que costumava ficar o antigo cemitério da cidade. Por conta disso, dizem que o local é assombrado.

Paseo Montejo

Uma das avenidas mais importantes de Mérida, o Paseo Montejo, é um lugar que vale muito a pena conhecer.

Paseo Montejo Mérida México

A avenida, que é a maior de Mérida, é repleta de mansões antigas e monumentos, que você pode explorar durante uma longa caminhada ou mesmo em um passeio de bicicleta.

A maioria das construções coloniais tem inspiração francesa, com diversas casas, mansões e jardins. 

Dois lugares que eu recomendo conhecer nessa rua são o Palácio Cantón e o Monumento a la Patria, que falarei melhor abaixo. 

Palácio Cantón

O Palácio Cantón é um lindo edifício localizado no Paseo Montejo.

Palácio Canton Mérida México

A beleza dele por fora é inegável, sendo uma espécie de mansão com uma arquitetura rica em detalhes e extremamente conservada. 

Por dentro, trata-se de um museu com peças de cultura maia. O valor da entrada é de 65 pesos.

Falarei de outros museus de Mérida mais a frente, mas esse eu optei por listar aqui, porque mesmo que você não seja muito fã de museus, vale a pena conhecer esse pelo menos por fora. 

Quinta Montes Molina

Outro lugar que você deveria conhecer durante seu passeio pelo Paseo Montejo, é a linda Casa Montes Molina. Uma incrível mansão aberta ao público, com belos jardins e terraços. 

Quinta Montes Molina Merida México

Ela é simplesmente linda por fora, mas também há um museu nela, com antiguidades e decorações como móveis, pisos de mármore, lustres, relógios, etc.  

A entrada para o museu custa 85 pesos e ele abre de Segunda a Sexta das 9h às 17h e de Sábado até às 13h. 

Monumento a La Patria

Esse monumento fica no meio de uma rotatória da Avenida Paseo Montejo.

Monumento a la Patria Merida México

Além dele ser bem bonito, com cores e formas que lembram construções maias, se você observar de perto, verá que existem várias escritas gravadas que explicam um pouco sobre a história de Yucatán e do México como um todo. 

Museus de Mérida

Mérida é uma cidade perfeita para quem gosta de conhecer museus, porque ela tem vários. Cito abaixo alguns dos museus mais famosos de Mérida.  

Museu Casa Montejo

Um dos museus mais populares em Mérida é o Museu Casa Montejo. Hoje ele é um museu de móveis e artefatos de época, mas ele já foi lar da família que o construiu, a família Montejo, razão pela qual leva esse nome. 

Essa foi uma importante família para a cidade de Mérida, já que Francisco Montejo, foi o fundador da cidade. Por isso também que a principal avenida de Mérida chama-se Paseo Montejo. 

Ele fica na praça principal de Mérida e a entrada é gratuita. Chegando às 11h, você consegue fazer uma visita guiada gratuita. O Casa Montejo abre de Terça a Domingo, das 10h às 19h. 

Museu Macay

Ainda na praça principal, ao lado da Catedral San Idelfonso, fica também o Museu Macay, um museu de arte moderna e contemporânea. 

São 15 salas de exposições temporárias, cujas peças são mudadas a cada 3 meses. Além de 2 galerias e 4 salas permanentes, que contem obras de artistas de Yucatán. O museu também conta com um pequeno jardim, que é a cereja do bolo para muitos.

A entrada dele também é gratuita e ele funciona todos os dias (exceto de terça) das 10h às 18h.

Museu de La Ciudad de Mérida

Para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre a história de Mérida, o museu da cidade é uma opção interessante e rápida, já que trata-se de uma exposição pequena. 

Ele fica a poucas quadras da praça principal e abre de Terça a Sexta das 9h às 18h e de Sábado e Domingo das 9h às 14h. A entrada é gratuita. 

Gran Museo del Mundo Maya

Um dos museus mais importantes de Mérida e de Yucatán é o Gran Museo del Mundo Maya. 

Como o próprio nome sugere, ele é um museu voltado para a cultura maia, com diversas peças e explicações sobre a civilização deles. 

Esse museu está a 10km do centro de Mérida, então para chegar lá você terá que alugar um carro, pegar um táxi ou ir de transporte público. 

Para ir de ônibus você pode pegar uma rota que chama “tapetes”, que pára em frente ao museu. Há ônibus saindo todos os dias da rua atrás da Catedral de San Idelfonso, pergunte para algum morador ou na sua acomodação, que eles saberão te explicar. 

O museu é bem grande, sendo que só a visita na Sala Permanente leva 2 horas, por isso recomendo separar umas 3 horas para conhecer ele bem.

A entrada custa 150 pesos e se for de carro, o estacionamento sai por 20 pesos por 3 horas. O Gran Museo del Mundo Maya abre de Quarta a segunda das 9h às 17h.

Cenotes na região de Mérida

Não muito longe de Mérida, cerca de 1 hora, ficam os cenotes da região de Hómun, uma cidadezinha mais simples, mas cheia de cenotes para visitar.

Para conhecê-los, você deverá pegar um coletivo até a cidade (35 pesos o trecho) e de lá contratar um mototáxi (cerca de 300 pesos) que te levará para explorar vários cenotes durante algumas horas. Ou contratar um tour que faça esse passeio saindo de Mérida e com tudo incluso.

Os cenotes dessa região são muito mais baratos (30-50 pesos – não incluído no valor do mototáxi) para entrar do que em outras partes do México e além disso, eles são bem menos turísticos e por isso é bem comum eles estarem vazios.

Eu conheci 4 cenotes de Hómun, dos quais falarei mais abaixo:

Cenote Canunchén

O Cenote Canunchén não é aquele tipo de cenote fotogênico, mas é bem divertido. 

Cenote Canunchén Yucatan México

Ele é tipo um buraco no chão e por isso foi construída uma escada de metal para que as pessoas pudessem acessá-lo. Além de uma plataforma de madeira para que as pessoas tenham onde ficar quando não estiverem na água. 

Uma coisa que eu gostei bastante nesse cenote, é que tem uma cordas para você balançar e se jogar na água, o que torna a visita mais divertida. 

Apesar de quase não bater Sol nele e a água ser fria, eu não senti frio e olha que sou friorenta. A sensação é de frescor de água fria. 

Para entrar nesse cenote é cobrado 30 pesos. 

Cenote Balmil

Esse é um cenote mais para ver do que para nadar, já que o mais interessante dele são as estalactites e estalagmites. Por isso ele aparenta bastante como uma caverna. 

Cenote Balmil Yucatán

Ele é bem profundo e para acessá-lo também é necessário descer uma longa escada de metal.  

Como ele é bem grande e a parte de água é pequena, você pode andar um pouquinho por ele para observar as estalactites e estalagmites. Dá para tirar várias fotos bem legais também, porque ele é um pouco iluminado com luz artificial. 

Estalactites do Cenote Balmil em Yucatán

Lá eu não cheguei a entrar na água, preferi realmente curtir o restante do cenote. 

Para entrar nele é cobrado 30 pesos. 

Cenote Hool Kosom

Esse cenote também é bem fechado, com uma pequena abertura no topo dele, que ilumina um pouco seu interior. Para chegar nele você tem que descer 2 lances de escadas.

Cenote Hool Kosom México

O Cenote Hool Cozón é bem bonito, tem um formato meio oval e a cor da água tem um tom de verde esmeralda.

Quando eu fui tinha um filhote de morcego bem bonitinho pendurado na escada, até tirei foto com ele. Morcegos são bem comuns em cenotes, principalmente esses mais fechados, por isso se ver algum não toque e não chegue muito perto porque eles são fonte de muitas doenças. 

morcego no cenote

O valor da entrada nesse cenote é de 35 pesos. 

Cenote Pool Uinic

O Cenote Pool Uinic é o mais próximo do centro de Homún, por isso é uma ótima opção para ir depois que acabar o tour com o mototáxi, já que geralmente eles te levam apenas em 3 cenotes. Assim você consegue aproveitar 4 cenotes da região. 

Cenote Pool Uinic Yucatan México

Além de incluir um cenote a mais no seu passeio, esse cenote é bem legal. Apesar dele ser 100% fechado, a água é absurdamente clara e a areia do fundo do cenote, super branquinha

Aliás, eles usam essas areia para fazer um sabonete esfoliante e vender para o público. É muito bom e você pode testar a eficácia com a própria areia do cenote, pegue um pouco dela e passe em movimentos circulares delicadamente no seu corpo e rosto. A pele fica uma delícia!

Cenote em Homúm Yucatan

O valor para entrar nesse cenote é de 20 pesos. 

OBS: existem vários outros cenotes na região de Homum. Esses são apenas os que eu fui, mas se você contratar o serviço de mototáxi, eles vão te dar diferentes opções de passeio. 

O que fazer nos arredores de Mérida México?

Rio Celestun

Há uma hora e meia de carro de Mérida, no litoral de Yucatán, fica o Parque Estadual Celestun, uma reserva da biosfera. 

Para os turistas, sua maior atração é poder ver flamingos no habitat natural deles. 

Rio Celestun no México

O passeio dura por volta de 2 horas e além de ver flamingos, você pode dar sorte de ver crocodilos nos trechos de manguezais. Como o passeio é oferecido com guia, naturalmente você acaba aprendendo mais sobre o local, além de ter os olhos atentos de um guia para encontrar outros animais. 

Depois que acabar o passeio, você também pode aproveitar para conhecer a cidade de Celestún, que não fica distante da reserva.

Para ir até lá, você pode fazer um bate e volta. Para isso você pode alugar um carro e ir por conta, ir de ônibus ou ir com tour fechado. A melhor opção é ir com tour fechado, já que o passeio de barco já é incluído.

Do contrário você pode ter dificuldades de fazer esse passeio, assim como eu tive. Eu queria ir por conta, mas em minhas pesquisas na internet, percebi que por estar só eu e mais uma pessoa, poderia sair tudo muito caro, já que se a gente não encontrasse mais pessoas lá para dividir o barco (o que era provável, já que não é um passeio muito conhecido), teríamos que pagar sozinhos o custo de um barco para 6 pessoas, fora o custo da viagem até lá. Então conclui que compensaria mais fazer o passeio com agência. No final, acabei não indo até Celestun, também pelo fato de que eu já tinha visto muitos flamingos na linda Ilha Holbox, também no México.

Clique aqui para ver o preço e reservar esse passeio a Celestun. 

Playa Progreso

Se estiver afim de pegar uma praia, a Playa Progreso é uma ótima opção a apenas 50 minutos de Mérida.

A praia é bem bonita e embora ela não esteja na região do caribe, dependendo do dia, o mar pode estar bem clarinho. 

Playa Progreso México

Como esse é um passeio mais comum, é possível que a praia esteja bem movimentada, principalmente aos finais de semana, mas se desejar se distanciar do aglomerado, ande um pouquinho se afastando do pier. Já se você quiser só curtir um dia relaxante, comendo uns petiscos e bebendo algo, tem um restaurante lá que poderá te servir.

Você pode ir até a Playa Progreso alugando um carro, de ônibus ou em um tour bate e volta. Se for de ônibus, você pode pegar uma linha chamada “Autoprogreso” no centro de Mérida. 

Uma dica legal se você for de carro ou mesmo de ônibus, é aproveitar a viagem para passar primeiro pelo Gran Museo del Mundo Maya, que fica no caminho. Como eu falei anteriormente, dá para conhecer bem o museu em 3 horas. Por isso sugiro acordar cedo, para aproveitar bem tanto o Museu, como a praia. 

Izamal

Izmal é uma cidadezinha colonial próxima de Mérida, também localizada no estado de Yucatán. Viagens bate a volta de Mérida para Izmal são bem comuns e há quem faça através de passeios com agências e quem faça por conta. 

Izamal Yucatán

A cidade é famosa pelas suas igrejas e casinhas coloniais em tons de amarelo, aliás ela é conhecida pelo apelido “cidade amarela”. A cidade também conta com algumas modestas ruínas maias, que são tão simples, que não precisa pagar nada para conhecê-las. 

Valladolid

Valladolid é uma pequena cidade de Yucatán, com uma localização perfeita como base para conhecer vários pontos de interesse mais ao Sul do estado. Desde cenotes famosos, até ruínas, sendo inclusive muito usado como base para ir a Chichén Itzá.

Valladolid Yucatán

A cidade também é uma graçinha por si só e tem grande importância para o estado. Eu sou suspeita para falar, porque fiquei 3 dias em Valladolid e amei conhecer a fundo a região. 

Chichén Itzá

Há apenas uma hora e meia de Mérida, fica um dos mais importantes sítios arqueológicos do México e uma das Sete Maravilhas do Mundo: Chichén Itzá.

Chichén Itzá

O sítio, que também fica no estado de Yucatán, costuma ser visitado a partir de cidades mais turísticas, como Cancun e Playa del Carmen. Entretanto, é até melhor visitá-lo a partir de Mérida, já que a distância é menor.

Existem diversos sítios arqueológicos em Yucatán, mas se você tiver que escolher apenas um para conhecer, sem dúvidas esse é a melhor opção. Não digo nem por ser o melhor, mas por ser o mais importante e representativo. 

Você pode ir até lá alugando um carro por um dia, pegando um ônibus, fazendo um tour bate e volta ou pode até se hospedar em Valladolid para ficar mais próximo do sítio. Para saber mais leia o meu artigo com tudo sobre Chichén Itzá.

Uxmal

Outro sítio arqueológico de Yucatán, até mais próximo de Mérida, é Uxmal. Muitas pessoas acabam preferindo esse sítio do que Chichén Itzá, por ser menos cheio e turístico, além de permitir a subida em algumas pirâmides. 

Ruínas Uxmal no México

Apesar de não ser tão conhecido como Chichén Itzá, ele foi uma das maiores cidades maias de Yucatán, tendo suportado uma população de cerca 25 mil pessoas. 

Se ainda tiver pique depois de conhecer Uxmal, a apenas 20 minutos de lá, tem outro sítio arqueológico, chamado Kabah. 

Você pode ir até Uxmal alugando um carro, fazendo um passeio de um dia ou de ônibus.

O valor da entrada desse sítio é 80 pesos, mas também é necessário pagar 338 pesos adicional para o governo do estado, totalizando 418 pesos. 

Quantos dias ficar em Mérida México?

Para conhecer bem Mérida e um pouco da região ao redor, 3 dias é o suficiente. No entanto dá para ficar muito mais se você quiser conhecer outras partes de Yucatán, já que Mérida é um excelente ponto base. 

Como eu comentei anteriormente, outro local que é ótimo para ser um ponto base em Yucatán, é Valladolid. Se ficar 1 semana entre as duas cidades, com certeza vai conseguir conhecer bem o estado. 

Roteiro de 3 dias em Mérida México

1º Dia: Passeio pelo centro + Visitar museus + Passeio pela Avenida Paseo Montejo
2º Dia: Cenotes de Hómun + Visita a Izamal
3º Dia: Sítio(s) arqueológico(s)

Dias extras: outros lugares citados no tópico sobre o que fazer nos arredores 

Dicas Gerais de Mérida México

dicas de Mérida no México
  • Mérida é quente na maior parte do ano, mesmo em dias de chuva. Por isso recomendo sempre andar com garrafinha de água e protetor solar;
  • Para conhecer o centro enquanto aprende um pouco sobre a história da cidade, recomendo fazer um Free Walking Tour (é grátis, basta reservar aqui o passeio);
  • Existem muitas agências de passeios em Mérida, mas recomendo já deixar seus passeios reservados online, que por muitas vezes são mais baratos do que comprar o passeio no dia. Veja as opções de passeio clicando aqui;
  • A cidade tem muitos pernilongos, por isso não deixe de levar um repelente com você;
  • A gastronomia de Mérida e do estado de Yucatán como um todo, é bem peculiar. Geralmente eles colocam bastante pimenta nos pratos, então esteja atento a isso.

E aí gente, gostaram das dicas de Mérida México?

Se tiver alguma dúvida, pode mandar um DM lá no insta @olhosdeturista, que eu te respondo bem rapidinho! Aproveita para assistir os meus STORIES DE MÉRIDA!

Curtiu esse artigo e não quer perder esse link? Então salva o PIN abaixo no teu Pinterest para acessar esse post sempre que precisar! ♥

Merida em Yucatán no México

2 comentários em “Mérida México: o que fazer, roteiro, como chegar, onde se hospedar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima