parque tayrona colombia dicas

Parque Tayrona na Colômbia: dicas, como chegar, onde ficar e valores

Na costa caribenha da Colômbia encontra-se o Parque Tayrona, uma com rica vegetação e paisagens. As praias de areia branca e águas cristalinas estão cercadas por manguezais, arbustos, florestas e muito verde (15.000 hectares). O parque é uma ótima escolha para quem busca relaxar, contemplar a natureza, nadar e fazer um pouquinho de caminhada. Além da vegetação exuberante, o parque é rico em história cultural, pois foi a casa das antigas tribos Tayrona que percorriam as terras muito antes da chegada dos colonizadores espanhóis. E por isso também possui vestígios arqueológicos de uma antiga cidade do povo Tayrona, chamado de Pueblito. Confira nesse artigo tudo sobre o Parque Tayrona na Colômbia, dicas, onde ficar, o que fazer, como chegar, etc.

 

Como chegar no Parque Tayrona na Colômbia?

 

 

como chegar no parque tayrona colombia

A opção mais em conta para ir ao Parque Nacional Natural Tayrona é saindo de ônibus do centro de Santa Marta. O ônibus saí próximo do Mercado Público, chegando lá é só perguntar por ele que qualquer pessoa saberá te informar. O ônibus custa 7.000 pesos e chega ao parque em 45 minutos.

O parque tem duas entradas. El Zaíno é a entrada principal e dá acesso a única parte do parque que é possível dormir. Pelo El Zaíno é possível chegar nas praias Cañaveral, Arrecifes, La Piscina, Cabo de San Juan de Guía, Playa Nudista, Playa Brava e no Pueblito.


Já a entrada Palangana você pode chegar nas praias Neguanje, Gayraca, Playa del Muerto e Playa Cristal. Nessa região não é possível dormir, são passeios de um dia só, por isso essas praias não serão o foco deste artigo. Já que quando se fala sobre ir ao Parque Tayrona na Colômbia, é sobre a entrada principal que as pessoas se referem, caso queira conhecer as outras praias do Palangana, é possível fazer bate e volta de Santa Marta.

Para ir ao Parque Tayrona há também opção de pegar vans que saem diretamente dos hostels, ou mesmo táxi e mototáxi. Nesse caso a comodidade encarece o preço e eu particularmente não acho necessário, porque é bem tranquilo ir de ônibus.

A terceira opção é ir de barco, saindo da praia de Taganga em Santa Marta, por aproximadamente 100.000 pesos.

Leia mais sobre Santa Marta Colombia: o que fazer, dicas e baladas

 

Sobre o Parque Tayrona na Colômbia:

 

parque tayrona colombia

O Parque Tayrona é um destino lindo que combina selva, praias e trilhas. Sem dúvidas é uma experiência única e prazerosa andar em meio a vegetação parando de praia em praia. Porém acho importante dizer que suas praias não estão entre as melhores praias que eu já vi e não fica para trás das praias do Brasil. Mas depois de conhecer o caribe de San Andrés, fica difícil achar algo igual.

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Apesar disso, eu acho que vale sim a pena conhecer o parque e trilhar entre a selva e as praias do caribe colombiano.

  • O valor da entrada no Parque Tayrona para brasileiros é de 61.500 pesos
  • É cobrada uma taxa de seguro de 2.500 pesos por dia para o caso de acontecer algum acidente dentro do parque;
  • É possível pegar uma van que vai até o começo das trilhas por 3.00 pesos (eu recomendo porque é uma caminhada de 1 hora e não tem nada de interessante até lá);
  • O horário de entrada e saída do parque é das 8h às 17h;
  • Se for em alta temporada, é bom reservar com antecedência. A capacidade do Parque é de no máximo 6.900 turistas;
  • Não é permitido entrar com sacolas plásticas e objetos de isopor (embora eu tenha entrado com uma sacola de plástico sem nem perceber);
  • Não é permitido a entrada de animais de estimação;
  • Não é permitido fazer fogueiras, jogar pontas de cigarro, queimar lixo e capturar animais silvestres.

 

Onde ficar no Parque Tayrona?

 

Não existem hostels dentro do Parque Tayrona na Colômbia, mas há uma opção de hotel e vários campings.

O hotel se chama Ecohabs Tayrona, ele fica na playa de Cañaveral e possui bangalôs que acomodam até 4 pessoas e custam mais de 300 dólares a diária.

