o que fazer em Mahahual

10 coisas para fazer em Mahahual no México

Mahahual é uma pequena vila de pescadores na costa do caribe do México. A cidade tem cerca de 900 habitantes e fica no estado de Quintana Roo. Ela é perfeita para quem quer escapar da multidão das praias mais conhecidas, já que Mahahual fica bem escondidinha no roteiro turístico. Descubra nesse artigo tudo o que fazer em Mahahual no México. 

10 coisas para fazer em Mahahual no México

Como Mahahual é uma cidade pequena, não é necessário passar muitos dias por lá, já que não há muito o que fazer. Eu por exemplo, fiquei 2 dias, apesar de que teria ficado mais se não fosse pelo problema do sargaço que estava muito intenso quando eu fui. 

Muitos turistas passam apenas algumas horas por lá, já que a cidade recebe um grande fluxo de pessoas dos cruzeiros que atracam na cidade. Se esse é seu caso, as dicas abaixo também são para você. 


1 . Passeie pelo calçadão da praia (Malecón)

O Malecon, um calçadão que começa no El Faro e se estende por 2 km a sul ao longo da praia, é um jeito gostoso de passar algumas horas. 

Ele tem uma infinidade de lojas, onde você pode encontrar várias lembrançinhas e presentes artesanais feitos pelos artesãos locais, além de lindos restaurantes com frutos do mar. 

2. Conheça a praia pública do centro (Mahahual Beach)

Praia Mahahual

A praia pública de Mahahual fica bem no centro da cidade e o que eu mais gostei nela é a grande quantidade de árvores, que ajuda muito a escapar do Sol intenso. 

Infelizmente quando eu estive em Mahahual (junho), a quantidade de sargaço estava muito alta, o que deixa a praia bem menos interessante, já que eles colocam uma rede no mar para barrar a entrada do sargaço na praia. 

Curte as minhas viagens? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

A praia acaba não ficando muito fotogênica, mas pelo menos é possível entrar no rasinho sem que o sargaço atrapalhe.

3. Pratique Stand Up Paddle/Caiaque

stand up paddle Mahahual

A prática de stand up paddle e caiaque são bastante comum em Mahahual, já que a água da praia lá é bem tranquila.

A maioria dos clubes de praia alugam stand up paddle e caiaques ou até disponibilizam de graça aos clientes. Além de ser divertido e excelente exercício, é uma maneira fantástica de ver a baía, os recifes de corais e a infinidade de peixes abaixo de você.

4. Alugue uma bicicleta para conhecer a cidade

andando de bicicleta em Mahahual

Uma das melhores maneiras de se locomover em Mahahual é de bicicleta. Não há sensação melhor do que pedalar pelo Malecon, com o som, a visão e a brisa do mar. 

Andar de bicicleta por Mahahual é muito conveniente e barato e oferece liberdade e mobilidade para explorar a vila no seu próprio ritmo e ver mais em um dia. 

Não pedale apenas pelo Malecón, vá além e busque praias mais distantes. Eu, por exemplo percorri uma distância de 26 km para ir até o Hayhu Beach Club e voltar. Se for fazer o mesmo, muito cuidado. Eu acabei desidratando um pouco nessa brincadeira, porque não levei água o suficiente e subestimei o calor. 

5. Passe o dia em um Beach Club

Por falar em Beach Club (clube de praia), passar o dia em um é uma coisa que não pode deixar de entrar na sua lista de o que fazer em Mahahual.  

Beach Club Mahahual

Ao percorrer o Malecon, você encontrará um número infinito de restaurantes que também têm clubes de praia, onde, pelo preço de bebidas e refeições, você pode ficar na praia o dia todo. Um dos favoritos da galera é o Krazy Lobster, que ocupa uma extensa área de praia. 

Há também os Beach Clubs mais longe e reservados, como o que eu citei no tópico anterior, o Hayhu Beach Club. Ele é super lindo, cheio de espreguiçadeiras, redes e uma vegetação lindíssima. Além de ter drinks incríveis e super refrescantes. Ele fica a 13 km do centro, mas você também tem a opção de ir e voltar de táxi.

deitada na rede em Mahahual México

Outro Beach Club bem legal, a apenas 750 metros de distância do Hayhu é o Almaplena. Ele também é bem gostoso e você pode deitar nas deliciosas camas que ficam na areia, enquanto observa o mar. 

6. Faça snorkeling ou mergulho de cilindro

Seja se você pratica snorkel na praia ou curte fazer um passeio mais longo de barco, as águas cristalinas de Mahahual são excelentes para uma aventura subaquática. 

Mahahual tem diversas opções de centros de mergulho em todo o Malecon, basta procurar bandeirinhas do mergulho ou sair perguntando. Muitos deles além oferecerem mergulhos, também fazem passeios de barco para fazer snorkeling, por exemplo.

O principal ponto de mergulho e passeio é no Banco Chinchorro, um recife de corais a cerca de 1,5 horas a leste de Mahahual, no mar do Caribe, onde você verá um número incontável de peixes e vida marinha e terá a oportunidade de mergulhar em naufrágios antigos, incluindo um galeão holandês que encalhou no recife há 250 anos. 

Eu não tive oportunidade de fazer esse mergulho, mas fiz em outros lugares do México e sei bem como é divino mergulhar por lá. Por isso super recomendo! 

7. Curta o dia no Parque Aquático Lost Mayan Kingdom

Mahahual tem um Parque Aquático cheio de brinquedos aquáticos para todas as idades, além de tirolesas.

Parque Aquático em Mahahual

O parque fica a 5 minutos a pé do Porto Costa Maya e funciona das 8h às 17h, de Segunda a Sábado. Não é permitido levar a própria comida, mas o parque conta com restaurantes e quiosques. 

A entrada pro parque custa 1925 pesos (446 reais) comprando online. Mas vale mais a pena se hospedar no Hotel Quinto Sole, porque a reserva neste hotel inclui um dia de acesso gratuito ao parque para cada hóspede. Como a diária do hotel sai por volta de 600 reais para o casal, sai mais barato se hospedar do que comprar o ingresso para duas pessoas. 

8. Conheça o El Faro e tire uma foto no letreiro de Mahahual

letreiro da cidade de Mahahual

O El Faro é um lugar que leva esse nome, graças ao grande farol que ali fica. A cidade é relativamente separada por ele, que tem de um lado a área mais movimentada e do outro a parte mais nobre da cidade e o porto.

Além do farol, lá também fica o letreiro de Mahahual, onde muita gente acaba indo para tirar fotos e observar a vista espetacular do mar, do porto e dos cruzeiros. 

9. Confira uma réplica de Templo Maia no meio da rotatória da cidade

Um dia eu resolvi caminhar pelas redondezas do porto e do nada dei de cara com uma mini ruína no meio da rotatória da cidade. 

réplica de Templo Maia no meio da cidade de Mahahual

Apesar de não ser nada demais, achei interessante o contraste de cidade e ruína e fiquei intrigada por pensar que era uma única ruína que permaneceu lá. Depois descobri que na verdade ela é uma réplica, bem bonitinha por sinal.

Dá para achar ela no google maps buscando por “Mayan Temple replica”, mas precisa já estar com o mapa em Mahahual. 

10. Faça um bate e volta para outras cidades

Mahahual pode ser remota, mas está convenientemente localizada perto de outros destinos, o que é perfeito para um bate e volta. 

Dentre as opções, na minha opinião a principal é Bacalar, a lagoa de sete cores com água transparente e incríveis tons de turquesa e azul. Um lugar realmente inacreditável, que inclusive devo falar que acho que um simples bate e volta é muito pouco para aproveitá-lo. 

Xcalak, outro ótimo destino, fica a menos de 64 km de Mahahual, e você encontrará uma variedade de cervejas artesanais exclusivas fabricadas por Dave Randall na Costa de Cocos, um tranquilo chalé de pesca localizado na praia das regiões mais ao sul de Quintana Roo.

Outra opção, é ir conhecer as ruínas de Chacchoben, a 70 km de distância de lá. 

Veja também algumas opções de passeios fechados na região clicando aqui.

Como chegar em Mahahual de ônibus

Quem vai para Mahahual muito provavelmente já estará no estado de Quintana Roo. Então as melhores opções para ir até Mahahual é alugar um carro ou viajar de ônibus. Veja como ir de ônibus saindo de Bacalar, Tulum e Cancun abaixo. 

De Bacalar a Mahahual

Para ir de Bacalar a Mahahual você tem duas opções:

Lagoa de Bacalar

Ônibus da ADO: Todos os dias saem ônibus da ADO na estação de Bacalar por 90 pesos (21 reais) que levam 1 hora e 15 minutos para chegar em Mahahual. Os horários vocês podem conferir no site da ADO.

Coletivo: Todos os dias saem diversos coletivos da mesma rua que fica a estação da ADO. Eles custam 80 pesos (18 reais) e levam 1 hora e meia para chegar em Mahahual. 

OBS: a estação da ADO em Bacalar, parece mais uma pequena loja ou quiosque, porque os ônibus estacionam do lado de fora. Lá você apenas compra o ticket. 

De Tulum a Mahahual

Existem duas formas de ir de Tulum a Mahahual:

Praia em Tulum

Ônibus direito: Todos os dias às 19h10 sai um ônibus de Tulum a Mahahual por 338 pesos (80 reais). Comprando com alguns dias de antecedência é possível pagar com até 50% de desconto. O tempo de viagem é de 3 horas e meia.

2 ônibus: Uma opção barata, mas menos confortável é pegar um ônibus de Tulum a Limones e de lá até Mahahual. O primeiro ônibus é da linha Mayab, ele custa 150 pesos (35 reais) e leva aproximadamente 2 horas até Limones. De lá você terá que pegar a linha Caribe, que custa 50 pesos (12 reais) e leva mais 45 minutos.

OBS: note que se você conseguir comprar o seu ticket com antecedência, pode conseguir pagar até mais barato do que na segunda opção, além disso ele é mais confortável. Você pode comprar pelo site ou pela própria rodoviária, que também permite vendas com antecedência. 

Também vai a Tulum? Então leia: O que fazer em Tulum no México?

De Cancun a Mahahual

praia em Cancun

Há ônibus todos os dias que fazem o trecho direto de Cancun a Mahahual. Eles custam de 255 a 514 pesos (60 a 120 reais), conforme antecedência da compra. Comprando online ou na estação da ADO com alguns dias de antecedência é possível pagar o menor valor. A viagem dura cerca de 6 horas. 

Onde ficar em Mahahual

Como Mahahual é um destino pouco visitado no caribe mexicano, essa pode ser sua oportunidade de relaxar na calmaria de praias quase desertas. O melhor de tudo é que como a cidade ainda não está na mira do roteiro turístico, os preços de hotéis e resorts não são tão altos como em outras cidades, então essa pode ser a chance perfeita para quem busca um pouco de mordomia, sem gastar muito. 

Resort em Mahahual

O Almaplena Beach Resort é um dos mais bem avaliados de Mahahual. Isso mesmo, um dos Beach Clubs citados nesse post é também um resort.

cama de resort em Mahahual
Almaplena Beach Resort

Como eu disse antes, ele está bem afastado do centro da cidade. Entre uma floresta tropical exuberante e uma praia particular de areia branca, oferecendo o melhor dos dois mundos.

Juntamente com a natureza fantástica que rodeia o resort, os hóspedes encontrarão quartos com vista para o mar, um restaurante ao ar livre que serve cozinha mexicana e italiana e Wi-Fi gratuito.

Além disso, este resort está próximo de Puerto Angel, um excelente local para snorkeling. 

Hotel em Mahahual

O Ecological Hotel Maya Luna é um hotel com praia privativa, que tem uma base ideal para mergulho de snorkel ou cilindro.

Como eles são um hotel ecológico, toda a eletricidade é gerada com painéis solares.

O hotel é composto de bangalôs com banheiro privativo, ventilador de teto e linda vista do mar. Além disso, eles possuem um bar e restaurante no local e acesso Wi-Fi gratuito no bar. 

O Maya Luna  fica um pouco afastado do centro da cidade de Mahahual, a 4km de distância. 

Hostel em Mahahual

Se economia for o que você está procurando e você não liga muito para o lugar que vai ficar, o Maha Sand Suites é uma ótima opção. 

Eu fiquei hospedada nele, que é meio pousada, meio hostel. Ele é bem simples e pequeno, por isso acaba tendo poucos hóspedes e funcionários, mas apesar disso, eu gostei muito por conta da localização. Ele está bem no centro da cidade, de frente para a praia e perto do calçadão, de restaurantes, farmácias e minimercados. 

O quarto compartilhado tem alguns beliches, ar condicionado e armários individuais para cada hóspede. Os banheiros ficam fora do quarto e tem água quente. Já os quartos privados, a maioria tem banheiro individual. 

O Maha Sand ainda tem uma pequena cozinha compartilhada e um caixa eletrônico.

Dicas gerais sobre Mahahual

dicas do méxico
  • Não há supermercados em Mahahual, apenas minimercados que vendem o básico;
  • O sargaço é um problema que atinge toda a costa caribenha do México, mas no caso de Mahahual isso pode ser um problema ainda maior, já que a cidade tem poucas opções de coisas para fazer que não envolvam as praias. Por isso antes de ir, recomendo acessar a página do Facebook “Red de Monitoreo del Sargazo Cancún”, porque lá eles publicam diariamente sobre a situação do sargaço das praias no dia;
  • Do “El Farol” para cima os preços são absurdos e inclusive os estabelecimentos passam os valores em dólar ao invés de peso. Isso porque é para lá que está o porto onde atracam os cruzeiros que param na cidade.

E aí gente, curtiram as dicas de o que fazer em Mahahual México?

Qualquer dúvida manda uma DM lá no insta @olhosdeturista, assim eu respondo rapidinho!

Curtiu as dicas? Então salve o PIN abaixo para guardar esse link!

Mahahual: o que fazer no caribe ocidental mexicano em Quintana Roo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima