Quando o assunto é câmbio e transferência de dinheiro pro exterior, a dor de cabeça costuma ser certa. Com tantas opções no mercado, fica difícil escolher qual serviço usar e até saber quais são confiáveis. Ao menos era assim que eu me sentia antes de conhecer o Transferwise, o serviço de transferência de dinheiro online que, para mim, é o melhor. Só que antes de entender como funcionava, veio a mesma dúvida que você está agora: mas será que o transferwise é seguro?
Depois de muito ler sobre o assunto resolvi testar e então compartilhar minhas percepções com base na minha experiência e na de muitas outras pessoas.
TransferWise é seguro? É confiável?
Sim, é realmente seguro! A TransferWise é uma instituição financeira autorizada por empresas competentes regulamentadoras de dinheiro eletrônico. Sendo uma delas a Financial Conduct Authority (FCA) no Reino Unido, onde a empresa nasceu.
A segurança da TransferWise é a nível de banco, ou seja, ela é constantemente testada e reforçada por treinamentos frequentes.
Algumas das formas que eles usam para garantir a segurança são as medidas preventivas, como o uso de login em duas etapas e os procedimentos de verificação. Sem contar as proteções técnicas e as equipes que monitoram atividades incomuns.
Para vocês terem uma ideia da segurança, atualmente eles movimentam mais de 2 bilhões de libras por mês em todo mundo.
Vai viajar pelo Brasil e quer conhecer um jeito prático de transferir dinheiro? Leia tudo sobre o aplicativo PicPay!
Vale a pena usar a Transferwise?
Vale muito a pena! Além da TransferWise ser segura, ela é também prática e econômica. Tudo em um só pacote. Dá até aquela sensação de “quando a esmola é demais o santo desconfia”. De acordo com a Consumer Intelligence, uma empresa especializada de pesquisa, as transferências pela TransferWise chegam a ser até 8 vezes mais baratas do que pelos bancos.
Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista
O motivo dela ter uma taxa de câmbio tão melhor é simplesmente porque que eles trabalham com o câmbio comercial. Diferente dos bancos que definem os próprios câmbios colocando margem de lucro, a TransferWise trabalha apenas com aquela comissão mostrada, já incluindo o IOF. Ou seja, ela usa câmbio médio de mercado para converter o dinheiro.
A operação é feita entre contas bancárias de países diferentes. Só que ao invés de uma transferência internacional direta, são feitas duas transferências locais. O que pode parecer um pouco confuso, mas o importante é saber que isso reduz os custos de envio de remessa.
Pontos positivos
- Taxa de transferência mais baixa.
A tarifa da TransferWise é de 2.5% por cada transferência e esse é o único ganho deles. Só não esqueça que é cobrado também a taxa de IOF, que é obrigatória por lei. Ao enviar dinheiro do Brasil para sua própria conta no exterior, essa taxa será de 1,1% e ao enviar para outra pessoa de 0,38%
- A taxa de câmbio é a mais baixa.
Como eu expliquei anteriormente, a TransferWise se baseia no câmbio comercial, que é mais vantajoso do que o câmbio de turismo.
Pontos negativos
- O limite máximo de transação é de R$9.000,00 por mês.
- Transferir o dinheiro para si próprio, em uma viagem por exemplo, não é simples já que é necessário ter uma conta no exterior.
Então a menos que você tenha uma conta internacional ou para quem transferir, não conseguirá usar a TransferWise. Porém tudo indica que isso mudará em breve, porque a TransferWise tem uma conta multimoeda para receber dinheiro por lá. Infelizmente esse serviço ainda não chegou no Brasil, mas existem outras empresas de multicontas como o banco Leupay, que faz o mesmo serviço e dá para receber o dinheiro por eles também! 🙂
Leia também: Como achar seguro viagem barato e bom?
E ai viajantes, estão confiantes de que a TransferWise é seguro?
Se ficou alguma dúvida podem perguntar aí nos comentários ou mandar uma DM lá no insta @olhosdeturista, assim eu respondo rapidinho! 🙂
Que tal salvar a imagem abaixo para guardar o link desse artigo no seu Pinterest?:)
Pingback: Como levar dinheiro para o exterior? 5 formas | Olhos de Turista
Ótimas e detalhadas informações; muito bom saber que existe esta opção.
Bom saber que há essa possibilidade de existir um dia uma forma de transferir dinheiro caso você não tenha conta no exterior.
Adorei saber mais a respeito dessa alternativa. Sempre bom ter mais opções e com preços mais competitivos não é mesmo? Abs
Já faz algum tempo que queria saber mais sobre o Transferwise.. de qualquer forma quem não tem conta internacional ainda precisa esperar um pouco pra poder usar, é isso?
Ainda não usei, mas moro no Chile e sempre tenho como plano B pra trazer dinheiro do BR pra cá! Tenho certeza que vou testar em breve e volto aqui pra contar os detalhes tb 😉