Como tirar fotos viajando sozinho?

Como tirar fotos viajando sozinho? Dicas para tirar fotos incríveis!

Uma das poucas desvantagens de viajar sozinho é na hora de tirar fotos. Isso porque se você não fizer amizades durante a viagem, terá que se virar para bater suas fotos. Mas calma que para tudo tem jeito! Depois de muito viajar e tirar fotos sem graça, fui aprendendo alguns truques e hoje resolvi compartilhar essas dicas de como tirar fotos viajando sozinho. 🙂

 

“Pode tirar uma foto minha?”

 

tirar fotos viajando sozinho
Via Pixabay

A primeira dica é: peça ajuda sem vergonha de ser feliz! Haha!

Se você ficar sem graça de pedir ajuda, observe se tem alguma outra pessoa sozinha ou casal que está fazendo selfie e se ofereça para tirar a foto deles. Na maior parte das vezes eles irão perguntar se você também quer uma foto ou se não, você mesmo vai ficar mais confortável de falar “pode tirar uma minha também?”. Afinal, é como diz aquele velho ditado “uma mão lava a outra”. 🙂


Saiba que nem sempre essas fotos saem do jeito que a gente gostaria, mas acabamos ficando sem graça de falar que não gostamos. Ai é complicado, porque para disfarçar temos que esperar a pessoa ir embora para pedir ajuda para outra. Por isso tente sempre seguir esses truques:

  • Prefira pedir foto para pessoas que estejam com câmera profissional. Geralmente essas pessoas tem pelo menos um pouco de noção de fotografia (se não muita) e por isso é quase garantia de uma foto excelente.
  • Sinalize como você quer sua foto. Peça educadamente para que a pessoa tire a foto exatamente naquele ângulo que você já viu antes que vai ficar legal. Segure a câmera/celular no ar e peça para que a pessoa pegue mantendo aquela posição.  

 

Use equipamentos que ajudam a tirar fotos viajando sozinho

 

Alguns equipamentos de fotografia parecem que foram feitos especialmente para facilitar a vida de quem quer tirar fotos viajando sozinho. Alguns deles são tão amorzinho que ninguém nem vai perceber que você conseguiu tirar aquela foto sozinho!

 

Pau de selfie

 

usar pau de selfie para tirar fotos viajando sozinho
Foz do Iguaçu – PR

O velho e bom pau de selfie é o mais comum equipamento usado pelos viajantes solo. Provavelmente o mais prático também, mas nem sempre uma boa opção. Eu sou do pensamento de usar ele com moderação, porque a internet já está inundada de selfies e acaba que a foto fica muito comum. Fora que se você deixar o pau de selfie muito próximo do seu rosto, fica só o carão na foto e não dá nem para ver o lugar.

Quando for usar o pau de selfie procure ângulos diferentes, bata a foto mais distante e evite que o cabo apareça na foto. O ideal é comprar pau de selfies compridos e articulados (daqueles que não aparecem o cabo na foto).

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

 

Tripé

 

tirando foto com tripé

Usar um tripé é perfeito para quem quer tirar fotos mais longe, pegando mais a paisagem e posicionar a foto exatamente no ângulo que deseja. Ter um tripé é uma das melhores formas de tirar fotos viajando sozinho, porque você pode posicionar ele onde quiser, colocar no timer e sair correndo ou usar um controle remoto e bater a foto.

Tem gente que não curte andar com tripé por causa do peso e tamanho e acaba fazendo isso apoiando a câmera onde der. Eu não aconselho fazer dessa forma, porque muitas vezes que eu fiz isso a câmera/celular acabou caindo e arranhando.

Existem vários tripés pequenos no mercado que quebram um galhão, mas para mim o mais perfeito é o gorrilapod. Ele é todo flexível e você pode enrolá-lo em qualquer canto: tronco de árvore, postes, etc. Fora que muita gente usa ele como estabilizador também.

 

GoPro + Acessórios

 

tirar fotos viajando sozinho gopro
Foto por Jakob Owens via Unsplash

A GoPro é uma das melhores aliadas tanto de quem viaja sozinho, quanto de quem pratica esportes ou gosta de fotos aquáticas. Para mim ela é um dos melhores investimentos que tem por ser leve, prática e tirar fotos de ótima qualidade durante o dia. Fora os acessórios dela que são maravilhosos e que deixam qualquer foto legal.

Você pode inclusive usar ela com o próprio pau de selfie tranquilamente, porque mesmo tirando a foto de perto, a GoPro pega bem a paisagem por causa da sua lente grande angular.  

Além disso você pode usar vários outros acessórios, como:

  • Dome aquático: que dá aquele efeito legal na água que fica metade da foto submersa e a outra metade na superfície.
  • Acessório de peito: perfeito para fotos/vídeos que aparecem só suas mãos com a paisagem, tipo abraçando a paisagem. Esse acessório é muito usado naquelas fotos de casal em que o homem segura a mão da mulher, sabe?
  • Acessório de cabeça: outra ótima forma de fazer fotos/vídeos com ângulos totalmente alternativos.

Tem muitoooos outros acessórios! Esses são meus preferidos, mas você pode encontrar um mundo de possibilidades com todos.

 

Controle remoto

 

controle remoto de celular para tirar fotos viajando sozinho

Como eu disse antes, o controle remoto é ótimo para acompanhar o tripé. Mas ele ajuda em outras circunstâncias também, como se você quiser encaixar sua câmera em algum canto e bater a foto.

O melhor é que esses controles remotos são conectados pelo bluetooth, então fica facinho de usar. Só ligar o bluetooth do controle e depois da sua câmera/celular e parear um com o outro.

 

Cartão de memória 64GB

 

cartão de memória para tirar bastante foto
Via Pixabay

Sim, um cartão de memória grande e bom (de preferência classe 10) é essencial para tirar fotos viajando sozinho. Isso porque quando a gente está sozinho, tiramos bem mais fotos, para garantir. Não tem coisa pior do que parar de tirar foto porque o cartão de memória encheu, né?

Para quem quer tirar fotos mais profissionais, confira essas dicas para tirar fotos de viagem incríveis que o blog Viajando na Janela passou!

 

Use os modos fotográficos para tirar fotos viajando sozinho

 

Chega desse lance de usar apenas o modo automático da câmera/celular. Existem alguns truquezinhos com os modos fotográficos que ajudam muito quem viaja sozinho e inclusive quem viaja acompanhado.

 

Grave vídeos

 

Isso mesmo, gravar vídeos seus é uma ótima forma de tirar fotos viajando sozinho. Já que além de ter um vídeo para se recordar da viagem, você pode transformar cenas em fotos.

Tem muita gente que faz isso tirando print da tela depois, mas essa não é a melhor forma já que perde muito a qualidade da imagem. Existem vários jeitos de salvar o momento que você quer transformar em foto sem perder a qualidade. Basta dar uma pesquisada aí no google e ver qual é o melhor jeito para você. Uma dica importante também é gravar com o máximo de qualidade possível para foto ficar boa, de preferência em 4k.

 

Modo de disparo continuo/timelapse

 

Usar o modo de disparo contínuo/burst ou modo time lapse é perfeito para quem precisa tirar fotos viajando sozinho. Eu uso muito eles! Inclusive quando não viajo sozinha, porque as chances de ter uma foto legal são muito maiores se você tirar várias em uma sequência de tempo. Fora que a foto fica mais natural, porque você pode se mexer enquanto a câmera vai disparando. Andar, se espreguiçar, mexer no cabelo, abrir os braços, brincar na água, enfim… várias possibilidades! Além de ser super divertido!

Você pode usar esses modos aliado a qualquer equipamento e aumentar mais ainda as chances de ter fotos legais!

 

Timer (temporizador)

 

tirar fotos viajando sozinho com o timer
Bofete – SP

Para completar a lista, não podia faltar o temporizador, que na verdade não é um modo, mas uma função de câmera/celular. Ao usar ele você pode escolher que ele bata a foto depois de um intervalo de 2, 5 ou 10 segundos.

Essa é uma função muito queridinha por mim, porque eu uso até para selfies no celular. Gosto de colocar o intervalo de 2 segundos, porque quando a gente toca na tela para bater a foto, o celular dá uma balançadinha que pode deixar a foto embaçada.

Mas amo usar principalmente para bater fotos mais longe. Assim saio correndo que nem uma doida até chegar no lugar que quero e me posiciono para a foto.

O timer aliado com o modo de disparo contínuo é perfeito, porque aí você consegue chegar no lugar e mudar de posição em cada clique.

Leia também: Como perder o medo de viajar sozinha? 9 dicas!

E aí viajantes, curtiram essas dicas de como tirar fotos viajando sozinho? Comenta aí se elass funcionarem com você e se souber mais dicas, compartilha aí nos comentários com a galera! 😀

 

Aproveita para me seguir no insta @olhosdeturista e dá aquela conferida nas minhas fotenhas! Haha!

Não quer perder esse link? Salva a imagem abaixo no seu Pinterest! ♥

 

Vai viajar sozinho e não sabe como vai tirar fotos? Confira no link dicas de como tirar fotos viajando sozinho! #viajarsozinho #tirarfotos #fotografia

6 comentários em “Como tirar fotos viajando sozinho? Dicas para tirar fotos incríveis!”

  1. Aprendi um monte de coisas aqui, principalmente sobre a GoPro, que não tenho e nunca usei. Mas tem uma dica sua que não consigo usar: quando peço pra alguém tirar uma foto morro de vergonha de pedir que seja do jeito que quero. O resultado a gente já sabe…

  2. Viajar sozinha é realmente algo que amo, mas como mencionou, a parte chatinha é ter fotos nossas. Eu sempre peço para as pessoas tirarem minhas fotos, mas nem sempre tem alguém passando no momento ou nem sempre é possível usar um tripé em lugares movimentados. O tripé eu só uso quando o lugar está vazio, pois tenho medo de alguém passar e sair correndo com minha câmera rs. Mas como disse, dá sim para ter boas fotos mesmo em uma viagem solo 😉

  3. Já viajei algumas vezes sozinhas e meu método é : tira uma foto pra mim? Kkkk ou entao a gopro e selfie no celular que ajuda bastante 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima