como organizar uma mala leve e funcional

6 Dicas para organizar uma mala leve e funcional

Organizar uma mala leve é uma das coisas mais libertadoras ao viajar. Quem já passou perrengue se locomovendo com mala grande entre aeroportos, rodoviárias, trens e ônibus sabe bem a agonia que é andar pra cima e pra baixo carregando peso. Por isso vale a pena “sacrificar” as variedades de roupas, para carregar pouco peso na mala. Depois de muito apanhar com isso, hoje resolvi dar 7 dicas para arrumar uma mala funcional, que apesar de não ter muita variedade de peças, vai render várias opções de visuais. Bora então conferir?  

Dicas para organizar uma mala leve e funcional

 

1.Leve um calçado no pé e outro na mala

 

mala funcional
Foto por Alice Donovan via Unsplash

Um tênis branquinho ou pretinho é um verdadeiro coringa para todo tipo de situação, desde o passeio de dia até um barzinho arrumadinho a noite. Se for fazer trilhas ou andar muito durante o dia, recomendo levar um segundo tênis especial para trekking, assim suas costas e seu pé agradecerão.

Esses dois calçados e mais um chinelo vão servir muito bem para uma viagem confortável e leve. Se quiser um estilo mais arrumadinho, troque o tênis coringa por uma botinha sem salto e confortável para as mulheres e um sapatênis ou bota para os homens.  


Que tal se render ao estilo de vida minimalista? 🙂

 

2. Selecione peças que combinem entre elas

 

mala funcional com peças que combinem
Foto via PIxabay

Viajar com poucas peças não significa ter poucas opções de conjuntos. É aqui que entra um dos maiores truques para fazer uma mala funcional: levar só peças que combinem entre si.

O ideal é que todas as partes de cima combinem com as partes de baixo. Além de combinar também com o casaco e com pelo menos um calçado.  

Como as peças de baixo são mais pesadas e demoram mais para precisar lavar, leve mais delas do que das peças de baixo. A proporção que eu considero boa é 4 peças de cima para cada uma de baixo.

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Mulheres: apostem em leggings! Elas são super versáteis e perfeitas para uma mala leve.

 

3. Prefira peças com cores neutras e lisas

 

pouco peso na mala
Foto por Priscilla du Preez via Unsplash

Ao organizar sua mala escolha peças com cores neutras e lisas, assim a possibilidade de combinar elas é muito maior, o que torna a mala funcional.

As cores consideradas neutras são branco, preto e cinza, mas se quiser ampliar as possibilidades, aposte nos subtons, como bege e marrom. Peças jeans também são fáceis de combinar, além de demorar mais para precisar lavar.

Se não quiser abrir mão 100% de tons coloridos, experiente levar apenas 1 peça colorida para cada 3 peças neutras. Só não se esqueça de ver se tem mais de uma opção para combinar elas. O ideal para as mulheres é dar preferência para vestidos coloridos, já que eles só precisam combinar com o calçado.

 

4. Escolha peças que não amassem

 

mala leve
Foto por Heather Schwartz via Unsplash

Mala funcional é aquela que você não vai precisar ter dor de cabeça. Como quando vamos pegar uma roupa na mala para vestir, mas ela está com aquela cara de que precisa de um ferro de passar. Por isso é melhor nem deixar rolar essa dor de cabeça e levar apenas peças que não amassam.

Os melhores tecidos para isso são os sintéticos, como poliéster e o elastano que além de não amassarem, secam rápido. Já os tecidos naqturais, como algodão, seda e linho amassam com bastante facilidade. Apesar disso acho que algodão até dá para encarar.

 

5. Aposte em acessórios para diferenciar o visual

 

viajar leve
Foto por Thomas Martinsen via Unsplash

Acessórios são excelentes para disfarçar a repetição de roupa, porque eles dão um outro olhar para o visual. Lenços, gorros, anéis, colares e brincos ajudam a variar o visual e eles não pesam muito. Não quero dizer que é para abusar na quantidade, mas é melhor optar por alguns acessórios a mais do que uma calça, casaco ou sapato extra, entende?

 

6. Deixe um espaço extra na mala para possíveis compras

 

organizar mala leve
Foto por Clarisse Meyer via Unsplash

Talvez você não tenha intenção nenhuma de fazer compras, mas aí você se depara com alguma coisa que quer levar de lembrança do lugar. Se você não tiver espaço sobrando na mala, vai acabar não podendo levar ou escolhendo levar e pagar por bagagem extra. Por isso é mais fácil já deixar um espaço na mala, se você não comprar nada, valeu a pena mesmo assim por viajar com mala leve.

Se gostou desse artigo, leia também: Truques para economizar espaço na mala

E aí viajantes, curtiram as dicas de como organizar uma mala leve? Se souberem mais dicas para viajar leve compartilha aí nos comentários.  

Já me segue no insta? Segue lá @olhosdeturista

 

Salve o PIN abaixo para deixar esse link guardadinho e consultar sempre que precisar! 😀

Viajar com mala leve é a melhor coisa para não passar raiva na locomoções, mas quando a viagem é longa, a limitação de roupas pode ser um problema para muitos. Por isso separei alguns truques para organizar uma mala funcional e melhorar esse problema.

11 comentários em “6 Dicas para organizar uma mala leve e funcional”

  1. Arrumar uma mala leve e funcional é essencial para viajar com conforto né? Eu pessoalmente fico com dor nas costas com facilidade, então achei suas dicas muito úteis! 🙂

  2. Otima lista!
    Olha…. eu uso meu mochilão de 65L e tenho sorte de conseguir enfiar tudo que é pesado na mochilona de meu marido
    hahahahaha
    Dependendo da quantidade de dias que eu fico, eu levo apenas o tênis que vai no pé e um chinelo! E costumo escolher um tênis que seja coringa para tudo.
    Sobre as roupas… eu faço a mesma coisa…. cores neutras, modelos bàsicos que se combinem e ainda levo acessòrios, tipo echarpe diferente para mudar o look usando a mesma roupa
    hahahahaha

    Se eu viajo para alguma cidade que eu sei que irei comprar coisas, levo uma bolsa extra, daquelas que conseguimos dobrar, dentro da mochila. Quando fomos para NY, fomos com uma mala dentro da outra
    hahahahaha

    Mas algo que eu sempre faço: levo 2 mudas de roupa na mala que eu não irei despachar. Nunca ocorreu comigo, mas ficar sem roupa por causa de uma mala extraviada é péssimo!

  3. Essa sensação boa de mala leve eu nunca tive! Qd sobra espaço eu fico tentada a colocar mais uma blusinha no estilo “vai que preciso”
    Mas essa dica dos acessórios é boa vou tentar na minha próxima viagem

  4. Arrasou Luiza, dicas de como fazer a mala sempre são bem vindas! Eu sou dona de querer levar td colorido e estampado, chega na hora nada combina é uma beleza kkkkkkk mas to aprendendo… depois que fiz um mochilão de 47 dias com uma mala de mão de 10kg, tudo é possivel =P

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima