Campeche México o que fazer

Campeche México: tudo sobre essa incrível cidade amuralhada mexicana

Quem planeja uma viagem para o México, raramente coloca o estado de Campeche no roteiro de viagem. Confesso que se não estivesse no caminho do meu longo trajeto de 4 meses pelo país, eu provavelmente não pararia lá, mas fico feliz de ter parado. Campeche é uma cidade simples, mas encantadora e a única cidade amuralhada do México, além de conquistar qualquer um com suas lindas casinhas coloniais coloridas. Por isso, descubra nesse artigo tudo o que fazer em Campeche México e nos arredores! 

Sobre Campeche México

Campeche, formalmente conhecida como San Francisco de Campeche, foi a primeira cidade fundada pelos espanhóis na península de Yucatán, no México. 

história de campeche mx

Antes de ser conquistada pelos espanhóis, ela foi habitada pelos maias, assim como boa parte das cidades da península.


Durante a época colonial, Campeche serviu como porto de entrada e saída de Yucatán para a Espanha. Isso acabou atraindo piratas ingleses e holandeses, que atacavam não somente para se apoderar de tudo que fosse valioso, mas também para enfraquecer o poder da espanha. Por essa razão, os espanhóis decidiram construir muralhas e fortes em volta da cidade, principalmente voltados para o mar, de onde mais sofriam ataques. 

Por toda sua história e preservação, Campeche foi declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e é uma das poucas cidades amuradas do continente americano.

Onde fica Campeche México?

A cidade de Campeche é a capital e maior cidade do estado de mesmo nome. Ela está localizada na Península de Yucatán, na costa do Golfo do México.

Campeche México onde fica

Como chegar em Campeche México?

Confira abaixo como chegar em Campeche desde Mérida, Palenque e Oaxaca.

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

De Merida a Campeche

Mérida Yucatán
  • Ônibus: há diversos ônibus saindo todos os dias em direção a Campeche desde as 6h até as 21h30. O valor a passagem custa cerca de 270 pesos o trecho e a viagem dura por volta de 2 horas e 40 minutos. 
  • Carro: se preferir alugar um carro em Mérida, há duas opções de trajeto, um pela Costera del Golfo O/México 180, que leva cerca de 2 horas e 15 minutos. Outro que você faz o mesmo trajeto, desviando apenas na Lib. Mérida – Campeche, totalizando 10 minutos a mais de viagem. A primeira tem pedágios, a segunda não tem. 

Quer também dicas de Mérida? Então leia esse artigo: tudo sobre Mérida México!

De Palenque a Campeche

Palenque Chiapas México
  • Ônibus: todos os dias saem de 1 a 2 ônibus de Palenque a Merida. A passagem custa de 430 a 522 pesos e a viagem leva aproximadamente 6 horas. 
  • Carro: O trajeto mais curto de Palenque a Campeche é de 359 km, a viagem leva cerca de 5 horas. Essa rota é pela Villahermosa Chetumal/México 186, entrando depois na Champoton-Escarcega. 

Também vai par Palenque? Então não deixe de ler essas dicas de o que fazer em Palenque!

De Oaxaca a Campeche

cidade de Oaxaca
  • Avião: todos os dias saem diversos voos do Aeroporto de Oaxaca ao Aeroporto de Campeche. As passagens custam entre 2200 a 6000 pesos. O Aeroporto de Oaxaca fica a 10km do centro da cidade e o Aeroporto de Campeche fica a 7km. 
  • Ônibus: há ônibus diários saindo de Oaxaca a Campeche. A passagem custa entre 1900 e 2300 pesos e a viagem leva por volta de 18 horas e 30 minutos. 

Também vai para Oaxaca? Então veja tudo o que fazer em Oaxaca!

Onde se hospedar em Campeche México?

