]
O que levar para acampar e trilhar

Dicas Trilha e Camping

O que levar para acampar e trilhar? (inclui checklist de acampamento)

Decidir o que levar na mala de viagem comum é fichinha em comparação a saber o que levar para acampar e trilhar. São tantas coisas para lembrar e pensar  na hora de fazer o mochilão que até os mais experientes acabam falhando nas escolhas uma vez ou outra.

Isso porque tem muitaaa coisa envolvida para saber exatamente o que determinado estilo de acampamento e trilha vai precisar. Mas é aqui que esse post entra para facilitar um bocadinho suas vidas com excelentes passos para fazer as escolhas certas. E no final do post ainda tem um checklist de acampamento completo!

 

O que levar para acampar e trilhar?

 

Para decidir o que vale a pena e o que não vale colocar no mochilão é importante prestar atenção em quatro questões básicas:

1 – As diferentes necessidades de cada tipo de trilha

 

o que levar para acampar e trilhar de acordo com cada trilha
(Via Pixabay)

Cada estilo de trilha tem alguma característica diferente da outra. Isso pode ou não influenciar na decisão sobre o que levar para um acampamento. Veja alguns exemplos:

 

  • Travessia

 

Geralmente são de longa distância e podem ter uma variação climática grande por conta do longo percurso. Então prepare-se para levar tanto roupa de calor como de frio e se souber que tem cachoeiras e poço no trajeto, não esqueça da roupa de banho.

Conheça também o canal no YouTube:

Se para completar a travessia for necessário mais que um dia, você ainda terá que levar itens para acampar.

 

  • Pico / Pedra

 

É bem comum os Picos e Pedras ventarem bastante e serem frios. Quanto mais alto, mais provavelmente você pegará baixíssimas temperaturas. Ficando muitas vezes até “em cima” das nuvens. Por isso não confie na previsão do tempo das redondezas e vá preparado para o frio que provavelmente fará lá em cima.

Se for acampar no Pico/Pedra lembre-se que terá que levar os itens  de acampamento e poupe o máximo de coisas superficiais. Afinal trilha subindo já é mais puxado, com peso então fica pior ainda.

 

  • Trilha na caverna

 

O conselho que eu tenho para dar tanto em trilhas na caverna, como trilhas que passam por poços e rios é: leve roupas fáceis de secar e muitas meias. Não adianta tentar escapar, hora ou outra você vai ter que pisar na água ou até no barro, por isso nesse tipo de trilha as meias extras e as roupas secando rápido vão salvar a vida.

 

Outra coisa importante são os níveis de dificuldades das trilhas. Explico:

Imagine fazer uma trilha difícil com um mochilão extremamente pesado, sem dúvidas a trilha ficará ainda mais difícil. Por isso poupar espaço na mala é extremamente importante. Agora imagine fazer uma trilha super fácil e curta, fica bem mais tranquilo de aguentar o peso da mochila, por isso não se preocupe tanto com isso.

 

2 – As diferentes necessidades de cada acampamento

 

o que levar para acampar e trilhar de acordo com cada tipo de acampamento
(Via Unsplash por Brandi Redd)

Se você é do tipo que sempre ficou em camping com estrutura, saiba que tem como ficar ainda mais complexo escolher o que levar para acampar e trilhar. Isso porque também existe a opção de camping selvagem, que se essa for sua próxima escolha, precisa saber que vai ter que colocar alguns itens a mais no mochilão.

 

  • Camping Estruturado

 

Ao acampar em um camping estruturado (pago) você precisará levar itens básicos de acampamento como barraca, lona, saco de dormir e ou colchão inflável. As vezes nem isso se o camping fizer aluguel de barraca e você escolher por essa opção.

Fora isso no máximo você terá que levar uma lanterna, se o camping não for muito iluminado.

  • Camping Selvagem

 

Agora se você fazer um camping selvagem (área pública) a coisa começa a ficar muito mais roots. Isso porque sem uma estrutura de camping, não haverá banheiro ou cozinha. Se nas redondezas houver algum bar ou restaurante e te deixarem tomar banho, ótimo, se não é  banho de lago/rio/cachoeira ou lenço umedecido (rss).

Só que como estamos falando aqui sobre o que levar para acampar e trilhar, o que realmente vai pesar (literalmente) são os utensílios de cozinha e alimentos. Você precisará levar itens mais avançados de acampamento como fogareiro, refil de gás, panelas de acampamento, etc.  

Leia também: Lista prática de alimentos para acampamentos e trilhas

 

3 – A previsão do tempo para a data

 

o que levar para acampar e trilhar de acordo com cada trilha
(Via Unsplash por Sam X)

Saber a previsão do tempo influenciará bastante para decidir o que levar para acampar e trilhar. Esse item teoricamente funcionaria como uma viagem qualquer: se fizer calor as peças serão mais leves e se fizer frio elas serão mais pesadas.

O problema é que independente da previsão do tempo, é fundamental sempre incluir peças para ambos os climas no seu checklist de acampamento. Acampar é diferente de outros tipos de viagem, ficamos muito expostos às variações. Pode chover, pode ventar… precisamos estar preparados para tudo porque o único lugar para correr é a barraca e ela também é vulnerável.

Apesar disso a previsão do tempo é um item importante se você olhar com atenção e não ignorar a temperatura mínima do dia, por exemplo. A mínima é sempre a temperatura que fará na madrugada e por ela você já saberá qual saco de dormir terá que levar (sacos de dormir tem uma temperatura ideal mínima de conforto, veja na embalagem do seu).

 

4 – A quantidade de dias que ficará

 

O item mais simples, porém não menos importante que os demais é calcular a quantidade de roupas que precisará levar baseado na quantidade de dias que vai ficar. O ideal aqui é evitar exageros, porque exageros dentro da mochila são convertidos em peso. Haha! Procure aproveitar as roupas para mais de um dia. Quanto menos você se importar com “repetir roupa”, melhor!

 

Resumo sobre o que levar para acampar…

 

mochilão: o que levar para acampar e trilhar
(Via Pixabay)

Vou dar um exemplo de um caso para vocês  entenderem como funciona a matemática dos 4 itens:

Digamos que você irá fazer uma travessia, isso já significa que:

  • A trilha será longa e a temperatura pode variar bastante = levar roupa verão e inverno

Você vai fazer camping selvagem:

  • Não vai ter cozinha = levar comida, utensílios de alimentação, barraca, etc

A previsão do tempo é de calor:

  • Pode ser que faça frio mesmo assim = levar também roupa de frio e capa de chuva

Vai ficar vários dias:

  • Precisará de mais comida e roupa = leve mais desses itens, mas evite excessos

Nesse caso do exemplo você inevitavelmente irá carregar uma quantidade grande de peso. Apesar disso não deixe de levar nenhum item necessário para não correr o risco de faltar nada, mas cuidado com as quantidades. Exemplo: ao invés de levar um shampoo inteiro, leve um pequeno frasco ou melhor ainda: veja esses 7 truques para economizar espaço na mala de viagem. Lá eu explico um truque para guardar pequenas quantidades de shampoo e afins usando canudos. Além de outras dicas que tenho certeza que podem ajudar.

Checklist de Acampamento

 

Tenha sempre em mãos um checklist de acampamento completo, que se enquadre para todas as variáveis de acampamentos. Os itens que não precisar para alguma delas, apenas ignore. Assim você não precisa ficar pensando muito sobre o que levar para acampar e trilhar. 

Para facilitar ainda mais a vida de vocês eu já criei um checklist de acampamento completo. Se quiser acessar ele sempre que precisar basta salvar ele no seu Pinterest. =)

Checklist de acampamento: o que levar para mochilar e trilhar? Para decidir o que vale a pena e o que não vale colocar no mochilão é importante prestar atenção em quatro questões básicas além de ter um checklist de acampamento completo sempre a mão!

E aí viajantes, gostaram do checklist de acampamento e das dicas sobre o que levar para um acampamento? Acrescentaria mais alguma coisa na lista? Me fala no comentários! 😀

VAI VIAJAR? AJUDE A MANTER O BLOG RESERVANDO COM NOSSOS LINKS!

Para ajudar basta fazer as suas reservas utilizando os links abaixo. Assim o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

Hospedagem: Booking.com, Hotéis.com e AirBnb 
Seguro Viagem Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
    Aluguel de Carro: Rentcars.com 
  Ingressos e Passeios: Viator, Ticketbar e TourOn
 Câmbio: TransferWise

Aproveita também para dar aquela força e acompanhar os Olhos de Turista:
 

Olá, meu nome é Luiza Cardoso! Sou a blogueira e idealizadora do Olhos de Turista. Amo viajar pelo mundo e levar minha vida nesse estilo libertador! Ter olhos de turista para mim é observar e admirar todos os cantinhos do planeta, desde o trajeto de casa até a volta ao mundo! :D

Comente esse post!

Comentários (10)

  1. Menina… sabe que nunca pensei nisso, que cada acampamento tem necessidades distintas?! E olhe que já acampei algumas vezes! Acho que dei sorte então de terem sido lugares fáceis, que não careciam de muitos acessórios… rsrsrsrs

    Muitas boas essas orientações especialmente para desavisados como eu! 🙂 bjs