Se você procura algo bem mais econômico, existem vários campings dentro do parque, onde é possível dormir em barracas ou redes. Em alta temporada é importante reservar a hospedagem na entrada, assim se não houverem vagas no camping que você quer, você pode reservar em outro. Os principais campings:

 

  • Camping Arrecifes

 

Não conheci esse camping, mas disseram que é o mais estruturado de todos, porque tem cozinha, Wifi e restaurante.

 

  • Camping Don Pedro

 

onde ficar parque tayrona colombia

Fiquei nesse camping por duas noites e achei ele razoável. Os preços são bons comparados com o próximo camping, mas ele não fica próximo a praia e é um pouco chato encontrá-lo. Ainda sim ele é um dos principais porque tem uma estrutura boa comparado com outros.

Valores:

Uma noite em barraca já montada: 30.000 pesos

Uma noite na rede: 25.000 pesos

Uma noite se trouxer a rede: 15.000 pesos

Cerveja: 4.500 pesos

Comida: de 14.000 a 20.000 pesos

Água de 1 litro: 5.000 pesos

 

  • Camping Cabo San Juan del Guia

 

hospedagem parque tayrona colombia

Dormi nesse camping uma noite e simplesmente amei. Ele fica de frente para a principal praia do Parque Tayrona, a playa El Cabo. Por isso de noite o clima é bem gostoso, porque dá para curtir o som do mar e olhar as estrelas. Lá também tem um restaurante e um campinho de futebol. Por tudo isso os valores desse camping são mais altos, mas eu particularmente achei que vale mais a pena.

Uma noite em barraca já montada: 60.000 pesos

Uma noite se trouxer barraca: 20.000 pesos

Uma noite na rede: 40.000 pesos

Uma noite na rede que fica no mirante no alto da pedra: 50.000 pesos

Cerveja: 5.000 pesos

Comida: de 22.000 a 38.000 pesos

Pão recheado salgado (opção econômica para almoço): de 7.000 a 10.000 pesos

Pão recheado doce: 5.000 pesos (experimente, é uma delícia!)

 

O que levar para o Parque Tayrona na Colômbia?

 

por do sol no parque tayrona colombia

  • Documentos;
  • Dinheiro vivo;
  • Roupas leves;
  • Roupas mais quentinhas para dormir;
  • Toalha
  • Roupas de banho, como maiô, biquini e sunga;
  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Tênis de trekking;
  • Chinelo;
  • Chapéu ou boné para proteger do Sol;
  • Óculos de Sol;
  • Capa de chuva;
  • Kit de remédios e primeiros socorros;
  • Lanterna;
  • Papel higiênico (os campings não dispõem);
  • Água e comida, caso não queira gastar nos restaurantes caros do parque.

 

Praias do Parque Tayrona na Colômbia

 

Como expliquei mais acima, o Parque Tayrona possui mais de uma entrada e não existe nenhuma que dê acesso a todas as praias que estão dentro do Parque Nacional Natural. Porém existem 6 praias dentro do complexo que é considerado o parque para visitação.

 

Playa Cañaveral

 

playa canaveral parque tayrona colombia

A Playa Cañaveral é a primeira praia a partir da entrada do parque. Eu só passei por ela e continuei a trilha, já que não é permitido nadar nela, por ser considerada uma praia extremamente perigosa. Assim, não havia ninguém na praia.

 

Playa Arrecifes

 

praia arrecifes parque tayrona colombia

Essa é a maior praia do Parque Tayrona, mas como o próprio nome indica, ela é composta de muitos recifes e pedras debaixo d’água. Além disso as ondas dela são muito fortes e perigosas, por isso não é permitido nadar nessa praia, já que ela já custou a vida de muitos turistas.

Essa praia está a 45 minutos da entrada da trilha.

 

Playa La Piscina

 

playa la piscina parque tayrona colombia

Essa praia é ótima para nadar com tranquilidade e fazer snorkeling, por realmente parecer uma piscina. Ela é cercada por uma barreira de rochas, o que ajuda a evitar ondas fortes do mar.

O melhor lugar para fazer snorkeling é no canto direito de quem chega na praia. Parece que não, mas quanto mais você avançar entre as rochas a direita, mas vida marinha você verá.

 

Playa El Cabo

 

praia el cabo parque tayrona colombia

Considerada a praia mais linda e mais turística, sem dúvidas a Playa El Cabo é também a minha favorita.

No meio da praia há uma pequena colina que divide a praia em duas e que proporciona uma visão linda. Nessa colina existem algumas redes para quem quiser dormir com a tranquilidade da brisa do mar e a visão das estrelas. Eu preferi dormir na parte de baixo, porque fiquei com medo de chuva e vento.

A hospedagem dessa praia é o Camping Cabo San Juan del Guia, que explico e cito os valores no tópico sobre onde se hospedar.

A Playa El Cabo está a duas horas de caminhada do começo da trilha.

 

Playa Nudista / Boca del Saco

 

Há 10 minutos de caminhada da Playa El Cabo existe uma praia nudista, que muitos nem sabem sobre a existência dela.

Quando eu fui haviam muitas pessoas vestidas, então eu diria que apesar de ser uma praia nudista, não existe nenhuma regra quanto a isso.

A praia não é muito bonita e também não é permitido se banhar nela, embora não pareça ser tão perigosa como as outras proibidas.

 

Playa Brava

 

A Playa Brava é a mais distante e difícil de todas e também não é permitida para banho. Por essa razão eu não conheci essa praia, preferi ficar curtindo as praias que são permitidas para banho.

Você pode ir até essa praia a partir da entrada Calabazo descendo até o Pueblito e depois subindo até ela ou você pode ir da Playa El Cabo até o Pueblito (3 horas) e depois subir até a Playa Brava.

 

Pueblito

 

Saindo do cenário de praias, o Pueblito é uma pequena cidade antiga habitada pelo povo Tayrona. Dizem que é bem simples e que não há muito para ver, por isso não fui até lá.

Existem duas trilhas que chegam até lá, a partir de El Cabo (3 horas de caminhada, dificuldade alta) ou de fora do parque, pela entrada Calabazo (4 horas de caminhada, dificuldade alta).

Quer conhecer mais a região? Então leia também: O que fazer em Minca na Colômbia?

 

E aí viajantes, gostaram das dicas sobre o Parque Tayrona na Colômbia?

Se ficou alguma dúvida pode me perguntar nos comentários ou se preferir manda uma mensagem direta lá no insta @olhosdeturista que eu respondo rapidinho.

Curtiu as dicas? Então salve o PIN abaixo para guardar esse link!

O Parque Tayrona é uma reserva natural na costa caribenha da Colômbia. Uma linda mistura de águas caribenhas e densa vegetação. Veja no post dicas sobre o parque, como chegar, onde ficar, o que fazer e mais! #colombia #parquetayrona #reservanatural #caribe

8 comentários em “Parque Tayrona na Colômbia: dicas, como chegar, onde ficar e valores”

  1. Murilo Stefan Gebrim

    Bom dia Luiza.
    Estou seguindo muito de seus passos pela Colômbia. Obirgado!
    Gostaria de saber quantos dias vc indica ficar no Parque.
    Obrigado!

  2. Oi Luiza, valeu pelo post. Muito bom.
    Vc me aconselha a fazer um bate e volta de Santa Marta até Tayrona? Nao terei tempo para pernoitar lá,mas queria ir nem que fosse para um bate e volta.
    Obrigado, TMartini

  3. Oi Luiza, que bacana seu post! Eu vou viajar pra Colômbia agora em janeiro e o Parque Tayrona vai ser um dos meus destinos, então tenho procurado bastante coisa sobre ele. Me deparei com seu post e fiquei muito feliz, pq ele é um dos mais novos que eu encontrei, então tá tudo relativamente atualizado, ajuda demais!

    Queria te fazer algumas perguntinhas:

    – eu estarei no parque no fim de janeiro, que é total alta temporada. como faço pra comprar a entrada e reservar alojamento antes?

    – você sabe se o camping de Arrecifes é mais caro que o de San Juan? porque nossa, achei bem salgado o preço desse último, achava que seria um pouco mais barato

    – qual era a condição de limpeza das barracas já montadas? você saberia dizer?

    Muito obrigada e, de novo, parabéns pelo post!!

    1. Ave, esqueci de perguntar outra coisa hahahaha

      Que horas você pegou o ônibus até o parque? Você manja dos horários em que ele sai e tals? Porque to planejando passar 2 ou 3 dias no parque, então quero chegar cedo e aproveitar ao máximo!

    2. Oi Paula, tudo bem?

      1. Se eu não me engano dá pra comprar a entrada no site. Tem o link no texto.

      2. Tayrona é salgado mesmo os preços. Com certeza Arrecifes é mais barato, mas tipo o mesmo preço que Don Pedro e Don Pedro é mais perto das praias. Mas o mais legal sem dúvidas é o San Juan!

      3. Em Don Juan estava super limpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.