Veja abaixo algumas opções de hostels e hotéis em Campeche:

Hotéis em Campeche México

  • Catedral Hotel Campeche: eu me hospedei nesse hotel 3 estrelas, que está mais para uma pousadinha. Ele é bom, mas não tem nada demais. Aliás, uma coisa que me incomodou bastante é que eles tem wifi apenas em alguns quartos e nas áreas compartilhadas. Os quartos são bem equipados, com banheiro privado, ar condicionado e tv. A localização é boa, a 200 metros do centro. Não tem café da manhã. Eles aceitam animais. 
  • Castelmar Hotel: a 350 metros do centro, este hotel 4 estrelas é super bem avaliado. Todos os quartos têm ar condicionado, banheiro e tv. O hotel tem piscina, wifi, recepção 24 hrs e várias áreas comuns. 
  • Hotel Lopez Campeche: igualmente próximo do centro que o anterior, este hotel também 4 estrelas tem incluso café da manhã e estacionamento gratuito. Os quartos têm ar condicionado, banheiro, tv e outros utensílios. Ele também tem piscina.
  • Hotel Plaza Campeche: a 400 metros do centro, este hotel tem piscina, wifi, estacionamento grátis, bar, restaurante e serviço de quarto. O café da manhã é pago a parte. Os quartos têm ar condicionado, tv, cofre, banheiro e isolamento acústico. 

Hostels em Campeche México

  • Hostal Casa Asher: esse hostel tem uma localização perfeita, bem no centro da cidade. Trata-se de uma casa com quartos compartilhados em pouquíssimas pessoas (até 3). O café da manhã não está incluso na diária, mas por um adicional eles servem um café da manhã bem completo no restaurante deles. 
  • Viatger Inn: a apenas 300 metros do centro, esse hostel tem os quartos muito bem equipados, com ar condicionado, Netflix, armário individual e banheiro interno, além disso eles oferecem café da manhã e estacionamento grátis. No entanto, esse é um hostel mais focado em aluguel de quartos para famílias, não sendo uma opção muito boa para quem viaja sozinho. 

O que fazer em Campeche México?

Como Campeche é uma cidade relativamente pequena, não a muito o que fazer na cidade. O turismo local gira totalmente em torna da muralha e história local. Confira abaixo todas as dicas e pontos de interesse dentro da cidade. 

Puerta de Tierra e Puerta de Mar

Entre as muralhas de Campeche, existem duas portas de acesso à parte de dentro da muralha. 

Puerta de Tierra Campeche México

A Puerta de Tierra é a porta que liga a parte terrestre com a cidade colonial, já a Puerta de Mar é a parte que liga a cidade com o calçadão e o mar. 

Aliás, ambas portas estão em uma linha reta, conectadas pela Calle 59 e o trecho da caminhada entre elas é de 600 metros. 

Calle 59

Por falar em Calle 59, ela por si já é super linda e na minha opinião, uma das ruas mais lindas de Campeche. 

Calle 59 casinhas coloridas de Campeche México

As casinhas coloniais nela são bem coloridas e os dois últimos quarteirões da rua são fechados só para pedestres, além de ter alguns barzinhos e restaurantes com mesas e cadeiras na calçada. Um charme!

Iglesia de San Roque y San Francisquito

Ao caminhar pela Calle 59, você passará por uma construção amarela mais comprida do que as casinhas. Talvez você nem preste muito atenção, já que o local está em péssima conservação, mas trata-se de uma igreja.

iglesia san roque campeche méxico

Ela fica na esquina com a Calle 12, onde o ângulo de visão para apreciá-la é melhor e sua beleza fica mais aparente. 

O nome dela é Iglesia de San Roque, mas também é chamada de Iglesia de San Francisquito.

Nem sempre ela está aberta, mas ainda funciona como igreja e tem missas aos Domingo. 

Ex-Templo de San José

Das igrejas mais antigas de Campeche, o Ex-Templo de San José merece um destaque, por sua linda arquitetura colonial.

Templo San José Campeche México

Como você deve imaginar pelo nome, o antigo Templo já não é mais igreja. Atualmente ele abriga um mercado de artesanato, onde você poderá encontrar desde roupas e acessórios até utensílios para casa. 

Plaza De La Independencia

A Plaza De La Independencia é a principal praça de Campeche. Localizada no centro da cidade, ela é bem cuidada, linda, tem muito verde e um quiosque charmoso no meio dela. 

Praça principal de San Francisco de Campeche

Uma curiosidade legal é que algumas árvores da praça foram doadas pelo governo cubano no século 20.  

De noite nos finais de semana, acontecem algumas apresentações musicais e artísticas, que reúnem turistas e moradores. Além disso, em volta da praça há diversos restaurantes e outros pontos de interesse que falarei a seguir.

Catedral de Nuestra Señora de la Purísima Concepción

Em frente a Plaza De La Independencia, está a Catedral de Nuestra Señora de la Purísima Concepción, a principal igreja da cidade. 

Catedral principal de Campeche México

Linda por dentro e por fora, com duas torres brancas em estilo barroco e neoclássico.

Ela foi construída na época que a cidade foi fundada, sendo inicialmente uma pequena paróquia e posteriormente ampliada. 

Centro Cultural “El Palacio”

Ainda na Plaza De La Independencia você verá o Centro Cultural El Palacio, conhecido também como Museo de Fortificaciones. 

Centro Cultural el Palácio Campeche México

É um local interessante para quem quer conhecer mais sobre a história de Campeche. Eles tem salas com projeções, peças maias e pinturas. 

Além disso, por fora ele também é lindo e de noite fica bem iluminado com luzes coloridas.  

A entrada custa 20 pesos.

Museo de la Arquitectura Maya (Baluarte de la Soledad)

O Museu da Arquitetura Maia está abrigado no Baluarte de la Soledad, um tipo de construção militar que servia para proteger a cidade.

Baluarte de la Soledad e Museu Arquitetura Maya Campeche

Como o nome sugere, o museu explica um pouco sobre arquitetura maia e além disso, possui peças encontradas nos sítios arqueológicos do estado. 

Além das exposições, é possível também subir o baluarte, que por estar localizado em frente ao mar, proporciona uma vista linda dele. 

A entrada custa 50 pesos e o museu fica aberto das 8h às 17h de Terça a Domingo. 

Museu de Campeche (Baluarte de San Carlos)

O Museu de Campeche, abrigado no Baluarte de San Carlos, tem uma pequena exposição que conta um pouco da história da cidade. Há itens do período colonial, como canhões e armaduras. Além disso, o próprio baluarte é parte fundamental da história, já que foi a primeira construção da muralha. 

Baluarte San Carlos e Museu de Campeche México

Ao visitar esse baluarte você também poderá ver uma pequena prisão interna, chamada de “el pulguero”, onde eles mantinham alguns prisioneiros. 

O valor da entrada é de 50 pesos e ele funciona de Terça a Domingo das 8h às 17h.

Baluartes de Campeche

Além dos 2 baluartes já citados, Campeche possui mais 6 baluartes espalhados pela cidade. Todos foram construídos para proteger e unir a muralha. Ao todo são 8 baluartes:

Baluartes México
  1. Baluarte de la Soledad
  2. Baluart de San Carlos
  3. Baluarte de San Juan
  4. Baluarte de San Pedro
  5. Baluate de Santa Rosa
  6. Baluarte de Santiago
  7. Balurte de San Francisco
  8. Baluarte de San José

Malecón de Campeche

Ao atravessar pela Puerta de Mar, você irá se deparar com o calçadão de Campeche, que é ótimo para curtir um passeio tranquilo pela orla da praia. 

Malecón de Campeche

O Malecón de Campeche tem 5km de extensão e apesar de não ter praia, a caminhada por ele é bem gostosa. Ao longo do percurso você vai se deparar com diversas palmeiras, esculturas, obras de arte e até canhões que eram usados para defender a cidade. 

Letreiro de Campeche 

Ao sair da Puerta do Mar, caminhando a direita no Malecón você encontrará o letreiro de Campeche, onde poderá tirar fotos com o mar ao fundo. 

letreiro Campeche México

O letreiro é bem lindo e cada letra tem um símbolo diferente que representa o estado de Campeche. 

Fuerte de San José

A cidade amuralhada de Campeche contém dois grandes fortes construídos para reforçar as defesas da cidade no período colonial. Cada um encontra-se a 4km de distância do centro. 

Furte San José e Museu de Arqueología Subacuática Campeche México

O Fuerte San José era usado para proteger a área leste da cidade. Atualmente ele abriga o Museu de Arqueología Subacuática.

O museu contém uma coleção de objetos arqueológicos encontrados no fundo das águas do Golfo do México e do caribe mexicano ou mesmo no fundo de rios, cenotes, etc. 

Além disso o forte em si tem bastante história e uma vista incrível para o mar. 

O museu funciona de Terça a Domingo, das 8h às 17h e o valor da entrada é 50 pesos.

Fuerte de San Miguel

A 4km à esquerda do centro de Campeche, fica o Forte San Miguel, que era usado para proteger a área oeste da cidade.

Furte San Miguel e Museu Arqueológico Campeche

Hoje ele abriga o Museu Arqueológico de Campeche, que possui exposições sobre a história arqueológica do estado, tanto da época dos maias, quanto do período colonial.

O local não irá apenas agradar os fans de museu e história, mas também quem gosta de admirar uma bela vista do mar, já que a vista lá é linda.

O Forte San Miguel funciona de Terça a Domingo, das 8h30 às 17h e custa 60 pesos para entrar. 

Parque Natural Petenes

O Parque Natural Petenes, também conhecido como Rio Celestun, é uma reserva natural com aproximadamente 300 espécies de pássaros. Aliás, Petenes é um lugar visitado especialmente pela grande possibilidade de avistamento de flamingos rosa. 

Parque Natural Petenes Celestun

Além de muitos pássaros, o parque tem muitos manguezais, matagais, selva baixa e dunas.

Para conhecer o Parque Natural Petenes, recomendo fechar um passeio de lancha

Playa Xpicob

A 25 minutos de Campeche, fica Xpicob, uma praia protegida por uma associação sem fins lucrativos voltada para o ecoturismo responsável da região e proteção da vida marinha.

Playa Xpicob Campeche México

A praia em si é pequena, a água é calma e em tom de azul claro. O local da associação abriga 27 espécies de tartarugas ameaçadas de extinção. Além disso é possível acampar no local, fazer passeios de barco, kayak, mergulho e participar de oficinas de artesanato.

Xpicob também é conhecido pelo passeio noturno para ver bioluminescência que ocorre de Julho a Dezembro. Um fenômeno que em noites escuras é possível ver plânctons a olho nu na água do mar, como se fossem pequenas luzes de led. Esse passeio também pode ser feito na Isla Holbox.  

Você pode ir a essa praia com carro alugado, de ônibus ou em um passeio de lancha

O que fazer nos arredores de Campeche México?

Apesar de Campeche não ser uma cidade cheia de atrações, há bastante coisas para fazer nos arredores, como conhecer sítios arqueológicos, parques e alguns cenotes. Veja algumas das opções mais populares:

Zona Arqueológica de Edzná

A 45 minutos de Campeche fica Edzná, o sítio arqueológico mais próximo da cidade de Campeche.

sítio arqueológico Edzná

Edzná foi uma importante cidade maia, que comportou cerca de 25 mil habitantes, mas apesar de sua importância, é um sítio pouco visitado, já que os sítios do estado de Campeche não são muito conhecidos. Isso é ótimo para quem quer fugir das aglomerações de sítios como Chichén Itzá.

O valor da entrada ao sítio é de 65 pesos e ele fica aberto das 8h às 17h. 

Para chegar lá é possível ir de carro, excursão de um dia ou pegando algum dos ônibus ou vans que saem do Mercado de Campeche. 

Zona Arqueológica de Calakmul

Não exatamente nos arredores, mas ainda no estado de Campeche, ficam as Ruínas de Calakmul, que além de sítio arqueológico, é uma Reserva de Biosfera. Ou seja, essa zona arqueológico se encontra no meio da floresta, que inclusive é a segunda maior floresta tropical das américas, perdendo apenas para a Floresta Amazônica.

vista das ruínas do sítio arqueológico Calakmul

Aliás, tanto a cidade maia, quanto a floresta de Calakmul foram declaradas como Patrimônio Mundial Cultural e Natural da UNESCO.

Dessa forma, a visita a esse sítio arqueológico, não trata-se apenas de uma visita a ruínas maias, mas também um passeio pela natureza, onde será possível ver grande diversidade biológica, além de muitos animais. 

Quanto às ruínas, como era de se esperar, foi uma cidade maia bem grande, que comportou mais de 50 mil habitantes. Infelizmente elas não estão muito preservadas, já que a mata invadiu muito ao longo dos anos.

ruínas Calakmul

Calakmul encontra-se a 3 horas de distância de Campeche e além de longe, é complicado ir lá de transporte público, por isso eu recomendo alugar um carro. Aliás, você pode aproveitar a viagem para conhecer o sítio arqueológico vizinho no mesmo dia, que falarei a seguir. 

O valor da entrada desse sítio é de 80 pesos e ele funciona das 8h às 17h.

Zona Arqueológica de Balamkú

Como falado no tópico anterior, bem próximo de Calakmul, encontra-se outro sítio arqueológico de Balamkú, mas diferente do seu vizinho, essa cidade maia é bem pequena, com apenas 1km2

Zona arqueológica Balamku

A maior importância dessa zona arqueológica é a presença de uma importante peça maia, modelada e pintada com o desenho de três onças-pintadas, que tem toda uma explicação ligada ao submundo e ao ciclo solar. 

O custo para acessar nesse sítio é de 45 pesos e ele funciona das 8h às 17h.

Cenote Miguel Colorado

A duas horas de Campeche, na cidade Miguel Colorado, fica o Cenote Azul. Um cenote que além de ser lindo, encontra-se em uma propriedade que oferece diversas atrações em meio a floresta local.

Aliás, as atividades são todas ligadas ao ecoturismo, como kayak, nado, tirolesa, trilhas, ciclismo de aventura e observação da fauna e flora.

O local também serve comidas típicas da região. O valor da entrada é de 100 pesos, com algumas das atividades incluídas no valor.

É possível chegar lá de carro, de ônibus ou fechando um passeio com alguma das agências do centro da cidade. 

Dicas Gerais sobre Campeche México

rua de San Francisco de Campeche México
  • Não deixe de conhecer o centro fazendo um Free Walking Tour, um passeio guiado grátis para ver e aprender mais sobre a cidade. Clique aqui para reservar o passeio; 
  • Se gosta de provar comidas típicas, não deixe de experimentar os pratos locais, que são muitos. Aliás, alguns são bem exóticos, como carne de jacaré;
  • Se quer comer barato, o Mercado da cidade é a melhor opção, mas se você deseja conhecer os restaurantes mais badalados, a Calle 59 é seu destino;
  • Campeche faz bastante calor, então não deixe de andar sempre com uma garrafinha de água e um protetor solar;
  • A vida noturna de Campeche não é das mais agitadas, mas de noite abrem alguns bares na Calle 59 e no calçadão;
  • Informe-se com a sua acomodação se haverá algum show de luzes na Puerta de la Tierra. Eles acontecem de tempos e tempos e é uma boa aproveitar se houver algum enquanto você está na cidade;
  • Nos finais de semana ocorrem apresentações artísticas e musicais na praça principal;
  • Existem dois passeios bem turísticos em Campeche, que dizem ser bem legais: andar de bondinho pela cidade e navegar no navio pirata no pôr do Sol. Se você curte esse tipo de passeio, pode ser uma boa.

E aí gente, curtiram as dicas de Campeche México?

Qualquer dúvida me manda um DM lá no insta @olhosdeturista, dessa forma eu respondo rapidinho! Aproveite para assistir os meus STORIES DE CAMPECHE!

Gostou das dicas e não quer perder esse link? Então salva a imagem abaixo no teu Pinterest, assim você acessa esse post sempre que quiser! ♥

Campeche México veja tudo o que fazer na linda cidade amuralhada de casinhas coloridas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima