Isla Aguada México

Isla Aguada México: passeio na Laguna de Términos, paraíso de golfinhos

Se um destino lindo e com poucos turistas é o que você busca, com certeza você vai amar Isla Aguada México. Uma rápida visita de 1 ou 2 dias é o suficiente para conhecer essa pequena ilha e até dar um pulo nas ilhas vizinhas. Embora o verdadeiro destaque de lá seja a Laguna dos Términos, um verdadeiro paraíso para quem quer ver golfinhos MUITOS GOLFINHOS no seu habitat natural. Confira nesse artigo tudo sobre a Isla Aguada e o incrível passeio de barco na Laguna de Términos!

Onde fica a Isla Aguada México?

A Isla Aguada está localizada no estado de Campeche, no litoral do Golfo do México. Ela faz parte de uma ilha que é conectada ao continente por duas pontes grandes e que é composta por mais 2 cidades: Isla del Carmen e Ciudad del Carmen. 

Isla Aguada México

A Laguna dos Términos é uma parte isolada do mar, entre a ilha e o continente e apesar do nome, a água é salgada.  


Isla Aguada México 

A Isla Aguada é uma cidade bem simples, pequena, rústica e com pouca estrutura turística. Aliás, eu diria até que está mais para uma vila de pescadores. 

letreiro Isla Aguada México

Como de um lado dela está o mar do Golfo do México e do outro as águas tranquilas da laguna, a localização é bem privilegiada. Por isso é realmente um mistério como esse lugar não entrou ainda no circuito turístico. 

Balanço no pier da Isla Aguada México

As atrações de Isla Aguada se resumem a Laguna dos Términos, a linda praia deserta de águas claras, ao Museo del Faro no farol da cidade e ao cais de onde saem os barcos, já que em frente tem o letreiro da cidade, alguns balanços na água e um navio pirata de brinquedo e playground para as crianças. 

Playground Isla Aguada México

Como chegar em Isla Aguada México?

Veja como chegar em Isla Aguada desde Campeche, Mérida e Palenque:

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

ponte para a Isla Aguada

De Campeche a Isla Aguada

Campeche no México

Ônibus: para ir de Campeche a Isla Aguada você deverá ir primeiro de ônibus até Ciudad del Carmen e depois de lá para Isla Aguada. O ônibus até a Ciudad del Carmen custa entre 150 e 500 pesos e leva 3 horas para chegar. Há ônibus saindo de hora em hora. A empresa de ônibus mais barata é a Autobuses Sur, que leva 3 horas e meia para chegar. Uma vez na Ciudad del Carmen você deverá pegar uma van que sai para Isla Aguada, que custa 30 pesos e sai toda hora, levando 1 hora para chegar.  

Carro: para ir de carro direto a Isla Aguada você deverá pegar um pequeno trecho da Campeche/México 180 D e depois entrar na Carretera Costera del Golfo 180. A viagem dura por volta de 2 horas.

Quer também dicas sobre lá? Então leia o artigo sobre Campeche México

De Mérida a Isla Aguada

Mérida em Yucatán no México

Ônibus: para ir de Mérida a Isla Aguada você também tem que primeiro ir de ônibus até Ciudad del Carmen. O ônibus até lá custa entre 400 e 900 pesos e leva 6 horas para chegar. Há ônibus saindo o dia todo. Depois pegue alguma van ou táxi até Isla Aguada.

Carro: se for alugar um carro em Mérida, você pode ir direto a Isla Aguada pela Campeche-Mérida/Costera del Golfo 180, que leva cerca de 4 horas.

Leia também sobre tudo o que fazer em Mérida México

De Palenque a Isla Aguada

Ruínas de Palenque México

Ônibus: essa viagem terá que ser feita em 3 etapas: pegue um ônibus de Palenque a Villahermosa (de 95 a 400 pesos – 2h30 de viagem), de lá pegue um ônibus até Ciudad del Carmen (de 200 a 400 pesos – 3h30 de viagem) e por fim pegue a van que vai para Isla Aguada (30 pesos – 1h de viagem). A viagem leva em torno de 7 horas e eu recomendo que você vá ao terminal de Palenque um dia antes e peça maiores informações dos horários dos ônibus e verifique se não tem alguma opção direta.

Carro: para ir de Palenque a Isla Aguada você tem duas opções: o trecho mais curto e rápido (cerca de 4 horas) pegando a Villahermosa Chetumal/México 186, entrando depois na Escarcega – Sabancuy/México 259. Ou o trecho mais longo e demorado (5 horas), mas sem pedágio, pegando a Villahermosa Chetumal/México 186 sentido oposto e depois entrando na México 180. 

Como é o passeio de barco na Laguna de Términos?

O passeio pela Laguna de Términos começa no píer da Isla Aguada, uma linda construção de madeira onde você pode inclusive apreciar o pôr do sol no final do dia.

pier Laguna de Términos Isla Aguada México

É lá que ficam os barqueiros oferecendo passeios de barco para a laguna. Existem algumas opções diferente de passeios, que você também pode fazer. Como passeio nos manguezais de Sabancuy ou saída para pesca esportiva. 

O passeio que falarei a seguir, é o mais popular. Ele passa por 3 locais:

Isla de Pájaros

A Isla de Pájaros é a primeira parada do passeio e como o nome já diz, trata-se de uma ilha habitada por pássaros.

Isla Pájaros Laguna de Términos Campeche

São inúmeros tipos de aves marinhas que vivem na ilha, como gaivotas, pelicanos, garças, cegonhas etc.

Dependendo da época, a água em volta da ilha é bem rasa, por isso o barco não consegue chegar muito perto. De qualquer forma os barqueiros nunca param nela, para não perturbar os pássaros.

Avistamento de golfinhos

Há um trecho da Laguna dos Términos considerado bem fácil de encontrar golfinhos, sendo quase certo de avistá-los.

golfinho na Laguna de Términos em Isla Aguada

A experiência é incrível demais! Quando os golfinhos aparecem, eles começam a pular e brincar em volta do barco, interagindo com a gente!

Enquanto navegávamos devagar, os golfinhos acompanham de um lado pro outro, pulando e mergulhando e aparecendo cada hora de um lado do barco. Em pouco tempo consegui tirar várias fotos, fazer vídeos e me emocionar bastante. 

avistamento de golfinhos na Laguna de Términos

Eu sou super contra as milhares de atrações com golfinhos que existem no México, onde eles ficam enjaulados, fora do habitat natural deles e obrigados a tirar fotos com dezenas de turistas por dia. Então para mim, a satisfação desse tipo de contato natural com eles foi fantástica! 

Golfinhos na Laguna de Términos no México

Outro lugar no México que eu consegui ver vários golfinhos, foi na Isla Holbox. Foi incrível também e cheguei até a ver um grupo maior, mas eles não chegaram tão perto do barco, como foi na Laguna dos Términos.

Isla Cayo Arenas

A última parada é na Isla Cayo Arena, uma pequena ilha super charmosa e linda!

Isla Cayo Arenas México

A ilha é tão pequena que dá para ir andando de uma ponta a outra em 3 minutos. Além disso, ela é todinha de areia, não tem nenhuma palmeira.

O formato dela é bem legal, com umas pontas que avançam na água e criam um visual super legal para tirar fotos.

Cayo Arenas Isla Aguada Campeche

Quando eu fui, de um lado da ilha o mar tava mais escuro e agitado e do outro claro e calmo. Não sei se é sempre assim, mas a areia na água é bem macia, ao ponto dos pés afundarem. Por isso acabei tirando mais fotos e ficando na areia do que na água. De qualquer forma, a parada vai ser bem curtinha, então aproveite ao máximo antes do barqueiro chamar.

Isla Aguada México

Quanto custa o passeio na Laguna de Términos?

O valor do barco pode variar dependendo do barqueiro, do número de pessoas no seu grupo e da duração do passeio. Entretanto, o valor cobrado costuma ser de 1000 pesos por 3 horas. Se quiser que o passeio dure mais, é só negociar o valor com o barqueiro. 

Laguna de Términos Campeche México

O barco não é muito grande, então ele costuma comportar no máximo 8 pessoas. Isso não significa que você pode se juntar a outros grupos de pessoas, porque eles não permitem, já que dessa forma algum outro barqueiro deixaria de ganhar. 

O horário que os passeios costumam acontecer é entre as 9h e 16h, mas ao invés de deixar para fechar o passeio na hora com algum barqueiro no pier, informe-se na sua acomodação se eles não tem o contato de algum para você já deixar reservado um dia antes.

Outra coisa importante é que na Isla Aguada não tem caixa eletrônico, por isso é bom levar dinheiro em espécie suficiente para o período que você for ficar na ilha. 

Onde se hospedar em Isla Aguada México

Se quiser passar uma ou mais noites na ilha, saiba que não há muitas opções de hospedagem e que elas costumam ser bem simples.

Outra opção é dormir em Ciudad del Carmen. Veja algumas sugestões de acomodação abaixo:

Em Isla Aguada

  • Freedom Shores “La Gringa” Hotel: localizado bem de frente para a laguna, este hotel 3 estrelas é uma opção simples, boa e barata. Todos os quartos tem ar condicionado e alguns tem vista pro mar. O hotel tem bar e restaurante, que serve frutos do mar e outros pratos locais.

Em Ciudad del Carmen

  • Hotel del Parque: este hotel 3 estrelas em Ciudad del Carmen, tem quartos com ar condicionado, tv e banheiro privado. Além disso ele tem wifi, restaurante e bar. 
  • City Express Ciudad del Carmen: hotel 4 estrelas com piscina, academia, wifi, café da manhã e estacionamento grátis. Os quartos têm ar condicionado, tv, banheiro privado e opção de serviço de quarto. 

Já que você estará no estado, que tal conhecer também a capital, que está a 160 km de distância? Leia tudo sobre a cidade de Campeche México.

E aí gente, gostaram das dicas sobre o passeio de barco na Laguna de Términos em Isla Aguada México? 

Se tiverem alguma dúvida, pode me mandar um DM no @olhosdeturista, assim eu respondo rapidinho! Aproveite e segue lá! 🙂

Não quer perder esse link? Então dá um PIN na imagem abaixo, assim você acessa esse artigo sempre que precisar! <3

Conheçam a Isla Aguada no México e a Laguna dos Términos, paraíso de golfinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima