]
Aqui você encontrará 15 formas de economizar para viajar mais!

Dicas Viajar Barato

15 formas de economizar para viajar mais

Viajar é um dos melhores investimentos que existem, mas tem muita gente que infelizmente não consegue viajar muito. Algumas vezes porque realmente não dá e outras porque sem perceber gastam com muita “bobeira”. Por fiz uma listinha com 15 formas super possíveis de economizar para viajar mais!

1 – Cancele o pós pago

 

Se você não usa o celular a trabalho, pense se você realmente tem necessidade de ter uma conta pós paga. Hoje em dia tem muito lugar que tem Wifi e talvez você nem precise de verdade de acesso em todo canto que vai.

Passando para uma conta pré paga você economizá muito e ainda pode ligar o 3G às vezes quando precisar.

Pensa só: no nosso dia a dia vamos da casa pro trabalho e de lá novamente para casa. Normalmente ambos tem wifi então você acaba ficando online a maior parte do dia e usa o 3G só no trajeto. Que tal substituir o celular por um livro, uma revista, um quadrinho?

 

2 – Cancele a TV a cabo

 

Muitas pessoas fecharam pacotes de telefone, internet e TV a cabo, mas acabam não assistindo nunca e nem usando o telefone direto.

Conheça também o canal no YouTube:

Talvez você até use o telefone um pouco, mas tenha em mente que hoje em dia é perfeitamente normal as pessoas não terem telefone em casa, usando apenas o celular. Avalie se esse também não pode ser o seu caso e se ao invés de pagar um pacote de TV a Cabo, telefone e internet, se não vale ficar só com a internet. Afinal, ela pode suprir ambas necessidades já que para se comunicar você pode utilizar o whatsapp, skype, facebook e para se entreter você pode assistir filmes disponíveis na internet, ver vídeos do youtube ou até mesmo rachar Netflix com a alguém. Fica bem mais barato, você provavelmente nem sentirá falta deles e ainda vai economizar para viajar mais. Bem mais interessante, não?

 

3 – Não compre o que não é realmente necessário

 

Nós vivemos em uma sociedade capitalista, o que nos faz viver com constante estímulos para o consumo. Pode até ser clichê falar, mas a verdade é que objetos não trazem felicidade a ninguém. Experimente começar a comprar só quando houver uma real necessidade, você verá o quanto você gastava dinheiro com coisas que não faziam diferença alguma na sua vida.

 

4 – Diminua as idas ao cinema

 

Se você é daqueles que vai ao cinema toda semana, faça uma continha básica de o quanto gasta por mês só com cinema. Hoje em dia cinema está relativamente caro, principalmente para quem paga inteira. Então procure diminuir ou até dar uma cortada por um período ou deixe para ir em apenas aqueles filmes imperdíveis.

Mas se isso for fora de cogitação para você, procure ao menos ir naqueles dias que as sessões são mais baratas e dispense sempre a pipoca e o refrigerante. Vamos combinar que com o preço absurdo que cobram pelas pipocas e refrigerantes realmente dá para economizar para viajar mais né? haha!

 

5 – Evite gastar com jantar fora e baladas

 

Já parou para calcular o quanto você gasta por mês com baladas e ou jantando fora? Agora multiplique por 12 meses. Chocante né?

Pensa só, o dinheiro que você gasta ao sair para jantar dá para comprar comida para boa parte do mês, se não no mês todo. Fora que fazer um jantar especial em casa pode ser tão bom quanto, se até melhor do que sair para jantar.

O mesmo serve para as baladas. Trocar elas por festinhas em casa pode ser também muito legal e ainda sai bem mais barato.


6 – Manere nas compras do mercado

 

Praticamente todo mundo compra além das coisas que precisava quando vai no mercado. Você já parou para fazer as contas de quanto a mais saiu a sua compra por causa dos itens extras? Uma ótima tática para evitar os excessos é estabelecer uma frequência semanal ou mensal para as compras. Evitando idas frequentes ao mercado para comprar apenas alguns itens você foge daquele pensamento de “aproveitar” que já está lá e comprar mais.


7 – Chega de delivery

 

Pedir comida em delivery normalmente é uma escolha de impulso. Além de ser um dinheiro mal gasto, não faz bem à saúde. Se você está lendo esse post é porque tem vontade de viajar mais, certo? Então foco foco e bora economizar para viajar mais! 😛

 

8 – Dispense a academia

 

Se você realmente vai para a academia todos os dias ok, acho que vale continuar, mas se você paga e não usa, foca nas suas prioridades. Esse dinheiro seria muito melhor investido em viagens, já que diferente da academia você irá aproveitar do início ao fim. Além disso, nada impede que você faça uma caminhada no parque ou pratique exercícios em casa.

 

9 – Compre livros usados ou peça emprestado

 

Gente, chega desse apego em ter o livro para ler uma vez e depois encostar na estante. Estamos em 2017 e sabemos bem como o papel é produzido. Além de não ser sustentável fica lá acumulando pó.

Se você não for daquele tipo que volta a mexer no livro toda hora, desapega porque o que  adianta um monte de livros encostados na estante enquanto você se lamenta de não viajar. Opte por livros usados que são bem mais baratos ou melhor ainda, peça emprestado.

 

10 – Economize com água e energia

 

Tenha atitudes para evitar o desperdício de água e energia, porque além de economizar para viajar mais, você ainda ajuda o meio ambiente. Aquelas velhas histórias: quando sair apague a luz, durante o dia aproveite a luz solar, quando estiver escovando os dentes feche a torneira, não deixe eletrônicos ligados quando não estiver usando, etc.

 

11 – Use o transporte público ou vá a pé

 

Se o seu trajeto é curto procure ir a pé ou de bike e se ele for longo prefira ir de transporte público. Usando o transporte público você deixa de gastar tanto com gasolina quanto com estacionamento.

Se transporte público não for opção por algum motivo, procure pessoas que vão na mesma direção que você para dividir os gastos. Afinal o valor da gasolina é bem alto e se você cortar ou diminuir esse gasto com certeza vai economizar para viajar mais.

 

12 – Opte por passeios gratuitos

 

Poder curtir o final de semana depois de uma semana desgastante é maravilhoso. Melhor ainda se der para fazer isso e mesmo assim economizar para viajar mais.

Mesmo as menores cidades costumam ter algum tipo de evento gratuito então comece a aproveitar mais esse tipo de evento. Faça buscas na internet que sempre dá para achar alguma coisinha. O Catrata Livre, por exemplo, disponibiliza toda uma agenda cultural com eventos livres de algumas cidades, o que inclusive inspirou o nome deles.

Outra opção que costuma ser uma delícia é passar o dia em parques e praças. Podem me chamar de cafona, mas eu acho muito legal fazer piquenique. =)

 

13 – Para mulheres, evite idas ao salão

 

Sério mulherada, gastar em salão nem sempre é tão necessário. Treinando um pouquinho você verá que pode fazer a unha tão bem quanto a manicure, além de não ter que se locomover até o salão.

Outra coisa que adoro fazer em casa é hidratação. Além de bem mais barato ainda mantenho uma frequência muito boa. Acho até mais importante fazer hidratações frequentes do fazer uma vez por mês com produtos de salão super bons.

Foca nessa liberdade dupla: não depender de tempo e dinheiro para cuidar do visual e ainda economizar para viajar mais.

 

14 – Dispense serviços de terceiros

 

Contando que isso não implique um risco a sua saúde, evite serviços de terceiros. Tente fazer as coisas que não forem te colocar em perigo sozinho, como faxinar e pintar. Se o caso for de eletricista e você não manjar do assunto, é melhor não arriscar.

 

15 – Compartilhe moradia

 

Seja com seus pais ou até com amigos e estranhos, procure dividir os gastos com aluguel e contas. Além de ter companhia no seu dia a dia, você ainda poderá economizar para viajar mais. Se você está muito acostumado a morar sozinho, tenha em mente que manter uma convivência diária nem sempre é fácil. Tanto você quanto as pessoas que você está dividindo precisarão se adaptar umas às outras e chegar em diversos acordos. Procure ter um relacionamento bom com essas pessoas e em dias de estresse se apegue as coisas boas. No final você poderá acabar gostando muito da companhia. =)

Espero que essas dicas ajudem muito você a economizar para viajar mais e mais! Afinal, viajar é o um dos melhores investimentos que existem! 😀

Veja também 6 dicas para viajar sem gastar com hospedagem e 6 apps que ajudam a economizar nas viagens.

Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salva a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! =)

Veja 15 formas certeiras de economizar para viajar mais!

 

VAI VIAJAR? AJUDE A MANTER O BLOG RESERVANDO COM NOSSOS LINKS!

Para ajudar basta fazer as suas reservas utilizando os links abaixo. Assim o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

Hospedagem: Booking.com, Hotéis.com e AirBnb 
Seguro Viagem Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
    Aluguel de Carro: Rentcars.com 
  Ingressos e Passeios: Viator, Ticketbar e TourOn
 Câmbio: TransferWise

Aproveita também para dar aquela força e acompanhar os Olhos de Turista:
 

Olá, meu nome é Luiza Cardoso! Sou a blogueira e idealizadora do Olhos de Turista. Amo viajar pelo mundo e levar minha vida nesse estilo libertador! Ter olhos de turista para mim é observar e admirar todos os cantinhos do planeta, desde o trajeto de casa até a volta ao mundo! :D

Comente esse post!