]
Confira 7 dicas para viajar gastando pouco

Dicas Viajar Barato

7 dicas para viajar gastando pouco

Sabe aquela pessoa que vive viajando e te faz imaginar de onde ela tira toda esse dinheiro para viajar? Às vezes a resposta é mais simples do que você imagina: existem diversas maneiras de viajar gastando pouco. Por isso resolvi compartilhar com vocês 7 dicas para viajar gastando pouco:

1 – Pare de gastar com hospedagem

 

Viajar gastando pouco com hospedagem
Imagem Pixabay.

Existem inúmeras maneiras de viajar sem gastar com hospedagem e por ser um dos maiores gastos de viagem, esse item é primordial para viajar gastando pouco. As melhores formas de evitar esse tipo de gasto é trabalhando em hostels, fazendas, cuidando de animais ou da casa de alguém em troca de acomodação ou até mesmo pedindo para ficar na casa de estranhos. Mas como isso? Há sites como Worldpackers, Couchsurfing, Workaway, WWOOF e muitos outros que dão todo um suporte para você encontrar essas oportunidades. Veja o artigo com 6 dicas para viajar sem gastar com hospedagem.

 

2 -economize com comida para viajar gastando pouco

 

Economize com comida para viajar gastando pouco

Esse provavelmente é o item mais polêmico de todos, porque muita gente defende loucamente o turismo gastronômico. Calma lá viajantes! Não estou dizendo que não é para vocês experimentarem a culinária local. Claro que esse turismo é importante para a experiência de viagem, porém experimentar uma comida local não precisa significar gastar muito.

A melhor forma de evitar preços elevados e ainda experimentar comidas da região e realmente autênticas é se afastando dos bairros turísticos e principalmente das grandes atrações. Às vezes se você simplesmente andar alguns quarteirões já vai notar a mudança nos valores.

Outra coisa que eu particularmente procuro fazer é evitar comer em restaurante todos os dias. Geralmente eu experimento alguns dos pratos locais mas também faço muitas refeições com compras do mercado. O ideal para viajar gastando pouco é comer em restaurante apenas uma vez por dia, no almoço. O café da manhã quase sempre tem na hospedagem e durante o dia procure comer frutas e beliscos comprados no mercado. Já no jantar, tente transforma-lo em almoço-janta, ou seja, deixar para almoçar tarde e ser também o jantar. Aliás, é até bem comum acabar acontecendo isso naturalmente por causa da correria de conhecer a cidade.

 

3 – Pare de gastar com passagens aéreas

 

Economize com passagens aéreas para viajar gastando pouco.
Imagem Pixabay.

Para começo de conversa se você vai viajar para lugares próximos considere fazer a viagem por terra. Além de ser a melhor opção para viajar gastando pouco, muitas vezes é menos cansativo. Na Europa por exemplo, a maioria dos aeroportos são distantes do centro da cidade, logo você deve se locomover da cidade que está até o aeroporto e do aeroporto que irá até o centro da cidade. Quando eu viajei a primeira vez de ônibus entre cidades europeias eu percebi como era muitooo melhor, já que as rodoviárias, diferente dos aeroportos, são sempre no centro da cidade. Além de você não precisar chegar 2, 3 horas com antecedência no aeroporto. No final às vezes fica até mais rápido viajar de ônibus, carro ou carona do que de avião.

Masss se no seu caso você realmente precisa viajar de avião, para tudo e vai agora ler os 8 passos para acumular milhas aéreas e voar de graça. Sério viajantes, milhas é dinheiro e se você não começar a acumular agora mesmo você está perdendo a oportunidade de juntar dinheiro. O mais importante sobre acumular milhas é que você não precisa gastar além do que você já gasta normalmente para juntar pontos. Foque em apenas organizar melhor suas compras para encaixar elas nos benefícios dos programas de fidelidade. Por isso não deixe de ler os 8 passos para viajar gastando pouco até de avião.  

 

4 – Compre os passeios e atrações pela internet

 

Compre os passeios e atrações pela internet para viajar gastando pouco
Imagem Pixabay.

O melhor segredo para economizar com passeios e atrações é pesquisar na internet. Assim você achará diversas dicas em blogs ou até  o próprio passeio ou atração sendo vendido mais barato.

Aliás, fique sempre esperto com isso porque às vezes a atração tem vendas de ingressos limitadas. Assim a melhor maneira de garantir o ingresso é online, já que eventualmente quando compramos na hora só há ingressos para os próximos dias. O que pode ser péssimo se sua estadia pela cidade for curta.  

O site Quanto Custa Viajar é uma ótima ferramenta de informação sobre valores de passeios turísticos por diversos destinos do mundo. Outra excelente opção principalmente para quem vai para a Europa é o Ticketbar. Como eles são parceiro do blog, comprando por esse link você ainda ajuda o Olhos de Turista a se manter. 

Mas lembre-se que se sua intenção é viajar gastando pouco, nunca deixe de pesquisar em mais de uma fonte porque sempre pode existir um lugar mais barato que o outro. A dica também vale para compras em agências locais, pesquise em mais de uma e nunca feche com a primeira.  

 

5 –  Peça carona para viajar gastando pouco

 

Pedir carona para viajar gastando pouco.
Imagem Pixabay.

Nada como uma carona para economizar com um dos maiores gastos de viagens: a locomoção.

Apesar da maioria dos viajantes não recorrerem a essa prática, saiba que pedir carona na estrada não é tão incomum. Muitos acreditam ser extremamente perigoso, mas na minha opinião depende muito da circunstância. A melhor maneira de arrumar carona é pedir em postos de gasolina, postos policiais e restaurante em beira de estrada.

Mas se você vai viajar sozinho e tem medo ou simplesmente não se sente confortável para pedir, você ainda tem opção de arrumar uma carona solidária por um valor muitooo menor do que o que você gastaria com ônibus. Veja o artigo em que eu recomendo 6 aplicativos de carona para economizar nas viagens. Eles facilitam muitooo a vida e com certeza são cruciais para viajar gastando pouco.

 

6 – Divida os custos com transporte até as atrações

 

Divida os custos com transporte até as atrações para viajar gastando pouco.

Se você estiver em um grupo de pessoas, alugar carro pode ser uma das melhores maneiras de viajar gastando pouco. Outra vantagem é que você poderá fazer tudo no ritmo do grupo e ir parando em todos os lugares que desejar. Alugar carro costuma sair muito mais barato do que fechar pacotes de passeios com transporte incluso.

Procure sempre fazer a conta pra descobrir se compensa e sugerir isso para as pessoas que estão viajando com você. Se você estiver viajando sozinho, proponha a ideia para quem você for conhecendo durante a viagem. Assim vocês poderão dividir os gastos e todo mundo sai ganhando.

Dividindo os gastos, andar de Táxi/Uber às vezes também pode fica mais barato do que usar o transporte público. Tome a iniciativa de perguntar para as pessoas que estão esperando no ponto com você se elas topam. Isso pode deixar sua viagem muito mais confortável e muitas vezes até mais barata.

 

7 – Se estiver em galera, negocie os preços dos passeios

 

Quando estiver em grupos grandes negocie passeios e atrações para viajar gastando pouco.
Imagem Pixabay.

Estar em um grupo grande de pessoas também é bom para negociar valores de passeios. No Brasil inclusive isso funciona muito bem, como exemplo os passeios de lanchas das praias. Especialmente em baixas temporadas os barqueiros esperam horas para encher uma lancha ou acabam partindo com poucas pessoas. Então imagina o poder de negociação que você pode ter se chegar já com um grupo de 10 pessoas, ele certamente não vai querer perder esse grupo para algum barqueiro que faça um preço melhor. Considere sempre essa carta na manga mas não abuse, porque apesar disso há um limite mínimo de margem de lucro.

Moral da história, fazer amizades é uma maravilha! Além de ser maravilhoso conhecer novas pessoas, você ainda consegue viajar gastando pouco 😀

Veja também: 15 formas de economizar para viajar mais.

E aí viajantes, gostaram das dicas? Conhece mais algum truque para viajar gastando pouco? Me conta tudo nos comentários! =)

Quer deixar essas dicas guardadinhas para consultar quando precisar? Então bora salvar a foto abaixo no seu painel de dicas de viagem do Pinterest! =)

Viaje muito mais de forma econômica e para qualquer parte do mundo. Confira essas 7 dicas infalíveis para viajar gastando pouco.

VAI VIAJAR? AJUDE A MANTER O BLOG RESERVANDO COM NOSSOS LINKS!

Para ajudar o blog basta fazer as suas reservas utilizando os links abaixo. Assim o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

 Reserve sua Hospedagem em qualquer lugar do mundo
 Ganhe R$100 de crédito na sua primeira hospedagem no Airbnb
    Alugue Carro e viaje com mais liberdade
   Compre online ingressos para as atrações e evite filas
Aproveita também para dar aquela força e acompanhar os Olhos de Turista nas Redes Sociais:
 

Olá, meu nome é Luiza Cardoso! Sou a blogueira e idealizadora do Olhos de Turista. Amo viajar pelo mundo e levar minha vida nesse estilo libertador! Ter olhos de turista para mim é observar e admirar todos os cantinhos do planeta, desde o trajeto de casa até a volta ao mundo! :D

Comente esse post!

Comentários (5)

  1. Oi Luiza! Uma excelente lista de dicas. A carona ainda não é uma opção por várias neuras, mas quem sabe em um futuro, he he he… Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

  2. Vamos falar a verdade: você sabe tudo na hora de economizar na hora de planejar uma viagem. Parabéns pelas dicas, elas são verdadeiramente válidas para quem busca viajar a custo baixo.

  3. Acho que dessas dicas ainda nao experimentei a carona. Confesso que ficaria meio apreensiva se estivesse sozinha e sendo mulher, mas com algum amigo valeria tentar. Tudo para economizar e viajar mais né hehe. Excelente lista. Abraços