Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu uma enorme interrogação na cabeça ao pensar em qual mochilão comprar. Afinal, com tantos modelos, tamanhos, marcas e tipos de mochila, fica difícil saber qual é a ideal para fazer uma boa compra. Por já ter passado por essa, ter sofrido com uma má escolha e ter finalmente acertado, resolvi compartilhar com vocês como escolher a mochila cargueira.
Continue lendo o post e confiram também o vídeo no canal para entender melhor com os exemplos de mochilas que mostro no vídeo! 😀
Basicamente você deverá prestar atenção em 9 itens para acertar em como escolher a mochila cargueira.
1. Quantidade de litros da mochila cargueira
Antes de mais nada para escolher sua mochila cargueira você precisará determinar a quantidade de litros que ela vai ter. Para isso existem duas coisas básicas que devem ser levadas em consideração: o peso da pessoa vs peso ideal da mochila e o limite máximo que as companhias aéreas aceitam para bagagem de mão (se for viajar de avião e não puder despachar ela).
Peso da pessoa vs Peso da mochila
O peso considerado ideal para evitar futuros problemas nas costas, não deveria passar de 10% do próprio peso. Eu por exemplo, tenho 60kg, logo eu deveria carregar no máximo 6kg. O que infelizmente para mim não rola, sendo que quando vou acampar, por exemplo, isso é praticamente o peso que carrego só com os equipamentos de camping + o peso da própria mochila.
Há quem diga ainda que o recomendado é não passar de ⅓ do próprio peso, o que para mim já seria muita coisa. Eu procuro não passar de 12kg, já que mais que isso eu nem saio do lugar. haha!
Tamanho da mochila vs Carga conforto
Determinando mais ou menos quanto peso você considera que deve levar, agora está na hora de decidir a litragem da sua mochila cargueira baseado nisso. Cada litragem de mochila tem uma carga máxima que é considerada confortável transportar, ou seja, se passar disso além de sobrecarregar a mochila, sobrecarrega suas costas. Veja a relação:
Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista
CARGA CONFORTO TAMANHO DA MOCHILA
Até 6 kg 15 a 25 litros
7 a 10 kg 30 a 45 litros
11 a 14 kg 50 a 65 litros
15 a 20 kg 70 a 85 litros
+ de 20 kg + de 85 litros
No meu caso por exemplo, minha mochila cargueira é de 50 litros, o que aguenta perfeitamente a média de 12kg que carrego.
2. Abertura da mochila
Para ajudar na praticidade é fundamental que a mochila abra em zíper, tipo mala de viagem mesmo, porque assim o acesso a tudo que está dentro é mais fácil e rápido.
Quando a mochila não tem essa abertura frontal em zíper, ela é como um saco grande. Péssimo para pegar alguma coisa que esteja lá no fundo, por exemplo. Coisa que você só vai conseguir colocando o braço todo dentro e puxando ou tirando tudo de dentro da mochila.
3. Bolsos/Compartimentos
Está aí outro item mega importante para medir como escolher a mochila cargueira: os bolsos e compartimentos! Outro item que ajuda na praticidade, facilitando a vida na hora de separar as coisas de acordo com a necessidade e ter acesso fácil a elas.
Uma boa mochila cargueira vai ter alguns espaços básicos para te ajudar a separar tudo bonitinho e sempre saber onde estão suas coisas:
- Bolso na barrigueira da mochila (para colocar o celular)
- Compartimento frontal para alcance de coisas mais usadas (escova de dente, pasta, carteira…)
- Compartimento separado na base da mochila (para saco de dormir ou tênis/sapatos0
- Compartimentos com furinhos para roupas que precisam de melhor ventilação (roupas íntimas e de banho)
- Bolsos extras (produtos de higiene e de beleza)
- Lugar para pendurar coisas (para tênis e cacarecos de camping…)
- Espaço para notebook
Veja também: 7 truques para economizar espaço na mala de viagem
4. Ajustes
Voltando a falar sobre conforto, este item é um dos principais em como escolher a mochila cargueira. São 4 os ajustes necessários para um conforto ideal:
Barrigueira
Parte da base da mochila, maior responsável por aliviar o peso nos ombros. Deve ficar bem justo para reduzir a carga.
Regulador de altura
Esse regulador é fundamental, já que cada corpo é diferente e esse ajuste permite que a mochila se adapte a qualquer altura. O ideal é que o cinto da barrigueira esteja na altura dos ossos da bacia. Então ajuste para que fique nessa altura.
Fitas dos ombros
As fitas dos ombros tem a função de manter a mochila o mais próximo possível das costas, o que facilita a manter o equilíbrio e não ser puxado para trás pela carga.
Fita peitoral
Fundamental para manter o equilíbrio, a fita peitoral ajuda a impedir que a mochila puxe para trás. Ajuste de forma que não fique nem muito apertado e nem muito solto.
O ideal é escolher um mochilão que dê para fazer ajustes com puxões ao invés do ajuste clássico manual. Além de ser mais prático, a precisão desse tipo de ajuste é maior.
Mochila feminina vs Mochila masculina
Outro fator a ser levado em consideração para as mulheres, é escolher um modelo feminino, já que eles são preparados para a anatomia da mulher. As diferenças são:
- Alças mais finas
- Fita peitoral acima da altura do peito (ou regulável) para não machucar
- Barrigueira mais acolchoada
5. Respiração nas costas
Outro item importante na lista de como escolher a mochila cargueira é a respirabilidade do encosto. É importante que o material seja respirável, podendo ser poroso ou tipo redinhas, porque eles ajudam a circular mais vento, reduzindo a transpiração e melhorando o conforto.
6. Espaço para equipamentos de camping
Se o objetivo é fazer trekking esse item é mais que fundamental, porque quanto mais uma mochila cargueira é adaptada para isso, mais fácil será sua vida. Principalmente se for fazer uma travessia ou caminhada de muitas horas.
Antes de escolher pela mochila, veja se ela tem espaço para barraca, isolante térmico e saco de dormir, porque esses itens são fundamentais. Geralmente as mochilas vem com espaço para prender eles do lado de fora (na lateral, na frente, em cima ou embaixo). Veja também se os fechos têm a mesma circunferência que os seus equipamentos.
Se você curte usar bastão de caminhada, é importante que a mochila tenha um espaço para ele, já que não vai querer usar eles o tempo todo.
Veja também: O que levar para acampar e trilhar
7. Espaço para Camelback
O Camelback é uma espécie de bolsa de água que vem com um cano para tomar água por ele, o que facilita muito a vida na hora de beber água.
Por ser algo que realmente ajuda muito, super vale a pena investir em uma mochila que tenha compartimento para o camelback.
8. Capa de Chuva para mochila
A capa de chuva pode ser comprada separadamente, mas alguns modelos de mochila já vem com a capa, o que é interessante especialmente porque esses modelos já costumam ter um compartimento exclusivo só para a capa. Mais um ponto para a organização das suas coisas! 🙂
9. Bolsa/Mochila extra
Algumas mochilas cargueiras tem uma mochila ou bolsa extra acopladas a ela, que pode ser removida e usada separadamente.
Não são todas que tem, mas sem dúvidas é um diferencial que ajuda muito, apesar de não ser extremamente necessário.
O legal desse item é que dependendo do tamanho, você pode substituir ela pela mochila de ataque, que é sempre muito útil para usar durante o dia pelo destino. Ter uma dessas acoplada evita o volume extra que uma mochila de ataque ocuparia dentro do mochilão.
E aí viajantes, gostaram das dicas de como escolher a mochila cargueira? Conhecem mais dicas legais? Então me conta nos comentários!
Leia também: Como planejar um mochilão em 10 passos
Que tal salvar a imagem abaixo no teu Pinterest para acessar esse link a qualquer momento? E para mais dicas de bagagem confere esse painel de dicas para arrumar a mala 🙂
oii, quanto pagasse nessa sua mochila? ela tem aquela sustentaçao de metal nas costas?
Oii Luiza!
Tudo bem?
Sou iniciante na prática de trekking, tenho problema nos dois joelhos e não faço longas trilhas e acampo apenas um ou dois dias, você poderia me dizer se esse modelo é bom?
Mochila Cargueira Nord Outdoor – 45 Litros
Muito obrigada ?
Bom dia adorei se post super completo, so queria saber qual o modelo de sua mochila e onde consigo achar dela.
Oie Doralice! Que bom que curtiu o post!
O modelo da minha é a Escape 50 feminina easy fit e vc consegue conprar ela na Decathlon. 🙂
Oi Luiza amei as suas dicas aqui e no YouTube.
Me passa o nome da sua mochila
Você viaja sozinha?
Eu e o meu marido estamos planejando uma viagem para o mundo sem data de volta, daqui há um ano bjs
Adorei a sua mochila você pode falar o modelo?
essa mochila é a Escape 50
Oi, qual o modelo da sua mochila. Tou procurando uma com ziper 40 a 50 litros, mas sentindo muito dificuldade de achar.
Muito útil as dicas! Estou pesquisando para comprar a minha primeira mochila, na Decathlon tem várias da marca Quechua, sabe se são boas? ou alguma marca para indicar?
Eu curto bastante o custo benefício da quechua! Indico essa marca mesmo porque uso coisas deles há muitos anos.
Uma dica bem legal para que as suas coisas nao molharem dentro da mochila quando chove é colocar tudo em sacos plásticos!!! Já me ajudou muito e também fica super organizado
Que legal Laura, nunca experimentei usar sacos plástico. Vou testar também =)
Bjos!
ótima dica. Confesso que sou do time das malas haha, já pensei em trocar por mochila mas não me adapto.
Bolsos são realmente bem necessários e achei o camelback bem interessante
Faz parte! Comigo é o oposto, não consigo mais me adaptar com mala. haha! Mala para mim só para fazer mudança. hasushau!
O camelback é daora mesmo. Ajuda muito na praticidade! 😀
Ah, a minha também é de 50 litros e é maravilhosa para carregar. Especialmente, porque odeio despachar mala, então, mesmo que não vá acampar, ela tá nas minhas costas. hahaha
Examente Dayana! Melhor coisa pegar avião sabendo que os pertences estão do nosso lado. Fora a praticidade toda né! =)
Olha, super completo seu post, mas tem que vir junto o guia de como levar coisas pra viagem sem se stressar e que caibam numa mochila!!! hahahaha, sou daquelas que pega o unicornio e coloca dentro, seria um grande passo de evolucao da minha parte viajar de mochila….rs Excelente! 🙂
Boa ideia de post que você me deu! hahaha!
Te entendo! É complicado minimizar tudo para caber em uma mala de 50 litros! haha! Mas te garanto que de certa forma é libertador! haha! 😀
Adorei as dicas. Bolsos e vários espaços para colocar e organizar as coisas são realmente fundamentais. Escolher uma boa mochila é parte primordial de uma boa viagem!!!
Com certeza Fabio! Para deixar tudo organizadinho e não ficar que nem louco na viagem procurando as coisas! haha 😀
Estas dicas são super úteis para quem começa a arte de mochilar. Logo no início do post me lembrei da Strayed, autora do livro Free, cuja cena pro cinema é hilária de ela tentando se levantar com a mochila nas costas!
Eita sério Marcia? Preciso urgente assistir esse filme, não conheço! Valeu pela dica, me identifiquei muito com o que você descreveu, me lembrou de quando eu exagerava no peso e quase caia para trás! hahaha!
falar nisso tenho que comprar uma mochila nova e o seu post me relembrou isso, tive por muitos anos uma mochila da trilhas & rumos e adorei, agora ela já está aposentada!
Puts, é muito triste aposentar uma mochila, né? Que venha uma nova companheira linda! haha! ♥
Adorei as dicas. E realmente, eu detesto aquelas que abrem por cima, a gente não acha nada.
Exatamente! É horrível ficar procurando alguma coisa que ficou lá no fundão! Pequenos sofrimentos que só quem teve uma daquelas mochilas entende! haha! Que bom que curtiu as dicas! 😀
Eu mesma já senti muita dificuldade ao ter que escolher uma mochila. Dicas valiosas e anotadas!
Fico feliz que gostou Ana! =]
Ótimas dicas! Eu sempre viajo de mochila. Na verdade minha última viagem fiz de mala de rodinha, rs. Mas foi uma viagem específica para um destino que eu sabia que não teria que andar muito com a mala e pegar ladeiras ou ruas esburacadas. Mas realmente prefiro mochila. Tenho uma aqui que já tem uns 15 anos e continua na ativa. Ela tem 45l. Agora minha cargueira tem 60+15l. Ela já passou por uns 20 países, rs. Continua firme e forte e nunca deu nenhum defeito. Por isso vale muito a pena investir uma grana na mochila, mas já sabendo que vai durar muitos e muitos anos. Abraço!
Pois é, exatamente por isso que eu gosto mais de mochilão! É tenso demais os destinos com ladeira, rua zuada ou mesmo quando ta chovendo e a água da chuva que fica no chão espirra na mala (já passei por isso e tinha um mini buraco na parte de baixo da mala e acabou molhando as roupas dentro haha).
Concordo que vale a pena investir uma grana mesmo, dura demais! Fora que são nossas companheiras das viagens, né? haha!
Abraços!
Nossa, muito bom seu post! Nunca tinha parado para pensar que teriam tantos detalhes assim! Só usei mochilão uma vez (e era emprestado) mas estou pensando em comprar um. Seu post me ajudou mtooo!! valeu!!
Que bom que pude ajudar! É muito prático viajar de mochilão, acho que não vai se arrepender! =)