Se você está planejando uma viagem para a Europa, deve estar se perguntando o que é Tratado de Schengen e Seguro Schengen. Isso porque os países que pertencem a esse tratado, criaram uma regra de que para entrar nesses países, o turista é obrigado a ter contratado um seguro viagem.
O que é Tratado de Schengen?
O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países europeus, em que o objetivo basicamente é liberar a livre circulação dos visitantes entre os países participantes. Isso que nos permite ficar entre esses países durante 90 dias, sem precisar passar na imigração de todos eles. Já que uma vez que você pise em solo Schengen, as viagens entre os países do tratado, serão consideradas domésticas.
Além disso, o Tratado de Schengen também estabeleceu a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem para visitar esses países. O valor mínimo da cobertura é de 30 mil euros. Essa regra serve para garantir que o visitante tenha condições financeiras de pagar por despesas médicas, em caso de necessidade.
Leia também: Cotação de Seguro Viagem: veja a melhor maneira de cotar
Quais pais participam?
Os países que participam do Tratado de Schengen são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
Os únicos países europeus que não participam do Tratado atualmente são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária.
Porque o Seguro Viagem é obrigatório para os países do Tratado de Schengen?
O Seguro viagem é obrigatório para os países do Tratado de Schengen simplesmente para que eles tenham uma garantia de que se algo ocorra ao visitante, ele poderá arcar com os custos hospitalares. Já que dependendo do procedimento a conta pode sair bem cara!
Inclusive pela mesma razão, a exigência é de que esse seguro viagem tenha cobertura de no mínimo 30 mil euros. O que sinceramente, dependendo do ocorrido pode nem ser o suficiente.
É necessário apresentar a apólice do Seguro Schengen à imigração e ela precisa cobrir acidentes, enfermidades e repatriação.
Como achar um seguro viagem válido para o Tratado de Schengen?
Para achar um seguro viagem válido basta procurar em sites como o SegurosPromo e a Real Seguro Viagem. Esses sites comparam vários planos de diferentes seguradoras, o que facilita muito a vida. Ao pesquisar através desses sites selecione “Europa” no campo de destino, assim serão mostrados apenas planos válidos para o Tratado de Schengen. Bem simples.
Dica: O SegurosPromo tem 5% de desconto em pagamentos por boleto e usando o cupom OLHOSDETURISTA5, você ganha mais 5% de desconto.
Se for pesquisar em outros sites, atente-se aos nomes. Algumas seguradoras usam o nome “seguro schengen” para facilitar a compreensão. Se quiser garantir ainda mais que vai contratar o seguro correto, veja o valor mínimo da cobertura, que como eu disse, tem que ser de 30 mil euros.
Para encontrar um seguro viagem schengen mais barato, confira esse artigo: Como achar seguro viagem barato e bom
E aí viajantes, ficou alguma dúvida sobre o que é o Tratado de Schengen? Pode perguntar nos comentários ou se preferir, manda uma mensagem direta lá no insta @olhosdeturista, assim eu respondo rapidinho! 🙂
Curtiu esse post? Salve a imagem no Pinterest, assim você acessa ele sempre que precisar! ♥
Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista
Pingback: Seguro viagem internacional: quanto custa? Para que serve?
Pingback: Melhor seguro viagem: 8 passos para achar o seguro ideal