Idosa de 89 anos viaja sozinha pelo mundo

Senhora russa de 89 anos viaja sozinha pelo mundo

As pessoas costumam pensar que após uma certa idade, devem sossegar e curtir a calmaria de uma vida de aposentadoria com seus filhos, netos e bichinhos de estimação. Muitos acreditam que os tempos de aventuras e sonhos ficaram no passado e que não é mais hora de arriscar e sair da zona de conforto.

Mas essa senhora russa de 89 anos provou que não precisa ser bem assim e que ainda dá tempo de conhecer muita coisa.

Elena Mikhailovna tem inspirado e vem ganhando a admiração de muita gente com sua história que vem sendo divulgada em blogs, portais e pelas redes sociais. Ela mesma compartilha um pouco da sua jornada pelo seu Instagram e Facebook com a ajuda do sobrinho.


O espírito aventureiro de Elena, despertou já nos anos 70 quando ela saiu da sua cidade em Krasnoyarsk na ferrovia transiberiana para visitar Praga, Polônia e a Alemanha Oriental. Porém, por faltar tempo e dinheiro, a senhora russa não conseguiu dar continuidade às suas viagens.

Até que, há 6 anos atrás, aos 89 anos, a jovem senhora voltou a viajar, passando por Vietnã, Israel, Turquia, Alemanha e República Tcheca. Elena Mikhailovna procura viajar pelo menos duas vezes por ano e já visitou a República Tcheca cinco vezes desde que voltou a passear.

Em uma de suas viagens, a senhora estava no restaurante do hotel tentando pedir que sua comida não viesse com muita pimenta e acabou sendo ajudada por uma compatriota. A moça que a ajudou, Ekaterina Papina, ouviu a história de Elena e se sentiu comovida e inspirada, então resolveu compartilhar no facebook o relato e algumas fotos da “vó Leda” (maneira que a apelidou).

 

👒👙🏊😜 #babushka_1927 #babalena #бабалена Фото: Екатерины Папиной

Uma publicação compartilhada por Баба Лена Ерхова (@babushka_1927) em

No post ela explica que a idosa nasceu em 1927 em Krasnoyarsk, foi criada em um orfanato e passou a Segunda Guerra Mundial trabalhando no campo em Oremburgo. Após o fim da guerra ela permaneceu trabalhando na agricultura, casou-se com um militar e teve uma filha. Infelizmente após algum tempo juntos, seu marido passou a beber e agredir as duas. Atualmente ela vive feliz, tem dois netos e viaja sempre pelo mundo e já andou de moto, montou camelo e experimentou diversos pratos exóticos.

Curte as minhas viagens? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

A postagem gerou até agora 33 mil curtidas e 15 mil compartilhamentos. São milhares de pessoas admiradas com a história de vida dela e a coragem de viajar sozinha.
Em entrevista ao jornal inglês “The Independent” Elena conta: “É fácil fazer amigos quando viajo, porque as pessoas ficam curiosas em saber minha idade e oferecem ajuda. Elas me mostram tudo”.

Para ela o mundo tem muitas pessoas boas, então não há nada a se temer.

“A maior coisa que aprendi na vida é que existem pessoas ótimas em todos os países. Não há nada a se temer, porque você só morre uma vez. E todos iremos morrer um dia mesmo”

Elena sustenta suas viagens com o dinheiro da aposentadoria e com a renda de flores que ela vende para conseguir um extra.

No mês que vem ela fará 90 anos e planeja visitar a República Dominicana para celebrar.

Parabéns vó Leda, uma ótima viagem! =)

 

1 comentário em “Senhora russa de 89 anos viaja sozinha pelo mundo”

  1. Pingback: Homepage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima