Bocas del Toro é um dos principais destinos do Panamá e não atoa, já que a junção de natureza, clima de praia e festa atraem mochileiros do mundo todo. Por essas mesmas razões eu amei Bocas! Como eu fiquei por volta de 10 dias por lá, separei nesse post muita dica boa para passar para vocês! Desde o que fazer em Bocas del Toro até as melhores baladas! Bora conferir então?

Como chegar em Bocas del Toro?


Cidade do Panamá para Bocas del Toro

Ônibus

Há ônibus que saem da rodoviária Abrook na Cidade do Panamá e vão até a cidade Almirante. De lá você pode pegar um barco até a ilha.

O valor da passagem de ônibus fica por volta de 30 dólares e o barco custa 6 dólares. A viagem leva em torno de 11 horas e há opção de ônibus noturno.

O ônibus te deixa um pouco afastado do porto que saem os barcos, mas é uma distância tranquila para andar se você carregar apenas um mochilão. O táxi até lá deveria custar em torno de 1 dólar, mas é possível que tentem te cobrar mais.

O barco sai a cada 30 minutos das 6 da manhã até as 6 da tarde, por isso certifique-se de chegar antes do último barco sair.

como chegar em bocas del toro
Barco para Bocas del Toro (Panamá)

Avião

Você pode ir de avião da Cidade do Panamá a Bocas del Toro. A companhia aérea que opera esse trajeto é a Air Panamá e os voos custam em média R$500 o trajeto e duram cerca de uma hora.  

O limite de bagagem é de 14kg para a bagagem de porão e 4kg para a bagagem de cabine, mas recomendo conferir essa informação quando fizer a compra.

Leia também: Como ir de barco da Colômbia ao Panamá, passando por San Blas

Puerto Viejo, Costa Rica para Bocas del Toro


Ônibus


Ir de ônibus de Puerto Viejo até Bocas del Toro é a opção mais acessível, mas é necessário pegar mais de um ônibus para chegar até lá.

  • Pegue um ônibus até Sixaola (cidade da Costa Rica que faz fronteira com o Panamá). Ele custa por volta de 3 dólares, sai de hora em hora e leva por volta de 1 hora e meia para chegar na cidade.
  • Chegando na fronteira, cruze a ponte e pague a taxa de saída da Costa Rica (8 dólares) no prédio da imigração e depois carimbe o selo de saída da Costa Rica.
  • Caminhe por volta de 4 minutos pela ponte até a imigração do Panamá.
  • Pegue um ônibus até Guianguinola (1 dólar) e de lá outro até Almirante (2 dólares). Há também a opção de pegar táxi até Almirante, que custa 20 dólares, se você estiver com mais pessoas, pode valer a pena.
  • Caminhe um pouco até o porto de onde saem os barcos e enfim pegue um barco até Bocas del Toro (6 dólares, 30 minutos).

Shuttle


Se quiser ir de maneira mais confortável e rápida, então pegar uma van é a melhor opção. A van de Puerto Viejo custa 33 dólares e a empresa que faz o serviço é a Caribe Shuttle.

Como se locomover em Bocas del Toro?

Para ir para as ilhas vizinhas a única opção é táxi boat (barco), que custa de 2 a 10 dólares o trecho, dependendo da distância da ilha.

Tive uma experiência bem frustrante com táxi boat, chegando a esperar 1 hora e meia para o táxi sair. Por isso recomendo pegar táxi em horário de pico, assim as chances dele encher de gente mais rápido e você ter que esperar menos, são maiores!

Para circular pela Isla Colón, a ilha principal, você também pode alugar uma bike, moto ou pegar os ônibus que passam na praça principal da cidade, o Parque Simón Bolívar.


O que fazer em Bocas del Toro?


Na Isla Colón (ilha principal):


A ilha principal é o point das festas, baladas, restaurantes, mercados e agitação. Apesar da ilha não ter muitas praias bonitas, de lá é possível chegar em qualquer ilha das redondezas. Por isso a Isla Colón costuma ser a opção mais escolhida para se fixar, principalmente entre mochileiros.


Playa Bocas del Drago


Playa Bocas del Drago
Playa Bocas del Drago – Bocas del Toro (Panamá)

Essa praia fica no norte da Isla Colon e é possível chegar nela de barco ou de ônibus, sendo o ônibus uma opção econômica e fácil.

Pegue ele no ponto do Parque Simón Bolívar em direção a Playa Boca del Drago. O ônibus sai por 5 dólares ida e volta.

A praia não é tão bonita, mas tem opção de restaurante de frente para praia.


Playa Estrella ou Star Beach


playa estrella bocas del toro
Playa Estrella – Bocas del Toro (Panamá)

Essa praia fica ao lado da Playa Bocas del Drago, para chegar lá você também pode pegar barco (15 dólares por trecho) ou pegue o mesmo ônibus que vai para a Bocas del Drago e de lá faça uma trilha de 15 minutos até a Playa Estrella.

A praia é bem fofa, calma e relativamente cristalina, mas um pouco cheia de gente.

Embora a praia tenha ganhado esse nome por causa das estrelas do mar, não é são fácil encontrá-las já que muitos turistas tiram elas da água. Não faça isso, as estrelas do mar morrem rapidamente depois de alguns segundos fora d´água. 🙁


Playa Buff e Paki Point

Essas duas praias são famosas entre os surfistas. Como eu não surfo, preferi ir em outras partes da ilha, mas conheci muitos surfistas que disseram que o surf lá pela manhã é excelente.

Ambas estão afastadas do centro, mas a galera costuma ir de bicicleta e dizem que é bem tranquilo porque o trajeto é bonito e praticamente todo plano.  


Na Isla Bastimentos

A Isla Bastimentos é uma ilha que fica ao lado da ilha principal. É muito comum fazer bate e volta de barco para conhecer uma ou mais praias da ilha. Eu fiz isso, mas recomendo ficar uma ou mais noites para curtir com mais tranquilidade.


Playa Red Frog


praia red frog bocas del toro
Praia Red Frog – Bocas del Toro (Panamá)

A Playa Red Frog é a mais conhecida da ilha, para ir até ela pegue um táxi da Isla Colón por 5 dólares o trecho. A viagem dura 10 minutos de barco e uma caminhada de 15 minutos a pé para chegar até ela.

Para entrar na praia você deverá pagar uma taxa de 5 dólares.

A praia tem um clima gostoso, areia clarinha e tem bastante árvore. Infelizmente quando eu fui ela não estava própria para banho por estar lotada de mini águas-vivas e como o mar estava revolto, a água não estava clara.

Ela tem alguns restaurantes e apesar de eu não estar consumindo, me deixaram usar o banheiro.


Wizard Beach

Essa praia que também fica na Isla Bastimentos, é outro destino bom para surf. Ela é comprida e vazia, com apenas alguns surfista e banhistas.

Ouvi dizer que é possível caminhar de lá para a Playa Red Frog e vice versa, mas não tentei.


Arredores da Isla Colón:


Cayo Zapatilla


Bocas del Toro cayo zapatilla
Cayo Zapatilla – Bocas del Toro (Panamá)

Essa foi a ilha que mais amei de Bocas del Toro. Afirmo que ela é imperdível!

O Cayo Zapatilla na verdade é formado por duas ilhas, sendo uma famosa pelas trilhas e selva e a outra pelo incrível mar azul. Ambas são reserva natural.

Elas ficam a 40 minutos de barco da ilha principal e é possível ir táxi aquático ou fechar um tour que passa por mais 4 lugares.  

O táxi sai por volta de 130 dólares e cabe umas 4 pessoas, já o tour fica entre 25 e 35 dólares.

Além do Cayo Zapatilla, o tour passa por:

  • Dolphin Bay, uma área que eles param o barco para observar os golfinhos por alguns minutos;
  • Cayo Coral, uma área de recife para fazer snorkel (mas não achei muito boa a visibilidade) e depois almoçar;
  • Isla de los Perezosos, uma pequena ilha que eles passam com o barco para ver bicho preguiça;
  • Hollywood, uma pequena parada em uma região com bastante estrela do mar.

Eu adorei o passeio, mas gostaria que o tempo no Cayo Zapatilla fosse maior. Por isso recomendo para quem viaja em grupo de 3 ou 4 pessoas, tentar contratar um táxi diretamente para passar o dia todo lá e aproveitar mais. Aproveite e negocie o transporte de uma das ilhas do Cayo Zapatilla para a outra.


Festas e baladas em Bocas del Toro

Bocas del Toro além de ter lindas praias, é perfeita para quem gosta de festa e animação. O que não falta são boas festas e mochileiros procurando por diversão!


Filthy Friday Bocas del Toro


baladas bocas del toro panamá
Filthy Friday Bocas del Toro (Panamá)

Não esqueça esse nome, porque o Filthy Friday é uma das melhores festas da América Central (a minha preferida inclusive).

Todas as sextas-feiras a ilha fica agitada com a festa que começa às 11:30 e vai até às 21h. A festa acontece em 3 diferentes baladas em pequenas ilhas nos arredores.

Todo mundo vai com roupa de banho e entre uma bebida e outra, mergulha no mar. Se você, assim como eu, curte reggaeton, vai amar, porque é o que mais toca!

Se você quiser sair da festa antes do fim dela, deverá pagar o barco de volta, que sai por 1 dólar. Já se você for do tipo que fica até o final e ainda quer curtir depois o “after party”, o point é o Selina Hostel.

A festa custa 35 dólares e no ticket está incluso a entrada, uma camiseta, uma mochilinha de pano, a entrada nas 3 baladas, o transporte de barco entre as ilhas e alguns shoots durante a festa.

Eles permitem entrar com comida e água, mas eles não recomendam levar objetos de valor. Já que como a galera entra todo o tempo na água e quase todo mundo fica bêbado, é muito comum perderem atenção com as próprias coisas.


La Iguana Surf Bar

Iguana é a balada do dia a dia, por isso todo dia tem uma agitação por lá. Depois do happy hour a galera vai tomar banho, comer e mais ou menos umas 23h começa a animar.


Summer Beach Club

A Summer é a mais viva de todas as baladas aos sábados, por isso depois das 11h tem que pagar entre 5 a 10 dólares para entrar (dependendo do evento).

Ela é de frente pro mar e toca um pouco de tudo. De todas as festas na Virada de Ano, ela é a mais agitada.


Aqua Lounge

O Aqua Lounge é um hostel, restaurante, bar e balada que fica na ilha ao lado da Isla Colón (1 dolar o trecho de barco).

Eles têm balanços e escorregador para o mar, além de uma pista de dança coberta com música animada!

Ele é tão legal, que é uma das paradas do Filthy Friday!


Blue Coconut

O Blue Coconut também é uma parada do Filthy Friday. Ele é lindinho e tem um deck bem gostoso com barzinho. Ele fica perto da Isla Solarte, que é uma ilha menos visitada.

Não sei como é fora da festa do Filthy Friday, mas imagino que vale a pena descobrir! 🙂


Selinas Bocas del Toro

O Selinas é um “party hostel”, então por isso todos os dias rola alguma agitação por lá. O melhor é que é aberto para público, mesmo que você não esteja hospedado no hostel.


Onde se hospedar em Bocas del Toro?

Se você procura um hostel agitado, com bar de frente pro mar e bom para conhecer uma galera, o Selina Bocas del Toro é perfeito para você. Como eu disse antes, o bar do hostel é aberto ao público e lá é bem conhecido por ser o lugar que a noite começa em Bocas del Toro.

Se você prefere um ambiente mais familiar, simples e com boa localização, o Calipso Hostel é uma opção bem gostosa.

Se você busca hotel, o Bahia Paraíso Guest House é super bem falado e avaliado.

Outra coisa que eu recomendo bastante é passar pelo menos uma noite na ilha vizinha, a Isla Bastimentos. Opção ótima para quem quer dar uma descansada da agitação da ilha principal. Lá o hostel Selina Red Frog é super bem falado e pertinho do mar!


Quantos dias ficar em Bocas del Toro?

Se você for tipo eu que curte praias do caribe e festas, eu recomendo ficar em Bocas del Toro pelo menos 5 noites. Assim dá para aproveitar as duas principais ilhas, as festas e sentir bem o clima da ilha! 🙂


Sugestão de roteiro de 6 dias em Bocas del Toro


Quinta:

De dia: Tour de barco ou ida ao Cayo Zapatilla

Sexta:

O dia todo: Filthy Friday

Sábado:

De dia: Playa Bocas del Drago + Playa Estrella

À noite: Balada Summer

Domingo – Segunda

Passar pelo menos uma noite na Isla Bastimentos para conhecer as praias da ilha, como a playa Red Frog e a Wizard Beach.

Clima de Bocas del Toro

O clima de Bocas del Toro e de toda a costa caribenha do Panamá é bem propenso a chuvas, principalmente de Junho a Dezembro. Chuvas diárias são bem comuns, mas costumam ir embora rapidamente.

Além disso, geralmente o calor Bocas del Toro não é intenso.

Moeda no Panamá

O Panamá tem sua própria moeda, a Balboa, mas como ela vale o mesmo que o dólar, não cheguei nem a ver a nota deles. Claramente ela já não é muito utilizada. Já as moedas balboas são mais comuns.

Internet em Bocas del Toro

O centro de Bocas tem alguns pontos de acesso a internet grátis como terminais, praças e restaurantes. Porém, afastando-se do centro, como em passeios de barco ou idas para outras ilhas, não há como se conectar.

Para quem quer se manter conectado eu recomendo o EasySim4U, usei o chip internacional deles em Bocas e fiquei conectada o tempo todo. Funcionou super bem.


Dicas gerais de Bocas del Toro Panamá

bocas del toro dicas

  • Sacar dinheiro na cidade não é tarefa fácil, por isso leve uma quantidade segura de dinheiro;
  • É possível alugar bike por 5 dólares a diária;
  • É bem comum chover por lá, por isso eu recomendo alguns dias extras na ilha para casos de chuva;
  • Leve protetor solar do Brasil, porque lá é bem carinho.

Documentos necessários para ir para Bocas del Toro e todo Panamá

Vacina da Febre Amarela

Um documento fundamental para a entrada no Panamá é a Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela. Por isso tome a vacina com 10 dias de antecedência para que ela seja válida para a viagem e não esqueça de tirar o certificado internacional.

Passaporte

Para entrar no Panamá é obrigatório possuir o passaporte vigente por pelo menos 6 meses e em boas condições.

Passagem de saída do país

Para entrar no Panamá é obrigatório apresentar passagem terrestre, aérea ou marítima do país.

Seguro Viagem

O seguro viagem para o Panamá não é obrigatório, mas é sempre recomendável para ter uma garantia em caso de acidentes. Eu sempre uso o SegurosPromo para achar seguro viagem, porque eles são um site que compara preços e coberturas de várias seguradoras.

Entenda melhor lendo: Como achar seguro viagem barato e bom?

E aí viajantes, gostaram dessas dicas de Bocas del Toro?

Se ficou alguma dúvida pode me perguntar nos comentários ou se preferir manda uma mensagem direta lá no insta @olhosdeturista que eu respondo rapidinho.

Curtiu as dicas? Então salve o PIN abaixo para guardar esse link!

bocas del toro dicas

Publicado por luizacardoso

Olá, meu nome é Luiza Cardoso! Sou a blogueira e idealizadora do Olhos de Turista. Amo viajar pelo mundo e levar minha vida nesse estilo libertador! Ter olhos de turista para mim é observar e admirar todos os cantinhos do planeta, desde o trajeto de casa até a volta ao mundo! :D

Participe da discussão

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.