medo de viajar sozinha

Como perder o medo de viajar sozinha? 9 dicas!

Medo de viajar sozinha é um dos maiores inimigos das mulheres que sonham em viajar sozinhas ou que não tem companhia para aquela viagem dos sonhos.

Muito se fala sobre os perigos de viajar sozinha, mas a verdade é que existe muito “achismo” sobre esse assunto. No final, o mundo não é horrível assim como as pessoas imaginam.

 

Como perder o medo de viajar sozinha?

 

Para te ajudar a perder o medo, separei 9 dicas que vão te ajudar a ganhar confiança em si mesma, na sua decisão e na segurança da própria viagem.


 

Reflita o quanto o seu sonho importa para você

 

medo de viajar sozinha
Foto via Pixabay

Pouquíssimas coisas tem mais importância do que um sonho. Sonhos existem para nos movermos e dão graça para as nossas vidas. Uma vida sem sonhos é vazia, nos tira boa parte do nosso estímulo de viver. Só que não basta sonhar, é preciso realizar.

Ter medo de viajar sozinha é completamente normal, mas isso não pode ser uma barreira para te impedir de seguir seu sonho.

Talvez seu sonho não seja viajar sozinha, apenas viajar, mas por algum motivo você não tenha com quem ir. Então você está mais do que certa de querer ir sozinha mesmo! Se você cogitou isso, é porque esse é o caminho mesmo e seu sonho importa para você. Então se joga girl!

 

Não se deixe influenciar pelo o que outras pessoas falam

 

como perder o medo de viajar sozinha
Foto via Pixabay

Não caia na onda de pessoas que querem te desestimular, seja por proteção, seja por inveja. Se elas não têm conhecimento de causa para falar, desculpem o termo, mas a verdade é que elas estão apenas “cagando regra”. Tem gente que acha que entende de tudo (sem entender) e se dá o direito de te tratar como se você fosse irresponsável.

Curte as minhas viagens? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Não deixe ninguém entrar na sua mente, esteja seguro das suas decisões e tudo fluirá bem. Mesmo que você tenha medo de viajar sozinha, você pode se sentir segura da sua decisão. O medo é natural do ser humano, mas quando você quer muito uma coisa e se sente “pronto” para aquilo, a segurança vem. É uma segurança que aparece quando seguimos o que nosso coração está pedindo, sabe?

 

Entenda o quanto verdadeiros são de fato os riscos

 

como perder o medo de viajar sozinha
Foto por Andi Rizal via Unsplash

O mundo real não é apenas aquele que aparece na mídia em programas sensacionalistas ou em buscas específicas na internet. Claro que riscos e relatos de fatalidades existem em qualquer lugar no mundo. Porém, pouca gente analisa de fato as estatísticas e relatos de pessoas que viveram a experiência.

Busque informação de verdade e seja imparcial, pesquise tanto pro lado ruim como pro lado bom. Informação é o melhor remédio.

E lembre-se que viver em si já é um risco. Eu sempre falo que basta estar vivo para morrer. Viajar não é um fator extra de risco de morte. No geral a maioria dos lugares do mundo, tem os mesmos riscos que já temos aqui no Brasil. Então ao menos que você viva em uma cidade super segura e que não condiz com a realidade do Brasil, você saberá se cuidar, dá mesma forma que faz aqui.

 

Comece a viajar sozinha para destinos próximos e viagens curtas

 

perder o medo de viajar sozinha dicas
Foto via Pixabay

Se você tem muito medo de viajar sozinha, comece a encarar esse medo em doses pequenas. Assim você vai ganhando confiança, experiência e sentindo que não é um bicho de 7 cabeças.

Faça agora mesmo isso, escolha um destino legal pertinho da sua cidade para você ir em algum  final de semana desse mês mesmo. Pesquise as maneiras que você pode ir e escolha alguma hospedagem com boas avaliações.

Se alguém quiser ir com você, explique que você quer fazer um teste e ir sozinha mesmo. Afinal, se o objetivo é perder o medo de viajar sozinha, resista a tentação de companhias.

Na viagem busque relaxar, curtir a própria companhia, conhecer outras pessoas e aprender com qualquer erro que tenha cometido.

Viajar sozinha para um lugar distante ou período longo não é muito diferente disso, basta você não pensar no cenário de maneira ampla e sim em um passo por vez.

 

Faça um planejamento detalhado, para se sentir mais segura

 

medo de viajar sozinha
Foto por rawpixel via Unsplash

Quanto mais detalhado for o seu planejamento, mais segura você se sentirá. Simplesmente porque você saberá tudo que tem que fazer: como ir de um lugar para outro, o que fazer, onde comer. Além é claro de já ter reservado tudo: hospedagens, passagens, tickets, etc. Então chegando no destino, não tem dor de cabeça, é só seguir tudo que já estava planejado.  

Outra dica importante é não fazer roteiros muitos corridos, porque eles são cansativos e estressantes. Além de muita vezes resultarem em atrasos em aeroportos, rodoviárias e afins, o que pode causar uma baita insegurança.

Veja como fazer seu planejamento lendo: Como planejar um mochilão em 10 passos

 

Busque se hospedar em hostels ideais para conhecer pessoas

 

hostels ideias viajar sozinha
Foto por Eric Nopanen via Unsplash

Viajar sozinha não significa estar sozinha. Esteja disposta a conhecer novas pessoas e fazer boas amizades que você mal ficará sozinha.

Se for tímida, libere isso de dentro de você. Lembre-se que ninguém ali te conhece mesmo. Às vezes basta começar uma conversa com um “oie, de onde você é?” que o resto da conversa flue.

Fora isso escolha hospedagens em hostels, porque eles são ótimos para fazer amizades, muito melhor do que hotéis. Dê preferência para hostels que promovem interação entre as pessoas. Veja se o hostel tem espaço de convivência, de preferência um bar interno. Se você for do tipo que gosta de festa, prefira party hostel, apesar de ser um desafio para quem quer dormir (barulho, gente bêbada), eles são ótimos para fazer amizades!

Par achar hostel assim basta reparar se tem o nome “party” no título do anúncio de hostels, em sites como o Booking.com.

Veja também outras temáticas de hostels super legais: 8 Tipos de Hostels

 

Leia histórias de mulheres que já viajaram sozinhas

 

medo de viajar sozinha
Foto por Aaron Wu via Unsplash

Pode ter certeza que todas as mulheres que viajam sozinhas, já sentiram pelo menos um pouquinho de medo de viajar sozinha pela primeira vez.

Muita gente não sabe, mas tem MUITA mulher viajando sozinha pelo mundo, inclusive brasileiras. Basta dar uma procurada, tem a mulher que conheceu todos os países, têm a idosa de 89 anos que viaja sozinha, tem blogueira a beça também.

Vendo tanto relatos, fotos e sonhos sendo realizados, sem dúvidas você vai se estimular para ser mais uma a entrar pro clube das mulheres que viajam sozinhas. Por isso comece a ler mais blogs femininos, seguir instagram de mulheres viajantes, assistir vídeos no youtube, programas de televisão. Enfim, traga essa atmosfera para tua vida, que você sentirá que isso já faz parte da sua realidade!

Por falar nisso já aproveita e me segue lá no @olhosdeturista para acompanhar minhas viagens sozinhas nesse mundão! 🙂

 

Tome cuidados necessários

 

medo de viajar sozinha dicas
Foto via Pixabay

Claro que nem tudo são flores nessa vida, por isso é lógico que você tem que tomar certos cuidados, se prevenir. Como eu disse lá em cima, cuidados que você já toma na sua cidade. Lógico que a ausência da família traz uma insegurança extra, mas calma que dá pra contornar isso de algumas maneiras.

A primeira coisa é: o mundo tem muita gente boa, mais do que ruim. Então, abra a boca, não tenha medo de pedir ajuda. Não deixe o orgulho te engolir, sinta a energia das pessoas que estão por perto e peça ajuda. As pessoas são legais, acredite.

A segunda coisa é: contrate um seguro viagem pelo amor de Deus! Haha! Provavelmente você nem vai usar, mas imagina se algo te acontece e você não tem como bancar as despesas hospitalares exorbitantes? Aí é uma dor de cabeça que você não precisaria ter passado.

A terceira coisa é: se previna de assédios, se cuide nas ruas, pergunte na recepção sobre os lugares perigosos, peça dicas de moradores, etc. Informação é tudo nessas horas!

Veja também: 7 dicas para fugir de assédio ao viajar sozinha

 

Canalize sua energia em boas vibrações

 

perder o medo de viajar sozinha
Foto por Badder Manaouch via Unsplash

Pense sempre de maneira positiva, não deixe nunca a negatividade ou o medo te dominar. Pode até ser que a gente não tenha 100% de controle sobre nossos próprios pensamentos, mas conseguimos desviar pensamentos ruins e concentrar nos bons. Basta sempre praticar essa estratégia, que aos poucos fica mais fácil.

Se antes de viajar, por exemplo, bater um pânico, respira e foca em tudo de maravilhoso que está prestes a acontecer. Nos lugares, nas pessoas, na fala, nos cheiros, nos sabores… em tudo que te motive a encarar seu medo.

Depois tudo começa a fluir mais e mais, acredite. Realmente quando estamos vibrando positivamente, o mundo conspira a nosso favor. Acredite sempre nisso e verá! 🙂

Leia também: 13 razões para viajar sozinha

 

E aí viajantes, gostaram dessas dicas para perder o medo de viajar sozinha? Estão se sentindo mais estimuladas para partir para esse mundão? Espero muito ter ajudado, compartilhem suas histórias! E qualquer coisa que eu possa ajudar também, pode falar aí nos comentários ou se preferirem podem mandar por mensagem direta lá no insta! 🙂

Se curtiram esse post e não quiserem perder o link dele, salvem a imagem abaixo no Pinterest! 🙂

Medo de viajar sozinha? Veja essas dicas que vão te ajudar a seguir seu sonho e conhecer esse mundão sem depender de ninguém. #medodeviajarsozinha #mulheresqueviajamsozinhas #viajarsozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima