Puerto Viejo Costa Rica o que fazer

Puerto Viejo: a cidade mais Pura Vida do caribe da Costa Rica

Puerto Viejo, é uma vilinha praiana para lá de charmosa! Clima de litoral, barzinhos pé na areia, surf, músicas em todos cantos, muitooo verde, Sol e praias. Além de provar que a Costa Rica tem uma costa rica mesmo, com uma mistura linda do verde da vegetação com o azul do mar. Leia esse post e descubra tudo o que fazer em Puerto Viejo Costa Rica!

Sobre Puerto Viejo Costa Rica

Puerto Viejo é uma pequena vila turística com uma atmosfera super tranquila, praiana e descontraída.

Praia em Puerto Viejo de Talamanca

A cidade tem uma identidade forte da cultura jamaicana, já que boa parte dos seus moradores são afro-caribenhos. Nota-se bastante isso pela presença das cores da jamaica e sons de reggae em vários estabelecimentos. Aliás, embora a cidade seja relativamente pequena, a vida noturna é agitada, com muitos bares e festas embalados por reggae ou reggaeton. 


Esse ritmo litorâneo e hippie com certeza faz de Puerto Viejo uma das cidades mais PURA VIDA da Costa Rica!

Mas o que significa Pura Vida? Isso com certeza vai ser uma das primeiras coisas que você vai aprender quando pisar na Costa Rica. Pura Vida é o maior lema dos costa-riquenhos e significa felicidade, paz e simplicidade. É como um estilo de vida e você vai ouvir eles falarem “Pura Vida” em muito momentos, como ao responder se está tudo bem com eles, ou simplesmente em um cumprimento de oi ou tchau.  

Onde fica Puerto Viejo Costa Rica

Puerto Viejo é uma pequena vila localizada no caribe da Costa Rica, a poucos quilômetros da divisa com o Panamá.

Mapa da vila de Puerto Viejo Costa Rica

Embora seja popularmente conhecida como Puerto Viejo, seu verdadeiro nome é Puerto Viejo de Talamanca. É importante ressaltar isso porque a Costa Rica tem outras cidades com o nome “Puerto Viejo”. A cidade que estamos falando fica na costa leste do país, na Província de Limón.

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Por isso, quando for se locomover, pedir informação ou mesmo jogar o nome da cidade no GPS, lembre-se de tratar pelo nome completo: Puerto Viejo de Talamanca.  

Como chegar em Puerto Viejo Costa Rica?

Puerto Viejo Costa Rica como chegar

Descubra abaixo como chegar em  Puerto Viejo de Talamanca saindo de San José, a capital da Costa Rica, de Bocas del Toro, ilha no Panamá e de La Fortuna, também na Costa Rica. 

De San José Costa Rica

Prédio em San José capital de CS

Ônibus: para ir de San José a Puerto Viejo em um ônibus direto, vá até o Terminal de Autobus Atlântico Norte. Ele fica na Calle 1, entre as Avenidas 7 e 9 do barrio México. Na bilheteria especifique que você quer ir para Puerto Viejo de Talamanca, porque como há outro Puerto Viejo na Costa Rica, isso pode gerar confusão. 

Carro: a rota mais rápida de San José a Puerto Viejo é pelo Trajeto 32 até chegar em Puerto Limón e virar à direita para entrar no Trajeto 36, descendo ao Sul do litoral até chegar em Puerto Viejo de Talamanca. 

Shuttle (van compartilhada): se quiser um transporte ainda mais direto, a Caribe Shuttle é uma opção que te busca na sua acomodação no centro de San José ou no Aeroporto Internacional Juan Santamaría e te deixa na sua hospedagem em Puerto Viejo. A van compartilhada custa 35 dólares por pessoa e é necessário fazer a reserva com antecedência. A viagem dura cerca de 5 horas.

