Playa Venao Panamá o que fazer

Playa Venao Panamá: surf e estilo de vida à beira-mar

A Playa Venao é o verdadeiro refúgio dos surfistas, de quem quer aprender a surfar ou simplesmente de quem curte essa atmosfera. Venao é considerada a melhor praia para surf da Península de Azuero, no Panamá. No entanto, não deixa de ser um destino ótimo para quem quer relaxar, conhecer gente e levar a vida boa de se hospedar de frente para a praia. Além disso, de lá você pode fazer um passeio para uma linda ilha paradisíaca da região, a Isla Iguana! Confira nesse post todas as dicas sobre Playa Venao Panamá!

Sobre Playa Venao Panamá

Imagine uma praia que de um lado está o oceano pacífico com águas mornas e muitos surfistas. De outro estão pequenas montanhas, vegetação incrível, cachoeiras e animais. Assim é a Playa Venao!  

playa venao panama

Além de linda, a Playa Venao é um local bem simples, que abriga uma pequena comunidade e seus poucos turistas que a visitam. Sendo um destino perfeito para quem quer sossego e distância das multidões. Mesmo na alta temporada, a praia nunca fica lotada, porque a capacidade máxima das acomodações não é o suficiente para isso.


A contrapartida é que há poucos comércios disponíveis. Quando eu estive lá, havia apenas um minimercado (bem caro e limitado) e alguns restaurantes, bares e escolas de surf.

Por conta de tudo isso, nem preciso falar que Playa Venao é um lugar super seguro, né?    

Onde fica Playa Venao Panamá?

Playa Venao está localizada na Península de Azuero, no distrito de Tonosi, na província de Los Santos, na costa pacífica do Panamá. Ela está a sudeste da Cidade do Panamá e praticamente no meio do país, quase onde fica a curva no mapa. 

Como chegar em Playa Venao Panamá?

Veja abaixo algumas maneiras de chegar em Playa Venao vindo de diferentes lugares. Use essas informações como base, mas procure se informar na recepção da sua acomodação ou com outros viajantes, se as informações seguem atualizadas. Além disso, entre uma cidade e outra, se informe com os moradores sobre o ônibus que precisará pegar, já que nem sempre eles estacionam dentro do terminal.

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Da Cidade do Panamá

Cidade do Panamá vista de cima

Ônibus: para ir da Cidade do Panamá a Playa Venao de ônibus, você terá que ir até o Terminal Albrook e pegar um ônibus até Las Tablas, que leva cerca de 5 horas e custa 10 dólares. De Las Tablas você pode pegar um ônibus direto para Playa Venao, que sai às 13h30 ou para Pedasí. Se optar pela segunda opção, em Pedasí você conseguirá pegar outro ônibus até Playa Venao. O ônibus direto leva 1 hora para chegar e custa 4 dólares. A viagem leva um dia todo, por isso recomendo pegar o primeiro ônibus às 7h para não correr o risco de perder o último ônibus a Playa Venao.

Carro: se quiser ter mais mobilidade, alugar um carro na Cidade do Panamá pode ser a melhor escolha. A viagem leva cerca de 5 horas e as estradas são tranquilas, pavimentadas e suaves. A melhor rota é pela Carretera Panamericana/Interamericana, entrando posteriormente na Avenida Doutor Belisario Porras/Trajeto 2. No trecho final, entre Pedasí e Playa Venao (Avenida Belisario Porras) há muitos buracos.

Shuttle (Van compartilhada): A Venao Tours tem um serviço de shuttle que te leva da Cidade do Panamá direto para a Playa Venao e te deixa em qualquer um dos hotéis/hostels da região. Eles cobram 50 dólares por pessoa ou 250 dólares por um shuttle privado que comporta até 9 pessoas. É importante reservar com antecedência para garantir sua vaga.  

Vai para a Cidade do Panamá e quer dicas de lá? Então leia também o artigo sobre o que fazer na Cidade do Panamá!

De Bocas del Toro

praia de Bocas del Toro Panamá

Ônibus: A viagem de Bocas del Toro até a Playa Venao é bem complicadinha e leva dois dias, por isso é necessário fazer alguma parada estratégica. Eu recomendo ficar alguns dias em Hornito ou em Boquete. 

Comece a viagem pegando um barco de Bocas a Almirante, que custa 6 dólares. De lá você terá que caminhar 1km até o terminal de ônibus, ou pegar um táxi. Pegue um ônibus para David ou para algumas das paradas que eu recomendei. O trecho custa 7 dólares e leva cerca de 3 horas e meia. Em David, pergunte para algum morador onde sai o ônibus para Santiago de Veraguas, ele custa 9 dólares e leva 3 horas. Em Santiago, pegue um ônibus para Chitre, que custa 3 dólares e leva 1 hora e meia para chegar. De Chitre, pegue um ônibus para Las Tablas, que custa 1,50 dólar e leva 1 hora para chegar. Finalmente, pegue o último ônibus para Playa Venao, que sai todo dias às 13h30 (o nome dele é Cañas). Ou terá que pegar um ônibus até Pedasí e de lá um até Playa Venao. 

Carro: fazer esse trajeto de carro é mais simples, já que o tempo total de viagem de carro é de 9-10 horas. Para começar, pegue um barco até Almirante para sair da ilha. Infelizmente não há carros para alugar lá, então você terá que pegar um ônibus ou carro até a cidade Changuinola, onde poderá alugar um carro. De lá existem duas rotas até a Playa Venao. A mais curta é pela Carretera Panamericana/Interamericana/Trajeto 1 com trecho final pela Avenida Doutor Belisario Porras/Trajeto 2. A alternativa, um pouco mais longa, é fazer o trecho final pela Via Ocú/Trajeto 50. 

Quer dicas de Bocas? Então leia também sobre o que fazer em Bocas del Toro!

De Santa Catalina

praia em Santa Catalina Panamá

Ônibus: comece o dia cedo, porque a viagem leva quase o dia todo. Comece pegando um ônibus para Soná, que custa 5 dólares e leva 1 hora e meia para chegar. De Soná, pegue um ônibus para Santiago de Veraguas, que leva 1 hora e custa cerca de 3 dólares. Em Santiago, pegue um ônibus para Chitre ou Las Tablas, que custa cerca de 3 dólares e leva 1 hora e meia. De lá, pegue o ônibus das 13h30 direto para Playa Venao ou se não conseguir, pegue um a Pedasí e de lá para Playa Venao. 

Carro: há 2 opções de rota para fazer esse trajeto, ambas via Carretera Panamericana/Interamericana. No entanto, uma finaliza pela via que beira as cidades litorâneas, a Avenida Belisario Porras/Trajeto 2. A outra vai por dentro, na Via Tonosí. A primeira é a mais rápida. 

Leia mais sobre Santa Catalina Panamá

De Boquete

arte de rua em Boquete Panamá

Ônibus: no terminal de Boquete, pegue um ônibus para a cidade David. A partir de lá, siga as mesmas instruções passadas no tópico de Bocas del Toro.

Carro: a viagem de carro de Boquete a Playa Venao tem 400km e leva cerca de 6 horas. A rota mais rápida é pela Carretera Panamericana/Interamericana, entrando posteriormente na Avenida Doutor Belisario Porras/Trajeto 2.

Leia mais sobre Chiriquí Panamá, onde fica Boquete!

Onde se hospedar em Playa Venao Panamá?

Playa Venao Panamá onde se hospedar

Os lugares disponíveis para se hospedar em Playa Venao são hotéis, hostels, campings de surf e pequenos resorts. Eu fiquei hospedada no Selina Playa Venao, um hostel pé na areia super gostoso, que também tem opções de quartos privados. Falo melhor sobre ele abaixo: 

Selina Playa Venao

O Selina é uma famosa rede de hostels presente na América Central, América do Sul, Europa, EUA e México. A rede é excelente e há sempre uma garantia de que suas propriedades terão ótimas instalações. 

O Selina Playa Venao é uma graça, parece uma vilinha, porque são várias casinhas que se conectam pelo jardim central. Como na foto:

Playa Venao Panamá

Depois de passar pelas casinhas, você chega na área comum, onde fica a piscina, bar, restaurante e cozinha. Tudo praticamente na areia da praia. É como se a praia fosse o quintal do hostel, porque não tem nada que separe a propriedade da praia. 

Selinas Playa Venao Panamá

Os quartos compartilhados são ótimos, com ar condicionado, armário individual e banheiro privado. Eles ainda tem opções de quartos privados e cabanas, para quem dividir quarto com outras pessoas.

O hostel tem várias atividades todos os dias. No dia que você chega, eles dão uma bebida de boas vindas às 18h, que é para todo mundo que chegou no mesmo dia poder se conhecer e fazer amizade. Se chegar depois das 18h ou perder a hora, basta participar no dia seguinte. 

Eles também têm outras atividades interessantes, como vôlei de praia, yoga, torneio de sinuca, aulas de salsa, fogueira e festas. 

atividades Selina Playa Venao Panamá
hostel em Playa Venao Panamá

Outras acomodações na Playa Venao Panamá

  • Eco Venao Lodge: este hotel ecológico está dentro de uma área de reflorestamento. Ele fica a beira-mar e tem restaurante, bar, salão de jogos, parquinho infantil e estacionamento grátis. 
  • Beach Break Surf Camp: para quem quer surfar ou aprender a surfar, esse hotel é uma ótima opção, porque eles têm prancha para alugar e aulas de surf. O hotel fica a beira-mar, tem piscina, restaurante, bar e estacionamento gratuito.
  • Playa Venao Hotel Resort: provavelmente um dos principais resorts de Playa Venao. Eles ficam a beira-mar e tem restaurante, bar, piscina, academia e estacionamento grátis. Os quartos contam com ar condicionado, banheiro privado, TV, frigobar e vista para o jardim. 
  • Villa Marina Lodge: este hotel 4 estrelas fica a beira-mar e tem piscina, restaurante, bar e estacionamento grátis. Eles tem opções de quartos duplos e chalés que acomodam famílias de até 6 pessoas. O hotel conta com piscina, bar, restaurante e estacionamento grátis. 

O que fazer em Playa Venao Panamá?

Surfar, relaxar e conhecer uma ilha paradisíaca são algumas das atividades de Venao, veja abaixo todas as dicas sobre o que fazer em Playa Venao:

Surfar/Aprender a Surfar

Não tem como listar o que fazer em Playa Venao sem falar de surf! Sem dúvidas essa é a principal atividade da cidade, já que Venao é excelente para surf e atende a todos os níveis. 

Surf Playa Venao Panamá

Além disso Playa Venao é um ótimo lugar para aprender a surfar, porque como ela está em uma enseada protegida, as ondas são mais fáceis de pegar e o fundo do mar é de areia.

Playa Venao costuma ter ondas boas durante todo o ano, mas a melhor temporada para surf é de Novembro a Maio.  

Caminhar até a ponta da praia

Caminhar pela praia é uma delícia e uma ótima maneira de se exercitar enquanto observa a galera surfando, os cachorros correndo na areia, as crianças brincando e as lindas acomodações que estão distribuídas ao longa da orla. 

Ponta Playa Venao Panamá

Ao chegar em algum dos cantos da praia, você verá muitas pedras pretas, grandes e pequenas. Elas tem essa cor bem marcante por serem de origem vulcânica, assim como a areia, que é um pouco escura, quase preta. 

Ir nas cachoeiras

Playa Venao tem algumas trilhas que levam para cachoeiras escondidas nos trechos de selva ao redor da praia.

cachoeira na Playa Venao Panamá

São cachoeiras simples, mas ótimas para refrescar os dias muito quentes ou quebrar a rotina de praia. Além disso as trilhas também são bem simples e não tomarão muito tempo.

Assistir o pôr do Sol

O pacífico nunca decepciona quando o assunto é pôr do Sol, por isso em Playa Venao não poderia ser diferente.

pôr do sol em Playa Venao Panamá

Os pores do Sol lá são lindos e o que torna tudo ainda mais especial é você estar sempre a um passo da praia, já que as acomodações são em grande maioria à beira-mar. Geralmente você pode observar o pôr do Sol da piscina da sua acomodação, do restaurante, do bar ou simplesmente pegar um cerveja e ir assistir sentada(o) na areia. 

Passeio à Pedási

Pedasí é outra cidade em que o turismo é voltado para o surf. No entanto, ela não tem o mesmo charme que Playa Venao. Já que é maior, as acomodações ficam mais longe das praias e as praias são menos bonitas. 

pedasi panama

Apesar de oferecer mais comércios do que a Playa Venao, se tiver que escolher entre uma ou outra, eu recomendo que se hospede em Venao, porque como elas estão a apenas 40 minutos de distância uma da outra, tudo que dá para fazer em Pedasí, também dá para fazer em Venao. Um exemplo: próximo de Pedasí fica a Isla Iguana, uma lindíssima ilha paradisíaca que falarei mais no próximo tópico. A Isla Iguana fica mais próxima de Pedasí, mas também é possível fazer um passeio à ela saindo de Playa Venao. 

Se quiser passar algumas horas ou mesmo dias em Pedasí, pode passear pelo centro da cidade, no parque principal e na Iglesia Santa Catalina, ou ir nas praias, como Playa Arenal e Playa El Toro.

Passeio à Isla Iguana

O passeio à Isla Iguana é a grande estrela desse post, porque essa ilha paradisíaca é realmente muito maravilhosa e na minha opinião, o destaque dessa região do Panamá.

Isla Iguana águas cristalinas

Ao pegar o barco, conforme ele vai se afastando das águas escuras e agitadas do continente, águas cristalinas azul turquesa vão surgindo até o barqueiro te liberar para desembarcar nas impressionantes areias brancas da praia. No final você nem acredita que está em uma ilha no Pacífico.

Isla Iguana Panamá

Curta ao máximo o tempo que tiver em Isla Iguana, porque passa bem rápido. Você pode caminhar pela praia, observar as dezenas de pássaros que sobrevoam a ilha, tirar fotos, fazer uma pequena trilha até o outro lado da ilha e fazer snorkeling.

O canto da praia é o melhor lugar para fazer snorkeling, onde ficam alguns corais e você consegue ver vários peixinhos e talvez algumas tartarugas. 

Reserva Florestal Isla Iguana Panamá

A ilha tem esse nome por ser um refúgio de iguanas (e outros animais), por isso nem preciso falar que você verá muitas iguanas por lá.

iguana na Isla Iguana Panamá

Há passeios à Isla Iguana saindo tanto de Pedasí, quanto de Playa Venao. Eu fechei esse passeio na recepção do meu hostel e paguei 42 dólares, incluso o transporte, um sanduíche, frutas e equipamento de snorkeling.

Onde comer em Playa Venao Panamá?

Em Playa Venao você pode optar por comer nos restaurantes da praia, no restaurante da sua acomodação ou se quiser economizar, pode se hospedar em alguma das acomodações que tem cozinha compartilhada, para que você possa cozinhar. De uma forma ou de outra, comer em Playa Venao não irá custar muito barato, porque mesmo ao cozinhar, você vai acabar gastando mais do que o normal, já que o minimercado da cidade é bem caro (a alternativa é fazer compras no mercado da cidade vizinha: Pedasí).

Se não quiser cozinhar, essas são algumas das opções de restaurantes/bares:

  • La Barca: bar e pequeno restaurante de tacos dentro do Hotel Eco Venao.  
  • La Bicicleta: café e restaurante que serve café da manhã, almoço e jantar. Tem opções de frutos do mar, comida panamenha e israelense. 
  • Coleo’s café: pequeno café que serve wraps, sanduíches e saladas no almoço, jantar e na madrugada. Vende também bebidas alcoólicas. 
  • Pizzaria Gavilan: pizzaria à beira-mar, que também tem frutos do mar no cardápio.  
  • La Hummeseria: restaurante que serve comidas árabes e israelenses. 
  • Restaurante do Selina: restaurante dentro do Hostel Selina que serve café da manhã, almoço e jantar, com opções de pratos internacionais, como hambúrguer e lanches saudáveis. 

Quantos dias ficar em Playa Vena Panamá?

Eu recomendo ficar pelo menos 2 dias inteiros em Playa Venao. Assim você consegue curtir a praia no primeiro dia, tirando o proveito dela como preferir: surfando, relaxando, caminhando, jogando bola, curtindo o pôr do Sol, indo nas cachoeiras ou tudo isso. E no segundo dia fazer o passeio à Isla Iguana. 

Aproveite também as noites para curtir alguma festa ou barzinho da praia e conhecer gente. Isso faz parte do clima do local. 

Dicas Gerais sobre Playa Venao Panamá

  • Se precisar de qualquer coisa que não tenha na Playa Venao, vá até Pedasí, que fica a 40 minutos de lá e tem quase tudo que você possa precisar. Do contrário, a segunda opção será Las Tablas;
  • Não há caixa eletrônico em Playa Venao, apenas em Pedasí;
  • Venao faz calor o ano inteiro, mas costuma chover entre final de Abril e começo de Dezembro, quando é o período de chuvas no Panamá;
  • De Julho a Outubro é temporada de baleias no pacífico do Panamá, então se vier nessa época existem chances de conseguir vê-las.

E aí gente, gostaram das dicas de Playa Venao Panamá?

Qualquer dúvida, manda uma mensagem direta lá no meu insta @olhosdeturista, assim eu respondo rapidinho! Aproveite para assistir os stories de Playa Venao e de Isla Iguana!

Curtiu esse artigo e quer ler novamente outras vezes? Então salva a imagem abaixo no Pinterest para acessar esse post sempre que precisar! 🙂

o que fazer na Playa Venao Panamá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima