]
Munique na Alemanha, um dos lugares que dá para viajar sem gastar com hospedagem

Dicas Viajar Barato

6 dicas para viajar sem gastar com hospedagem

Hoje eu vim trazer dicas super especiais para você não precisar mais gastar com hospedagem nos seus mochilões. Os dois maiores gastos das viagens são acomodação e hospedagem. Por isso essas dicas podem ser a luz que você estava esperando para se jogar pelo mundo. Afinal, quem não quer viajar sem gastar?
É importante lembrar que nem todas funcionam bem em qualquer lugar do mundo. Algumas são mais populares do que as outras dependendo do país e região. Por isso mesmo, separei 6 dicas para viajar sem gastar com hospedagem. Assim, você vê qual funciona melhor no lugar que você vai e quais você se identifica mais.

 

1 – Couchsurfing

 

O Couchsurfing é uma comunidade que reúne pessoas de diversos países do mundo. A proposta é que as pessoas recebam viajantes que vão para a cidade delas e ao mesmo tempo que esses viajantes não gastem com hospedagem.

Por incrível que pareça funciona muito bem. Tem muita gente que gosta de receber estrangeiros para conhecer novas culturas, por companhia ou para praticar o inglês. Já para quem é recebido é ainda melhor, porque além de usufruir das mesmas vantagens, ainda economiza bastante ao viajar sem gastar com hospedagem.

Para ajudar na questão de segurança, recomendo que na hora de solicitar a sua estadia na casa de alguém, veja se a pessoa já recebeu outros viajantes antes.

 

2 – Trabalho em hostels

 

Viajar sem gastar por trabalho em hostels
Foto retirada do Facebook do Worldpackers.

Trabalhar em hostels é uma excelente forma de viajar sem gastar, porque além de você não pagar a hospedagem muitas vezes eles também oferecem o café da manhã de graça.

Geralmente o tempo de trabalho é de 4 a 6 horas e aí você pode curtir a cidade pelo resto do dia.

A forma mais direta de conseguir trabalhar em hostel é entrar e perguntar em alguns se eles estão precisando de alguém. Mas você pode acessar alguns sites que te ajudem a encontrar trabalho em hostel ou em outros tipos de atividades em troca de hospedagem. Falarei deles no próximo item.  

 

3 – Trabalho em serviços gerais

 

Viajar sem gastar por trabalho em serviços gerais
Foto retirada do Facebook do Workaway.

O número de pessoas que planejam fazer mochilões baratos só aumenta. Por isso, vão surgindo alguns sites que facilitam cada vez mais a vida de quem quer viajar sem gastar muito. Separei dois para mostrar para vocês:

O Worldpackers que aglomera oportunidades em 3 segmentos: voluntariado em ONGs, escola e projetos sociais; trabalho em ecovilas, fazendas e institutos de permacultura; trabalhos de acordo com as suas habilidades que você cadastrada.

O Workaway que reúne trabalhos como: voluntário, na casa de alguém (limpando, cozinhando, construindo, reformando, etc) ou em organizações pequenas.

Todas as oportunidades são em troca de hospedagem e em alguns casos algumas oferecerem uma ou mais refeições. O tempo de trabalho varia de um trabalho para outro.

 

4 – Trabalho voluntário

 

Fazer um trabalho voluntário além de fazer bem para a alma e para o coração, pode ser também o seu caminho para mudar de cenário, viajar sem gastar quase nada, conhecer novas culturas e pessoas.

Geralmente quem escolhe essa opção fica um tempo maior no destino, mas isso, pode variar de uma oportunidade para outra.

Você pode encontrar trabalhos como voluntário com os dois últimos sites já citados, mas há outras formas de achar. Você pode se candidatar no site das próprias ONGs ou perguntar sobre para pessoas que você conhece e sabe que participam.


5 – Trabalho em fazendas

 

Viajar sem gastar por trabalho em fazendas
Foto retirada do Facebook do WWOOF.

Ama a natureza e sente que precisa ficar mais em contato com ela, se alimentar melhor, aprender e conhecer pessoas que querem o mesmo? Então essa deve ser a melhor opção para você. Pois além de viajar sem gastar muito, você ainda vai emergir em um estilo de vida completamente diferente do que o que vivemos no meio urbano.
No site WWOOF você encontra oportunidades de trabalhar colhendo, plantando e cuidando dos animais em fazendas orgânicas.

Outro site é o HelpX que você pode achar trabalhos em fazendas orgânicas e fazendas não-orgânicas. Mas é possível também achar atividades em casa de família, pousadas, albergues e até veleiros.

Em ambos sites as atividades são em troca de alimentação e hospedagem, além de fornecer bastante aprendizagem.

 

6 – Cuidando da casa e/ou animais de alguém


Conhecido como house sitting, essa prática é bastante comum em alguns países.

Há diversas pessoas que oferecem as próprias casas para outras ficarem pelo período que elas estão fora. Tudo que elas pedem em troca é que essa pessoa cuide da casa, dos animais de estimação e deixe tudo limpinho. A ideia é que tudo funcione normalmente como quando o dono está em casa.
Há 3 sites que você pode achar oportunidades em house sitting: Home Exchange, Trusted House Sitters e  Luxury House Sitting.

 

E aí, o que achou dessas dicas para viajar sem gastar com hospedagem? Tem algum sugestões para incluir aqui? Me conta tudo nos comentários!

Leia também sobre 6 apps que ajudam a economizar nas viagens.


— > Gostou desse artigo? Então dá um PIN (Salvar) na imagem para deixar ele guardadinho no Pinterest e poder conferir ele sempre que precisar: 

6 dicas para viajar sem gastar com hospedagem

VAI VIAJAR? AJUDE A MANTER O BLOG RESERVANDO COM NOSSOS LINKS!

Para ajudar o blog basta fazer as suas reservas utilizando os links abaixo. Assim o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

 Reserve sua Hospedagem em qualquer lugar do mundo
 Ganhe R$100 de crédito na sua primeira hospedagem no Airbnb
    Alugue Carro e viaje com mais liberdade
   Compre online ingressos para as atrações e evite filas
Aproveita também para dar aquela força e acompanhar os Olhos de Turista nas Redes Sociais:
 

Olá, meu nome é Luiza Cardoso! Sou a blogueira e idealizadora do Olhos de Turista. Amo viajar pelo mundo e levar minha vida nesse estilo libertador! Ter olhos de turista para mim é observar e admirar todos os cantinhos do planeta, desde o trajeto de casa até a volta ao mundo! :D

Comente esse post!