De Bocas del Toro Panamá

praia em Bocas del Toro Panamá

Ônibus: para ir de Bocas del Toro Panamá a Puerto Viejo de ônibus você terá que pegar um barco e alguns ônibus, para isso siga as etapas abaixo:

  1. Saia da ilha pegando um barco até Almirante (6 dólares);
  2. Em Almirante caminhe até o terminal de ônibus e pegue um ônibus até Changuinola (2 dólares – 40 minutos). Chegando lá você precisará atravessar uma ponte para pegar o próximo ônibus;
  3. Depois de atravessar a ponte, vá até o terminal da cidade para pegar um ônibus até Guabito, a cidade da fronteira (1 dólar – 30 minutos);
  4. Chegando na fronteira, você precisará carimbar a tua saída do Panamá na imigração deles. É um pouco chato achar o escritório, então pergunte onde fica para qualquer morador, que eles saberão te informar;
  5. Depois de ter seu passaporte carimbado, caminhe pela ponte para atravessar a fronteira. No final dela você deverá dar entrada na Costa Rica, apresentando seu passaporte e documentos na imigração;
  6. Pegue um ônibus direto até Puerto Viejo (3 dólares – 1 hora e meia). 
Fronteira Costa Rica e Panamá

Carro: atravessar a fronteira de carro provavelmente não será uma opção, porque a maioria das locadoras de carros alugados não permitem cruzar a fronteira.

Shuttle (van compartilhada): a Caribe Shuttle oferece um serviço de van compartilhada que te leva diretamente até Puerto Viejo, parando apenas para os processos de imigração. A viagem dura cerca de 4 horas e custa 34 dólares, com o valor do barco até Almirante incluso no preço. Há saídas todos os dias às 8h e às 12h e é necessário fazer a reserva com antecedência. 

De La Fortuna Costa Rica

Cachoeira em La Fortuna

Ônibus: para ir de la Fortuna a Puerto Viejo de ônibus siga as etapas abaixo:

  1. Pegue um ônibus para Ciudad Quesada no Terminal de La Fortuna. Há muitos ônibus saindo o dia todo, mas o mais rápido sai apenas 3 vezes ao dia (recomendo ir no terminal um dia antes e olhar os horários para se programar). Ele custa cerca de 5 dólares;
  2. Em Quesada, pegue um ônibus para San José que custa 3 dólares;
  3. Em San José caminhe por volta de 5 minutos até o Terminal de Autobus Atlântico Norte e pegue um ônibus direto a Puerto Viejo (cerca de 10 dólares). 

Carro: a melhor rota de carro é pegando o Trajeto 142 até chegar no Corredor Noratlántico. Depois de passar a cidade Santa Clara, vire à esquerda no Trajeto 32 até entrar em Puerto Limón e seguir viagem ao Sul, pelo Trajeto 36. 

Shuttle (van compartilhada): a Caribe Shuttle tem um transfer direto de La Fortuna a Puerto Viejo em van compartilhada. Sai todos os dias às 13h, custa 65 dólares por pessoa e leva 6 horas para chegar. Para garantir a vaga é necessário reservar com antecedência. 

Clima em Puerto Viejo Costa Rica

O clima em Puerto Viejo é tropical, com temperaturas elevadas a maior parte do ano, sendo que a temperatura média anual é de 26,5ºC.

Clima em Puerto Viejo Costa Rica

A região costuma chover bastante, principalmente de Junho a Agosto e de Novembro a Janeiro. 

O que fazer em Puerto Viejo Costa Rica?

Como é de se esperar de uma cidade litorânea, a maioria das atrações giram em torno do mar. Em Puerto Viejo não poderia ser diferente, por isso suas praias são o ponto forte da cidade. Além disso, há lindos parques nacionais, centros de resgate a animais e coisas para fazer nas redondezas, como você verá abaixo.

Playa Negra

A Playa Negra é a mais comprida das praias de Puerto Viejo, com 10km de extensão. Ela também é a que está mais próxima da vila, localizada bem em frente. 

Bar na Playa Negra Puerto Viejo Costa Rica

A razão para ela ter esse nome é porque sua areia é bem escura, lembrando um pouco as praias do pacífico. No entanto, diferente do pacífico, as ondas são calmas, sendo uma boa opção de praia para nadar.

Uma coisa interessante nela é que tem um barco encalhado no rasinho da água e quando a maré está baixa é possível chegar nele caminhando. Ele é bem velho e enferrujado, mas até que é charmoso, porque tem um pouco de mato e até uma árvore nele. 

Playa Cocles

A praia vizinha, Playa Cocles, é completamente o oposto da Playa Negra. Suas ondas são mais fortes e por isso é uma praia boa para surf, mas nem tanto para mergulho. Outra diferença, é a cor da areia, que é bem branca.

praia de surfista Playa Cocles Puerto Viejo Costa Rica

Apesar de ela não ter a beleza e calmaria das praias típicas do caribe, é uma praia charmosa, rodeada de coqueiros e vegetação. 

Playa Chiquita

A praia seguinte é a Playa Chiquita, uma das que mais gostei. Não é uma praia muito comum, porque a formação dela é toda ondulada, tipo enseadas, parecendo várias pequenas prainhas, uma do lado da outra. Como na foto:

enseadas da Playa Chiquita

A água dela é bem clarinha, sendo escura apenas nas partes que tem pedras ou corais. Por falar em coral, se quiser fazer snorkeling, vá até a ponta dela, porque lá é o lugar que tem mais corais e peixes. 

Playa Chiquita Puerto Viejo Costa Rica

Essa praia é ótima também para quem quer se esconder do Sol, porque há muita sombra sob a densa vegetação dela. Inclusive, para chegar na Playa Chiquita a partir da estrada, você terá que caminhar uns 3 minutos em uma trilha rodeada por essa vegetação. A entrada da trilha é um pouco chatinha de achar, por ser estreita e discreta. Então recomendo pedir orientação em algum dos restaurantes da estradinha. 

Playa Punta Uva

A Playa Punta Uva fica em uma pequena vila de mesmo nome, a 9km ao Sul de Puerto Viejo.

Playa Punta Uva Costa Rica

A praia é bem gostosa, a areia é fininha e a água é clarinha, calma e boa para fazer snorkeling. Além disso a praia ainda conta com um laguinho de água doce super lindo, em um tom de verde esmeralda. Inclusive é possível andar de kayak nele e percorrer um caminho entre os manguezais.

manguezal em Punta Uva

Se quiser fazer snorkeling, o melhor local é na ponta da praia, perto dos corais. Lá também tem um pequeno manguezal onde você poderá ver alguns bichos-preguiça. Quando eu fui fiquei muito emocionada, porque eu já tinha visto bichos-preguiça antes, mas eles estavam sempre dormindo. Nesse dia eu consegui ver um se mexendo e se alimentando. Foi muito legal!

Bicho-Preguiça na Punta Uva Costa Rica

Para acessar a Playa Punta Uva você pode ir pela estrada ou caminhando da Playa Chiquita. Por isso, sugiro conhecer ambas no mesmo dia, uma vez que a caminhada entre elas não passará de 30 minutos.

Playa Grande

A Playa Grande é a que vem depois da Playa Punta Uva. Ela não é muito bonita e também não é muito frequentada, já que as pessoas acabam conhecendo-a apenas por passar em frente, no caminho até Manzanillo.

Playa Grande Manzanillo CS

A areia da praia é fina, preta e o trecho de areia é curto. Já o mar não é claro, mas também não é escuro. A praia tem árvores por toda sua costa, mas em alguns trechos elas foram cortadas e sobrou só o cotoco delas. Por isso tive a impressão de que a praia estava descuidada e talvez isso colabore para ela ser menos valorizada do que as demais. 

Punta Manzanillo 

Manzanillo é a última cidadezinha ao Sul da região de Puerto Viejo, mas apesar da distância de 13km, é uma das principais atrações de Puerto. Isso porque é lá que fica o Refúgio Nacional Gandoca-Manzanillo. Um lindíssimo parque natural à beira-mar com praias de águas calmas e cristalinas.

Refúgio Nacional Gandoca-Manzanillo

O parque é lindo, com rica vegetação e conforme você vai andando pela trilha, vão aparecendo várias entradas para o mar à esquerda. Dessa forma você vai conhecendo as praias aos pouquinhos até chegar no fim parque e retornar pro sentido da entrada dele.

Assim na volta você pode parar na praia que mais te agradou. Na verdade não são tantas praias assim, podendo ser trechos diferentes de uma mesma praia ou simplesmente mirantes, como o Miss May Point, o mais famoso do parque, das fotos abaixo:

Miss May Point Manzanillo
Punta Manzanillo Costa Rica

Quando parece que a trilha acabou, na verdade há mais trilhas. No entanto ela não é bem sinalizada e eu não recomendo fazer sozinha(o). Eu acabei fazendo por ter encontrado companhia, mas ficamos alguns momentos meio inseguros sobre onde estávamos, porque paramos de ver a praia a nossa esquerda.

Depois de um tempo ficou claro que estávamos subindo e nos afastando um pouco da costa. No final deu tudo certo e fomos parar na última praia do parque, Punta Mona, que além de bem bonita, só tinha a gente e mais duas pessoas. 

Punta Mona praia da Costa Rica

Como ir de Puerto Viejo a Manzanillo?

É muito comum entre os turistas ir de Puerto Viejo até Manzanillo de bicicleta. Embora a distância seja longa (26km no total, contando ida e volta), a pedalada não é ruim, por ser quase o tempo todo em linha reta e grande parte em rua pavimentada. Eu achei bem tranquilo, mas confesso que optei por largar minha hospedagem em Puerto Escondido e passar duas noites em Punta Uva para encurtar o caminho. Se você preferir, há também como ir de ônibus. 

Ponte em Manzanillo Puerto Viejo

O aluguel de bicicleta em Puerto Viejo custa cerca de 10 dólares por dia. A pedalada de Puerto Viejo até Manzanillo leva uns 45 minutos, dependendo do seu ritmo. Eu recomendo levar água, protetor solar e alguma coisa para comer, já que não tem nada à venda lá dentro. Aliás, o parque não cobra nada para entrar, mas é comum as pessoas darem uma contribuição voluntária, algo em torno de 1 a 5 dólares.

Parque Nacional de Cahuita

No sentido oposto das outras praias, ao norte de Puerto Viejo, fica o Parque Nacional de Cahuita. Um parque com 8km de extensão pelo litoral da Costa Rica. 

sentada no coqueiro no Parque Cahuita

O que mais me encantou no Parque Cahuita é a mistura do azul turquesa do mar com a vasta vegetação ao caminhar pela trilha à beira-mar. A sensação é que você está em uma floresta fechada, mas com uma enorme clareira, que vem da praia. Me lembrou bastante o Parque Tayrona na Colômbia, mas com alguns diferenças: não paga para entrar e não é tão turístico como lá, além da trilha ser muito mais fácil. 

As praias de Cahuita são lindas, tranquilas e algumas delas são boas para fazer snorkeling. Aliás, essa é a região com o maior recife de corais da Costa Rica e apesar de boa parte dele estar mais para dentro do mar, há também uma parte próxima das praias. 

Praia com águas cristalinas em Cahuita

Dentro do parque é possível ver muitos animais, eu mesma consegui ver bichos-preguiça, macacos, guaxinins e até morceguinhos!

Como ir de Puerto Viejo a Manzanillo?

Para ir de Puerto Viejo ao Parque Cahuita é bem simples, basta pegar um dos vários ônibus que vão para lá. Eles saem de hora em hora, do centro de Puerto Viejo, mas é importante comprar a passagem antes de entrar no ônibus. Geralmente há um ponto de venda em frente ao ponto, mas do outro lado da rua. Qualquer dúvida informe-se com algum morador.

Da mesma forma que Manzanillo, não é necessário pagar nada para entrar nesse parque, mas uma pequena colaboração voluntária é esperada.

Entrada do Parque Nacional Cahuita Costa Rica

Recomendo chegar cedo para aproveitá-lo bem, porque depois das 16h alguns seguranças começam a pedir que as pessoas voltem para entrada do parque, para que eles possam fechá-lo.

Um detalhe importante é que há duas entradas, a de Cahuita e a de Puerto Vargas. Recomendo que entre pela Cahuita, porque em Puerto Vargas eles cobram. O ideal é entrar por Cahuita e sair por Puerto Vargas e dessa forma conhecer o parque todo. 

Balanço natural em Cahuita Limón

Não deixe de levar água, lanche e outras coisas para comer se for ficar muitas horas no parque, porque lá dentro não há nada para comprar. O gostoso é que tem várias mesinhas com banquinhos espalhadas pelo parque, justamente para as pessoas usarem.

Visitar comunidades indígenas

Existem diversas comunidades indígenas na região de Puerto Viejo e redondezas. Eles tem o prazer de receber turistas e mostrar um pouco da terra deles, dos habitantes e da cultura. 

Algumas das comunidades indígenas que você pode conhecer são os Meleruk, os Kekoldi, os Uatsi e os Bribi. Para isso procure por agências de turismo em Puerto Viejo e feche algum dos tours que eles oferecem. Alguns deles passam também for fazendas de chocolate.

Rafting no Rio Pacuare

Se você curte uma aventura, a alguns quilômetros de Puerto Viejo fica o Rio Pacuare, um local considerado excelente para a prática de rafting. Já que suas águas agitadas, embaladas pelas corredeiras proporcionam um ambiente propício para o esporte.

Rafting Rio Pacuare Costa Rica

O trecho percorrido chega a quase 30km e leva umas 3 horas para fazer todo o trajeto, dependendo da força da correnteza, que costuma ser de nível III a IV. 

Existem várias agências que promovem esse passeio, mas como tudo na Costa Rica, os valores são bem salgados. Espere pagar por volta de 100 dólares, os passeios geralmente inclui o transporte, equipamentos e almoço. 

Visitar um centro de recuperação de animais

A Costa Rica tem muitos centros de resgate a animais silvestres e isso sem dúvidas colabora para a riqueza natural do país. Já que a presença de tantos animais e verde é o que faz realmente a costa ser considerada tão rica. 

bicho-preguiça em Centro de Resgate de Vida Silvestre

Um desses centros de resgate é o Jaguar Rescue Center, localizado na Playa Chiquita, que tem como objetivo o resgate e cuidado de animais da região. Para sustentar o local, eles oferecem passeios guiados, de Segunda a Sábado, às 9h30 e às 11h30 e cobram 22 dólares. O passeio leva 1 hora e meia e geralmente é possível ver alguns dos animais, como macacos, bichos-preguiça, etc.

Outro deles é o Refúgio de Vida Silvestre Gandola Manzanillo, já citado nesse post. Nesse caso ele é aberto e os animais são bem livres, se tratando apenas de uma área protegida.

Conhecer Bocas del Toro no Panamá

Quem vai a Puerto Viejo não pode perder a oportunidade de dar um pulo em Bocas del Toro, no Panamá, já que as duas cidades estão a poucas horas de distância.

ilha em Bocas del Toro Panamá

Bocas del Toro é uma ilha que fica no caribe panamenho, que além de ter lindas praias, tem um ambiente bem jovem, festeiro e descolado. Entre as coisas para fazer lá, se destacam os passeios de barco para as ilhas ao redor, surf e festas.  

Eu recomendo passar alguns dias em Bocas, para a viagem valer a pena e aproveitar ao máximo o que a ilha tem a oferecer. Leia também meu artigo com todas as dicas sobre Bocas del Toro Panamá.

O que fazer em Puerto Viejo Costa Rica a noite?

A vida noturna de Puerto Viejo é bem notável. O clima da noite caribenha começa logo cedo aos finais de semana. Eu mesma cheguei na cidade em um Sábado por volta das 16h e já ouvia música em todos os cantos. 

Existem opções para todos os gostos, desde bares mais arrumadinhos até bares pé na areia e todos misturam muito a galera local com os turistas. Um clima bem legal! Veja algumas opções de lugares para ir a noite em Puerto Viejo.

Restaurantes e Bares em Puerto Viejo

Mango Sunset: opção para o dia e para a noite. Trata-se de um bar de frente para a praia. De dia é um restaurante que serve pratos com comida local. De noite acontecem festas que viram a madrugada ao som de DJs e musica ao vivo, geralmente tocando reggae ou músicas latinas. Outra opção é passar os fins de tarde por lá, tomando alguma coisa enquanto assiste o pôr do Sol.

Koki Beach: uma mistura de restaurante e bar, de frente para o mar. Abre no fim da tarde e fecha no fim da noite. É um restaurante ecológico, que utiliza elementos reutilizáveis e feitos pela comunidade local, desde peças decorativas até a estrutura do restaurante. Além disso, os ingredientes dos pratos servidos são frescos, produzidos localmente, sendo que alguns deles são colhidos na própria fazenda deles.  

Johnny’s Place: outro bar e restaurante de frente para a praia e pé na areia. É uma opção para passar o dia comendo ou bebendo enquanto curte a praia, mas também pode ser uma opção para a noite, já que às vezes rolam algumas festas. 

Tasty Waves: um restaurante e bar pé na areia, com um estilo meio hippie. Eles servem tacos, guacamoles, burritos, nachos e hamburguers. São bem conhecidos também pelo happy hour, das 16h às 18h, quando os coquetéis ficam 2×1. Além disso toda terça-feira acontece a “Taco Tuesday”, em que o taco fica 2×1 durante o dia todo. 

Salsa Brava Rasta Bar: esse é o reggae bar mais conhecido da cidade. Eles servem comida durante todo o dia (café da manhã, almoço e jantar) e promovem festas de reggae a noite. Algumas noites acontecem o “ladies night”, em que as mulheres não pagam para beber dás 22h às 24h. 

Apenas Restaurantes em Puerto Viejo:

Cho.co: uma boa opção para qualquer dia da semana, mas é necessário reserva. Trata-se de uma experiência degustativa bem legal de bebidas combinadas com chocolate. Você pode escolher a experiência com cerveja, vinho ou rum. Eu fiz a com cerveja e adorei! Nunca pensei que fosse gostar da combinação de cerveja com chocolate, mas na mão de especialistas, deu super certo. Fora que tanto o chocolate, como as cervejas são artesanais e locais.

Puerto Viejo Costa Rica a noite

Chile Rojo: restaurante que promete ser o melhor de comida tailandesa, japonesa e vegana. Eles são bem conhecidos pelo buffet estilo “como a vontade”, que acontece toda Segunda-Feira, mas falam que a qualidade cai muito nesse dia.

Quantos dias ficar em Puerto Viejo Costa Rica?

A quantidade de dias ideal para ficar em Puerto Viejo vai depender muito do seu ritmo para conhecer as praias. Minha dica para tirar o máximo de proveito da cidade é não fazer mais de duas praias por dia, mas se quiser, pode pegar uma bicicleta e conhecer rapidamente todas as praias de Puerto Viejo a Manzanillo em um só dia e em outro ir ao Parque Cahuita.

contra o Sol em Manzanillo

No entanto, eu recomendo ficar de 3 a 4 dias em Puerto Viejo e conhecer tudo com calma. Se quiser você pode fazer como eu fiz, ficar alguns dias hospedado em Puerto Viejo e outros dias em Punta Uva, para facilitar a locomoção. Veja minha sugestão de roteiro abaixo:

Roteiro de 3 dias em Puerto Viejo Costa Rica

1º Dia: Chegada + Playa Negra + Playa Cocles
2º Dia: Parque Nacional de Cahuita + Partida
3º Dia: Pedalar até o Refugio Nacional Gandoca-Manzanillo
4º Dia: Playa Chiquita + Playa Punta Uva

Nesse roteiro você poderia dormir o 1º e 2º dia em Puerto Viejo e o 3º e 4º em Punta Uva. 

Como se locomover em Puerto Viejo Costa Rica?

Se locomover em Puerto Viejo é bem fácil e tem opções para todos os gostos. Veja abaixo algumas formas de se locomover por lá:

  • A pé: se você estiver no centro de Puerto Viejo, poderá tranquilamente caminhar até a Playa Negra e a Playa Cocles, que estão mais próximas do que as outras praias. Inclusive, você pode ir de uma até outra, beirando a costa e percorrendo um pequeno trecho de trilha pela mata, que é bem legal porque você acaba passando por outras pequenas prainhas, que aparentemente não tem nome. 
trilhas em Puerto Viejo Costa Rica
  • De bicicleta: não tem como falar de Puerto Viejo, sem falar em alugar uma bicicleta para conhecer as praias. É um clássico da cidade e muita gente opta por esse meio de transporte, desde turistas a moradores. A rua pavimentada que liga Puerto Viejo a Manzanillo é ótima e grande parte dela é em linha reta, facilitando bastante a locomoção. 
  • Ônibus: o transporte de ônibus do litoral é bom, há muitas opções de horários e eles costumam ser pontuais. Veja a tabela de horários abaixo:
horários dos ônibus em Puerto Viejo Costa Rica
  • Táxi: eu não acho andar de táxi uma boa opção em Puerto Viejo, porque realmente os outros meios de transporte tem melhor custo benefício. No entanto, se desejar, você pode achar taxistas no centro, mas recomendo que negocie os preços das corridas antes de entrar no táxi. 

Onde se hospedar em Puerto Viejo Costa Rica?

Separei abaixo uma lista de hotéis e hostels em Puerto Viejo com as melhores avaliações, confira:

Hostels em Puerto Viejo

Pagalu Hostel: este é o hostel de Puerto Viejo com melhor avaliação, localizado no centro da cidade. Eles tem estacionamento grátis, cozinha compartilhada e opções de quartos compartilhados e privados.

Kalunai Hostel: a 450 metros do centro de Puerto Viejo, esse hostel conta com churrasqueira, terraço ao ar livre e estacionamento grátis. Eles tem opções de quartos compartilhados e privados, todos com varanda. 

Oasis Beachfront Hostel: um hostel pé na areia, com área de praia privada e a 700 metros do centro. Ele conta com estacionamento grátis, cozinha compartilhada e quartos compartilhados e privados. 

Selina Puerto Viejo: um clássico da América Central, por se tratar de uma rede famosa em todo o continente e alguns outros países. O Selina geralmente é uma escolha certa, já que costuma manter a mesma qualidade em suas hospedagens. No entanto, o Selina de Puerto Viejo não tem uma avaliação excepcional como os hostels acima, sendo considerado apenas um hostel bom, mas é importante dizer que é o único hostel dessa lista com piscina. Ele fica um pouco distante do centro, mas de frente para a praia. Além da piscina, tem estacionamento, bar e tem opções de quartos compartilhados e privados. 

Hotéis em Puerto Viejo

Sueño Grande: hotel 4 estrelas, a 400 metros do centro. Tem piscina e quartos com ar condicionado e cozinha compacta. O café da manhã está incluído na diária. 

La Kukula Lodge: localizado a 5km do centro de Puerto Viejo, este hotel pode ser uma boa opção para ficar no meio do caminho, já que está a apenas 200 metros da Playa Chiquita. Ele tem piscina, bar, estacionamento grátis, jardim e lavanderia. Os quartos têm terraço com vista da selva, cofre e ventilador. 

Banana Azul: este hotel fica um pouco fora da cidade, a 2km ao norte de Puerto Viejo. Ele fica de frente para a praia e tem piscina, bar, restaurante e estacionamento gratuito.

Umami Hotel: hotel 5 estrelas no centro da cidade. Tem restaurante, estacionamento privado grátis, piscina ao ar livre e jardim. Os quartos contam com cafeteira, cofre, tv, frigobar, ar condicionado e varanda. 

Dicas Gerais de Puerto Viejo Costa Rica

dicas de Puerto Viejo de Talamanca
  • Se você quiser economizar com comida na Costa Rica, escolha restaurantes com o nome “Soda”. Eles usam essa nomenclatura quando um restaurante é popular e mais em conta que os demais. A comida costuma ser simples, mas boa;
  • Muitos moradores locais falam que Puerto Viejo é uma cidade um pouco perigosa, principalmente para quem viaja sozinho. Eu ouvi isso de 3 moradores diferentes e eles chegaram a citar algum acontecimento. Por isso eu evitei ao máximo andar sozinha, mas cheguei a estar sozinha em alguns momentos, como quando fui de bicicleta até Manzanillo. De qualquer forma recomendo sempre estar em companhia, especialmente a noite;
  • No geral, a água da Costa Rica é potável, mas especificamente em Puerto Viejo não é tão confiável como em outras partes do país. Por isso o recomendado é tomar apenas água filtrada ou mineral.

Documentos para entrar na Costa Rica

  • Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela: para entrar na Costa Rica é obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarelo, emitido a pelo menos 10 dias de antecedência da sua viagem. Para isso não basta se vacinar, você deve também solicitar a emissão do certificado no site do Governo do Brasil.
  • Taxas para entrar na Costa Rica: cidadãos brasileiros estão dispensados de visto de turismo e podem ficar até 90 dias no país, a critério de liberação na imigração do país. 
  • Passaporte: o passaporte deverá ter no mínimo 6 meses de validade e tem que estar em boas condições (não pode estar rasgado ou amassado). 
  • Passagem de saída do país: para entrar na Costa Rica é necessário mostrar passagem de saída do país, seja por terra, água ou ar.
  • Comprovante de sustento: é necessário comprovar que você terá 100 dólares para cada 30 dias de estadia. Esse comprovante pode ser um cartão de crédito, extrato bancário ou dinheiro. 
  • Reserva de Hospedagem: embora não seja comum, é possível que a imigração peça que você apresente um comprovante de reserva de hospedagem.
  • Seguro Viagem: não é obrigatório, mas é recomendável contratar um seguro viagem para ter uma garantia em caso de necessidade. Isso porque nem sempre o atendimento hospitalar é público para turistas e no caso de você precisar de algum atendimento, as contas hospitalares podem ser exorbitantes. Eu sempre uso o comparativo da SegurosPromo, porque ele mostra os preços e coberturas de várias seguradoras e compara. 

E aí gente, curtiram as dicas sobre Puerto Viejo Costa Rica?

Qualquer coisa manda um DM lá no meu insta @olhosdeturista, assim eu respondo rapidinho! Aproveite para assistir os stories de Puerto Viejo (Parte 1/Parte 2)!

Quer consultar esse link outras vezes? Então salva a imagem abaixo no Pinterest para acessar esse artigo sempre que precisar!

O que fazer em Puerto Viejo Costa Rica?

1 comentário em “Puerto Viejo: a cidade mais Pura Vida do caribe da Costa Rica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima