coberturas de seguro viagem cobre

O que o seguro viagem cobre? Tipos de coberturas dos planos

Quando comecei a pesquisar seguro viagem ficava perdida com tantas coberturas. As vezes sem nem entender direito para que elas serviam ou qual seria o ideal para mim. Por isso, depois de tanto pesquisar, resolvi ajudar a esclarecer um pouco sobre o que o seguro viagem cobre nesse post. Vou aproveitar para explicar também um pouco sobre as diversas coberturas de seguro viagem. Bora então conferir?

O que o Seguro Viagem cobre?

O que o seguro viagem cobre é relativo, porque depende do plano que você for escolher. A pergunta correta na verdade seria: o que o seguro viagem pode cobrir. Ou seja, quais são os tipos de coberturas de seguro viagem.

De maneira geral, o seguro viagem cobre no mínimo as coberturas obrigatórias (no caso de viagem para o exterior). Essas são despesas médicas, hospitalares e odontológicas, translado médico, traslado do corpo e regresso sanitário. Mas o que são essas coberturas e quais outras coberturas existem?


As coberturas de Seguro Viagem

tipos de coberturas de seguro viagem
Foto por mohamed_hassan no Pixabay

Como existem muitas opções de coberturas, vamos separar pelas coberturas obrigatórias em viagens ao exterior, coberturas básicas e coberturas adicionais.

A escolha ou não de contratar apenas algumas ou todas elas, vai das suas necessidades médicas pessoais e do perfil da sua viagem. Por isso é essencial fazer uma escolha consciente, sem excessos, mas sem deixar de fora coisas importantes.

Coberturas Obrigatórias (em viagens para o exterior)

Qualquer seguro viagem cobre esses quatro itens abaixo em viagens internacionais. Inclusive no caso das despesas médicas, hospitalares e odontológicas, as seguradoras são obrigadas a cobrir casos de acidente pessoal ou doença súbita e aguda.

Leia também: Quanto custa seguro viagem Internacional?

Curte as minhas viagens? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Despesas médicas, hospitalares e odontológicas (DMHO)

Essa cobertura é uma das principais, porque com ela a seguradora te reembolsará por despesas médicas, hospitalares e odontológicas totais. Claro que respeitando os limites do valor da cobertura.

Traslado do corpo

Em caso de falecimento durante o período da viagem, a seguradora fará o reembolso das despesas com a liberação e transporte do corpo até o domicílio ou local do sepultamento.

Traslado médico

Em caso de acidente pessoal ou doenças cobertas, a seguradora fará o reembolso de gastos com remoção ou transferência até clínica ou hospital mais próximo em condições de atendimento.

Regresso sanitário

Caso um médico legalmente habilitado determine que o segurado não se encontre em condições de retornar como passageiro regular por acidente pessoal ou doença (cobertas), a seguradora fará o reembolso das despesas com traslado de regresso ao local de domicílio.

Coberturas Básicas

Todas as coberturas obrigatórias que expliquei no outro tópico também são consideradas básicas. Porém essas as 3 próximas coberturas apesar de serem consideradas básicas também, não são obrigatórias. Embora muitas delas estejam inclusas nos planos básicos. 

Invalidez permanente por acidente em viagem

Em caso de de perda, redução ou impotência funcional definitiva, total ou parcial de um membro ou órgão por lesão física provocada por acidente pessoal durante a viagem, a seguradora paga uma indenização (no valor da cobertura) para o segurado. Não válido para invalidez por doença.

Morte em viagem

Em caso de falecimento acidental (que conste na cobertura) durante a viagem, a seguradora pagará o valor do seguro para o(s) beneficiário(s) indicado(s). Não cobre morte ocasionada por motivo diferente de acidente.

Assistência Farmacêutica

Se ao ser atendido por um médico, ele prescrever um medicamento, a seguradora fará o reembolso das despesas com esses medicamentos. Porém para isso o atendimento médico deverá ter ocorrido através da cobertura de despesas médicas e hospitalares do próprio seguro.

Coberturas Adicionais

As coberturas adicionais podem até aparecer em planos básicos, mas é importante prestar atenção no valor da cobertura delas, já que ele pode ser bem baixo. Provavelmente você nem usará algumas dessas coberturas de seguro viagem, mas se algum imprevisto acontecer, elas farão toda diferença. Por isso avalie bem na hora de contratar e preste atenção nos valores que o seguro viagem cobre. 

Bagagem

Existem vários tipos de assistência a bagagem, para diferentes situações que podem acontecer com a bagagem no voo ou aeroporto. Como:

  • A assistência na localização de bagagem, em que: a seguradora entrará em contato com a companhia aérea e te manterá informado de tudo. Depois que a bagagem for localizada, a seguradora fica responsável por fazer a entrega a você.
  • Seguro de bagagem extraviada, em que: a seguradora faz a indenização com valor previsto do contrato. Que pode ser complementar, ou seja, completar o valor que o seguro da companhia aérea fará ou suplementar, ou seja, o valor total previsto em contrato, independente do valor pago pela companhia aérea.
  • Atraso de bagagem, em que: a seguradora faz o pagamento de despesas com compras de artigos de uso pessoal até o recebimento da bagagem.
  • Danos à mala, em que a seguradora indenizará o segurado pelos prejuízos em função de danos a mala durante o transporte aéreo.

Cancelamento de viagem

Em casos de cancelamento da viagem por internação do segurado ou morte de parente de primeiro grau com 48 horas antes do voo, a seguradora garante o valor contratado da cobertura para reembolso de multas.

Regresso antecipado

A seguradora cobre uma passagem aérea de classe econômica para o regresso antecipado do segurado. Em caso de: incêndio ou roubo na residência, doença súbita, acidente ou falecimento do segurado ou do companheiro de viagem.

Assistência médica para gestante

Caso haja a necessidade de cobertura de despesas médicas e hospitalares complementares da gestante que a cobertura básica de despesas médicas e hospitalares não cubra, a s seguradora fará o reembolso dessas despesas. Geralmente vale para complicações durante a gestação, parto prematura, aborto espontâneo, acidentes e doenças que afetam a gestação, mas não vale para parto normal, exames de rotina e pré natal. 

Assistência Médica por enfermidade e ou preexistente

Em casos de doenças preexistentes ou crônicas, a seguradora cobre crises que precisam ser atendidas com emergência ou urgência. Respeitando  o valor máximo da cobertura.

Assistência médica para prática de esportes

Em casos de acidentes ocasionados pela prática de esportes a seguradora reembolsa os gastos de despesas médicas e hospitalares.

Remessa para Fiança Judicial para Acidentes de Trânsito

Em caso de prisão ou detenção indevida por parte do governo extrangeiro, a seguradora faz o reembolso ou empréstimo de despesas legais, como custo de fiança.

Convalescença em Hotel

Caso haja determinação médica de que o segurado está impossibilitado de seguir viagem ou de retornar para casa, por motivo de acidente ou doença súbita, a seguradora reembolsa despesas com as diárias do hotel e alimentação. Respeitando o máximo de valores e diárias estabelecidos em contrato.

Passagem Aérea Ida e Volta para Um Familiar

Se o segurado estiver viajando sozinho e os médicos julgarem necessário que o mesmo fique hospitalizado mais de 48 horas, a seguradora cobre o valor de um bilhete de passagem aérea de ida e volta para um acompanhante.

Hospedagem de Acompanhante e ou Familiar

Se de acordo com determinação médica o segurado tiver sofrido algum acidente ou doença súbita e estiver viajando sozinho ou com menores, a seguradora reembolsa os gastos com hotel e alimentação de um acompanhante. Assim esse seria tipo um complemento ao item anterior.

Dica esperta:

Pesquise sempre seu seguro viagem em sites comparativos, porque como eles fecham grandes quantidades diárias, eles conseguem vender planos das seguradoras mais baratos que as próprias. Fora isso, ao pesquisar em sites comparativos você consegue comparar várias planos de diferentes seguradoras em uma só página. Os comparativos que eu recomendo são a Real Seguro Viagem e o SegurosPromo. Nesse último você ganha 5% de desconto se usar o cupom OLHOSDETURISTA5 e mais 5% se pagar por boleto.

Atenção!

Esse artigo tem como objetivo explicar de maneira mais simples e resumida o que o seguro viagem cobre e como funcionam as coberturas, porém, não substitui uma boa leitura e interpretação do contrato e atenção às “letras miúdas” das seguradoras. Além disso, é importante não apenas entender as coberturas, mas também observar se os valores que elas cobrem são bons.

Essa é uma ideia geral da maior parte das coberturas de seguro viagem. Há outras, mas separei essas por acreditar que elas são as mais importantes para a maioria das pessoas.

Algumas seguradoras trabalham inclusive com serviços personalizados que funcionam como uma espécie de consultoria turística. Porém acredito que se você está aqui no blog pesquisando por conta própria, vai conseguir tranquilamente se virar com reservas de hotel, roteiros e etc. Por isso espero ter ajudado!

Se tiver alguma dúvida sobre o que o seguro cobre e sobre as coberturas, pode mandar ai nos comentários! Ou se preferir, manda uma mensagem direta lá no insta @olhosdeturista que eu respondo super rapidinho! 🙂

Leia também: Como achar Seguro Viagem barato e bom? 

E aí viajantes, não querem perder essas dicas e explicações sobre os tipos de coberturas de seguro viagem? Então salva a imagem abaixo no seu Pinterest para deixar esse link guardadinho! 🙂

Já se perguntou o que o seguro viagem cobre? Confira no artigo quais são os tipos de coberturas de seguro viagem. Explico quais são obrigatórias, básicas ou adicionais. E como funcionam coberturas de despesas hospitalares, bagagem, hospedagem para recuperação e ainda tem desconto no post. #seguroviagem #coberturasdeseguro
Salve esse PIN para não perder essas explicações sobre as coberturas de Seguro Viagem

7 comentários em “O que o seguro viagem cobre? Tipos de coberturas dos planos”

  1. Pingback: Cotação de Seguro Viagem: veja a melhor maneira de cotar | Olhos de Turista

  2. Pingback: Seguro Viagem Nacional vale a pena? Como contratar? | Olhos de Turista

  3. Seguro de viagem é que nem plano de saúde. Dá pena de pagar, mas a gente torce para nunca precisar usar. Só quem já precisou usar um seguro fora do país sabe como é importante ler todas as “letras miudas” e entender bem o contrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima