santa marta colombia o que fazer

Santa Marta Colombia: o que fazer, dicas e baladas

Santa Marta Colombia é uma cidade que fica na costa caribenha do país e é famosa por suas baladas, clima e praias deliciosas. Nesse artigo você irá conferir o que fazer em Santa Marta, como chegar, onde comer, onde se hospedar, onde ir de noite e muito mais!

Como chegar em Santa Marta Colombia?

 

Há duas formas de chegar em Santa Marta Colombia: avião ou ônibus.

Você pode ir de avião de várias cidades da Colômbia, como Bogotá, Medellín e até San Andrés e também de alguns países vizinhos, como Panamá, Venezuela e Equador. As companhias aéreas mais comuns são Viva Colômbia e Wingo.


O aeroporto de Santa Marta fica um pouco afastado do centro, há 18 km de distância.

A segunda opção é pegar o ônibus de viagem entre cidades ou vans que cobram mais caro, mas pegam e deixam na porta do hostel.

Se for pegar o ônibus comum, você chegará pelo terminal rodoviário que fica a 7km de distância do centro. Para ir até o centro, você pode pegar um táxi, que sai por volta dos 8.000 pesos ou um ônibus por 1.700 pesos (basta ir até a avenida ao lado e pegar qualquer ônibus que vá para o centro).

Leia também: O que fazer em Bogotá Colômbia?

 

O que fazer em Santa Marta Colombia?

 

Centro Histórico

 

centro histórico de Santa Marta Colombia

O centro da cidade é bem histórico, movimentado e pequeno, dá para conhecer tudo em poucas horas.

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Os principais pontos são o Parque Simón Bolívar, o Parque Santander o de los Novios e a Catedral Basílica de Santa Marta, a primeira basílica construída na América do Sul.

As ruas do centro são bem estreitas e coloridas, Santa Marta é uma cidade bem colonial.

 

Playa Rodadero + Playa Blanca

 

playa blanca santa marta colombia

 

A Playa Rodadero está a 20 minutos de ônibus do centro. Há ônibus que saem da Bahía de Santa Marta, basta pegar qualquer ônibus para o bairro Rodadero.

Essa praia não é nem um pouco bonita, a areia e o mar são escuras e tem vários prédios ao redor. Já a Playa Blanca é bem mais bonita e para ir até ela basta pegar um barco no canto da praia. O barco sai 15.000 pesos ida e volta, mas atenção porque o último barco para voltar sai às 16h.

Essa praia já tem a água e a areia bem mais claras, porém é uma praia bem movimentada e cheio de “carpitas” (que é parecido com o nosso guarda Sol). O que acaba tirando um pouco a beleza dela.

Há também uma tirolesa, por 40.000 pesos, que passa bem em cima do mar. Ela não é muito longa, mas parece ser legal.

 

Taganga + Playa Brava

 

taganga santa marta colombia

Taganga é uma praia bem pequena e simples, que fica na vila dos pescadores. A água e areia dela não são muito bonitas, mas a orla é bem gostosinha. Tem quiosques, bares, restaurantes e lojas de artesanatos.

Já a praia ao lado, a Playa Brava, é mais bonita. Ela é bem parecida com a Playa Blanca, mas é um pouco mais popular. Tem de tudo na água, banana boat, jet ski, pedalinho e gente brincando com boias grandes.

Para chegar na Playa Brava por Taganga dá para ir de barco (cada trecho sai 3.000 pesos) ou pela trilha, que tem uma vista linda, mas um monte de relatos de assalto. Eu fui pela trilha, mas ao que tudo indica não é a melhor coisa a se fazer.

 

Bahia Concha

 

Bahia Concha Santa Marta Colombia

A Bahia Concha é a praia mais bonita de Santa Marta Colombia. Tanto a água, como a areia são bem clarinhas e do lado direito da praia não tem muita gente. Se você for até o final da praia, vai ficar bem isolado e em uma área que tem muitos peixinhos.

Já do outro lado há muitas pessoas, porém tem uma parte que é tipo uma piscininha com a água bem clarinha. Dá para chegar lá por trilha, mas todo mundo fala que se não for com um local, corre o risco de ser assaltado. Por isso eu preferi não arriscar e infelizmente não conheci.

Para chegar na Bahia Concha você pode pegar um ônibus no centro (1600 pesos) e depois um táxi ou moto táxi (fica mais ou menos 25.000 ida e volta, incluindo os 5.000 pesos da taxa de entrada na praia). O ônibus leva uns 20 minutos para chegar e o táxi mais uns 20 minutos. Outra opção é pegar um tour (25.000 pesos) que sai da praia Rodadero e inclui o transporte até Bahia Concha e mais um passeio de barco até uma pequena praia ao lado. Achei que o tour vale mais a pena, mas como não sabia sobre ele, fiz da outra forma.

Lá em Bahia Concha tem um camping estruturado com banheiro e cozinha, a noite saí 10.000 pesos. Acho que vale a pena dormir lá uma noite, porque o clima da praia de noite deve ser bem gostoso.

Curte as praias do caribe? Então leia também: San Andrés: dicas, o que fazer

 

Ciudad Perdida

 

A Ciudad Perdida é uma cidade que fica próxima de Santa Marta e que foi construída pelos índios Tayrona. Hoje ela é reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Ela trata-se de uma jazida arqueológica que fica dentro do Parque Nacional Natural Sierra Nevada e envolve bastante trekking, natureza e vistas incríveis.

É possível conhecer ela apenas através de pacotes de agências de turismo ou hostels. Há pacotes de 3 a 6 dias e está incluso a hospedagem, refeições e guia. Os preços começam a partir de 700.000 pesos.

OBS: A Ciudad Perdida fecha para visitação em Setembro.

 

Parque Tayrona

 

O Parque Tayrona é a principal atração para quem vai a Santa Marta Colombia. Ele fica a 30km de distância e é possível fazer bate volta ou dormir lá. Porém o ideal é dormir, porque o Parque tem muitas trilhas e praias.

É possível chegar no parque em um ônibus que sai perto do Mercado Público de Santa Marta e custa 3.000 pesos. A entrada do parque é 48.000 pesos.

OBS: O Parque Tayrona fecha para visitação em Fevereiro

Veja mais sobre ele nesse artigo: Parque Tayrona na Colômbia: dicas, como chegar, onde ficar

 

Minca

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Lυlι Cαrdoѕo ? Trαvel | Vιαɢem (@olhosdeturista) em

Minca é uma pequena cidade montanhosa que fica a uma hora de Santa Marta. Lá há algumas opções de trilhas, cachoeiras e vistas incríveis.

O clima lá é mais ameno do que na costa e é comum chover por lá. Muita gente faz bate e volta para lá, mas é interessante passar pelo menos uma noite para curtir a calmaria e fazer os passeios com calma.

É possível chegar em Minca de táxi, tour ou em um ônibus que sai perto do Mercado Público de Santa Marta e custa 8.000 pesos.

Saiba mais: O que fazer em Minca Na Colômbia?

 

Dicas sobre Santa Marta Colombia

 

  • A água da torneira não é potável
  • A cidade tem bastante lojinhas, mas não há muitas opções (eu por exemplo procurei um tênis de trilha e não achei quase nada. A única marca que achei era bem cara)
  • É bem comum eles venderem frutas e sucos naturais nas ruas e é bem baratinho e gostoso. (O suco sai por 2.000 pesos)
  • O trânsito aqui é insano, eles não respeitam nada e buzinam o tempo todo.
  • O clima em Santa Marta é de calor o ano todo e dificilmente chove.
  • A maioria dos lugares em Santa Marta não tem água quente no chuveiro, mas como é muito calor, isso acaba não sendo um problema.

 

Baladas em Santa Marta Colombia

 

A maioria das baladas estão localizadas no centro histórico da cidade, perto do Parque Santander o de Los Novios e da Bahía de Santa Marta.

 

La Bodeguita Pirata

 

Para quem busca um lugar mais frequentado pelos locais, esse é o lugar ideal. Bem pequeno, com bastante calor humano e músicas típicas. A sensação é de realmente estar na Colômbia.

As cervejas nacionais lá saem por 5.000 pesos e a Corona 8.000 pesos (long neck)

 

La Brisa Loca

 

Esse lugar é um party hostel que permite a entrada de pessoas de fora, por 10.000 pesos. Toca um pouco de tudo por lá, mas principalmente músicas locais. O público é bem diversificado, tem tanto estrangeiros, como colombianos.

A balada fica no topo do edifício e tem um clima bem gostoso, especialmente quando bate uma brisa gostosa.

Lá as cervejas nacionais custam 6.000 e a Corona 8.000 pesos.

 

La Azotea

 

Essa baladinha também fica no topo de um prédio, mas ele é mais baixo do que o La Brisa Loca. O ambiente não é muito grande, mas é bem gostoso e bonito, tem umas luzes pequenas decorando a parte aberta da balada.

Os drinks lá custam por volta de 20.000 pesos e as cervejas nacionais 6.000 pesos.

 

Albania Disco Bar

 

Essa balada não conheci, mas imagino que seja bem legal também, porque fica perto de uma Universidade. Então deve ter uma galera local mais jovem que frequenta a balada.

 

Oh la la la Puerta

 

Essa eu também não conheci, mas dizem que é uma das melhores baladas de Santa Marta Colombia. Parece que o ambiente lá é grande e todo mundo dança bastante ao som das músicas colombianas. A casa é frequentada tanto por moradores, como por viajantes.

 

Onde comer em Santa Marta Colombia?

 

Restaurante Pitaya

 

restaurantes em santa marta colombia

 

Esse restaurante fica bem no Centro Comercial, do lado da Catedral Basílica de Santa Marta. Ambiente é bem pequeno, mas bastante aconchegante. Com ar condicionado, wifi e pratos bem gostosos.

Os preços dos pratos variam de 12.000 a 20.000 pesos. Eu provei o Pita Fiesta (19.000 pesos), que é uma especialidade da casa e gostei bastante.

 

Quiosques de Taganga

 

onde comer em taganga santa marta colombia

Se você quer comer um peixe fresco e super saboroso, aproveite a sua ida a Taganga. A praia tem vários quiosques que servem comidas, mas eu escolhi o último por achar que poderia ser mais barato.

O prato vem com arroz de coco, um peixe inteiro, patacon (tipo banana frita) e ainda tem uma sopa de pescado inclusa que é servida antes do prato. O prato com o peixe menor custa 12.000 pesos e o maior 14.000 pesos.

 

Gelato Italiano

 

O sorvete desse lugar é maravilhoso e tem vários sabores bem diferentes, que eu nunca tinha visto antes. A bola no cone lá sai por 4.900 pesos.

 

Delicrem Helatos

 

onde comer em santa marta colombia

Também amei essa sorveteria. Ela tem alguns sabores mais comuns, mas também tem sabores com frutas colombianas. O sorvete de macadâmia lá é maravilhoso!

Essa sorveteria é mais barata do que a outra, mas fecha mais cedo. Lá duas bolas no cone saem por 5.000 pesos.

 

Onde se hospedar em Santa Marta Colombia?

 

onde se hospedar em Santa Marta Colombia

Eu me hospedei no Masaya Hostel e achei ele simplesmente fantástico!

A localização é para mim, a melhor da cidade. Ele está bem no centro histórico, onde tem todo tipo de comércio, restaurantes, bares, baladas e ônibus para todas as praias.

Fora isso o hostel é maravilhoso, ele tem uma abertura no meio de todos os andares que permite uma ótima ventilação de ar e tem bastante luz solar.

O Masaya também é perfeito para quem quer conhecer outros viajantes, porque as áreas de interação são muito boas. Ele tem duas piscinas, uma grande no térreo e outra menor no terraço ao lado do bar que vende vários tipos de bebidas.

onde se hospedar em Santa Marta Colombia

De noite costuma rolar música ao vivo no terraço, onde algumas pessoas ficam bebendo e conversando. Também é lá que acontecem as aulas de salsa duas vezes por semana.

O hostel tem opções de quartos privados e compartilhados, sendo que nos quartos compartilhados todas as camas têm cortinas, uma espécie de mesinha embutida, luz, tomada e cabide individual.

O café da manhã não é incluso, sendo cobrado a parte 11.000 pesos e tem ovos, frutas, pão, cereais, suco e café. Achei ele uma delícia e como fica no terraço, é bem gostoso começar o dia assim.

Leia também: O que fazer em Providencia? Dicas

E aí viajantes, o que acharam dessas dicas sobre Santa Marta Colombia? Se tiverem qualquer dúvida podem mandar nos comentários! Aproveitem para acompanhar meu mochilão pela América Central também lá no insta @olhosdeturista!

Curtiu as dicas? Emtão salve a imagem a baixo no Pinterest para não perder esse link!

Santa Marta é uma pequena cidade na costa caribenha da Colômbia. Veja aqui o que fazer em Santa Marta Colombia, como chegar, onde comer, onde se hospedar e muitas dicas! #santamarta #colombia #caribe

1 comentário em “Santa Marta Colombia: o que fazer, dicas e baladas”

  1. Adorei as dicas sobre Santa Marta, eu e minha namorada pretendemos ir em março, fiquei bem preocupado com os assaltos,sempre levo meu equipamento fotográfico :/. É muito difícil encontrar campings pela região ? Como vamos alugar um veículo ficaremos mais a vontade para conhecer outros lugares da região. Vc teria algum roteiro pelas cidades que passou ? Obrigado ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.