voo cancelado o que fazer

Voo cancelado: o que fazer? Quais são seus direitos e como buscá-los!

Voo cancelado, o que fazer? Planejar uma viagem na maioria das vezes leva tempo, são muitas emoções envolvidos nesse momento. Principalmente quando a viagem é de férias e após longos meses de trabalho, finalmente chega o merecido descanso.

Entretanto, nem tudo são flores e infelizmente, depois de semanas ou até meses de espera, o seu voo pode ser cancelado e todo o planejamento da viagem ser afetado. Principalmente com a chegada do Covid-19, essa realidade ficou ainda mais átona para todos ao redor do mundo.

Para responder a sua pergunta sobre o que fazer com voo cancelado, explico nesse breve artigo, absolutamente tudo sobre os seus direitos e como resolver essa situação da melhora maneira possível.


Vamos lá!

Quais são os direitos do passageiro?

Provavelmente se você viaja frequentemente de avião, cancelamentos inesperados ou atrasos já fizeram parte da sua vida. Entretanto, quando seu voo é cancelado, sua mala é extraviada, o voo atrasa ou sua bagagem sofre danos, o que você costuma fazer?  Costuma buscar os seus direitos?

quais são os direitos do passageiro

Infelizmente, segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), cerca de 8,9% dos voos de 2017 foram cancelados, ou seja, 1 voo aproximadamente é cancelado a cada 10 nos aeroportos espalhados pelo Brasil.

Em outras palavras, é uma realidade que faz parte do dia a dia das pessoas. Porém, quando isso acontece, não se engane, você tem sim os seus direitos. Até porque, você pagou por um bilhete com um horário pré-estabelecido, caso o horário e a data não forem cumpridos, você pode recorrer.

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Ou seja, segundo a ANAC, todos os passageiros de companhias aéreas que tiverem problemas com bagagens e/ou com o voo, possuem direitos garantidos pela Agência Nacional de Aviação Civil. Desse modo, as companhias aéreas têm a obrigação de resolver o problema e/ou ressarcir o dinheiro.

Abaixo, você não vai só aprender como resolver problemas referentes a Voo cancelado, o que fazer, mas também sobre os voos atrasados, alterados, danos ou extravio de bagagens e muito mais. Vamos lá?

Voo cancelado

Voo cancelado o que fazer? Bom, provavelmente um Voo cancelado é a pior coisa que pode acontecer, tanto para quem deseja fazer uma viagem de férias, como para as pessoas que precisam viajar a trabalho.

esperar no aeroporto

Nesse momento, quais são minhas opções? Certamente que você não vai deixar isso passar, até porque, você investiu muito dinheiro na sua passagem, principalmente se for internacional.

Nesse cenário, se o Voo for cancelado com antecedência, no prazo maior que 72 horas é papel da companhia área devolver o dinheiro ou realocar a sua viagem.

Entretanto, quando o cenário é de Voo cancelado em cima da hora ou ocorre um atraso, é possível pedir indenização por danos morais. Como funciona?

Em resumo, você vai viajar e chegou no destino final com mais de 4 horas de atraso, você já pode pedir indenização por danos morais. Porém, caso o Voo nem tenha saído, a companhia aérea tem a obrigação de realocar sua viagem, pagar hospedagem ou se preferir, o ressarcimento do valor total + indenização.

Caso sua viagem seja para uma ocasião especial como um casamento ou aniversário, por exemplo, ou uma reunião de negócios, o valor da indenização pode aumentar.

Voo atrasado

Como foi citado anteriormente, as companhias aéreas segundo a ANAC precisam informar o atraso ou o cancelamento do voo com 72 horas de antecedência.

esperar voo atrasado

Porém, caso a informações chegue até você com um tempo inferior a 72 horas e a mudança do horário de embarque for superior a 30 minutos para voos domésticos e 1 hora para voos internacionais em comparação ao horário original, e você não concordar com essa alteração no cronograma de viagem,  a empresa aérea é obrigada a oferecer para você duas opções, são elas:

  • Reacomodação;
  • Reembolso do Dinheiro (Valor Integral).

Além disso, dependendo da quantidade de horas atrasadas, principalmente se você se encontrar em uma conexão, é seu direito garantido ter assistência material:

Acima de 1 hora: a companhia deve oferecer para você um meio de comunicação para comunicar o atraso;

Mais de 2 horas:  além do meio de comunicação, você tem o direito à alimentação fornecida gratuitamente pela cia aérea.

Acima de 4 horas: Por fim, se o atraso chegar a mais de 4 horas, algo recorrente na aviação mundial, você além de comunicação e alimentação, tem direito a hospedagem e o transporte até o local da hospedagem.

Voo alterado

Seguindo na mesma linha do Voo atrasado, qualquer alteração no horário de embarque precisa ser feita com antecedência.

tabela de horários dos voos

Posto isso, se o embarque for alterado 30 minutos antes do embarque para voos domésticos e 1 hora para voos internacionais, os direitos citados acima também valem para você.

Além disso, caso a alteração seja informada presencialmente, ou seja, assim que você chegar no aeroporto, você tem direito a reembolso, transporte e em alguns casos, até acomodação.

Bagagem extraviada ou danificada

Infelizmente, esse é um problema constante que pode acabar com qualquer viagem, principalmente para pequenas viagens de férias, por exemplo.

bagagem extraviada e danificada

Nesses casos, é de suma importância que você registre o problema imediatamente ou dentro do prazo de 15 dias após a data do desembarque. Para efetuar a reclamação, é preciso ter o comprovante de despacho da bagagem.

Leia também: 6 Dicas para organizar uma mala leve e funcional

Overbooking

Além dos problemas com a bagagem, o Overbooking não é tão frequente, porém, também gera muito estresse e atrasos no planejamento inicial.

overbooking

Em casos de Overbooking, a cia aérea tem o direito de tentar encontrar passageiros que desejam fornecer o seu lugar em troca de benefícios. Mas caso não encontre, os direitos citados no tópico “Voo atrasado” também se encaixam para você.

No-show

Todavia, em muitos casos o problema não é da companhia aérea, mas sim, de nós passageiros que perdemos o voo.

Nesses casos, a regulamentação é um pouco confusa, porém, você também possui direitos.

Em resumo, caso você perca o voo e deseja remarcar a sua passagem, é cobrada uma taxa de No-Show que pode variar de acordo com a companhia e o preço inicial da passagem. Todavia, em alguns casos, é possível solicitar o reembolso da passagem, principalmente de bilhetes mais caros.

O que fazer em caso de voo cancelado?

Voo cancelado, o que fazer? Ok, o seu voo foi cancelado e você está perdido sem saber o que fazer. Em primeiro lugar, é importante saber que os funcionários do aeroporto não têm culpa sobre isso, são muitos fatores que podem fazer com que um Voo seja cancelado.

voos sendo cancelados

Entretanto, independente do problema, você passageiro possui direitos e é assegurado pela ANAC, referente aos seus direitos do consumidor com a companhia aérea. Abaixo você verá algumas dicas para resolver o seu problema.

Veja abaixo o que fazer quando o voo é cancelado:

  • Guardar todos os comprovantes e dados para a comprovação da sua “denúncia”;
  • Acessar o site do Procon e/ou do Consumidor.gov para solicitar o ressarcimento do seu dinheiro; 
  • Solicitar uma indenização sobre danos morais;
  • Além disso, caso você tenha um problema com alguma companhia área por Voo cancelado ou atraso, você tem até 5 anos para reivindicar a sua indenização.

Entretanto, todos nós sabemos que a burocracia no Brasil é grande e consequentemente, ter a sua compensação financeira ou seus direitos 100% garantidos nem sempre é uma regra.

Como ir atrás da compensação financeira

Embora muitos não saibam, como foi citado anteriormente, todos os passageiros com Voos cancelados, alterados ou atrasados, têm direito a indenização.

compensação financeira depois de ter um voo atrasado

Mas como conseguir os meus direitos? Hoje em dia, muitas pessoas procuram um advogado ou até o Procon para e resolução. No entanto, mesmo que resolva, vai demorar meses ou até anos para o ressarcimento do dinheiro e o valor da indenização ser feito.

Sendo assim, nesses momentos, o ideal é procurar empresas como a Liberfly, focada exclusivamente na resolução de problemas com companhias aéreas.

Por que a Liberfly é melhor que um advogado? Em resumo, além de ser uma empresa focada 100% em direitos do consumidor na aviação, ela possui credibilidade entre as companhias. Sendo assim, é possível conseguir todos os seus direitos de forma muito mais rápida, com um atendimento 100% online e o melhor, sem burocracia.

Como usar a Liberfly

Atualmente, a Liberfly atua em todo o território nacional e na Europa, sendo especializada em atender voos domésticos e internacionais.

Embora existam outras empresas no mercado, a Liberfly possui o recorde de resolução de problemas, em 60% dos casos, o passageiro tem suas reclamações atendidas em menos de 3 meses, algo impossível utilizando um advogado comum.

Mas afinal, como usar a Liberfly? Com a finalidade de resolver os seus problemas de forma rápida e sem burocracia, basta acessar o site da Liberfly e preencher as informações pedidas no formulário.

como usar a Liberfly

Dentro do formulário você vai precisar preencher informações em 5 etapas, mas não se desespere, é um formulário simples, não vai durar mais que 4 minutos para preencher.

Lembre-se, preencha com dados reais, dessa forma, a resolução do seu problema pode ser feita dentro de um tempo recorde de 48 horas.

1ª Etapa: Dados Pessoais:

Preencher o formulário da Liberfly

2ª Etapa: O que aconteceu com a viagem:

Resolver problemas com voos pela Liberfly

3ª Etapa: Resumo do que aconteceu com seu Voo:

preencher o formulário da Liberfly

4ª Etapa: Aguardar o contato da Liberfly:

resolver voo cancelado Liberfly

5ª Etapa: Compensação:

receber compensação Liberfly

Por fim, logo após preencher o formulário, o seu caso vai ser analisado por um dos profissionais especializados da Liberfly e dentro de 5 dias úteis enviarão uma resposta para você via e-mail, WhatsApp ou até ligação.

Dentro do processo, é possível que a empresa solicite outros dados e documentos, tudo para solucionar o seu problema o mais rápido possível.

Lembre-se, em algumas situações, existe o que chamamos de negociação expressa.

Nesse caso, em casos de cancelamento, extravio de bagagem, overbooking e até no-show, você pode receber até R$1.000,00 em até 48 horas, porém, isso depende do acontecido e da documentação e das provas que você tem para apresentar.

Qualquer dúvida sobre o seu caso e a Liberfly, basta chamar algum especialista pelo próprio site da empresa no Chat da Liberfly.

Extra: meu voo foi cancelado devido ao Corona Vírus, o que fazer?

Meu Voo foi cancelado, o que fazer? Com a crise mundial ocasionada pelo Covid-19, viajar se tornou um fardo na vida de muitas pessoas. Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), muitos países estão com as fronteiras fechadas, principalmente para o Brasil que, atualmente, é um dos epicentros da pandemia.

voo cancelado corona virus

A cada dia que passa as informações vêm mudando, sendo assim, é muito difícil estabelecer regras e direitos que você tem referente a todos os assuntos que citamos acima.

Entretanto, caso o seu voo seja cancelado devido ao Covid-19, a recomendação é entrar em contato com a companhia aérea. Recomendo que faça contato online, atualmente, é a forma mais rápida e fácil de conseguir respostas.

Porém, em muitos casos o reembolso não está sendo feito. Nesse caso, entre em contato com o seu cartão de crédito para cancelar o pagamento ou utilize a Liberfly para resolver o seu problema o mais rápido possível.

Lembre-se, viagens internacionais estão extremamente limitadas e em muitos casos, totalmente canceladas sem datas para voltar. Porém, voos domésticos estão voltando aos poucos e a previsão é que em poucos meses, volte ao normal, mas com algumas regras.

Recomendações do governo em relação ao Covid-19

Essas recomendações são feitas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, portanto, é importante que sejam seguidas. Além disso, atualmente está em vigor uma lei — 2.376/2020 — onde, todas as pessoas circulando fora de suas casas, precisam utilizar máscaras, isso se aplica a todos os estados brasileiros.

  • Avalie a necessidade real da viagem;
  • Use máscara em locais públicos;
  • Lave as mãos com sabão e água, e use álcool em gel;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite aglomerações;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais.

Em conclusão, principalmente após o Covid-19, os cancelamentos de voos aumentaram exponencialmente e consequentemente, a burocracia e a demora para o consumidor ter os seus direitos garantidos pode demorar.

Entretanto, com a Liberfly, os seus problemas podem ser resolvidos em apenas 4 minutos preenchendo o formulário da empresa.

E aí gente, curtiram as dicas sobre o que fazer com voo cancelado?

Se tiver qualquer dúvida manda uma mensagem lá no insta @olhosdeturista ou aqui nos comentários!

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O que fazer quando o voo é cancelado? Veja esse passo a passo de como conseguir uma compensação por esse problema! #voocancelado

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