]
Viajar sozinha(o) é uma experiência transformadora

Inspire-se

13 razões para você viajar sozinha(o) na próxima viagem

Viajar sozinha(o) é uma experiência incrível e ao contrário do que muitos pensam, não tem nada a ver com falta de companhia ou solidão. Na verdade isso torna a viagem transformadora e maravilhosa.

Como isso? Separei 13 razões para te convencer a viajar sozinha(o) na sua próxima viagem!

 

1. Viajar sozinha(o) te torna mais independente

 

Viajar sozinha(o) te torna mais independente
(Foto em Pirassununga –
SP)

Quer ser dono do próprio nariz? Ser um viajante solo vai te trazer isso mais do que nunca e é um verdadeiro teste de independência. Afinal, mesmo quando pagamos nossas contas e moramos sozinhos, ainda assim sempre tem alguém, por bem ou por mal, colocando o bedelho nas nossas vidas.

Ao viajar sozinha(o) temos aquela sensação de paz de que pelo menos durante a viagem podemos tomar nossas próprias decisões sem ninguém nos pentelhar.

 

2. É mais fácil decidir o que fazer

 

Viajando sozinho é mais fácil decidir o que fazer
(Foto por MorganK via Pixabay

Sabe aquele problema de viajar e ter que chegar em um consenso com os amigos sobre o que fazer? Pois é, viajando sozinho você não precisa ficar debatendo sobre o que fazer, como fazer, por onde ir e que horas ir. Você simplesmente decide e vai, simples assim!

 

3. Você faz o que tem vontade e no seu tempo

 

Ao viajar sozinha você faz o que tem vontade e no seu tempo
(Via Giphy)

Aliás, quem nunca deixou de fazer alguma coisa na viagem porque era minoria na decisão geral do grupo? Se você for como eu, que quando coloca uma coisa na cabeça é um parto para tirar, com certeza fica frustrado com essas coisas. Haha!

Quando viajamos sozinho não tem nada disso, bateu vontade você vai lá e faz! Melhor ainda: tudo no seu tempo. Se você gosta de ficar um tempão tirando foto, você tira! Se você gosta de fazer tudo com pressa, você faz! =)

 

4. Viajar sozinha(o) nos ajuda a desapegar

 

Viajar sozinha nos ajuda a desapegar
(Foto por Etienne Boulanger via Unsplash)

Já ouviu falar da lei do desapego? Viajar sozinha(o) te ensinará tudo sobre isso sem você nem saber. Você entenderá na prática o quanto só você é responsável por si mesmo; como viver o presente, desapegar do passado e não viver só pelo futuro é essencial e ainda passará a desejar a sua liberdade e dos outros acima de tudo!

Fora o desapego pelas coisas que abrimos mão para viajar! Se o seu estilo de viagem for mochilão então, melhor ainda!

 

5. Você fica mais aberto a conhecer novas pessoas

 

Viajando sozinho você fica mais aberto a conhecer novas pessoas
(Reprodução internet)

Muitas vezes quando viajamos em grupo ficamos fechados nele e não damos oportunidade de conhecer novas pessoas.

Alguns pensam que pessoas que viajam sozinhas são “coitadinhas”, porque ficam sem companhia. Porém é a realidade é bemmm diferente disso e na verdade estar sozinho atrai muitas pessoas! Fora que você encontrará muitos outros viajantes solo na estrada e voltará com muitas amizades. =)

 

6. Você nota mais o que está a sua volta

 

Viajando sozinha você nota mais o que está a sua volta
(Foto por Ray Hennessy via Unsplash)

É bem provável que em alguma das suas viagens enquanto você estava conversando distraído com o(s) amigo(s), aconteceram várias coisas interessantes ao seu redor e você não notou.

Quando estamos sozinhos a tendência é observar muito mais o entorno e se envolver muito mais com o lugar que está. Só não vale ficar grudado 24 horas no celular, hein? haha!

 

7. Viajar sozinha(o) nos tira da zona de conforto

 

Viajar sozinha(o) nos tira da zona de conforto
(Foto por Aral Tasher via Unsplash)

Nem tudo são flores e toda viagem, principalmente de mochilão, tem seus perrengues. Eu inclusive já listei aqui no blog os perrengues que todo mochileiro passa. Viajando sozinha(o) é ainda mais tenso, porém é aí que você realmente aprende a se virar. Obrigatoriamente você tem que encarar o problema, seja resolvendo, seja entendendo que você não pode ter o controle sobre tudo.

Esse item parece terrível né? Relaxa, porque até uva passa (hahaha) e você terá boas histórias para contar pros amigos depois.

 

8. Você fica mais ligeira(o)

 

Viajando sozinho você fica mais ligeiro
(Via Giphy)

Esse item veio para te aliviar sobre o item anterior. Sabe aqueles perrengues? Você aprenderá com cada um deles e nas próximas estará muito mais ligeiro. Isso significa mais astúcia, mais jogo de cintura e que você aprenderá a antecipar-se diante das situações.

Isso não significa o fim dos perrengues e nem que você virou um espertalhão de tudo, mas que aparecerão várias chances de aprender com as vivências.

 

9. É mais fácil controlar os gastos da viagem

 

Ao viajar sozinha fica mais fácil controlar os gastos da viagem
(Via Giphy)

Como falei algumas vezes durante o texto, viagens em grupos acabam nos atrapalhando um pouco. O que mais atrapalha, pelo menos para mim que amo viajar barato, é manter o orçamento da viagem certinho. Acontece que muitas vezes acabamos viajando com pessoas mais gastadeiras do que nós e acabamos tendo que acompanhar elas. Aí rola aquela sensação de “se eu estivesse sozinha gastaria bem menos”.

 

10. Você fica mais autoconfiante

 

Viajando sozinho você fica mais autoconfiante
(Foto por Blake Wheeler via Unsplash)

Viajar sozinha(o) pela primeira vez não é uma decisão fácil. Várias dúvidas e medos martelam na nossa cabeça. As pessoas nos questionam e nos chamam de malucos, principalmente se você é mulher. Isso só piora a situação e você pode questionar se está fazendo a coisa certa.

Eu te digo: está fazendo sim! Não indo para país que está em guerra, se joga porque “perigo existe em todo lugar”. Digo isso porque já viajei sozinha e é justamente ao encarar os medos e inseguranças que percebemos que somos muito maior do que achávamos… e BOOOM… a autoconfiança se instalou em você!

 

11. Viajar sozinha(o) traz autoconhecimento

 

Viajar sozinha(o) traz autoconhecimento
(Foto por Felix Russell-Saw via Unsplash)

Acredito que em cada experiência que vivenciamos, há oportunidades de autoconhecimento. Afinal, é nas nossas ações e reações que conseguimos ver de fato quem somos e não quem a nossa mente projeta. Normalmente nossa percepção de nós mesmo é na verdade o que desejamos ser e não o que necessariamente somos.

Quando viajamos sozinhos, vivenciamos uma “rotina” intensa com diversas situações diferentes das vividas na zona de conforto. O que nos leva a perceber coisas que não sabíamos sobre nós mesmos e ainda por estarmos sozinhos, refletimos mais constantemente sobre nós.  

 

12. Você fica mais flexível

 

Viajar sozinho deixa você mais flexível
(Foto pow Alessio Lin via Unsplash)

Viajar nos ensina a abrir a cabeça para o novo,  porque temos que nos adaptar as diferenças de costumes culturais locais e mesmo que não faça sentido para nós, podemos aprender com o que é diferente.

Quanto mais flexível somos, mais fácil é conhecer e se encantar por coisas que nem imaginávamos que poderíamos gostar. Passamos também a compreender que não adianta sofrer com as mudanças. Seja ela qual for, porque a vida está em constante movimento e para acompanhar, é melhor liberar a metamorfose ambulante!

Viajando sozinho isso fica  mais fácil perceber tudo isso, sem a influência ou ponto de vista de mais pessoas que estão na mesma “bolha” que você. 

 

13. Você se sente realizada(o)

 

Viajando sozinho você se sente realizado
(Foto por Austin Schmid via Unsplash)

Todas essas experiências, aprendizagens, novos amigos e liberdade te levaram para um estado elevado de satisfação e realização. Viajar sozinha(o) nos deixa orgulhosos de nós mesmo, não só por tudo que está nessa lista, mas também pelo simples fato de ter coragem e ir! Então não vizinho, não somos malucos, somos corajosos! =)

 

E aí viajantes, convencidos a fazer sua próxima viagem sozinhos? Já viajou sozinho e acrescentaria mais coisa nessa lista? Me conta nos comentários! ^^

Salva a imagem abaixo no seu Pinterest para conferir esse link sempre que quiser! =)

Viajar sozinha(o) é uma experiência incrível e ao contrário do que muitos pensam, não tem nada a ver com falta de companhia ou solidão. Na verdade é uma experiência transformadora e maravilhosa. Como isso? Separei 13 razões para te convencer a viajar sozinha(o) na sua próxima viagem!
(Foto por Ryan Moreno via Unsplash)

VAI VIAJAR? AJUDE A MANTER O BLOG RESERVANDO COM NOSSOS LINKS!

Para ajudar basta fazer as suas reservas utilizando os links abaixo. Assim o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

 Booking.com: Reserve sua Hospedagem em qualquer lugar do mundo
 AirBnB: Ganhe R$100 de crédito na sua primeira hospedagem
    RentCars: Alugue Carro e viaje com mais liberdade
   TicketBar: Compre online ingressos para as atrações e evite filas
Aproveita também para dar aquela força e acompanhar os Olhos de Turista nas Redes Sociais:
 

Olá, meu nome é Luiza Cardoso! Sou a blogueira e idealizadora do Olhos de Turista. Amo viajar pelo mundo e levar minha vida nesse estilo libertador! Ter olhos de turista para mim é observar e admirar todos os cantinhos do planeta, desde o trajeto de casa até a volta ao mundo! :D

Comente esse post!

Comentários (12)

  1. Adoro viajar de todas as formas, sozinha, com amigos, a dois, todas têm suas vantagens e desvantagens e acredito que todo viajante devia experimentar pelo menos uma delas, viajar sozinho pra mim é uma forma de me conhecer melhor, aquele tempo que você passa consigo mesmo, têm todas essas vantagens que você tão bem citou e concordo plenamente que gastamos bem mais quando viajamos em grupo.