como ir da colômbia ao panama de barco passando por san blas

Como ir da Colômbia ao Panamá de barco passando por San Blas

Nem todo mundo sabe, mas só é possível ir ao Panamá saindo da Colômbia de duas formas: avião ou barco. Isso porque não existe estrada que liga os dois países. Como a passagem de avião costuma ser relativamente cara para o tempo de viagem, a viagem de barco da Colômbia ao Panamá é mais atrativa, mesmo que por um preço mais alto. Já que além de te levar até o Panamá, ainda passa pelo arquipélago de San Blas, onde estão as mais lindas ilhas do caribe panamenho.

Como ir da Colômbia ao Panamá de barco passando por San Blas?

como ir da colômbia ao panamá de barco passando por san blas

Existem dois tipos de barco que fazem o trajeto: um veleiro que sai de Cartagena e leva 2 dias navegando e 3 dias entre as ilhas ou barco a motor que aproveita mais tempo nas ilhas, além de dormir e comer nelas (com a comunidade indígena local, os Kunas).

Eu preferi fazer a viagem com o barco a motor, por isso meu relato e dicas serão focados nesta opção.


Vai para Cartagena? Então leia esse artigo: Cartagena das Índias o que fazer e dicas

Pré-viagem: rumo a divisa da Colômbia com o Panamá

As empresas que oferecem o serviço de barco a motor iniciam viagem em Sapzurro. A última cidadezinha colombiana antes da fronteira com o Panamá. O acesso a ela não é simples, porque não há como ir diretamente de Cartagena até ela, por exemplo.

Para quem se sentir inseguro de ir até Sapzurro sozinho, a San Blas Adventures, empresa que eu fiz a viagem, organiza a pré viagem saindo de Cartagena 2 dias antes. Eles não cobram nada a mais por isso e acompanham durante o trajeto. O ponto positivo é que a maioria opta por fazer a viagem com eles e aí o grupo acaba se conhecendo antes. O ponto negativo é que você passa por vários lugares muito rápido e acaba não conhecendo direito eles. Por isso eu preferi fazer a viagem sozinha e levar mais tempo em cada lugar. Se você quiser fazer o mesmo, segue as dicas, se não, pule para o início da viagem de barco.

Cartagena – Monteria (Colômbia)

De Cartagena vá até a cidade de Monteria de ônibus, o valor da passagem custa 40.000 pesos e a viagem leva aproximadamente 6 horas.

Em Monteria não há muito o que fazer, por isso prefira seguir viagem até a próxima parada que pode ser diretamente Nicocli ou Arboletes. Eu preferi dar uma passada em Arboletes, que fica no caminho, antes de ir para Nicocli.

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Monteria – Arboletes (Colômbia)

arboletes colômbia
Arboletes na Colômbia

Arboletes está apenas 2 horas de distância de Monteria e o ônibus saí por 12.000 pesos.

Recomendo fazer como eu: dormir uma noite em Arboletes e ir no dia seguinte conhecer o vulcão de lama que está a apenas 2km do centro da cidade. A entrada do vulcão é 4.000 pesos e a ducha está incluída. O mototáxi do centro até lá sai 2.000 pesos.

Arboletes – Nicocli (Colômbia)

barco passando por san blas
Nicocli na Colômbia

Depois de curtir o vulcão de lama e almoçar, pegue um ônibus até Nicocli no mesmo lugar que você chegou.
O ônibus até Nicocli de Arboletes leva 2 horas de viagem e custa 20.000 pesos.

Chegando em Nicocli a primeira coisa a ser feita é comprar o ticket do barco para Capurgana. Se precisar de dinheiro para a viagem, saiba que Nicocli é a última cidade que você poderá sacar dinheiro e fazer câmbio para dólares, que certamente você precisará para usar em San Blas e para pagar a viagem. Embora eu recomende fazer isso em Cartagena.

Depois disso você pode ir passear na praia, mas não crie expectativa, porque a praia lá não é bonita. O centrinho comercial por lá é bem agitadinho e tem coisinhas bem baratas.

Se for pegar o barco no dia seguinte, o ideal é dormir cedo, porque eles pedem para que você chegue na doca às 7h.

Nicocli – Capurgana (Colômbia)

colômbia ao panamá de barco
Capurgana na Colômbia

O barco até Capurgana sai 70.000 pesos + 2.600 de taxa portuária e leva 2 horas. Eles também cobram uma taxa extra por excesso de peso ou bagagem. O máximo permitido é uma mala de 10kg, mas você também pode levar uma mochila de mão com você no barco.

A bagagem que você quer “despachar” deve estar dentro de um saco preto de lixo grande, para não molhar. Tem vários carinhas que vendem a sacola na doca por 1.500 pesos.

A viagem é tranquila e dá para ir curtindo as paisagens. Inclusive o barco vai parando em outras praias que estão antes de Capurgana, para algumas pessoas descerem. Até me passou na cabeça que eu poderia ter conhecido todas aquelas praias antes de Capurgana. Então para quem tem tempo, fica a dica. 🙂

Cheguei super cedo em Capurgana e curti o dia todo lá, fazendo uma trilha de 40 minutos até a última praia e parando nas praias que eu gostava pelo caminho.

Capurgana – Sapzurro (Colômbia)

colombia ao panamá sapzurro
Sapzurro na Colômbia

O ponto de encontro com o grupo do San Blas Adventures é um dia antes da viagem em Capurgana e eles ficam pela cidade por volta de 4 horas e partimos para Sapzurro no mesmo dia. Mais um ponto que eu gostei bastante de ter feito a viagem sozinha porque curti bem Capurgana no dia anterior.

De lá fomos para Sapzurro, a cidade que faz divisa da Colômbia com o Panamá. Pegamos um barco que levou 20 minutos para chegar e custou 15.000 pesos. Curtimos a tarde por lá e jantamos todos juntos no hostel.

Da Colômbia ao Panamá de barco passando por San Blas

A viagem com a San Blas Adventures custa 400 dólares na baixa temporada e 500 na alta. Na viagem está incluso o transporte, todas as refeições do começo ao fim da viagem, acomodação, guia, taxa de entrada nas ilhas, taxa de imigração do Panamá e snorkel.

Por isso nossa única preocupação era se divertir, relaxar, conhecer um pouco da história da comunidade Kuna e curtir a natureza de San Blas.

A San Blas Adventures leva para 2 ilhas por dia, sendo uma para passar o dia e outra para passar a noite. O tempo médio dentro do barco por dia é de 2 horas.

Primeiro dia em San Blas Panamá:

Atidub

barco passando por san blas atidub
Vôlei de praia em Atidub – San Blas Panamá

Nossa primeira parada foi um colírio para nossos olhos, porque estávamos ansiosos para chegar em San Blas. A Ilha tem um campinho de vôlei e futebol de praia, uma área com redes, uma prainha pequena de areia e uma área bem grande e boa para snorkeling.

Atidub não tem muita estrutura, apenas uma banheiro bem pequeno e uma casinha. Lá eles vendem cerveja, chocolate, refrigerante e água.

O almoço ficou por conta dos guias da San Blas Adventures, feito um dia antes. Risoto de frango com verduras super delicioso e em grande quantidade.

Lá para as 17h nos dividimos em duplas e pegamos um caiaque até a ilha vizinha, Caledonia, para passar a noite.

Caledonia

kuna caledonia san blas
Kunas dançando na Isla Caledonia em San Blas Panamá

Embora essa ilha não tenha praia, é uma passagem interessante para conhecer melhor a comunidade Kuna.
Depois de um tempo que chegamos fomos conhecer a aldeia e um grupo de crianças Kuna fizeram uma apresentação de dança para a gente. Quando acabou a apresentação ficamos brincando com as crianças mais novas, que ficaram enlouquecidas com a nossa presença.

Lá pertinho da aldeia jantamos em um restaurante local dos Kunas. Podíamos escolher entre peixe, frango e polvo, todas opções acompanhadas de arroz, patacon e salada. Bem gostoso!

Como na aldeia não é permitido consumir bebidas alcoólicas, voltamos para a área dos dormitórios onde ficamos bebendo um pouco e batendo um papo.

Segundo dia em San Blas Panamá:

Gorgedub

gorgedub san blas barco
Isla Gorgedub em San Blas Panamá

Essa pra mim é a ilha dos coqueiros e das palmeiras, porque é o que mais tem na ilha! Nela também tem um campinho para vôlei e futebol de praia e redes espalhadas entre os coqueiros.

Passamos o dia nela e uma bela hora, quando ninguém esperava, vimos vários golfinhos nadando. 🙂

Nessa ilha quem preparou nosso almoço foram os kunas e os guias. A comida tava uma delicia e super saudável, salada de macarrão, peixe, pão kuna e salada com quinoa, grão de bico, pepino, cenoura, etc.
Saímos dessa ilha por volta das 16h e partimos pro próximo destino, a Ilha Tupile.

Tupile

colômbia ao panamá de barco passando por san blas
Aldeia Kuna em Tulipe, San Blas Panamá

Assim como Caledonia, essa ilha também não tem praia, mas a água do mar bem clarinha. Lá também tem uma aldeia Kuna super lindinha.

Caminhamos por toda ela e como fomos bem na época do Natal deles, vimos crianças correndo por todos os cantos com tiarinhas piscantes (claramente compradas na cidade).

Depois de passearmos um pouco voltamos para a área dos dormitórios e fiquei brincando com os gatinhos e passarinhos que tinham lá. Quando anoiteceu jantamos um delicioso wrap de frango com arroz e depois ficamos todos conversando e brincando de jogos de bebidas.

Nessa ilha ficamos praticamente com um quarto para cada 2, 3 pessoas. O quarto que eu e minha amiga dividimos tinha vista para a aldeia e pro mar e dormimos com uma brisa muito gostosa da janela e com o barulho do mar.

Terceiro dia em San Blas Panamá:

Pelicano

isla pelicano san blas
Isla Pelicano em San Blas Panamá

Quando eu já estava tipo: “ahh San Blas é linda, mas não é tudo o que as pessoas falam”, me aparece a Ilha Pelicano para calar minha boca.

Chegar nessa ilha é um momento mágico! Essa é a menor ilha que eu já fui em toda minha vida… e a cor do mar é maravilhosa! É literalmente um pequeno paraíso!

Essa ilha é tão pequena que não tem estrutura nenhuma. Não tem banheiro, não tem casinha e só tinha nosso grupo nela. Os Kunas levam uma caixa térmica com cerveja e coca-cola para vender para gente e armam umas 4 redes.

O almoço foi novamente preparado pelos kunas e pelos guias. Comemos saladas frias, pão Kuna e peixe.
Saímos dessa ilha por volta das 15h e fomos em direção a nossa última ilha, já que o quarto dia da viagem é mais curto.

Coco Bandera

coco bandera san blas
Chegando em Coco Bandera San Blas

Quando eu achei que não dava para ficar melhor, chegamos em Coco Bandera! O primeiro lugar que realmente me lembrou San Andres na Colômbia, que é para mim o lugar mais lindo que já fui. Então imagina minha felicidade em estar em um lugar tão lindo quanto?

Chegando lá curtimos o final da tarde, uma parte da galera ficou jogando vôlei, outra fazendo snorkeling e eu não desgrudei de dentro da água e fiquei olhando os pelicanos caçando.

Mais tarde jantamos lagosta fresca a vontade e depois curtimos uma fogueira na beira do mar, vendo os plânctons nadarem. Depois de muita farra fomos dormir nas nossas redes na beira do mar! 🙂

Curtiu essa ilha? Então leia também: O que fazer em San Andres

Quarto dia em San Blas Panamá:

Coco Bandera San Blas
Coco Bandera em San Blas no Panamá

Acordei com o barulho do mar, abri os olhos e dei de cara com o mar. Mais um ponto para essa ilha incrível. Tomamos um café da manhã com frutas, pão, manteiga de amendoim e bolo.

Aproveitei um pouco as últimas horas, dei uma cochilada na praia e as 13h chamaram pro almoço. Depois de almoçar tivemos que dizer tchau para o paraíso e partimos para Carti. De lá pegamos um transporte até a Cidade do Panamá que leva aproximadamente 3 horas e custa 30 dólares.

Enfim, eu conseguiria ter ficado mais dias lá tranquilamente e recomendo a viagem, já que é uma experiência única. Tenho curiosidade também de saber como é ir de veleiro, porém acredito que o barco a motor acaba sendo melhor porque o tempo de parada nas ilhas é maior.

Vai também para a Cidade do Panamá? Então leia sobre o que fazer na Cidade do Panamá

Dicas sobre San Blas Panamá

  • Não há sinal de 3G nas ilhas;
  • Dificilmente você encontrará algum lugar para carregar a bateria dos seus equipamentos, então recomendo levar carregador portátil;
  • As 3 ilhas que eu dormi não tinham chuveiro, apenas um balde bem grande com água para tomar banho com o auxílio de um balde menor;
  • Os Kunas vendem cerveja nas ilhas por 2 dólares;
  • Procure fazer amizade com os Kunas para entender melhor a história deles, que é bem interessante;
  • Leve petiscos para comer durante o dia (salgadinhos, chocolate). A San Blas Adventures fornece café da manhã, almoço e jantar, mas sempre dá vontade de comer uma besteirinha entre refeições.

Imigração da Colômbia ao Panamá

como ir da colômbia ao panamá de barco
Imigração panamenha em Puerto Obaldía

Saindo da Colômbia: a oficina da imigração fica na rua principal de Capurgana. Se você viajar com o grupo, eles mesmo pegam seu passaporte e entregam para os oficiais.
Entrando no Panamá: a imigração acontece no primeiro dia da viagem e pode levar de 1 a 6 horas. Vai muito da sorte e do humor dos oficiais. Você vai precisar de 3 cópias do seu passaporte para entregar a eles. Na teoria eles também pedem o comprovante internacional de vacinação febre amarela, um ticket impresso de saída do Panamá e 500 dólares em dinheiro ou extrato do banco/cartão de crédito. Porém, nenhum desses itens foi solicitado para ninguém do grupo.

O que levar para San Blas Panamá?

Você não vai precisar de muito em San Blas, por isso a San Blas Adventures pede que você deixe sua mochila maior no barco e leve uma menor para usar durante os 4 dias. Assim, minha sugestão do que levar:

  • Dinheiro (nenhuma ilha aceita cartão);
  • Água para o primeiro dia. Na primeira noite você poderá encher sua garrafa com água potável para o dia seguinte e assim por diante;
  • Protetor Solar / Pós Sol;
  • Repelente;
  • Biquíni/Sunga;
  • Toalha;
  • Óculos de Sol;
  • Se quiser beber, é permitido levar garrafa de bebida alcoólica, mas é recomendado passar a bebida para uma garrafa de plástico para não quebrar;
  • Produtos de higiene;
  • Papel higiênico;
  • Máscara de snorkel;
  • Um casaquinho para a noite.

Leia também: O que levar na mala de viagem

E aí viajantes, curtiram essas dicas de como ir da Colômbia ao Panamá de barco passando por San Blas?

Se tiverem qualquer dúvida manda um DM no insta @olhosdeturista que eu respondo rapidinho! 🙂
Curtiu as dicas? Então salve o PIN abaixo para não perder esse link!

A melhor maneira de ir da colombia ao panama é de barco! Passando pelas lindas ilhas de San Blas, o caribe panamenho. Veja todas as dicas sobre como conhecer San Blas! #caribe #sanblas #panama #colombia
Da Colômbia ao Panamá passando pro San Blas

2 comentários em “Como ir da Colômbia ao Panamá de barco passando por San Blas”

  1. Pingback: Bocas del Toro: o que fazer, como chegar, praias e baladas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.