Santa Catalina Panamá o que fazer

Santa Catalina Panamá: o paraíso do Surf, Snorkeling e Mergulho!

Santa Catalina é o típico destino praiano para quem busca relaxar, se desconectar, comer peixe fresco, se enturmar com os moradores e claro, curtir as várias atividades aquáticas que a cidade fornece. É lugar incrível para surfar, mergulhar, fazer snorkeling ou simplesmente boiar nas águas cristalinas das ilhas nas redondezas. Por isso, se você planeja incluir Santa Catalina na sua viagem ao Panamá, confira esse artigo cheio de dicas sobre Santa Catalina Panamá!  

Sobre Santa Catalina Panamá

Santa Catalina é uma pequena vila de pescadores, tranquila, simples, com ótima atmosfera, moradores simpáticos e lindas paisagens.

Santa Catalina Parque Coiba Panamá

Apesar de viver de turismo, a cidade é bem simples e tem apenas dois mercadinhos, um vendedor de frutas (que também faz vitaminas maravilhosas) e alguns hotéis e restaurantes espalhados pela cidade. 


As ruas de Santa Catalina são como estradinhas, em meio a natureza. Ao caminhar, você verá muitas árvores, pássaros e como o horizonte é livre, dá para ver o nascer e pôr do Sol de praticamente qualquer lugar da cidade.

O lado negativo dessas ruas, é que como não há quase nada ao longo delas, a caminhada acaba sendo toda debaixo do Sol, o que pode cansar bastante dependendo do horário. Por isso o ideal é se locomover de bicicleta, se você não estiver de carro. 

Onde fica Santa Catalina Panamá

Santa Catalina fica na província de Veraguas, na costa do Pacífico do Panamá, a 5 horas de carro da Cidade do Panamá.

Santa Catalina Panamá onde fica

De lá é possível fazer uma pequena viagem de barco para o Parque Nacional de Coiba, um conjunto de ilhas que formam uma reserva marinha muito rica da região. 

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Como chegar em Santa Catalina Panamá?

Abaixo, explico como chegar em Santa Catalina saindo de outras cidades turísticas do Panamá. No entanto, saiba que todas as informações aqui são resumidas e você pode usar elas como base, mas é importante se informar melhor na recepção da sua acomodação para conseguir informações atualizadas. Além disso, no transporte de ônibus entre uma cidade e outra, sempre pergunte aos moradores onde estaciona o ônibus que você estiver procurando, já que nem sempre é dentro dos terminais.  

Da Cidade do Panamá

silhueta da Cidade do Panamá

Ônibus: pegue um ônibus cedo no Terminal Albrook, em direção a cidade Soná. Ele leva cerca de 5 horas e meia e custa 10 dólares. De Soná, pegue um ônibus direto para Santa Catalina, que leva cerca de uma hora e meia e custa 5 dólares. 
Carro: pegue a Interamericana até Santiago de Veraguas. De lá, caso você não tenha GPS, pegue a Rota 4 até Soná, mas antes de chegar na cidade, vire à esquerda no desvio em direção a Santa Catalina. O tempo de viagem é de 6 horas.

Quer mais dicas sobre lá? Então leia também o artigo sobre o que fazer na Cidade do Panamá!

De Playa Venao

Playa Venao Panamá

Ônibus: pegue às 7h um microônibus que passa na estradinha de Playa Venao em direção a Las Tablas. De lá pegue outro microônibus para Santiago de Veraguas, pode demorar um tempinho para ele sair. Em Santiago pegue no terminal qualquer um dos ônibus que vão para Soná. Por último, pegue um ônibus a Santa Catalina. A viagem leva quase o dia todo, chegando em Santa Catalina por volta das 16h.
Carro: existem duas opções de trajeto. Um que passa pelas cidades costeiras, na Avenida Doutor Belisario Porras, entrando na Carretera Panamericana. Esse percurso tem 288km e leva cerca 4 horas e meia. Outro que vai por dentro, pela Macaracas – Llano de Piedra, que tem 294km e leva pouco mais que 5 horas. 

Quer mais dicas de Playa Venao? Então leia o artigo sobre tudo o que fazer em Playa Venao Panamá!

De Bocas del Toro

Bocas del Toro Panamá

Ônibus: comece seu trajeto pegando um barco para Almirante. Lá você precisará andar por 1km até o terminal ou pegar um táxi. No terminal de Almirante, pegue um ônibus para cidade de David. Em David, pegue um ônibus para Santiago de Veraguas, eles ficam em frente a entrada do terminal. Em Santiago pegue um ônibus para Soná e de lá para Santa Catalina. 
Carro: a rota mais rápida é pela Carretera Panamericana/Interamericana, a distância é de 410km e a viagem dura cerca de 7 horas e meia. 

Veja também dicas sobre Bocas nesse post sobre tudo o que fazer em Bocas del Toro!

De Boquete

Cidade Boquete Panamá

Ônibus: o percurso é o mesmo que saindo de Bocas del Toro. Pegue um ônibus até David, de lá até Santiago de Veraguas, de lá até Soná e por último até Santa Catalina. 
Carro: a rota mais curta é pela Via Boquete até a Carretera Panamericana/Interamericana, com 275km e cerca de 4 horas de viagem. 
Shuttle (van compartilhada): você pode pegar uma van compartilhada que faz a rota de Boquete a Santa Catalina sem paradas. O nome da empresa é a Caribe shuttle e é possível reservar online. 

De Horito Chiriquí

Cânion em Chiriquí Panamá

Ônibus: Tanto de Hornito, como de outras cidades em Chiriquí, comece sua jornada indo até a cidade David. De David pegue um ônibus para Santiago de Veraguas e de lá um até Soná, finalizando com o último ônibus, até Santa Catalina.  
Carro: pegue a Carretera Panamericana/Interamericana até a Carretera 34 em Soná. O percurso tem 264km e leva 4 horas. 

Leia também o artigo com todas as dicas de Chiriquí Panamá

O que fazer em Santa Catalina Panamá?

Há muito o que fazer em Santa Catalina, sendo que as principais atividades são aquáticas, como surf, mergulho, snorkeling, kayak, stand up paddle, etc. Falarei delas abaixo, mas é importante que você saiba que além das atividades, Santa Catalina é um ótimo lugar para ficar de bobeira, jogando conversa para o alto, deitar em alguma rede, tomar uma cerveja na areia e curtir o pôr do Sol. Ótimo para desacelerar!

Praias para Surf em Santa Catalina

Santa Catalina é um verdadeiro paraíso dos surfistas, sendo considerada uma das cidades com melhores ondas da América Central e que é palco de vários campeonatos de surf, inclusive alguns mundiais.

Surf Santa Catalina Panamá

No entanto, não se preocupe se você é um surfista amador, iniciante ou se você quer aprender a surfar, porque há praias para todos os níveis. Veja um pouco sobre cada uma delas:

  • Playa El Estero: ideal para surfistas iniciantes ou para quem quer aprender a surfar, com ondas de pequenas a médias. Eu mesma tentei surfar nela, alugando uma prancha por algumas horas no Oasis Surf Camp, um hotel e camping de frente para o mar que tem lá. A Playa El Estero é bem extensa e tem algumas acomodações ao longo dela.
  • Playa Santa Catalina: uma das principais praias para os surfistas avançados. As ondas são altas e poderosas e quebram tanto para esquerda, quanto para a direita. 
  • Punta Brava: justificando o próprio nome, as ondas nesta praia são muito fortes, ainda maiores do que as ondas da Playa Santa Catalina. O acesso a ela também é um pouco mais complicado, porque fica mais distante da cidade. 
  • Punta Roca: praia ainda mais distante, a quase uma hora de caminhada, mas que também é possível ir de barco. As ondas lá são de mesmo tamanho que as da Playa Santa Catalina. 

Isla Coiba

A estrela de Santa Catalina é o Parque Nacional de Isla Coiba, um parque composto por 38 ilhas, sendo a mais conhecida a Isla Coiba, que fica a cerca de uma hora de barco. 

águas cristalinas Isla Coiba Panamá

Embora esse parque nacional seja pouco conhecido, ele foi nomeado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Isso porque ele abriga uma incrível e rica reserva marinha, além de ter lindas praias de areia branca, águas cristalinas e palmeiras.

O snorkeling em Coiba foi um dos mais legais que fiz até hoje, porque consegui ver uma quantidade enorme de vida marinha, como tartarugas grandes, arraias, vários tipos de peixes e até alguns pequenos tubarões. Aliás, dependendo da época do ano, também é possível ver tubarões-baleia e tubarões-tigre.

Parque Nacional Isla Coiba Panamá

Uma curiosidade interessante sobre o parque é que a pouco tempo atrás, as ilhas eram usadas como prisão. Onde eram mantidos os criminosos mais perigosos do Panamá. Além disso, Coiba também chegou a abrigar prisioneiros que eram contra o regime dos ditadores panamenhos Omar Torrijos e Manuel Noriega. Seus corpos não foram nunca encontrados e acredita-se que eram dados como alimento para os tubarões. No entanto, após a ditadura, o parque voltou a abrigar apenas criminosos. A prisão foi encerrada em 2004 e os prisioneiros transferidos, mas alguns prédios permanecem em ruínas em algumas das ilhas. 

Parque Nacional Isla Coiba Panamá

Existem passeios de um dia todo que vão até a Isla Coiba e passam por algumas outras ilhas menores, como a Granito de Oro. Eu fiz esse passeio com a Unlimited Adventures Coiba e gostei bastante. Ele dura cerca de 7 horas e além do transporte, inclui almoço, frutas, refrigerante, água, máscara, snorkeling e nadadeiras. 

Granito de Oro

Como mencionei anteriormente, Granito de Oro foi uma das paradas do passeio que fiz ao Parque Natural de Coiba. Trata-se de uma pequena ilhota ao norte da Isla Coiba.

Isla Granito de Oro Parque Nacional Coiba Panamá

Ela é lindíssima, bem paradisíaca e fofa, por conta do seu tamanho. Além disso, é ótima para fazer snorkeling, ficar de bobeira nas águas rasinhas da beira da praia, relaxar na areia e tirar fotos.

Granito de Oro Coiba Panamá

A área de recife dela é uma das melhores do Parque Nacional de Coiba, sendo considerada uma espécie de aquário natural. 

Isla Cébaco

A Isla Cébaco é outra ilha próxima de Santa Catalina, mas que fica na direção oposta da Isla Coiba. Sendo assim, não é possível conhecer ambas em um único dia.

Isla Cébaco Panamá

A ilha possui 8500 hectares e cerca de 600 moradores, sendo a maioria pescadores nativos. Como existe um hotel na ilha, o Hotel Cebado Sunrise, há duas alternativas para conhece-lá: ir para passar o dia ou dormir algumas noites por lá. Se tiver tempo, a segunda opção é uma ótima idéia para quem busca um lugar mais tranquilo, quase que exclusivo e que quer explorar bem a ilha e conhecer suas lindas praias, cachoeiras e cavernas.

Apesar dela ter alguns moradores, nem parece, porque eles estão distribuídos ao longo de várias comunidades separadas.   

Ela está a menos de uma hora de barco de Santa Catalina e no passeio bate e volta da Unlimited Adventures, eles passam também pela Isla Restingue, para fazer snorkeling ou mergulho livre e depois param na Playa Caleta. Uma linda praia com águas cristalinas e que fica próxima a uma das vilas da Isla Cébaco. 

Isla Santa Catalina

A apenas 1,5km de Santa Catalina, fica uma pequena ilha, chamada Isla Santa Catalina. 

vista da Isla Santa Catalina Panamá

Ela fica bem em frente da Playa Santa Catalina e partindo de lá você pode ir até a ilha de diversas maneiras: barco, kayak, stand up paddle ou para os mais preparados, até nadando.

A ilha é uma graçinha, não chega a ter a mesma água turquesa das outras ilhas, mas a água é bem calminha e a praia tranquila. Além disso, se você curte se aventurar, pode andar pela beirada e achar vários barcos antigos atolados nas areias. O mais legal é que eles foram todos pintados por artistas panamenhos e suas cores coloridas os tornaram atrações interessantes, que podem render fotos bem legais.

barcos da Isla Santa Catalina Panamá

Outra coisa que você pode fazer é uma trilha que leva para o outro lado da ilha, onde é possível ter o visual de uma praia isolada, que só é acessível de barco. 

Mergulho em Santa Catalina

Devido a incrível reserva marinha do Parque Nacional de Coiba, mergulho de cilindro e snorkeling são duas das principais atividades de Santa Catalina.

Como a região tem uma vida marinha bem variada, é possível ver muitos animais, como tubarões de pontas brancas, golfinhos, tartarugas, lagostas, arraias, cavalos marinhos, moreias e muitos peixes, como peixes-rã, pargos, peixes borboleta, barracudas e peixes papagaios coloridos. Além disso, dependendo da época do ano é possível ver tubarão baleia e manta gigante.

snorkeling Santa Catalina Panamá

Na época que estive em Santa Catalina, eu ainda não mergulhava e por isso acabei fazendo apenas snorkeling, mas como já falei aqui, foi um dos mais legais que fiz, graças a variedade grande de vida que pude ver. Especialmente porque no passeio que fiz, o guia achava os animais e apontava para que também pudéssemos ver.

Acredito que a experiência de mergulho seja superior, mas se você estiver viajando com o orçamento apertado, talvez prefira fazer snorkeling, já que a diferença no custo é gritante. Enquanto o snorkeling, que além de tudo passa pelas praias de Coiba, custa 60 dólares, o mergulho de dois tanques custa 140 dólares.

A escola de mergulho mais bem conceituada na cidade é a Panamá Dive Center e eles tem opções de mergulho tanto para quem nunca mergulhou, quanto para mergulhadores certificados. 

Avistamento de baleias

Todos os anos, do final de Junho até fim de Outubro, acontece a temporada das baleias. Ou seja, nesse período as baleias chegam no Pacífico do Panamá, buscando as águas mornas da costa, que são favoráveis para o acasalamento.

Dessa forma, nesta data existem grandes chances de avistar baleias jubarte durante os passeios de barco para as ilhas ou em algum passeio específico para isso.

As baleias jubarte, também conhecidas como baleias corcunda, medem entre 12 e 16 metros de comprimento e pesam cerca de 30 toneladas. Elas adoram nadar saltando na superfície e jogam grandes quantidade de água para todos os lados.

Quantos dias ficar em Santa Catalina Panamá?

Eu considero 3 dias um tempo bom para ficar em Santa Catalina. No entanto, se você quer mergulhar ou surfar, considere ficar alguns dias a mais ou terá que abrir mão de alguns passeios.

Confira a seguir minha sugestão de roteiro de 3 dias em Santa Catalina:

Roteiro de 3 dias em Santa Catalina Panamá

1º Dia: Surfar ou relaxar em alguma praia de Santa Catalina + Passeio para Isla Santa Catalina (de barco, kayak ou stand up paddle)
2º Dia: Passeio de barco para o Parque Nacional de Coiba (Isla Coiba + Granito de Oro)
3º Dia: Passeio de barco para Isla Cébaco

Dias extras: 

  • Mais dias surfando
  • Mergulhar de cilindro
  • Passar uma ou mais noite na Isla Cébaco

Onde se hospedar em Santa Catalina Panamá?

Santa Catalina Panamá hospedagem

Veja abaixo algumas opções de lugares para se hospedar em Santa Catalina:

Oasis Surf Camp: como já comentei aqui, esse hotel fica na praia El Estero. Ele parece ser ótimo, já que além de estar de frente para a praia, também é super lindinho. Tem bar, aceita animais de estimação, tem estacionamento gratuito, tem restaurante e wifi. Há opções de quartos individuais e para famílias, além de também ter bangalôs, campings e quartos compartilhados, tipo hostel.

Hotel Santa Catalina Panamá: este é o hotel mais conceituado da cidade, sempre muito recomendado pelos moradores e outros turistas. Ele fica bem de frente para a praia Santa Catalina, próximo de La Punta. A piscina está de frente para o mar e em frente a ela fica o bar. Eles também tem wifi, restaurante e estacionamento gratuito. Os quartos contam com ar condicionado, vista, banheiro privado, TV e frigobar. 

Nativo Boutique Hotel: esse foi o hotel que eu fiquei, que além de hotel, também é hostel e possui quartos compartilhados. Eu amei esse lugar! Pertinho da natureza, com vista para o mar e café da manhã incluso na diária. O melhor foi o quarto compartilhado, que tem uma varanda grande e que ilumina o quarto de noite com a luz da Lua e de manhã com o nascer do Sol. Uma delícia! Os donos são super gente boa e até fizeram uma fogueira um dia na praia.

Hostel Nativo Boutique Santa Catalina Panamá

Confira no mapa abaixo outros hotéis da regão:

Booking.com

 

Dicas Gerais de Santa Catalina Panamá

pôr do Sol Santa Catalina Panamá
  • Atualmente não há banco ou caixa eletrônico na cidade, o mais próximo fica em Soná, cidade a 1 hora de distância. Por isso o ideal é levar dinheiro necessário para sua estadia;
  • São poucos os estabelecimentos que aceitam cartão de crédito e até alguns hotéis não aceitam. Então procure se informar com o seu hotel antes de ir;
  • A internet lá não pega muito bem, tanto os dados móveis do celular, quanto o wifi dos estabelecimentos;
  • Se for mergulhar e precisar fazer um check-up de exames, faça antes de ir, porque lá não há médicos.

E aí gente, curtiram as dicas de Santa Catalina Panamá?

Se tiver alguma dúvida, pode mandar um DM lá no insta @olhosdeturista, assim eu respondo bem rapidinho! Aproveite para assistir os STORIES DE SANTA CATALINA!

Gostou desse artigo e não quer perder esse link? Então salva o PIN abaixo no teu Pinterest para acessar esse post sempre que precisar! ♥

Santa Catalina Panamá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima