Viajar verde e ser um viajante ecologico andando de bike

Turismo Responsável

8 dicas para viajar verde e ser um viajante ecológico

Se você está lendo esse artigo é porque provavelmente ama viajar e se interessa pelo menos um pouquinho em viajar verde. Felizmente além de simplesmente se importar, você pode começar a fazer a diferença, tornando-se um viajante ecológico.

Segundo a World Travel & Tourism Council a indústria do turismo representa 10% do PIB mundial e é um dos setores que mais empregam no mundo. Infelizmente como a vida não é só flores, a indústria do turismo contribui bastante para as emissões de gases com efeito estufa (através do transporte de turistas) e na produção de resíduos.

A boa notícia é que como toda indústria quem a alimenta somos nós, então cabe a nós mudarmos nossos hábitos para que ela se adapte e faça melhorias para diminuir os efeitos no meio ambiente.

Curso de fotografia online completo

Mudar os hábitos não é uma tarefa fácil, eu sei! Eu mesma apesar de estar escrevendo sobre isso, não sou nenhuma santa ambiental, mas acredito que a partir do momento que forçamos algumas mudanças, isso passa a ser um hábito natural e constante. Ou seja, vale muito a pena dar os primeiros passos. Então sem mais “enrolação”, bora para algumas dicas boas para viajar verde e ser um viajante ecológico!

 

#1 Viajar verde escolhendo o transporte menos prejudicial

 

Viajar verde escolhendo o transporte menos prejudicial
Imagem Pixabay.

Os meios de transporte são os maiores vilões de viajar verde, principalmente os aviões que produzem uma quantidade trágica de gases no meio ambiente. Por isso, sempre que possível, escolha as vias terrestres como ônibus, trem, e até carro no caso das caronas solidárias. Oferecer carona ou pegar carona ajuda a diminuir a quantidade de veículos em transporte, além de ser excelente para dividir os custos das suas viagens.

Outra atitude muito legal é escolher “turistar” a pé ou de bike. Eu particularmente já amo naturalmente vasculhar cada cantinho dos lugares que vou a pé! Sempre que viajo saio cedinho e fico o dia inteirinho andando para cima e para baixo pela cidade. Não prejudico o meio ambiente e ainda queimo umas calorias! =)

 

#2 Viajante ecológico dispensa descartáveis

 

Viajante ecológico dispensa descartáveis
Imagem Pixabay.

Apesar de voar de avião não se encaixar com a proposta de viajar verde, às vezes é inevitável certo? Mas calma que ainda tem como você liberar seu viajante ecológico interior! Afinal vocês já repararam a quantidade de lixo que um voo produz? Voos de longa distância oferecem refeições que mais vem plástico do que comida. É chocante! Infelizmente as opções para evitar isso não são muitas, mas já ajudam um pouco e servem para qualquer outro estabelecimento que também sirva refeições através de descartáveis. Procure andar sempre com seus próprios talheres, utilizar apenas um copinho para bebidas (preferencialmente trazer o seu) e recusar o que você considerar excesso de plástico ou não for consumir. Evite também comer em fast-foods, que além de não serem nada saudáveis, costumam servir a comida em materiais descartáveis. 

 

#3 Viajar verde levando a própria garrafinha de água

 

Muitas pessoas quando viajam ficam comprando garrafinhas de água o tempo todo, o que desde sempre eu sou contra. Primeiro porque cada garrafinha dessas é um golpe forte contra o meio ambiente e segundo porque é um gasto de dinheiro que podia ser evitado. Vamos combinar que garrafinha de água não está barato não vai! Quem me conhece sabe que além de viajar verde também sou chegada em viajar barato. Por isso aproveite para preservar o meio ambiente e sua carteira. =)

O único porém dessa história é se você for viajar para lugares que a água de torneira não é considerada limpa e que não é fácil encontrar água filtrada. Nesse caso você tem 3 opções: ferver a água e encher a garrafinha antes de sair de casa; comprar uma garrafinha com purificador interno; usar clorin ou iodo para limpar a água (não exagere no uso desses).

O legal também de ter sua própria garrafinha é usar uma de aço inoxidável, que diferente da garrafa de plástico, você não precisa se preocupar em beber resíduos do material.

 

#4 Viajante ecológico usa copo reutilizável para café e afins

 

Viajar verde levando a própria garrafinha de água
Imagem Pixabay.

Sabe aquele café típico americano? Aquele que pedimos e saímos andando com o copo pela cidade bebendo e tocando a vida. Pois é, isso acontece em diversas partes do mundo e imagina só o consumo diário só nisso! Como ninguém aqui quer deixar de ter esse prazer de tomar um café enquanto sair para conhecer a cidade (ou mesmo na nossa própria cidade), que tal comprar um copo reutilizável para esse propósito? Além dele ter a sua cara, você ainda pode aproveitá-lo para outras bebidas. =)

 

#5 Viajante ecológico apresenta tickets pelo celular

 

Viajante ecológico apresenta tickets pelo celular
Imagem Pixabay.

Além de ser uma baita agressão ecológica, imprimir tickets de reservas, atrações e passagens não é nenhum um pouco prático. O mundo evoluiu muito com relação ao o uso de smartphones que são usados constantemente para apresentar passagens aéreas e reservas de hotéis e atrações. Use a abuse desse recurso! Use-o inclusive para salvar os seus documentos, procure sempre deixar eles no seu celular e email para acessá-los facilmente em caso de perda ou roubo. Claro que não é a mesma coisa que ter os originais ou mesmo a cópia autenticada, mas pode te ajudar muito em uma situação como essa. Viajar verde também é cuidar de si. =)

 

#6 Ecobag para viajar verde e para a vida

 

Sempre quando viajamos acabamos fazendo compras no mercado e claro que para viajar verde não dá para dispensar a sua ecobag na viagem. Procure leva-la com você quando sair para explorar a cidade, assim você terá como levar suas compras sem ter que usar sacos plásticos, que são uma verdadeira aberração para o meio ambiente.

 

#7 Viajante ecológico tem atenção aos Produtos de higiene pessoal

 

viajar verde levando os próprios produtos de higiene pessoal
Imagem Pixabay.

Sabe aquela miniaturas de shampoo, condicionador e sabonete de hotel que todo mundo adora? Passe a odiar elas e deixar de usá-las. A lógica é simples: é muita embalagem para pouco produto. O ideal para você não precisar carregar o peso do seu shampoo/condicionador é comprar aquelas miniaturas que servem de refil. Vantagens: você não carrega tanto peso e ainda usa o shampoo/condicionador que você já está habituado(a). Inclusive o seu é provavelmente bem melhor do que esses. O mesmo serve para o sabonete.

Outras coisas que você pode fazer que vão além de viajar verde, é mudar algumas coisinhas nos seus hábitos regulares:

  • Optar por maquiagens não testadas em animais;
  • Usar marcas que trabalhem com refis;
  • Usar protetor solar e repelente que não prejudiquem o meio ambiente quando for entrar no mar ou cachoeira;
  • Não usar nenhum tipo de aerossol, que é uma embalagem que contém elementos químicos muito mais perigosos que as outras;
  • Mulheres, usem coletor menstrual. Sério, eu uso e amo! Demora um pouco para se adaptar, mas depois é só alegria. Imagina a quantidade de descarte de absorventes que vocês vão evitar para o resto da vida. O coletor tem validade de 10 anos, ou seja, você vai descartar um coletor só de 10 em 10 anos. =)

 

#8 Viajar verde com operadores responsáveis

 

Viajar verde com operadores responsáveis
Imagem Pixabay.

Antes de escolher um operador turístico, investigue se a empresa é simpática à causa ecológica. Felizmente existem várias empresas voltadas para o ecoturismo.

Tenha muito cuidado com passeios de elefante, fotos com tigres, mergulhos com tubarão-baleia. Procure saber se essas atrações são livres de crueldade, entenda melhor sobre o assunto lendo: Atrações com animais silvestres: descubra o que está por trás.

Os operadores responsáveis não perturbam a vida selvagem e colocam os animais e o meio ambiente em primeiro lugar do que o lucro. Apoie quem trabalha pensando no planeta e não apenas em si próprio.

Veja também: Plásticos nos oceanos: o fim do turismo nas praias?

E aí viajantes, gostaram das dicas para viajar verde? Quem aí já é um viajante ecológico? Me conta nos comentários!

Salve a imagem abaixo e ajude a compartilhar esses hábitos e bora unir mais pessoas para melhorar o mundo! =)

Dicas e truques para viajar verde e ser um viajante ecológico. Confira pequenos hábitos que você pode mudar e ajudar a preservar o meio ambiente quando viaja!
Imagem Pixabay.
VAI VIAJAR? AJUDE A MANTER O BLOG RESERVANDO COM NOSSOS LINKS!

Para ajudar o blog basta fazer as suas reservas utilizando os links abaixo. Assim o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

 Reserve sua Hospedagem em qualquer lugar do mundo
 Ganhe R$100 de crédito na sua primeira hospedagem no Airbnb
    Alugue Carro e viaje com mais liberdade
   Compre online ingressos para as atrações e evite filas

Aproveita também para dar aquela força e acompanhar os Olhos de Turista nas Redes Sociais:
 

Olá, meu nome é Luiza Cardoso! Sou a blogueira e idealizadora do Olhos de Turista. Amo viajar pelo mundo e levar minha vida nesse estilo libertador! Ter olhos de turista para mim é observar e admirar todos os cantinhos do planeta, desde o trajeto de casa até a volta ao mundo! :D