]
Lista de alimento para acampamentos e trilhas

Dicas Trilha e Camping

Veja essa lista SUPER prática de alimentos para acampamentos e trilhas

A dica hoje é para quem ama acampar e trilhar mas acaba sempre na dúvida do que levar para comer. Então, preparei essa lista de alimentos para acampamentos e trilhas com apenas itens não perecíveis e que não precisam de cozimento. É claro que existem diversas outras opções se você for levar um fogareiro para cozinhar, mas para viagens mais curtas eu acho mais prático não cozinhar.

Essas dicas são ótimas para quem vai fazer camping selvagem, trilhar o dia todo sem ter acesso a estabelecimentos ou até mesmo para quem quer economizar com restaurantes nas viagens. Então bora conferir a lista?

 

Frutas secas/passas

 

Frutas secas que são ótimos alimentos para acampamentos e trilhas

As frutas secas/passas são excelente fonte de energia e super práticas de carregar. Motivo mais do que suficiente para acrescentar à sua lista de alimentos para acampamentos e trilhas. Mas não para por aí: outra vantagem é a variedade enorme de opções. Cada uma com uma particularidade em nutrientes.

Dentre elas estão: ameixa desidratada, rica em fibras; uva passa, rica em potássio; banana passa, também rica em potássio e em carboidrato; damasco desidratado, rico em vitaminas; tâmara, rica em uma vasta quantidade de nutrientes.

 

Sementes oleaginosas (Castanhas, amêndoas e nozes)

 

Castanhas são ótimos alimentos para acampamentos e trilhasAs castanhas também são super práticas e também são ricas em vitaminas, antioxidantes, potássio e gorduras boas. Fazer um mix com até 3 tipos delas é ideal para obter uma grande carga de nutrientes.

As opções também são muitas e apesar delas terem funções parecidas, uma acaba sendo melhor para algo do que a outra e vice versa.

Dentre elas estão: Castanha do Pará, Castanha de Caju, Amêndoa, Amendoim, Avelã, Pistache, Nozes e Macadâmia.

Mas antes de consumir atenção: pesquise bem sobre a quantidade certa de consumo diário de cada uma e escolha até no máximo 3 tipos diários. Apesar dos nutrientes delas serem excelentes, quando consumidos em excesso se tornam prejudiciais.

 

Barrinhas energéticas

 

barrinhas energéticas também são clássicos alimentos para acampamentos e trilhas

As velhas e boas barrinhas não podem faltar não é mesmo? Elas são verdadeiras salva-vidas e já estão entre os alimentos para acampamentos e trilhas mais consumidos. São fáceis de carregar, rápidas de comer e ocupam pouco espaço.

Existem as versões de cereais e de proteínas. Geralmente as de proteínas são bem mais caras, mas acho que vale muito a pena. Eu sempre levo uma que tem 11 gramas de proteína, além de vários outros nutrientes. 

 

Cereais / Granola

Cereais e granolas

Essa aí é uma particularidade minha que eu gosto para meu café da manhã. Junto com o leite em pó – que vou comentar abaixo – consigo tomar um café da manhã gostoso, nutritivo e prático.

Tanto os cereais como a granola tem alto valor energético, são ricos em fibras, ferro, cálcio e muitas vitaminas.

O ideal é calcular mais ou menos a quantidade diária que será consumida por dia vezes o número de dias e levar em algum recipiente. Não tem necessidade de levar as embalagens fechadas porque senão acaba ficando muito pesado.

Obs: Gosto também de comer Ana Maria junto no café da manhã. =)

 

Leite em pó solúvel

 

Leite pó é um dos alimentos para acampamentos e trilhas

Apesar do leite em pó não ser visto com muita frequencia entre os alimentos para acampamentos e trilhas, eu adoro essa opção. O leite é uma ótima fonte de proteína e hoje em dia os leites em pó solúveis estão mais fáceis de dissolver.

Assim como os cereais e as granolas, você também pode calcular a quantidade média que vai precisar na viagem.

Outra dica para quem gosta é levar achocolatado para misturar no leite e tomar ou de café da manhã ou em outra hora do dia! De quebra você ainda pode dispensar o peso do Todinho =)

 

Ovo cozido

 

ovo cozido

Você sabia que se você cozinhar ovos pouco antes de sair de casa e deixar eles na casca eles demoram para estragar? Essa é uma dica que vale só para o primeiro dia da viagem, mas que é muito boa e eu adoro. Confesso que já cheguei a comer ovos assim com até dois dias depois de feito, mas se tiver muito calor não rola.

Nem preciso falar dos benefícios dos ovos né? Principalmente dos cozidos!

Eu costumo levar 3 ovos em uma recipiente e deixo para descascar só na hora que vou comer.

 

Salame

 

salame fatiado

O Salame é uma ótima opção porque além de ser rico em proteínas, ele não é perecível, ou seja, tem tempo de durabilidade longo e pode ficar em temperatura ambiente.

Eu acho ele uma das melhores opções entre esses alimentos para acampamentos e trilhas por ser uma das poucas alternativas de proteínas não perecíveis e que não precisa cozinhar. Porém é importante lembrar que ele é classificado como um embutido, ou seja, há muita informação negativa a respeito desse tipo de alimento.

 

Polenguinho

 

Polenguinho

Já vou começar dizendo que essa também não é uma das opções mais saudáveis, por ser um queijo extremamente processado.

O lado bom é: ele possui proteínas, é prático, não é perecível, é saboroso e vai ser fundamental para dar aquela “molhada” no seu lanche.

 

Parmesão

 

Quejo parmesão cortado

O parmesão é outra opção que se adapta bem a temperaturas ambientes, contanto que você vá para um local fresco. Se for pegar calor, esquece esse item porque é melhor não correr o risco.

Embora ele seja um queijo amarelo, ele é relativamente saudável (se não consumido em excesso). O Parmesão é riquíssimo em proteínas e cálcio.

 

Pão

 

Variedade de pães que servem como alimentos para acampamentos e trilhas

Eu costumo deixar meus sanduíches prontos já antes de viajar. Uso os últimos 3 itens citados (excluindo o parmesão para locais muito quentes). Monto eles preferencialmente em baguettes porque pão de forma geralmente fica esmagado e o lanche acaba ficando molengo.

Quando acabo de montar os lanches envolvo eles em folha de alumínio e já era. O lanche fica uma delícia e rico em proteína, carboidrato e gorduras boas. =)

 

Enlatados

 

enlatados variados são clássicos alimentos para acampamentos e trilhas

Enlatados são amigos de longa data de quem precisa levar alimentos para acampamentos e trilhas. Eles realmente acabam salvando muita gente já que existe uma grande variedade de produtos enlatados.

Eu particularmente recomendo atum e sardinha. Ambos são alimentos que não ficam estranhos quando consumidos na temperatura que estão na lata.

Você também pode fazer lanche com eles. Nesse caso deixe para fazer o lanche só na hora que for comer e consuma todo o conteúdo da latinha, porque uma vez aberta o produto só dura se for colocado na geladeira.

 

E aí, gosto das dicas? Conhece mais alimentos para acampamentos e trilhas que não são perecíveis e que não precisam cozinhar? Me conta aí nos comentários! =D

VAI VIAJAR? AJUDE A MANTER O BLOG RESERVANDO COM NOSSOS LINKS!

Para ajudar o blog basta fazer as suas reservas utilizando os links abaixo. Assim o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

 Reserve sua Hospedagem em qualquer lugar do mundo
 Ganhe R$100 de crédito na sua primeira hospedagem no Airbnb
    Alugue Carro e viaje com mais liberdade
   Compre online ingressos para as atrações e evite filas
Aproveita também para dar aquela força e acompanhar os Olhos de Turista nas Redes Sociais:
 

Olá, meu nome é Luiza Cardoso! Sou a blogueira e idealizadora do Olhos de Turista. Amo viajar pelo mundo e levar minha vida nesse estilo libertador! Ter olhos de turista para mim é observar e admirar todos os cantinhos do planeta, desde o trajeto de casa até a volta ao mundo! :D

Comente esse post!

Comentários (25)

  1. Como você é natureba em amiga hahahaha quando eu fui acampar eu lembro até hoje da quantidade de besteira que a gente levou. Iogurtes e sanduiches eram os mais saudáveis hahaha. Ótimas dicas! Vou mostrar pro pessoa da próxima vez!😍

    1. Hahaha! Pois é! Mas também não dispenso um salgadinho! kkkk!
      Mostra sim porque vocês vão ver que não vão passar fome nas trilhas! 😀

  2. Nunca fui muito fã de acampamentos e vida na “selva” hahaha. Achei as dicas do seu post muito úteis, inclusive acho que podemos adaptar perfeitamente para levar a maioria desses pra praias mais desertas e longes de comércios. Adorei! Beijos e sucesso

  3. Você acredita que acampo todo fim de ano com meus amigos e nunca pensei em levar algumas dessas coisas? MEU DEUS como não pensei no leite em pó, perdemos tantos leites por azedar kkkkkkkkkk salame então, nunca pensamos, adorei o post já salvei td no bloco de notas, beijoooos

    1. Hahaha! Pois é, eu também já vacilei com leite! Eu sempre deixo guardado essas coisas também no meu bloco de notas! haha! Que bom que pude ajudar! =)

  4. Muito bom, nunca imaginaria que pessoas fariam esse tipo de post, amei suas dicas e são alimentos muito bom e dentre alguns aí são bastante saudáveis e que dão muita energia para seguir com as caminhadas.

  5. Acredita que eu nunca acampei? Amei as dicas, achei o post com uma proposta super diferente. Com certeza vou salvar para quando eu for acampar. Bj

  6. Eu nunca acampei nem participei de uma caminhada por uma trilha mas tenho bastante interesse! Adprei essa sua lista de alimentos♥ São coisas super delicíosas😋❤🙈

  7. Muito bom a publicação, realmente eu acampo muito e oque mais a galera gosta é desse tal de salaminho, é muito bom e melhor ainda queimado na foqueira, esse post me deu muitas sauda des

  8. Nunca fui em um acampamento, mas adorei as dicas de alimentos, é uma opção também para quando tenho que ficar muito tempo em outra cidade. Castanhas eu sempre carrego comigo, para dar aquela enganada na fome

    1. Com certeza, como eu disse, serve para quem quer economizar nas viagens também!
      Castanha é ótimo mesmo, e realmente mata a fome! =)