como levar dinheiro para o exterior

Como levar dinheiro para o exterior? 5 formas

Quando a gente vai para fora do país, seja por mudança, intercâmbio ou viagem longa, uma das nossas maiores preocupações é em como levar dinheiro para o exterior. Esse é um assunto importante a ser bem analisado, já que a sua escolha vai definir o valor final que você terá depois do câmbio e das taxas.

Existem várias formas de levar dinheiro para o exterior e não há uma escolha certa, mas aquela que melhor atenda suas necessidades. Outra dica importante também é não contar apenas com uma dessas maneiras, porque se um método falhar, você não terá outras opções para recorrer. Então por segurança, tenha o máximo de cartas na manga.

Na hora de escolher seu método principal, é importante levar em consideração as vantagens e desvantagens. Por isso separei tudo o que eu sei sobre 5 maneiras de levar dinheiro para fora.


Dinheiro em espécie

levar dinheiro para o exterior em espécie
Foto por Sharon McCutcheon via Unsplash

O método mais tradicional de todos, mas que nunca sai de moda é levar o dinheiro vivo (em espécie). Porém, é importante saber que para levar dinheiro para o exterior em espécie, a Receita Federal estipula um limite de R$10 mil em espécie ao viajar para o exterior. Qualquer quantia superior a isso será necessária apresentação do e-DBV (Declaração Eletrônica de Bens do Viajante).

Vantagens:

    • IOF de apenas 0,38%;
    • Gasta com câmbio uma única vez;
  • Não depende de caixas eletrônicos.

Desvantagens:

  • Há riscos de perder o dinheiro ou de ser assaltado/furtado.

Levar dinheiro para o exterior com Cartão Pré-Pago

levar dinheiro para o exterior com cartão pré-pago
Via Visa Travel Money

Cartões pré-pagos são super práticos, porque aceitam tanto a função de débito como de saque. Como o nome já diz, você coloca dinheiro no cartão e pode usar até acabar o saldo e recarregar novamente se precisar.

Para pedir um cartão pré-pago entre em contato com o seu banco ou solicite direto pelo Visa Travel Money ou em casas de câmbio.

Vantagens:

    • É seguro, simples e prático de usar;
    • Você só paga a cotação quando carrega ele;
    • Dá para carregar ele de qualquer lugar, por qualquer pessoa;
  • Permite saque na moeda local.

Desvantagens:

    • IOF de 6,38%;
  • Taxa de saque alta.

Levar dinheiro para o exterior com Cartão de Crédito

levar dinheiro para o exterior com cartão de crédito
Levar dinheiro para o exterior

Levar o cartão de crédito é uma boa se você quiser acumular pontos em programas de milhagens ou se não tem o total de dinheiro que irá gastar na viagem. Porém, é perigoso acabar gastando mais do que deveria e depois ficar cheio de dívidas.

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Vantagens:

    • É seguro;
    • Possibilidade de juntar milhas no cartão;
  • Não precisar pagar na hora.

Desvantagens:

  • IOF de 6,38%;
    • Pode acabar gastando o que não tem;
    • O valor da fatura é imprevisível, porque a cotação será a do dia do fechamento da fatura;
  • Taxa altíssima em caso de saque no caixa eletrônico.

Levar dinheiro para o exterior com Cartão de Débito

levar dinheiro para o exterior com cartão de débito
Via Pixabay

O cartão de débito é uma opção prática para levar dinheiro para o exterior, já que você utilizará ele como já usa normalmente, podendo sacar e pagar tudo de acordo com a bandeira. Porém, o problema são as taxas de saque e o elevado câmbio que os bancos praticam, além do IOF alto.

Vantagens:

    • Pode usar a função de débito normalmente (só habilitar essa função);
    • Permite saque na moeda local ;
  • Facilidades de controlar a conta por acesso online.

Desvantagens:

    • IOF de 6,38%*;
    • Taxa de saque alta;
  • A cotação vai depender do dia da compra e do banco.

*Exceção para clientes do Banco do Brasil que se pedirem abertura de conta no Banco do Brasil Americas, o IOF será de 0,38%

Transferir dinheiro pela Transferwise para uma Conta Multi-Moeda

levar dinheiro para o exterior com transferwise
Via TransferWise

TransferWise é uma empresa de transferência de dinheiro online, conhecida por praticar valores de câmbio até 8 vezes mais barato do que os praticados pelos bancos.

O detalhe atualmente sobre o Transferwise é que é necessário ter uma conta no exterior para receber esse dinheiro na outra moeda. Para isso ele inventou o seu próprio cartão de débito e conta multi-moeda, mas como essa função não está disponível ainda no Brasil, você deverá criar uma conta em outro multi-moeda. Apesar de ser mais trabalhoso, essa é a forma mais econômica de levar dinheiro para o exterior.

Eu uso a conta do Leupay, que é um banco online que recebe transferências em vários tipos de moedas, sem taxas mensais e ainda envia até 2 cartões de débito grátis para o seu endereço. Para isso basta fazer o cadastro, passando informações como nome, identidade, endereço, etc. Assim, após alguns dias eles pedirão para você fazer uma vídeo chamada para confirmar seus dados, podendo a chamada ser em português.

levar dinheiro para o exterior com leupay
Via Leupay – Levar dinheiro para o exterior

Vantagens:

    • IOF de apenas 0,38% ou 1,1% se a transferência for entre contas de um mesmo titular;
    • O câmbio praticado é o comercial, por isso é excelente;
    • A taxa de transferência é de apenas 2.5% por cada transferência;
    • Com o cartão de débito da Leupay dá para usar a função saque e a taxa não é alta;
  • As duas empresas tem aplicativo para celular, o que ajuda a resolver tudo online.

Desvantagens:  

  • Se a moeda que você precisar não estiver disponível para transferência no transferwise ou na conta multi-moeda, você precisará transferir para dólar ou euro e depois trocar para a moeda local.

Leia também: Transferwise é seguro e confiável?

São realmente muitas formas de levar dinheiro para o exterior, mas a que eu acho mais vantajosa é a última, que será inclusive a que usarei no meu próximo mochilão. Porém além dela, levarei meus cartões de débito e crédito para garantir. Outra dica importante é sempre deixar 100 dólares na carteira para emergências, já que o dólar é bastante valioso e fácil de trocar. Assim se você tiver algum contratempo em lugares que não tenham caixa eletrônicos e nem maquininhas, pelo menos não ficará sem dinheiro.

E aí viajantes, gostaram dessas dicas de como levar dinheiro para o exterior? Se tiverem dúvidas podem perguntar aí nos comentários ou mandar uma mensagem direta no insta @olhosdeturista que respondo rapidinho! 🙂

Salva a imagem abaixo no Pinterest para não perder essas dicas! ♥

Vai viajar e não sabe como levar dinheiro para o exterior? Confira aqui 5 maneiras de levar o seu dinheiro para outro país, como cartão de crédito, cartão pré-pago, transferwise, etc #dinheironoexterior #câmbio #transferwise

6 comentários em “Como levar dinheiro para o exterior? 5 formas”

  1. Pingback: Mochilão pela América Central: da Colômbia ao México | Olhos de Turista | Blog de Viagem - por Luiza Cardoso

  2. Cartão pré-pago era uma opção tão boa e prática! Usava muito. Mas depois do iof taxando igual ao cartão de crédito abandonei… ao menor no crédito acumulo milhas. Excelente análise! Ótimo post!

  3. Das opções citadas eu não conheço o TransferWise, alias fiquei bem curiosa em testar na minha próxima viagem, as taxas são bem vantajosas, mas como você falou é sempre bom ter mais de uma opção a mão e sempre algum dinheiro em espécie.

  4. Amei a parte do Transferwise bem explicadinha. Ainda não tenho e acho que vou tentar! Uso sempre moeda em espécie e cartão de crédito mas com essa alta do dólar é preciso pensar em alternativas mais baratas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima