]
Como escolher a mochila cargueira

Arrumar a Mala Dicas

Como escolher a mochila cargueira/mochilão?

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu uma enorme interrogação na cabeça ao pensar em qual mochilão comprar. Afinal, com tantos modelos, tamanhos, marcas e tipos de mochila, fica difícil saber qual é a ideal para fazer uma boa compra. Por já ter passado por essa, ter sofrido com uma má escolha e ter finalmente acertado, resolvi compartilhar com vocês como escolher a mochila cargueira.

Continue lendo o post e confiram também o vídeo no canal para entender melhor com os exemplos de mochilas que mostro no vídeo! 😀

Basicamente você deverá prestar atenção em 9 itens para acertar em como escolher a mochila cargueira.

 

1. Quantidade de litros da mochila cargueira

 

Litragem da mochila cargueira

 

A primeira coisa para escolher sua mochila cargueira é determinar a quantidade de litros que ela vai ter. Para isso existem duas coisas básicas que devem ser levadas em consideração: o peso da pessoa vs peso ideal da mochila e o limite máximo que as companhias aéreas aceitam para bagagem de mão (se for viajar de avião e não puder despachar ela).

 

Peso da pessoa vs Peso da mochila

 

O peso considerado ideal para evitar futuros problemas nas costas, não deveria passar de 10% do próprio peso. Eu por exemplo, tenho 60kg, logo eu deveria carregar no máximo 6kg. O que infelizmente para mim não rola, sendo que quando vou acampar, por exemplo, isso é praticamente o peso que carrego só com os equipamentos de camping + o peso da própria mochila.

Conheça também o canal no YouTube:

Há quem diga ainda que o recomendado é não passar de ⅓ do próprio peso, o que para mim já seria muita coisa. Eu procuro não passar de 12kg, já que mais que isso eu nem saio do lugar. haha!

 

Tamanho da mochila vs Carga conforto

 

Determinando mais ou menos quanto peso você considera que deve levar, agora está na hora de decidir a litragem da sua mochila cargueira baseado nisso. Cada litragem de mochila tem uma carga máxima que é considerada confortável transportar, ou seja, se passar disso além de sobrecarregar a mochila, sobrecarrega suas costas. Veja a relação:

CARGA CONFORTO          TAMANHO DA MOCHILA

Até 6 kg                                                                  15 a 25 litros

7 a 10 kg                                                                 30 a 45 litros

11 a 14 kg                                                               50 a 65 litros

15 a 20 kg                                                               70 a 85 litros

+ de 20 kg                                                               + de 85 litros

No meu caso por exemplo, minha mochila cargueira é de 50 litros, o que aguenta perfeitamente a média de 12kg que carrego.

 

2. Abertura da mochila

 

Para ajudar na praticidade é fundamental que a mochila abra em zíper, tipo mala de viagem mesmo, porque assim o acesso a tudo que está dentro é mais fácil e rápido.

Quando a mochila não tem essa abertura frontal em zíper, ela é como um saco grande. Péssimo para pegar alguma coisa que esteja lá no fundo, por exemplo. Coisa que você só vai conseguir colocando o braço todo dentro e puxando ou tirando tudo de dentro da mochila.

 

3. Bolsos/Compartimentos

 

Está aí outro item mega importante para medir como escolher a mochila cargueira: os bolsos e compartimentos! Outro item que ajuda na praticidade, facilitando a vida na hora de separar as coisas de acordo com a necessidade e ter acesso fácil a elas.

Uma boa mochila cargueira vai ter alguns espaços básicos para te ajudar a separar tudo bonitinho e sempre saber onde estão suas coisas:

  • Bolso na barrigueira da mochila (para colocar o celular)
  • Compartimento frontal para alcance de coisas mais usadas (escova de dente, pasta, carteira…)
  • Compartimento separado na base da mochila (para saco de dormir ou tênis/sapatos0
  • Compartimentos com furinhos para roupas que precisam de melhor ventilação (roupas íntimas e de banho)
  • Bolsos extras (produtos de higiene e de beleza)
  • Lugar para pendurar coisas (para tênis e cacarecos de camping…)
  • Espaço para notebook

Veja também: 7 truques para economizar espaço na mala de viagem

 

4. Ajustes

 

Voltando a falar sobre conforto, este item é um dos principais em como escolher a mochila cargueira. São 4 os ajustes necessários para um conforto ideal:

Barrigueira

 

barrigueira do mochilão

Parte da base da mochila, maior responsável por aliviar o peso nos ombros. Deve ficar bem justo para reduzir a carga.

Regulador de altura

 

regulador de altura da mochila cargueira

 

Esse regulador é fundamental, já que cada corpo é diferente e esse ajuste permite que a mochila se adapte a qualquer altura. O ideal é que o cinto da barrigueira esteja na altura dos ossos da bacia. Então ajuste para que fique nessa altura.

Fitas dos ombros

 

Fita nos ombros do mochilão ajustes

 

As fitas dos ombros tem a função de manter a mochila o mais próximo possível das costas, o que facilita a manter o equilíbrio e não ser puxado para trás pela carga.

Fita peitoral

 

fita peitoral do mochilão ajustes

Fundamental para manter o equilíbrio, a fita peitoral ajuda a impedir que a mochila puxe para trás. Ajuste de forma que não fique nem muito apertado e nem muito solto.

 

O ideal é escolher um mochilão que dê para fazer ajustes com puxões ao invés do ajuste clássico manual. Além de ser mais prático, a precisão desse tipo de ajuste é maior.

 

Mochila feminina vs Mochila masculina

 

como escolher a mochila cargueira feminina

Outro fator a ser levado em consideração para as mulheres, é escolher um modelo feminino, já que eles são preparados para a anatomia da mulher. As diferenças são:

  • Alças mais finas
  • Fita peitoral acima da altura do peito (ou regulável) para não machucar
  • Barrigueira mais acolchoada

 

5. Respiração nas costas

 

Outro item importante na lista de como escolher a mochila cargueira é a respirabilidade do encosto. É importante que o material seja respirável, podendo ser poroso ou tipo redinhas. Eles ajudam a circular mais vento, reduzindo a transpiração e melhorando o conforto.

 

6. Espaço para equipamentos de camping

 

Espaços para equipamentos de camping no mochiilão

Se  o objetivo é fazer trekking esse item é mais que fundamental, porque quanto mais uma mochila cargueira é adaptada para isso, mais fácil será sua vida. Principalmente se for fazer uma travessia ou caminhada de muitas horas.

Antes de escolher pela mochila, veja se ela tem espaço para barraca, isolante térmico e saco de dormir. Esse itens são fundamentais. Geralmente as mochilas vem com espaço para prender eles do lado de fora (na lateral, na frente, em cima ou embaixo). Veja também se os fechos têm a mesma circunferência que os seus equipamentos.

Se você curte usar bastão de caminhada, é importante que a mochila tenha um espaço para ele, já que não vai querer usar eles o tempo todo.

Veja também: O que levar para acampar e trilhar

 

7. Espaço para Camelback

 

O Camelback é uma espécie de bolsa de água que vem com um cano para tomar água por ele, o que facilita muito a vida na hora de beber água.

Por ser algo que realmente ajuda muito, super vale a pena investir em uma mochila que tenha compartimento para o camelback.

 

8. Capa de Chuva para mochila

 

A capa de chuva pode ser comprada separadamente, mas alguns modelos de mochila já vem com a capa, o que é interessante especialmente porque esses modelos já costumam ter um compartimento exclusivo só para a capa. Mais um ponto para a organização das suas coisas! 🙂

 

9. Bolsa/Mochila extra

 

Algumas mochilas cargueiras tem uma mochila ou bolsa extra acopladas a ela, que pode ser removida e usada separadamente.

Não são todas que tem, mas sem dúvidas é um diferencial que ajuda muito, apesar de não ser extremamente necessário.

O legal desse item é que dependendo do tamanho, você pode substituir ela pela mochila de ataque, que é sempre muito útil para usar durante o dia pelo destino. Ter uma dessas acoplada evita o volume extra que uma mochila de ataque ocuparia dentro do mochilão.

 

E aí viajantes, gostaram das dicas de como escolher a mochila cargueira? Conhecem mais dicas legais? Me conta nos comentários!

 

Que tal salvar a imagem abaixo no teu Pinterest para acessar esse link a qualquer momento? E para mais dicas de bagagem confere esse painel de dicas para arrumar a mala  🙂

9 dicas de como escolher a mochila cargueira. Tudo que é essencial observar na hora de comprar o mochilão.

 

VAI VIAJAR? AJUDE A MANTER O BLOG RESERVANDO COM NOSSOS LINKS!

Para ajudar basta fazer as suas reservas utilizando os links abaixo. Assim o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

Hospedagem: Booking.com, Hotéis.com e AirBnb 
Seguro Viagem Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
    Aluguel de Carro: Rentcars.com 
  Ingressos e Passeios: Viator, Ticketbar e TourOn
 Câmbio: TransferWise

Aproveita também para dar aquela força e acompanhar os Olhos de Turista:
 

Olá, meu nome é Luiza Cardoso! Sou a blogueira e idealizadora do Olhos de Turista. Amo viajar pelo mundo e levar minha vida nesse estilo libertador! Ter olhos de turista para mim é observar e admirar todos os cantinhos do planeta, desde o trajeto de casa até a volta ao mundo! :D

Comente esse post!

Comentários (11)

  1. Uma dica bem legal para que as suas coisas nao molharem dentro da mochila quando chove é colocar tudo em sacos plásticos!!! Já me ajudou muito e também fica super organizado

  2. Olha, super completo seu post, mas tem que vir junto o guia de como levar coisas pra viagem sem se stressar e que caibam numa mochila!!! hahahaha, sou daquelas que pega o unicornio e coloca dentro, seria um grande passo de evolucao da minha parte viajar de mochila….rs Excelente! 🙂

  3. Estas dicas são super úteis para quem começa a arte de mochilar. Logo no início do post me lembrei da Strayed, autora do livro Free, cuja cena pro cinema é hilária de ela tentando se levantar com a mochila nas costas!

  4. Ótimas dicas! Eu sempre viajo de mochila. Na verdade minha última viagem fiz de mala de rodinha, rs. Mas foi uma viagem específica para um destino que eu sabia que não teria que andar muito com a mala e pegar ladeiras ou ruas esburacadas. Mas realmente prefiro mochila. Tenho uma aqui que já tem uns 15 anos e continua na ativa. Ela tem 45l. Agora minha cargueira tem 60+15l. Ela já passou por uns 20 países, rs. Continua firme e forte e nunca deu nenhum defeito. Por isso vale muito a pena investir uma grana na mochila, mas já sabendo que vai durar muitos e muitos anos. Abraço!