melhor seguro viagem

Melhor seguro viagem: 8 passos para achar o seguro ideal

Real Seguro ViagemNo mundo de Seguros Viagem a pergunta que vale um milhão de reais é: “qual é o melhor seguro viagem?”. Porém, a verdade é que não existe uma resposta certa para essa questão. Depende de vários fatores relacionados a viagem, como o local de destino e objetivo da viagem. No fim das contas o melhor seguro viagem é aquele que for ideal para você.

O importante é saber como pesquisar e que “detalhes” não podem ser esquecidos. Por isso criei esse passo a passo para te ajudar a achar o seguro ideal para você! Bora então conferir? 🙂

Passo 1: Entenda a diferença entre seguro viagem e assistência de viagem

diferença seguro viagem e assistência viagem

Antes de mais nada, é bom saber as diferenças de nomenclatura para não confundir e acabar sendo pego de surpresa.


A diferença entre os dois é que o seguro você paga e depois é reembolsado e a assistência você não chega nem a pagar. Mas tem um detalhe: ambos estão inclusos em qualquer plano de seguro viagem, mas vai depender de qual hospital que você for.

Se você for em um hospital conveniado, indicado pela seguradora, você estará coberto pela assistência. Já se você quiser ir em algum hospital de sua preferência, você deverá pagar e pedir depois o reembolso pela seguradora. Lembrando que o valor que o seguro cobrirá será apenas até o limite da apólice. Então por exemplo, se a apólice for de 30 mil dólares, e a conta no hospital for de 31 mil dólares, você terá que pagar os mil dólares de diferença.

Passo 2: Descubra se o Seguro Viagem é obrigatório no país que vai viajar e qual é o valor mínimo de cobertura

seguro viagem é obrigatório

Antes de mais nada verifique os documentos necessários para a entrada no país de destino. Alguns países exigem a contratação de um seguro viagem e inclusive estabelecem um valor mínimo de apólice.

Contratar um seguro viagem é de extrema importância, independentemente da obrigatoriedade, porque a gente nunca sabe o que pode acontecer. É aquele tipo de serviço que não desejamos nem usar, mas que se precisarmos dele e não tivermos, nos arrependemos de não termos contratado.

Curte as minhas viagens? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

De qualquer forma é importante sempre verificar a obrigatoriedade ou não do seguro viagem e o valor mínimo da apólice no país de destino. Já que nesses casos geralmente é necessário comprovar a contratação, então você precisa ter tudo em ordem e em mãos antes da viagem.

Os países mais conhecidos pela obrigatoriedade do seguro viagem são os países europeus que compõem o Tratado de Schengen, Cuba e a Austrália.

Passo 3: Descubra a média dos gastos com despesas hospitalares no país de destino

Evidentemente quanto maiores forem os valores das apólices de um plano de seguro viagem, mais tranquilo você ficará com relação ao valor da conta do hospital. Porém, mais caro será o seguro. Então cabe a você analisar a necessidade de cobertura do seu destino, para chegar na conclusão de um custo benefício ideal.

Uma forma excelente de fazer isso é pesquisando pelos custos de alguns procedimentos médicos no país de destino, como o custo de uma consulta médica, diária no hospital e cirurgias.

Confira na imagem abaixo alguns dados de pesquisa sobre os preços médios de despesas médicas no exterior:

média dos gastos com despesas hospitalares seguro viagem
Via SegurosPromo

Passo 4: Pense se você possui alguma necessidade especial (vai praticar esportes, é gestante, idoso, etc)

coberturas adicionais melhor seguro viagem
Via Pixabay

Na hora de pesquisar o plano de seguro viagem, não deixe de considerar dois fatores: o seu perfil de viagem e a sua situação clínica atual.

O perfil de viagem é em relação ao roteiro e atividades que você pretende realizar em seu destino. Como praticar esportes, viagem de intercâmbio, viagem de negócio, viagem em família, etc. Já a situação clínica é referente a doenças preexistentes, gestação e terceira idade.

Levar esses fatores em consideração é extremamente importante para achar o melhor seguro viagem para você, caso contrário você pode acabar não sendo atendido se o seu plano não cobrir essas necessidades. Para muitas delas é preciso contratar coberturas adicionais.

Fora isso é fundamental ficar de olho nas entrelinhas, como no caso de alguns planos que cobrem gestantes, que limitam a cobertura para no máximo 40 anos e cobrem só até a 34º semana de gestação.

Passo 5: Comece a pesquisar pelo melhor Seguro Viagem para você

Agora que você já sabe sobre os detalhes importantes para considerar nas suas buscas, está na hora de começar a pesquisar os planos. A melhor maneira de fazer isso é usando comparativos online de seguro viagem. Para isso eu indico dois sites: o SegurosPromo e a Real Seguro Viagem.

Eles são excelentes para fazer uma comparação online detalhada de maneira rápida e fácil. Fora que dá para conferir os preços de diferentes seguros na hora e já analisar qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Confira como usar cada um deles:

SegurosPromo:

melhor seguro viagem segurospromo
Home do site da Seguros
    • Preencha os dados de destino da viagem, data de partida, data de retorno, nome, email e telefone;
    • Na tela seguinte aparecerão todas as opções de planos e valores para o destino e datas que você selecionou;
    • Você poderá filtrar a busca por seguradora, melhor custo-benefício, menor preço e maior preço;
    • Para conferir as coberturas clique no botão verde escrito “selecionar”;
    • Para comparar até 4 planos lado a lado, você pode clicar em uma caixinha que fica embaixo do logotipo das seguradoras, onde está escrito “comparar plano”. Depois de selecionar até 4 opções, clique no botão amarelo escrito “comparar”.
  • Quando for contratar o seguro viagem, clique no botão verde “selecionar” e depois no botão “comprar”.

GANHE 5% de desconto usando o código OLHOSDETURISTA5 e

mais 5% de desconto em pagamentos por boleto.

Real Seguro Viagem

real seguro viagem melhor
Home do site da Real Seguro Viagem
    • Preencha os dados de destino, data de embarque e desembarque no Brasil, nome, email e telefone;
    • Na tela seguinte aparecerão todas as opções de planos e valores de acordo com a sua pesquisa;
    • Para conferir as coberturas dos planos que te interessar clique em “ver todas as coberturas”;
  • Quando resolver contratar o plano clique no botão azul escrito “comprar”.

Separe os planos que mais gostou para analisar eles melhor nas próximas etapas.

Passo 6: Analise com calma as quais são as coberturas e principalmente o valor delas

Uma das coisas mais importantes para achar o melhor seguro viagem para você é analisar as coberturas. Elas são várias e um pouco confusas, então a princípio você pode se sentir meio perdido. Por isso mesmo é bom avaliar com calma e não hesitar em pedir ajuda para os atendentes. Inclusive, tanto no SegurosPromo, quanto na Real Seguro Viagem os atendentes costumam ser super atenciosos!

Outra dica é ler esse post em que eu explico sobre cada uma das coberturas: O que o seguro viagem cobre? Tipos de coberturas  

Passo 7: Verifique a reputação da empresa no Reclame Aqui

reputacao melhor seguro viagem

Depois de analisar as coberturas dos planos que mais gostou, é prudente ainda conferir a reputação da seguradora escolhida no site do Reclame Aqui.  

Naturalmente sempre existem reclamações abertas, então não se espante muito com isso. O que você precisa avaliar principalmente é sobre o que as pessoas costumam reclamar sobre a empresa. Posteriormente veja se essas reclamações são atendidas e o índice de solução delas. Se a empresa responde 100% das reclamações, por exemplo, você já sabe que no mínimo será escutado, se necessário. Se ela tem um índice de solução legal, já é mais um ponto positivo e por aí vai…

Passo 8: Feche com aquele que for o melhor seguro viagem para você!

melhor seguro viagem
Foto por Lonely Planet via Unsplash

Se você seguiu todos esses passos, é muito provável que você acerte no melhor seguro viagem para você. Então confie na sua decisão!

Depois de contratar o seguro, deixe tudo organizado para sua viagem:

    • Releia o contrato antes da viagem;
    • Imprima as informações do seguro viagem e leve com você;
    • Deixe essas mesmas informações guardadas na internet (no seu email, google drive ou dropbox);
    • Cadastre na sua agenda do celular os telefones da seguradora (informados na apólice);
  • Entregue cópias do contrato para seus familiares/amigos.

Curtiu o post? Então leia também:  Cotação seguro viagem

E aí viajantes, curtiram essas dicas de como escolher o melhor seguro viagem? Se tiverem alguma dúvida pode perguntar aí nos comentários ou se preferir manda uma mensagem direta lá no insta @olhosdeturista que eu responderei rapidinho! 🙂

Não quer perder as informações desse link? Então salva a imagem abaixo no Pinterest para acessar esse artigo sempre que quiser! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima