o que fazer em Chiriquí Panamá

Chiriquí Panamá: o que fazer nas redondezas de David, Hornito e Boquete

Chiriquí é uma província do Panamá que abriga diversas cidades em meio às florestas tropicais da região. Por isso, trata-se de um ótimo destino para quem gosta de trilhas, cachoeiras e de estar próximo da natureza. Os destinos mais populares de Chiriquí são Boquete, Hornito e David, assim sendo, falarei um pouco sobre os 3 nesse artigo!

Sobre Chiriquí Panamá

Chiriquí é o destino dos aventureiros e amantes da natureza, no Panamá. A região tem diversas atrações, como trilhas, cachoeiras, rios, montanhas e até praias e ilhas! Isso porque a província tem 13 distritos, que abrigam tanto cidades litorâneas, como cidades com altitudes elevadas.

vista Chiriquí Panamá

O turismo vem crescendo cada vez mais nos últimos anos e mais atrações naturais vêm sendo descobertas. Além disso, várias cidades da região oferecem atividades como rafting, canoagem, caminhada, escaladas e mountain bike.


Por ter tantas atrações naturais e atividades de aventura, é difícil determinar quantos dias ficar em Chiriquí Panamá. Depende bastante de o quanto você está disposto a explorar a região. Nesse post irei listar apenas algumas – as mais populares – atrações naturais para conhecer na região. 

Onde fica Chiriquí Panamá?

Chiriquí é uma província localizada na parte ocidental do Panamá e na divisa com a Costa Rica. Sua capital e principal cidade é David, mas sua cidade mais turística é Boquete. 

Uma das maiores atrações de Boquete, e de Chiriquí, é o Vulcão Barú, o ponto mais alto do Panamá. Do seu pico é possível ver tanto o Oceano Pacífico, quanto o Oceano Atlântico.

O que fazer em Chiriquí Panamá?

Antes de mais nada, explico que as atrações abaixo estão localizadas longe umas das outras. No entanto, as agências de turismo das cidades de Chiriquí costumam oferecer passeios bate e volta que vão para todas essas regiões em saídas diárias.

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Chiriquí Panamá o que fazer

Dessa forma, você pode optar por se hospedar em uma ou duas cidades da região e fazer esses passeios de um dia, ou mesmo ir por conta própria. Eu preferi me hospedar em Boquete e em Hornito, já que David é uma cidade maior e eu não achei que seria muito interessante.

Boquete costuma ser a principal escolha entre os viajantes, já que ela fica mais próxima da maioria dos lugares. Eu particularmente não dei muita sorte com essa cidade, porque choveram todos os dias da minha estadia por lá.

Volcon Barú

O Vulcão Barú é uma das principais atrações de Boquete. Já que além de ser o ponto mais alto do Panamá, com 3447 metros acima do nível do mar, também é um dos poucos lugares no mundo que é possível ver ao mesmo tempo o Oceano Atlântico (caribe) e Oceano Pacífico. Claro que para isso, o clima tem que estar favorável, sem nuvens.

Vulcão Barú Boquete

Infelizmente eu não consegui subir o vulcão, porque o parque estava fechado devido ao mal tempo, já que não parava de chover em Boquete nos dias que estive lá. Eles fazem isso como medida de segurança, já que a trilha pode ser mais perigosa por causa da chuva. 

Para fazer essa trilha é necessário contratar um passeio com agência de turismo, preferencialmente saindo de Boquete. Os passeios costumam durar 2 dias, saindo de manhã em um dia, chegando lá para ver o pôr do Sol e acampar sob as estrelas. Na manhã seguinte todo mundo levanta cedo para ver o nascer do Sol e depois desce o vulcão, chegando na cidade por volta do meio dia. 

É importante ter um bom preparo físico para aguentar essa caminhada, já que são 13km de subida e depois mais 13km para voltar. Além disso, vá bem agasalhado, porque o topo é bem frio, podendo chegar a temperaturas abaixo de zero.

The Lost Waterfalls

The Lost Waterfalls é uma das trilhas mais visitada nas redondezas de Boquete. Famosa por sua floresta tropical, com grandes árvores, flores silvestres, pássaros e cachoeiras.

The Lost Waterfalls Boquete

Localizada em Los Naranjos, também em Chiriquí, a trilha fica a 1.400 metros acima do nível do mar e a 20 minutos de carro de Boquete. 

A trilha tem 3 cachoeiras ao todo, que ficam um pouco distante uma das outras. Dessa forma, você pode curtir cada uma antes de seguir o caminho até a próxima. 

Se você fechar esse passeio com agência, ele levará cerca de 4 horas, contando a saída, a caminhada e o tempo nas cachoeiras. Como eu acho meio corrido, recomendo fazer a trilha por conta própria, já que dá para chegar lá de transporte público e acessar o parque pagando a entrada, 7 dólares.

O coletivo custa cerca de 3 dólares e se você estiver em mais pessoas, pode compensar pegar um táxi, que cobra por volta de 10 dólares. 

Pozos Termales de Caldera – Hot Springs

Se você quer dar uma pausa nas trilhas e curtir um dia tranquilo, os poços de águas termais de Caldera podem ser uma boa opção.

Caldera Pozos Termales hot springs Chiriquí

Eles ficam em uma propriedade privada, em um lugar bem legal com um longo rio de água doce e fria, que também é possível nadar. O pessoal da propriedade cobra 2 dólares para entrar. 

O fenômeno da água termal nesse local ocorre por causa da presença do Vulcão Barú, a cerca de 40 km de lá.

Como são poços naturais, os pisos são de terra e envolvidos por pedras, onde você poderá se sentar. Eles são pequenos, mas não lotam, por isso você provavelmente vai achar um para curtir com uma certa privacidade.

Sinceramente, se você tiver os dias contados na sua viagem, não recomendo que conheça, porque achei os poços muito simples. 

Cânios Los Cangilones de Gualaca

O Cânion Los Cangilones de Gualaca, também conhecido como Mini Canyon, é exatamente o que o seu apelido diz: um pequeno cânion (ou desfiladeiro natural). 

Cânios Los Cangilones de Gualaca Panamá

É como um longo rio entre paredes rochosas de até 4 metros de altura. O melhor é que como as paredes não são muito altas, é possível pular lá de cima para mergulhar no rio, e depois descê-lo com a leve correnteza. Depois você pode caminhar novamente para o ponto que estava antes e saltar de novo. 

Como a correnteza não é forte, você também pode ficar por lá, nadando, boiando ou mergulhando. No entanto, como a profundidade é grande, não tem pé. 

Já se você não quer entrar na água, aproveite para tomar Sol, relaxar, fazer um piquenique, ler ou simplesmente ficar de bobeira.

Esse cânion fica mais próximo de Hornito e de David, mas também é possível ir de Boquete, tanto em passeios com agência de turismo, como por conta própria, usando o transporte público. 

Cascada Celestine

A Cascada Celestine é uma cachoeira próxima de Hornito, pouco conhecida. 

Cascada Celestine Chiriquí Panamá

Não é uma cachoeira que costuma ser muito visitada, justamente por estar um pouco escondida, dentro do Parque Nacional de Palo Seco, no final de um cânion alto e estreito.

O ideal para chegar até nela é ir com alguém que conheça o caminho ou com o mapa que o pessoal do hostel Lost and Found, que falarei mais abaixo, te entregará. 

Em suma, depois de descer do transporte público no ponto certo da estrada sentido Changuinola (peça ao motorista para te avisar quando descer), você deverá subir o riacho de pedras e nadar até encontrar uma espécie de Câmara natural de pedras. A cachoeira estará ao fundo, com 30 metros de altura. 

Eu recomendo não levar nenhum objeto que você possa molhar ou levá-los dentro de um saco estanque.

Sendero Los Quetzales

Outra trilha bem conhecida em Boquete é o Sendero los Quetzales, que fica dentro do Parque Nacional Volcan Barú.

Sendero Los Quetzales

Ela tem esse nome, porque há muitos pássaros quetzal nela, uma ave importante da América Central. Inclusive é o pássaro nacional da Guatemala, que deu o nome da moeda deste país.

Essa importância toda se dá ao fato de que existem várias mitologias sobre a espécie, além de ser uma ave muito bonita, com penas verdes e vermelhas e cauda longa. 

Por isso tudo, ter a possibilidade de ver um quetzal na trilha, é um dos maiores atrativos do Sendero los Quetzales. Dessa forma eu recomendo fechar um passeio com agência, porque geralmente os guias tem mais experiência para avistar pássaros e outros animais na selva. 

A caminhada toda tem 9,6km e leva de 4 a 7 horas e no geral, ela é considerada fácil.

Tours de café em Chiriquí Panamá

Existem muitas opções de tours de café na região de Chiriquí. É um passeio muito gostoso, porque além de conhecer uma fazenda do Panamá, você poderá saborear um café orgânico fresquinho.

Tour de café Chiriquí Panamá

Nesse tipo de passeio você consegue ver como é a produção de café, passar por outras plantações, além de, é claro, papear com um fazendeiro local.

Há diferentes opções de passeios em várias partes de Chiriquí, incluindo Boquete e Hornito. 

Onde se hospedar em Chiriquí Panamá?

Se tiver tempo, eu recomendo passar alguns dias em Boquete e alguns dias em Hornito. Imagino que você deve ter notado que a maioria dos atrativos naturais de Chiriquí ficam mais próximos de Boquete, certo? No entanto, se você é mochileiro, Hornito definitivamente não pode ficar de fora da sua viagem. Entenda melhor o porquê abaixo:

Hospedagem em Hornito

Lost and Found: eu poderia dizer que não tem como falar de Hornito, sem falar do Hostel Lost and Found, mas na realidade, é o contrário. A verdade é que quando eu decidi conhecer esse hostel, eu nem sabia em que cidade ele estava. Simplesmente porque praticamente não importa qual é a cidade, porque trata-se de um hostel COMPLETAMENTE isolado na selva. Isso mesmo! Exatamente por isso que ele acaba atraindo tantos mochileiros apaixonados por natureza e loucos para viver essa experiência!

pôr do Sol Lost and Found Panamá
hostel Chiriquí Panamá

No entanto não é só de natureza que vive os mochileiros do Lost and Found, mas também de muita festa. Isso mesmo, em meio a toda aquela vegetação, rola muita agitação nas noites do Lost and Found. A pequena comunidade de viajantes que lota o hostel (cerca de 30 pessoas) agita as noites no pequeno e aconchegante bar dele. A gente nem vê a noite passar, embalados nos torneios de beer pong, rodadas de happy hour e da galera dançando em cima das mesas.

Bar hostel

Aliás, as datas comemorativas lá são muito legais. Digo isso porque passei um Natal lá e gostei muito. Por 15 dólares adicionais eles fizeram uma ceia maravilhosa e serviram ponche à vontade por várias horas.

Natal Lost and Found Chiriquí Panamá

Além disso tudo, o hostel é lindo, tem uma super vista das montanhas, um ar fresco maravilhoso e várias atividades gratuitas de passeios pelas selvas. Fora que a galera costuma fazer tudo junto, realmente um clima coletivo muito legal.

Entendeu porque realmente não importa muito qual cidade fica o Lost and Found? Aliás, eu digo Hornito porque é o que o google maps diz, mas o pessoal do hostel fala que lá é Valle de las Minas, outra cidade em Chiriquí Panamá.

Hospedagem em Boquete

Mamallena Hostel: esse foi o hostel que eu me hospedei em Boquete. Ele faz parte de uma rede de hostels que tem no Panamá e que para ser sincera, eu não sou muito fã. Nas duas unidades que conheci deles, achei o hostel muito simples e sem um ambiente propício para fazer amizades. 

Boquete Panamá

No entanto não dá para negar que a localização desse hostel é ótima, bem perto da rua principal da cidade, perto de pontos de ônibus, mercados, bancos, restaurantes e cafés. 

O Mamallena oferece café da manhã grátis (panqueca e café preto), tem cozinha compartilhada, wifi e sala de estar. Eles também vendem passeios para as atrações da região, por preços semelhantes às outras agências de turismo da cidade. 

Outros hostels em Boquete: Bambuda Castle, Hostal Agaseke Boquete

Hotéis em Boquete: Villa Alejandro (pousada), Hotel Central Boquete (hotel 3 estrelas), The Inn at Palo Alto (hotel 4 estrelas), The Riverside Inn (hotel 5 estrelas)

Como chegar no Lost and Found?

Antes de mais nada é importante que você saiba que como o Lost and Found está no meio da selva, depois de desembarcar do ônibus você terá que fazer uma trilha de 20 minutos. Se desejar ajuda com a bagagem, o pessoal do mercadinho de frutas e vegetais que tem antes da entrada da trilha, pode te ajudar em troca de uma pequena taxa.

trilha hostel Lost and Found Chiriquí Panamá

Se for de carro, terá que estacionar no estacionamento ao lado desse mercadinho. A diária para quem se hospeda no Lost and Found é de 2,5 dólares.

Veja abaixo as alternativas para chegar no Lost and Found saindo de diferentes partes do Panamá:

De Bocas del Toro

praia em Bocas del Toro

Ônibus: em Bocas del Toro pegue um barco para Almirante. De lá caminhe 1km até o terminal de ônibus e pegue o primeiro ônibus que for para a cidade David. Avise ao motorista que você precisa descer no Lost and Found. Não se preocupe porque eles sabem onde é e estão acostumados a deixar viajantes lá. O ônibus irá te deixar na estradinha, próximo à entrada da trilha que leve até o hostel. O gasto total da viagem é de 8 dólares (somando o transporte de barco e o ônibus) e a viagem dura 3 horas e meia. 

Carro: para ir de Bocas del Toro até o Lost and Found de carro, você terá que primeiramente pegar um barco até Almirante. De lá pegue a Ruta Rambála – Almirante/Trajeto 11 e vire mais a frente à direita no Trajeto 10. Depois siga direto até a entrada da trilha para o Lost and Found. Haverá uma pequena placa de madeira sinalizando a entrada e o hostel fica próximo do Restaurante Vista Hermosa.

Shuttle (Van compartilhada): a Hello Travel Panamá oferece um serviço de transfer compartilhado que te leva diretamente até o Lost and Found. A viagem tem 3 horas de duração e custa 25 dólares, com o valor do transporte de barco incluso no preço. Não deixe de fazer a reserva com antecedência. 

De Boquete

Boquete Chiriquí Panamá

Ônibus: vá até o principal parque de Boquete e pegue algum dos ônibus que vão para David. Chegando em David, no principal terminal da cidade, pegue um ônibus em direção a Changuinola e ao entrar avise ao motorista que você precisará descer no Lost and Found. Não se preocupe que eles sabem onde fica. A viagem toda leva cerca de 4 horas, a depender do tempo de espera entre um ônibus e outro. O valor total gasto será de 6 dólares.  

Carro: para ir de Boquete até o Lost and Found há duas rotas. Ambas começam pelo Trajeto 41 e viram no Trajeto 10. No entanto, para pegar a rota mais curta, desvie à esquerda na estradinha Vía Chiriquicito e depois vire novamente à esquerda para voltar no Trajeto 10. Enquanto na segunda opção, você permanecerá no Trajeto 10, passando por Gualaca. Apesar da distância, as duas levam o mesmo tempo, cerca de 1 hora e pouco, mas a segunda é a melhor opção por ser o tempo todo pavimentada. O lost and Found fica depois de passar pelo posto de polícia na cidade Valle de la Mina. 

Shuttle (Van compartilhada): a Hello Travel Panamá oferece um transfer direto de Boquete até o Lost and Found. Ele custa 25 dólares por pessoa e leva 1 hora e pouco para chegar. Recomendo reservar com antecedência. 

Da Cidade do Panamá

arranha céus da Cidade do Panamá

Ônibus: vá até o terminal Albrook e pegue um dos ônibus que vão para David. Eles saem de hora em hora e há opções noturnas, que você chega em David às 6h. De David, pegue um ônibus a Changuinola e avise ao motorista que você precisará descer no Lost and Found. A viagem toda custa cerca de 18 dólares e dura aproximadamente 7 horas. 

Carro: a viagem de carro da Cidade do Panamá até o Lost and Found é bem simples. Pegue a Carretera Panamericana/Interamericana/Trajeto 1 pela maior parte do percurso. Pouco antes de chegar em David, vire à direita no Trajeto 21 e depois siga à direita no Trajeto 10. O hostel fica depois de passar pelo posto policial na cidade Valle de la Mina. A viagem dura por volta de 6 horas.

De Santa Catalina

Santa Catalina

Ônibus: a viagem de Santa Catalina até o Lost and Found é longa e um pouco complicada, por isso comece bem cedo para não perder o último ônibus em David, às 19h. Comece a viagem pegando um ônibus para Soná, que leva 1 hora e meia para chegar. Em Soná, pegue um ônibus para Santiago de Veraguas, que dura 45 minutos. De lá pegue um ônibus para David, que leva umas 3 horas. Em David, pegue um ônibus para Changuinola e avise ao motorista que quer descer no Lost and Found. A viagem toda leva cerca de 7 horas e custa 15 dólares. 

Carro: para ir de Santa Catalina até o Lost and Found de carro, comece a viagem pegando a Guarumal al Tigre até o Trajeto 5. Ao final do Trajeto 5, vire à esquerda na Carretera Panamericana/Interamericana/Trajeto 1. Faltando cerca de 18km para chegar em David, vire à direita no Trajeto 21 e permaneça à direita no Trajeto 10. O Lost and Found fica um minuto depois de passar pelo posto policial da cidade Valle de Las Minas. A viagem leva cerca de 4 horas.

E aí gente, gostaram das dicas sobre Chiriquí Panamá?

Se ficou alguma dúvida, manda um DM lá no @olhosdeturista, que eu respondo rapidinho! Aproveite para assistir os Stories de Chiriquí!

Curtiu esse post e não quer perder o link? Então salva a imagem abaixo no Pinterest para acessar esse artigo sempre que quiser! ♥

Chiriquí Panamá: descubra tudo o que fazer em David, Hornito e Boquete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima