San Cristóbal de las Casas Chiapas México

San Cristóbal de las Casas: o que fazer na cidade e arredores

San Cristóbal de las Casas é aquele tipo de lugar que você se apaixonada e nem sabe exatamente o porquê. A atmosfera da cidade é bem mágica e especial, seja por suas românticas ruas, pelos simpáticos moradores, pelos restaurantes gostosos com preços justos ou pelos surpreendentes bares badalados. Para mim foi ainda mais especial, por ter sido a primeira cidade mexicana que eu visitei, um país que por si só já tenho muito carinho. Assim, se você quer incluir essa apaixonante cidade no seu roteiro pelo México, descubra nesse artigo tudo o que fazer em San Cristóbal de las Casas, como chegar e muitas dicas!

Sobre San Cristóbal de las Casas México

San Cristóbal de las Casas é uma cidade colonial, pertencente a lista de “Pueblos Mágicos” do México. Um título criado pela secretaria de turismo mexicana para cidades que cultivam suas tradições, cultura, folclore, arquitetura, artesanato e gastronomia.

história San Cristóbal de las Casas Chiapas México

A cidade, que foi descoberta por tropas espanholas, foi inicialmente denominada Cidade Real de Chiapa. No entanto ocorreram inúmeras mudanças no nome até chegar em San Cristóbal de las Casas, cujo significado é devido a uma homenagem dupla:


  • San Cristóbal – padroeiro local
  • De las Casas – bispo Fray Bartolomé de las Casas (bispo que defendia os direitos dos povos indígenas).

Grande parte das ruas são paralelepípedos e as casas coloniais preservam estilos como o neoclássico. 

Onde fica San Cristóbal de las Casas México

San Cristóbal de las Casas está localizada na parte central do estado de Chiapas, no México. A cidade é a terceira maior do estado e está a apenas 60km de distância de Tuxtla Gutiérrez, a capital de Chiapas, 

Chiapas faz fronteira com a Guatemala, por isso é comum que quem está vindo de lá, faça uma parada de alguns dias em San Cristóbal para conhecer um pouco do estado. Aliás, você verá nesse artigo, que San Cristóbal é um ótimo ponto base para fazer passeios de um dia pelas redondezas. 

Como chegar em San Cristóbal de las Casas México?

Veja abaixo como chegar em San Cris partindo de diferentes cidades. As informações aqui são apenas para fins de comparação, já que podem acontecer alterações a qualquer momento. 

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

De Palenque a San Cristóbal de las Casas

Palenque Chipas México

Ônibus: a melhor maneira de fazer esse trajeto é pegar um ônibus via Bachajón que leva aproximadamente 4 horas e custa entre 110 e 160 pesos.
Carro: o caminho mais curto tem 213 km de distância e a duração aproximada da viagem é de 5 horas. O trajeto é via Ocosingo-Palenque 199 e ele não tem pedágios.

De Oaxaca a San Cristóbal de las Casas

Oaxaca México

Ônibus: há 3 ônibus diários que fazem essa rota. A viagem leva cerca de 11 horas e custa entre 700 e 1300 pesos. 
Carro: a rota mais curta tem 600 km de distância e leva cerca de 9 horas. O trajeto é via Carretera Internacional/Oaxaca – Tehuantepec e Carretera Internacional e possui pedágios. 

Também quer dicas de Oaxaca? Então leia esse artigo: o que fazer em Oaxaca México

Da Cidade do México a San Cristóbal de las Casas

Cidade do México

Avião: você pode pegar um voo até o Aeroporto de Tuxtl Gutierrez, que custa entre 1000 e 1900 pesos e depois um ônibus até San Cristóbal de las Casas (entre 170 a 350 pesos). O tempo de voo é de 1 hora e meia e o tempo da viagem de ônibus é de 1h15. 
Ônibus: há 3 ônibus diários que fazem esse trajeto. A viagem leva cerca de 15 horas e custa entre 1000 e 1500 pesos.
Carro: o trajeto mais curto é pela via México 145D, que leva cerca de 11 horas e meia e tem pedágios. A distância é de quase 900 km. 

Quer dicas sobre a Cidade do México? Então leia também sobre o que fazer na Cidade do México!

De Mérida a San Cristóbal de las Casas

Mérida Yucatán México

Avião: há a possibilidade de pegar um voo até o Aeroporto de Tuxtla Gutierrez, que custa entre 800 e 1500 pesos e leva 1 hora e meia de voo e depois pegar um ônibus até San Cris, que custa entre 170 e 350 pesos e leva 1h15. 
Ônibus: todos os dias saem 3 ônibus que fazem o trajeto direto. A viagem leva cerca de 17 horas e custa entre 850 e 1200 pesos. 
Carro: o caminho mais curto é via Villahermosa – Chetumal/México 186. A viagem leva cerca de 12 horas e tem pedágios.

Confira também o artigo cheio de dicas de Mérida México!

De Antigua (Guatemala) a San Cristóbal de las Casas

Antigua Guatemala

Ônibus: para fazer esse trajeto será necessário pegar 3 ônibus. De Antigua a Chimaltenango, de lá até La Mesilla, onde você terá que pegar um curto táxi para atravessar a fronteira até a Ciudad Cuauhtemoc. Finalizando com um ônibus direto a San Cristóbal de las Casas. O trajeto todo vai custar aproximadamente 700 pesos e levar umas 14 horas. 
Carro: a rota mais curta tem 470 km de distância e leva cerca de 9 horas. O trajeto é via Pan-American Highway/CA-1. Lembrando que é importante verificar as regras para atravessar a fronteira de carro. 

Clima em San Cristóbal de las Casas

Devido a sua localização, no Altos de Chiapas, a 2.200 metros acima do nível do mar, San Cristóbal de las Casas costuma ter clima frio, especialmente de noite. Sendo que a temperatura média anual é de 15ºC.

Clima San Cristóbal de las Casas Chiapas

O período de chuvas ocorre de Maio a Outubro e de fato, chove bastante. Eu fiquei na cidade por 6 dias no mês de Junho e todos os dias chovia, por pelo menos algumas horas. O lado bom é que não peguei chuva nos passeios nos arredores, já que o clima das cidades vizinhas não costuma ser o mesmo. No entanto, depois de voltar a cidade, sentia a queda de temperatura e mais chuva. 

O que fazer em San Cristóbal de las Casas México?

Embora San Cristóbal seja uma cidade relativamente pequena, há muita coisa para explorar nas suas ruas. Especialmente quando se tem tempo para andar sem rumo, o que torna tudo mais interessante. Veja alguns dos principais pontos de interesse no centro:

Plaza 31 de Marzo (Zócalo)

A Plaza 31 de Marzo é a praça principal da cidade, que no México é chamada de Zócalo.

Plaza 31 de Marzo San Cristóbal de las Casas México

A praça é uma graçinha, cheia de árvores e com vários banquinhos para sentar. Ao redor dela ficam alguns restaurantes, lojas, o Palácio Municipal e a Catedral.

De noite costuma ter alguns músicos tocando instrumentos e fica um pessoal reunido ouvindo.

Catedral de San Cristóbal

Junto a Plaza 31 de Marzo, encontra-se a principal igreja da cidade, a Catedral de San Cristóbal. 

Catedral San Cristóbal San Cristóbal de las Casas México

A fachada dela é de estilo barroco e ela ocupa quase uma quadra toda, dividindo espaço com outras pequenas construções, incluindo a Iglesia de San Nícolas e a Diocese de San Cristóbal de Las Casas. 

Plaza de la Paz

Diferente do que costuma ser na maioria das cidades do México, a praça principal de San Cristóbal de las Casas está acompanhada de outra praça ao lado, a Plaza de la Paz.   

No entanto, ela tem características bem diferentes da Plaza 31 de Marzo e ao invés de ser cheia de árvores, ela está mais para um pátio aberto, em frente a Catedral. Ao centro, destaca-se a Cruz Atrial, um monumento de crucifixo. 

Iglesia de Santo Domingo

A 3 quadras da Praça Central fica outra importante igreja, a Iglesia e Convento de Santo Domingo. 

Iglesia de Santo Domingo San Cristóbal de las Casas Chiapas México

A fachada dela é linda, feita com pedreira rosa e toda detalhada, com desenhos de anjos. Da mesma forma ela é linda por dentro, com pinturas coloridas e um belíssimo púlpito ao centro.

Infelizmente ela não abre todos os dias, então talvez você consiga vê-la apenas do lado de fora.

Mercado De La Caridad

Em frente a igreja, no pátio dela, fica o mercado de caridade, que trata-se de uma feira de artesanato.

Eu gostei muito de lá, inclusive foi um dos mercados de artesanato que eu mais gostei no México.

Eles vendem de tudo: bolsas, carteiras, bijuterias, lembrancinhas do México, mas o principal é o âmbar, que é uma pedra muito comum na região e cheia de significados. Há vários objetos com âmbar, desde a pedra em si, até colares, brincos e pulseiras. O valores são excelentes e através de uma luz ultravioleta que tem nas barracas, você consegue testar se a pedra é original.   

Centro Cultural Kinoki

O Kinoki é um pequeno espaço de cinema independente de San Cristóbal de las Casas. Semanalmente eles colocam em cartaz algum de seus filmes, que costumam ser filmes antigos, curta-metragens ou documentários.

Há opções de salas privadas e o local ainda tem restaurante, cafeteria e algumas exposições de arte. 

Calle Real de Guadalupe

Uma das principais ruas do centro de San Cristóbal de las Casa é a Calle Real de Guadalupe, que tem esse nome por ser o caminho que leva até a Iglesia de Guadalupe. 

Calle Real de Guadalupe San Cristóbal México

O pedaço que eu mais gosto dela é o trecho só para pedestres, onde há vários bares, restaurantes e cafeterias. Sem dúvidas é um dos lugares que você mais consegue sentir a atmosfera de San Cris!

Iglesia de Guadalupe

A Iglesia Nuestra Señora de Guadalupe fica no final da Calle Real de Guadalupe, no topo de um pequeno morro, que tem ótima vista da cidade.

Igreja de Guadalupe Chiapas México

Para ir a igreja você deve subir a escadaria, que é relativamente curta. O caminho todo é bem bonitinho, tanto na subida, quanto na descida, porque as ladeiras da escada são cheias de árvores, que acabam emoldurando a vista da cidade. 

Mercado de Dulces y Artesanias Ambar

Quem é fã de doces não pode deixar de ir no Mercado de Dulces y Artesanías.

Mercado de Dulces y Artesanais San Cristóbal de las Casas México

A variedade de doces é enorme e eles são muito diferentes dos doces vendidos no Brasil. Além disso, os preços são ótimos e dá para comprar por unidade, assim você prova vários e depois volta para comprar de novo os seus preferidos. 

Já com relação aos artesanatos, eu recomendo mais comprar no Mercado De La Caridad, por ter mais variedade e preço bom.

Arco del Carmen

No sentido aposto aos pontos de interesse citados acima, ao Sul da praça principal, fica o Arco del Carmen. A única arte mudéjar existente na América, que trata-se de um estilo artístico muito presente na Península Ibérica. 

O arco é todo decorado de argamassa e abóbada de madeira e está integrado com a Torre da Iglesia del Carmen.

Escaleras de San Cristobalito

A poucos metros do Arco del Carmen, você verá outra escadaria com uma igreja no topo, como a de Guadalupe. Contudo, não confunda, trata-se de uma escadaria diferente: as Escaleras de San Cristobalito.

Escaleras de San Cristobalito Chiapas México

Eu acabei achando essas escadarias sem querer, mas o que mais me chamou atenção foi uma espécie de cerca ao longo de todo o trajeto até o topo. Achei bem bonitinho porque a cor da cerca é a mesma cor da igreja. 

Vale a pena subir para admirar a vista e olhar a igreja. 

Iglesia de San Cristobalito 

Apesar de simples, a Iglesia de San Cristóbalito é toda lindinha por fora. Bem conservada e pintada nas cores laranja e branco. 

Iglesia Cristobalito San Cristóbal de las Casas Chiapas México

Quando eu fui, ela estava aberta e pude entrar silenciosamente para ver o interior, já que estava tendo missa na hora. Embora seja pequena, ela também é bem bonita por dentro. 

vista da Igreja de San Cristobalito México

Você também pode aproveitar a ida até lá para explorar atrás da igreja, um lugar muito bonito, cheio de árvores, com playground e um mirador lindo da cidade. 

Museus de San Cristóbal de las Casas

Se você curte conhecer museus, saiba que San Cristóbal tem várias opções, sendo algumas bem peculiares. Confira abaixo os principais: 

  • Museo del Ámbar: o âmbar faz parte da história local e vem sendo utilizado por artistas por muitos séculos, esse museu conta um pouco sobre essa história, além de exibir mais de 300 peças. Outra questão interessante é que esse é o único museu de âmbar na América e um dos poucos no mundo.
  • Museo Na Bolom: esse museu, que é uma instituição cultural, reúne uma coleção de artesanatos feitos por diferentes tribos maias. Além de possuir uma biblioteca dedicada aos maias e lacandons.
  • Museo de Historia y Curiosidades: localizado no 2º andar de um restaurante, esse museu mostra a linha do tempo dos avanços tecnológicos em San Cristóbal de las Casas. Inclusive, algumas dessas peças tecnológicas antigas são exibidas no museu.
  • Museo Mesoamericano del Jade: o jade foi um mineral muito importante para as culturas pré-colombianas, utilizado por diversas tribos, como astecas, maias, zapotecas, mixtecas, etc. A comercialização dessa peça em Chiapas era bem comum, já que existiam muitas minas lá. O Museu del Jade explica um pouco dessa história, além de exibir diversos objetos esculpidos em jade por essas tribos.
  • Museu Sergio Castro de Trajes Regionais: Sergio Castro é um agrônomo que dedicou boa parte de sua vida para ajudar os povos indígenas da região. Por toda sua ajuda, os indígenas deram diversas roupas, fantasias, máscaras e peças diversas. Que hoje são exibidos no museu, cuja receita é reinvestida em obras sociais.
  • Museu de Medicina Maia: se você tem curiosidade sobre como funciona a medicina maia, nesse museu poderá aprender um pouco sobre as práticas das tribos indígenas de Chiapas, como os Tzotziles e Tzeltales. O museu contém 6 salas e um jardim com diversas plantas medicinais.

O que fazer nos arredores de San Cristóbal de las Casas?

Quem vai a San Cristóbal de las Casas, não pode deixar de explorar também as redondezas da cidade, que complementam a experiência de conhecer o estado de Chiapas.

Você pode conhecer os lugares citados abaixo fazendo bate-volta, tanto por conta própria, quanto fechando passeios com agências. 

Cascadas el Chiflón

As Cascadas el Chiflón são um centro de ecoturismo com diversas cachoeiras e riachos em lindos tons de verde claro.

Cascadas El Chiflón Chiapas México

Para conhecer o complexo todo você terá que caminhar por volta de 3 horas. Uma caminhada que sem dúvidas vale muito a pena, já que a principal cachoeira, a Cascada Velo de Novia (Véu da Noiva), é a penúltima a ser vista.

Falando em Cachoeira Véu da Noiva, ela é a estrela, devido a sua altura de 120 metros e seu charmoso mirante, onde é possível desfrutar de uma refrescante chuva de gotas da cachoeira. Me lembrou bastante de Foz do Iguaçu, apesar de ser uma versão bem menor.  

Cachoeira Véu da Noiva El Chiflón Chiapas

Como as cachoeiras são muito fortes, não é permitido ir embaixo delas, mas dá para nadar em vários trechos de riachos, que são perfeitos para mergulho. 

O centro de ecoturismo tem um restaurante e alguns quiosques com comidas rápidas e bebidas. Além de contar com um serviço de tirolesa, que pode ser o seu caminho de volta para a entrada do parque. Há também barracas para alugar, se você desejar acampar uma ou mais noites no local.  

Cascadas El Chiflón San Cristóbal

Para chegar lá você pode contratar um passeio com agência ou ir por conta própria, pegando duas vans coletivas. Uma até Comitán e outra até Chiflón. Nesse caso, aconselho ir cedo para aproveitar bastante, porque o parque fica a 3 horas de San Cristóbal.

O valor da entrada é de 40 pesos e ele abre todos os dias das 8h às 17h30.  

Clique aqui para consultar o preço desse passeio e se desejar, já deixar ele reservado.

Lagunas de Montebello

Quase na fronteira com a Guatemala, fica o Parque Nacional Lagunas de Montebello, ainda no estado de Chiapas.

Lagunas de Montebello Chiapas México

Embora as Lagunas estejam a 150 km de distância de San Cristóbal de las Casas, como elas estão a 90 km das Cascadas el Chifrón, os pacotes de passeios costumam incluir a visita à ambas no mesmo dia. Dessa forma, para quem tem pressa e deseja conhecer os dois lugares, essa é a melhor forma.

Cañón del Sumidero

Outra atração bem comum para quem visita San Cristóbal de las Casas é o passeio de barco pelo Cañon del Sumidero, que fica a 1 hora e meia de distância da cidade. 

Canion Sumidero Chiapas México

O passeio vale muito a pena, porque o cânion é realmente muito lindo e impressionante, chegando a até 1000 metros de altura. Além disso, da lancha você consegue ver macacos, crocodilos e pássaros.

Macaco no Canon del Sumidero Chiapas

Depois de percorrer os cânions de barco por cerca de 2 horas, eles te levam para ver a vista de cima, de 1 ou mais mirantes. Não sei que visão eu mais gostei, se de baixo ou de cima, mas sem dúvidas, ambas se completam. 

Mirador Canon del Sumidero Chiapas México

Esse passeio dura metade do dia, então na volta ainda dá tempo de curtir a tarde e a noite em San Crist. 

A melhor forma de fazer esse passeio é contratar um pacote com tudo incluso: transporte ida e volta, entrada no parque, passeio de lancha e visita aos mirantes. O custo benefício nesse caso é o melhor, além disso os passeios costumam incluir também uma rápida visita pela cidade Chiapa de Corzo. 

Veja mais informações desse passeio e reserve online:

Chiapa de Corzo

Essa é a cidade de onde saem os barcos de passeio ao Parque Nacional Cañon del Sumidero. Dessa forma, pela proximidade, Chiapas del Corzo acaba sendo incluída no tour. 

Chiapa de Corzo Chiapas México

Ela é relativamente pequena, mas tem um centrinho super gostoso. A praça principal é bem grande, com um letreiro da cidade e igreja em frente.

Além disso, Chiapas de Corzo tem uma pequena ruína, as Ruínas del Templo de San Sebastián, que trata-se de uma antiga igreja.

San Juan Chamula

San Juan Chamula é uma pequena cidade próxima de San Cristóbal, a apenas 30 minutos de distância, onde vive a comunidade tzotzil.

A cidade é visitada especialmente por sua igreja e templo dos chamulanos, um grupo religioso com costumes muito peculiares.

A visita a essa igreja pode ser extremamente interessante para alguns, mas uma experiência terrível para outros.

Igreja San Juan Chamula Chiapas México

Explico o porquê: a religião deles é uma mistura de religião maia com católica. Dessa forma, ao entrar na igreja você se depara com imagens de santos. No entanto, diferente da religião católica, as cadeiras são afastadas e o chão é todo forrado de folhas. Nele, sentam-se diversas famílias com centenas de velas acesas e uma galinha ao lado.

Como eu já sabia o que estava por vir, saí da igreja nesse momento. A galinha seria sacrificada e deixada ao lado da família, como forma de sacrifício aos deuses/santos. Depois disso, o ritual continua e eles bebem refrigerantes, para arrotar e expulsar os espíritos ruins do corpo e depois bebem a bebida local, posh, para celebrar. 

Além dessa igreja, San Juan Chamula tem uma outra igreja, que está em ruínas, devido a um antigo incêndio. Ela fica em frente ao cemitério da cidade. Quando eu passei por lá, estava tendo alguma celebração ou velório e assim como na igreja, a população tomava refrigerantes e posh.

San Cristóbal de las Casas Chiapas México

A entrada na igreja é cobrada aos turistas (30 pesos) e é extremamente proibido tirar fotos de dentro da igreja, podendo ter consequências sérias, como uma prisão temporária. 

Você pode ir por conta, em uma van que leva 30 minutos para chegar na cidade, ou reservar um passeio (clique aqui).

Palenque

Um dos pacotes mais famosos que é oferecido em San Cristóbal é o passeio a Palenque, em que no mesmo dia você conhece as ruínas e cachoeiras da cidade. 

Palenque México

O passeio é bem puxado, já que Palenque está a 200km de distância, totalizando 400km em um único dia. Por isso, a viagem começa bem cedo e termina bem tarde (das 5h às 22h). 

O lado bom desses passeios fechados, é que algumas agências permitem que ao invés de voltar para San Cristóbal, você fique em Palenque. Ai de lá você pode decidir dormir uma noite na cidade ou pegar um ônibus noturno na rodoviária para seguir para o seu próximo destino. 

A alternativa é visitar Palenque por conta própria e ficar lá por pelo menos uma noite, conhecer tudo com calma e depois seguir para o próximo destino.

Esse foi o meu caso e eu acabei ficando 2 noites em Palenque, o que me permitiu conhecer a cidade, as ruínas e as cachoeiras com calma. Se quiser fazer o mesmo e saber mais sobre lá, leia também meu post sobre tudo o que fazer em Palenque México.  

Clique aqui para ver mais informações sobre esse passeio!

El Arcotete Eco

A apenas 7km de distância de San Cristóbal de las Casas, fica o Parque Ecoturístico El Arcotete. Um parque perfeito para os amantes de aventuras, já que além de sua linda vegetação e fauna, o Arcotete conta com atividades como tirolesa, rapel, escalada e trilhas de bicicleta na montanha.

Além disso, o parque também possui várias cavernas com lindas estalactites e estalagmites e um passeio de barco pelo rio.  

A entrada ao parque custa 30 pesos (incluindo as cavernas) e se desejar, você pode acampar lá ou se hospedar nas cabanas. Há restaurante no local, mas você também pode levar coisinhas para comer. 

Para chegar lá você pode pegar uma van no mercado central por 15 pesos ou um táxi por 100 pesos.

Grutas de Rancho Nuevo

A 10km de San Cristóbal de las Casas, ficam as Grutas de Rancho Nuevo, outro parque de ecoturismo da região.

Como o próprio nome sugere, o parque tem grutas, além de tirolesas e passeios a cavalo. 

A entrada desse parque é de 10 pesos e se quiser ir nas cavernas, deverá pagar um extra de 20 pesos. Para chegar lá você pode ir de van (25 pesos) ou táxi (130 pesos). Se desejar ficar uma noite lá, eles alugam barracas e tem lugares para comer. 

O que fazer em San Cristóbal de las Casas México a noite?

San Cristóbal de las Casas tem um ambiente bem boêmio, com bares e restaurantes servindo bebidas variadas acompanhadas de pequenas porções, que às vezes são gratuitas. 

bares San Cristóbal San Cristóbal de las Casas México

Além disso, outro motivo para você aproveitar a vida noturna da cidade é que você não pode sair de Chiapas sem provar a bebida local, chamada de posh. Ela costuma ser consumida pura e ter sabores variados, mas também tem algumas opções de coquetéis feitos com ela. Confira abaixo alguns dos bares mais agitados da cidade:

La Capitanía

La Capitanía é um bar e restaurante muito conhecido em San Cristóbal, tanto que faz parte do Free Walking Tour, onde acontece a degustação de vários sabores de posh. 

Além de tudo, o local é super lindo, aconchegante, romântico e a equipe é muito simpática. 

Você pode ir lá tanto para comer, como para beber e até tomar um café. Por isso ele abre pro almoço, mas não funciona até muito tarde, ficando aberto de Sexta e Sábado até as 23h. De qualquer forma, esse é um ótimo horário para San Cristóbal de las Casas, já que a noite começa cedo por lá e nem todo mundo estende para a madrugada. 

La Viña de Bacco

O La Viña é o meu bar preferido de San Cris, tanto que eu acabei indo lá umas 3 vezes. Isso porque o local tem um ambiente gostoso, é animado, tem funcionários simpáticos e o melhor: é barato!

Os vinhos são a estrela do local e há opções a partir de 20 pesos a taça, mais barato do que o valor cobrado em cervejas em muitos lugares no México. Além disso, eles ainda dão pequenas porções (tapas) gratuitas conforme você vai pedindo mais bebidas.

Café Bar Revolución

Esse bar é um dos mais famosinhos da cidade, mas que não caiu muito no meu gosto. Não sei se foi o dia que fui lá, mas achei vazio e desanimado. De qualquer forma é um excelente bar para experimentar cervejas mexicanas, desde as mais populares, até algumas artesanais. 

No horário/dia que eu fui não estava tendo música ao vivo, mas falam que lá sempre tem. Acredito que esse bar fique mais animado depois da meia noite. 

Onde comer em San Cristóbal de las Casas México?

onde comer San Cristóbal de las Casas
  • Restaurante La Lupe: esse é um restaurante bem conhecido de San Cristóbal de las Casas, que serve uma boa variedade de pratos locais. Os pratos são super caprichados, fartos e com ótima apresentação. Além disso, eles também servem bebidas, sendo margarita o carro-chefe da casa. 
  • Tacos Chingon: uma opção mais em conta de restaurante que vende pratos típicos e que não é turístico. Apesar do nome, eles não servem apenas tacos, mas também outras comidas bem regionais.
  • Las Carmelitas Restaurante y Taquería: outra ótima opção econômica com pratos típicos. É um restaurante bem simples, mas gostoso e com bons preços. 
  • Tacos y Carnes Los Revolcados: restaurante de tacos super gostoso e que fica aberto até 1h da manhã. Além dos tacos, eles também tem ótimas porções e pizzas e também servem bebidas, com bons preços no happy hour. Fica pertinho da praça central.  
  • La Casa del Pan: ótimo restaurante vegetariano, na Calle Real Guadalupe. Um pouco caro, mas os pratos costumam incluir uma sopa e um suco junto. Além de servirem pratos para almoço e janta, eles são bem famosos pelo café da manhã, com bastante opções. 
  • Namandí Restaurant: não cheguei a almoçar ou jantar nesse restaurante, mas fui para tomar café da manhã e gostei bastante. Eles servem vários tipos de crepes e tipos de café da manhã de diversas partes do mundo. Não é um local ideal para conhecer a culinária local, mas é um restaurante bem comum para tomar café da manhã. Como ele é bem turístico, os valores são um pouco elevados. 

Quantos dias ficar em San Cristóbal de las Casas México?

Se você quer conhecer somente a cidade de San Cristóbal de las Casas, um dia seria mais que o suficiente. No entanto, eu recomendo ficar por pelo menos 3 dias na cidade, para poder conhecer os arredores e também para aproveitar melhor a atmosfera de San Cris!

San Cristóbal de las Casas Chiapas México

Confira abaixo a minha sugestão de roteiro de 3 dias em San Cristóbal!

Roteiro de 3 dias em San Cristóbal de las Casas México

1º Dia: Free Walking Tour* + Passear pelo centro da cidade + Curtir a noite
2º Dia: Cañón del Sumidero + Passear pela cidade
3º Dia: Cascadas el Chiflón + Lagunas de Montebello

Dias extras: San Juan Chamula (2-3 horas) + El Arcotete (meio dia) + Grutas de Rancho Nuevo (meio dia)

*Acontece todos os dias, duas saídas por dia, uma às 10h e outra às 17h. O ponto de encontro é na Plaza de la Paz.

Onde se hospedar em San Cristóbal de las Casas México?

Confira abaixo algumas opções de hostels e hotéis para se hospedar em San Cristóbal: 

Hostels em San Cristóbal de las Casas

La Abuelita Hostal: esse é um hostel tranquilo, daqueles que não rola fazer muito barulho. O ambiente é bem gostoso e confortável. O quarto compartilhado é para 10 pessoas e tem banheiro privado com 2 chuveiros dentro. Como lá faz frio, todas as camas tem cobertor e eles deixam alguns cobertores extras disponíveis para quem quiser pegar. Não tem café da manhã incluído. A localização é boa, não super central, mas a caminhada até a praça central leva apenas 7 minutos. 

Hostal Frida Kerida: esse hostel é bem pequeno e não tem muitos hóspedes. Uma coisa que não gostei nele é que o banheiro é compartilhado com 3 quartos e isso acaba gerando fila. De café da manhã eles servem panquecas e café preto. A localização dele é boa também, a 8 minutos da praça.

Puerta Vieja Hostel: Esse é o hostel mais badalado da cidade, onde vão os mochileiros que curtem uma festinha. É aquele tipo de hostel com voluntários, que agitam as noites com beer poing, A localização é ótima, a 200 metros da praça principal e o café da manhã está incluído na diária. 

Hotéis em San Cristóbal de las Casas

Hotel San Martin: este hotel 3 estrelas fica pertinho da Praça Principal, a 150 metros. O hotel serve café da manhã, mas não está incluído no valor da diária. Os quartos têm TV e banheiro privado.

Hotel Grand Maria: opção de hotel 4 estrelas muito bem avaliado, a 350 metros do zócalo. O hotel tem restaurante, serviço de quarto e recepção 24 horas. O café da manhã está incluído na diária e todos os quartos têm TV a cabo, banheiro privado e secador de cabelo.   

Hotel Catedral: este hotel 5 estrelas de estilo colonial fica a apenas 150 metros da Praça Central. Tem piscina aquecida, academia, estacionamento gratuito, serviço de quarto, restaurante e bar. Os quartos possuem TV, banheiro privado e secador de cabelo e há opções de quarto para famílias, com até 4 hóspedes. 

Mision Grand San Cristobal de las Casas: outro hotel 5 estrelas, a 200 metros do centro. Tem estacionamento grátis, café da manhã não incluso na diária e restaurante. Os quartos têm TV e banheiro privado e há opções de quartos para famílias, acomodando até 4 pessoas. 

Dicas Gerais de San Cristóbal de las Casas México

ruas de San Cristóbal de las Casas Chiapas
  • Evite usar salto-alto em San Cristóbal, porque a maioria das ruas são em paralelepípedo;
  • Se desejar economizar com comida, há muitos restaurantes baratos na cidade, mas ainda mais baratos são os tacos de rua, que não são dos melhores, mas ajuda a manter baixo o custo da viagem;
  • Se for conhecer San Cristóbal na temporada de chuvas, recomendo andar sempre com um guarda-chuva na mochila. Já que mesmo quando o dia começa bonito, em algum momento do dia, acaba chovendo;
  • Da mesma forma, tenha também na mochila roupas mais frescas, protetor solar e garrafinha de água, já que o clima pode mudar muito durante o dia. Principalmente se você for fazer passeios nas redondezas.

E aí gente, curtiram as dicas de San Cristóbal de las Casas México?

Se tiver alguma dúvida, pode mandar um DM lá no insta @olhosdeturista, assim eu respondo bem rapidinho! Aproveita para assistir os STORIES DE SAN CRIS!

Gostou desse artigo e não quer perder esse link? Então salva o PIN abaixo no teu Pinterest para acessar esse post sempre que precisar! ♥

San Cristóbal de las Casas Chiapas México

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima