Viajar no inverno X Viajar no verão

Viajar no inverno ou viajar no verão: qual é a melhor escolha? Esse é o tipo de pergunta que nunca terá uma resposta “certa”. Afinal, a melhor época para viajar depende muito do destino, da temporada do local, das atrações e das preferências de cada um. Concordam?

Apesar disso, não dá para negar as características dessas estações e as dificuldades e facilidades que as duas exercem nas nossas vidas. Por isso resolvi brincar de comparar algumas situações que passamos quando viajamos nessas duas épocas diferentes.

1.Passeios ao ar livre

 

Viagem sem colocar a cara para fora, não é viagem. Quando viajamos estamos muito sujeitos ao clima e se os dias forem poucos, fica ainda pior, porque não dá para escolher ficar na hospedagem a viagem inteira. Por isso mesmo é tão importante olhar o calendário e o perfil do destino na hora de escolher quando viajar.


 

Viajar no inverno:

 

Dependendo da situação, viajar no inverno pode ser a melhor escolha. Existirem vários destinos que a temporada é no inverno, justamente por ele ser o principal motivo do turismo, como em cidades com pista de ski ou lugares romantizados por causa do frio. Apesar disso, não dá para negar que um ventão e neve na cara é bem desagradável. A gente fica como? Que nem o Jon Snow:

Viajar no inverno
Via Giphy

Viajar no verão:

 

Bota a cara no Sol, querida! Sol na praia é uma beleza,  mas quando esse não é o caso e não há nenhum cantinho para se refrescar, a sensação é que vamos virar picolé derretido, né não? Na real, mesmo na praia, o extremo calor também incomoda bastante. Algumas pessoas mais do que outras, só que acredito que ninguém curte muito transpirar demais e o Sol torrando a cabeça.

viajar no verão
Via Giphy

2. Roupas

 

O clima da viagem interfere completamente na escolha de o que levar na mala de viageme consequentemente na quantidade de peso e volume a ser carregado. Por isso eu não poderia deixar esse fator de lado nesse comparativo.

 

Viajar no inverno:

 

roupas em viagem no inverno
Via Giphy

Para mim viajar no frio tem dois pontos bem negativos: carregar peso e veste e desveste de muita roupa. Como toda mochileira, sou daquelas que faz questão de viajar leve, porque ninguém merece carregar mochilão pesado nas costas. Infelizmente viajar no inverno não ajuda muito nessa missão, já que obviamente as roupas de inverno são bem mais pesadas do que as de verão. Fora isso só de pensar no tira e põe de várias camadas de roupa já dá preguiça.

Curte as minhas viagens? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

 

Viajar no verão:

 

Roupas viajar no verão
Via Giphy

Não sei vocês, mas uma das coisas que mais gosto sobre viajar no verão é a liberdade de vestir poucas peças. Um short e uma blusinha e prontinho, pronta para explorar. haha! Rápido, prático e sem estresse de combinar muita coisa. Fora a mala que é provável que fique leve. ^^

 

3. Esportes

 

Viajar e se aventurar é uma ótima pedida! Não sou boa em esportes que exigem muita coordenação, porém uma das coisas que amo fazer nas viagens é praticar os vários esportes de aventura que não exigem conhecimento prévio ou que são acompanhados de um profissional. Como: paraquedas, paraglider, tirolesa, rafting, bungee jump, mergulho, stand up paddle, etc.

Alguns são possíveis fazer apenas em condições climáticas específicas ou preferencialmente na condição ideal. Ou seja, mais um super fator que a escolha de viajar no inverno ou de viajar no verão irá caracterizar sua viagem.

 

Viajar no inverno:

 

viajar no inverno esportes
Via Giphy

Quer esquiar ou praticar snowboard em neve de verdade? Só há um jeito: destino com neve e no inverno (às vezes até tem em outras estações, mas não é tão comum). Quando o foco são esses esportes, viajar no inverno é escolha certa.

 

Viajar no verão:

 

esportes no verão
Foto por Jason Blackeye no Unsplash

Praia, Sol, verão, tem época mais gostosa para praticar esportes aquáticos? Nada como tirar o melhor proveito possível do mar. Então como não disser que esses esportes são um atrativo e tanto em viagens no verão, né? ^^

 

4. Paisagem

 

A estação influência até na visão que se tem da paisagem. Uma mesma cadeia de montanhas poderá ter aparências completamente diferentes conforme as estações. Um jardim florido na primavera será tomado por um enorme tapete  branco no inverno.

Há destinos que as diferenças são tão grandes, que as pessoas desejam ir visitar uma vez em cada estação. Cada uma com uma experiência diferente da outra.

 

Viajar no inverno:

 

paisagem ao viajar no inverno
Via Pixabay

Tons frios, árvores secas, dias curtos… paisagens deslumbrantes! Época em que o sereno das cores transmitem tranquilidade. Fora a tranquilidade de destinos que a temporada é no verão, deixando para o inverno a ausência de filas, preços superfaturados e ambientes lotados.

 

Viajar no verão:

 

Viajar no calor
Foto por Jcob Nasyr no Unsplash

Tons quentes, arvores floridas, dias longos… paisagens também deslumbrantes! Aquela época que o azul do mar, o amarelo do Sol e o verde das folhas fazem nossos olhos brilharem. Trazendo com isso momentos inesquecíveis de relaxamento e refrescância nas águas do mar.

 

5. Disposição

 

Esse é aquele item que dá briga: o que tira mais a disposição, o frio ou o calor? Essa é o tipo de pergunta que divide opiniões, há quem se sinta mais mal em um do que no outro. Fora pessoas como eu, que se sentem indispostas nos extremos dos dois! haha!

Viajar no inverno:

 

disposição ao viajar no inverno
Via Giphy

Defensores do inverno, vocês não podem negar que o frio dá uma preguiçinha danada de sair para rua, vai! Aquela vontade de ficar de baixo do cobertor domina. Mesmo ao viajar, que é maravilhoso, às vezes depois de muitos dias turistando no frio, quase dá vontade de tirar férias nas férias. haha!

 

Viajar no verão:

 

Disposição para viajar no verão
Via Giphy

Calor extremo é complicado, mas na praia é só alegria. A sensação de se refrescar é maravilhosa e te dá um pique danado. O duro é quando não temos esse recurso disponível, tipo caminhando de baixo de Sol pelo deserto, que pode rolar até miragem. haha! Ou quando vamos dormir e está tanto calor que não conseguimos. Oh céus!

 

6. Comidas e bebidas

 

Sim, até as comidas, bebidas e aperitivos sofrem influência do clima. Ahh Luiza, mas não é cultural? Opa, é sim… mas quem disse que até a cultura não é em parte consequência do clima? Não é coincidência que no Brasil (país quente) se bebe mais cerveja e em alguns países europeus se bebe mais vinho. Muitas vezes isso se dá inclusive por conta da produção, que é melhor por conta do clima. Como o vinho do Porto (em Portugal) que só é possível por causa do clima único de lá.

 

Viajar no inverno:

 

Já percebeu que um bom vinho, queijos, massa e sopas são uma ótima pedida pro inverno? Uma das minhas partes preferidas de viajar no inverno, porque além de dar uma esquentada, ainda é uma delícia. Esse é apenas um exemplo relacionado ao inverno, mas uma coisa é certa, friozinho dá umaaa fomeee! Sem dúvidas o inverno aguça o apetite e parece dar até mais gosto para as comidas. 🙂

 

viajar no frio
Via Pixabay

Viajar no verão:

 

Não sei vocês, mas para mim o verão é época dos líquidos. Seja por bebidas, frutas, sorvetes… tudo para se refrescar! Acho que viajar no verão é até mais econômico, porque não dá vontade de comer um monte de coisas. Fora que as refeições são mais leves, um peixinho acompanhado de uma saladinha e tá tudo certo. Quem concorda? haha

viajar no verão cerveja
Foto por Wil Stewart no Unsplash

E aí viajantes, curtiram esse comparativo? Compartilhem a opinião de vocês nos comentários!

Se você curtiu esse artigo, é provável que também goste desse: Viajar solteiro x Viajar namorando

Aproveita para salvar a imagem abaixo no Pinterest e me seguir no insta @olhosdeturista

Viajar no inverno e viajar no verão são experiências completamente diferente. Comparativo de viagem no calor e no frio.

 

13 comentários em “Viajar no inverno X Viajar no verão”

  1. Pingback: Dicas e sugestões para onde viajar e aproveitar o verão na Europa

  2. Pingback: Dicas e sugestões para onde viajar e aproveitar o verão na Europa

  3. É difícil mesmo…Depende o que tá procurando. Voajar num mega frio pode ser ruim, mas num calor de 40 graus também (Já pegamos até 48 graus em Sevilha!!!). Mas às vezes dá para pegar promos de hotel muito boas. Hotel em Londres no verão custa uma fortuna. No inverno dá para achar coisas muito baratas.

    1. Exatamente! Essa questão de alta e baixa temporada influência bastante mesmo. E com certeza, os extremos matam a gente! haha! Por isso que não dá para escolher realmente o que é melhor ou pior, apenas comparar ambos. haha!

  4. Tanto no inverno como no verão têm vantagem e desvantagem, mas depende muito do destino, eu na verdade prefiro mesmo um meio termo entre primavera e outono, mas bem que aqui no Brasil a gente não sinta muita diferenças dessas estações, mas alta temporada e baixa é outra coisa que presa demais, sempre estou indo em lugares famosos no inverno no verão, só praia que é aquela que não têm como fugir do sol.

    1. Haha! Com certeza Deisy, a gente acaba escolhendo as vezes por uma questão da temporada, para fugir da alta e assim gastar menos e se livrar do tumulto.
      Não dá para escolher realmente o que é melhor ou pior, mas é divertido perceber algumas situações que cada clima nos faz passar. kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima