San José Costa Rica o que fazer

O que fazer em San José, capital da Costa Rica? Guia completo!

Se você planeja conhecer a Costa Rica, sem dúvidas irá pisar em San José, capital do país. No entanto, será que vale a pena passar alguns dias na capital? Isso vai depender muito do seu tempo disponível para conhecer o país. No geral, eu recomendo passar 1 ou 2 dias na capital. Mas afinal, o que fazer em San José? Descubra nesse artigo todas as dicas!

Sobre San José Costa Rica

San José, a capital da Costa Rica, está localizada na parte central do país, na região do Vale Central e a 1.172 metros de altutide.

San José capital da Costa Rica

A cidade se distingue bastante do restante do país, que tem como principal atrativo a exuberante natureza. Isso porque San José é a maior cidade da Costa Rica e maior centro político e econômico. Dessa forma, seus pontos turísticos giram em torno de sua arquitetura, que conseguiu preservar alguns bairros coloniais com predominância do estilo neoclássico.


O que fazer em San José Costa Rica?

A maioria dos pontos turísticos de San José ficam no centro da cidade ou próximo dele. Há muitas opções de parques, praças, monumentos e edifícios do período colonial, além disso dá para fazer passeios bate e volta para regiões próximas. Veja abaixo as principais atrações:

Avenida Central

A Avenida Central de San José é a rua mais antiga da cidade. É nela que fica o principal centro econômico, comercial e cultural da capital da Costa Rica.

Por isso, é sem dúvidas um dos lugares que você deveria dedicar algumas horas ou minutos para passear pela movimentada calçada e observar os prédios, o movimento e se desejar, as vitrines.

Parque Central San José

Na Avenida 2 fica o Parque Central de San José, uma importante praça da cidade, formada por algumas esculturas, uma pequena área verde e muitos bancos para sentar.

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

De noite costuma ter alguns eventos de música, teatro ou dança com artistas locais, o que faz das noites bem agitadas por lá.   

Catedral Metropolitana de San José

Em frente ao Parque Central fica a Catedral Metropolitana de San José, a mais importante da cidade e também da Costa Rica.

Ela foi construída pelo espanhóis para suprir a necessidade de um templo cristão no período colonial.  

A Catedral de estilo neoclássico já passou por muitas restaurações, por causa dos efeitos destruidores de vários terremotos que ocorreram ao longo dos anos. Atualmente ela é super preservada, tanto por dentro, quanto por fora. O livre acesso é liberado ao público e são realizadas missas regulares.

Teatro Nacional da Costa Rica

Localizado na Plaza de La Cultura, fica o principal teatro de San José e da Costa Rica, considerado um verdadeiro orgulho nacional. 

Teatro Nacional Costa Rica

Além da sua importância histórica, o teatro é palco para diversos espetáculos até hoje. Aliás, sua programação é impecável, sendo escolhidos apenas apresentações de alta qualidade. 

Hoje em dia ele também passou a ser considerado uma atração turística importante de San José, já que eles oferecem visitas guiadas em espanhol e inglês todos os dias, das 9h às 16h. Para isso é preciso pagar 10 dólares por pessoa e é importante reservar com antecedência.

Mercado Central de San José

O Mercado Central de San José é outro lugar interessante para conhecer na capital. O local abriga centenas de restaurantes, lojas e barracas, com especialidades culinárias locais, por isso é uma boa opção para provar alguns pratos da Costa Rica.

Também é uma ótima maneira de sentir o dia a dia dos moradores, já que ele é bem movimentado. Além disso, ele está alocado em um antigo prédio da cidade, declarado Patrimônio Cultural.

Parque Metropolitano la Sabana

O principal parque de San José é o Parque Metropolitano La Sabana, que se destaca por seu tamanho, com 72 hectares.

É um local bastante frequentado para a prática de esportes ao ar livre ou descanso nas margens do lago. Lá também ocorrem eventos, como shows e feiras culturais. 

Se for conhecer esse parque, você pode aproveitar para ir também no Museo de Arte Costarricense ou no Estádio Nacional, que ficam praticamente dentro do parque.

Parque Morazán

O Parque Morazán é um dos espaços urbanos mais importantes de San José, onde ocorrem eventos, como apresentações teatrais e concertos.

Parque Morazan San José Costa Rica

No centro do parque, fica o Templo de la Música, que costuma ser usado como palco. Trata-se de um daqueles quiosques tradicionais que ficam no centro de praças, mas que possui uma acústica especialmente boa, ideal para esse tipo de show. Por essas e outras ele foi declarado Patrimônio Histórico da Arquitetura. 

Morazán está localizado perto do Parque España e é considerado uma das principais atrações da cidade, já que o Templo de la Música é um importante símbolo de San José. 

Museus de San José

Se você gosta de conhecer museus, confira abaixo alguns dos principais museus de San José:

  • Museo Nacional de Costa Rica: provavelmente o principal museu da Costa Rica. Nele você poderá aprender um pouco sobre a história do país com exposições arqueológicas, culturais e militares, além de admirar seu lindo edifício, que já foi quartel do antigo exército da Costa Rica. Ele está localizado na Plaza de la Democracia e o custo para entrar é de 11 dólares.
  • Museo del Oro Precolombino: esse museu conta com objetos de arqueologia dos povos indígenas da região. A principal exposição dele é a do ouro, com cerca de 688 peças de ouro pré-colombiano, mas eles também tem peças cerâmicas e líticas. Esse museu fica na Plaza de la Cultura, próximo do Teatro Nacional e custa 14 dólares para entrar. 
  • Museo del Jade: além de possuir uma extensa coleção de jade, esse museu também abrange a história da cultura pré-colombiana, com objetos arqueológicos e exposições interativas. A entrada é 16 dólares e ele está localizado na esquina da Avenida Central com a Calle 13.
  • Museo de Arte Costarricense: esse é o museu de arte que eu citei no tópico sobre o Parque Sabana. Ele tem uma série de exposições de artes criadas por artistas contemporâneos da América Central. 

Passeios de um dia em San José

Os arredores de San José possuem algumas atrações interessantes que podem ser visitadas em passeios bate e volta de um dia, seja com agências de viagem ou por conta própria. Confira algumas opções:

Tour de café

A Costa Rica é conhecida mundialmente pelo seu café de ótima qualidade, por isso os passeios em plantações de café são bem populares no país. 

Há muitas plantações nas proximidades de San José e se desejar conhecer alguma delas, achará facilmente várias opções de passeios com agências de turismo.

Veja abaixo algumas opções: 

Vulcon Irazú

O Vulcão Irazú é a principal atração nos arredores de San José, a cerca de 2 horas de distância. Trata-se do vulcão mais alto da Costa Rica, com 3.432 metros de altitude. Aliás, em dias ensolarados, é possível ver tanto o Oceano Pacífico, quanto o Atlântico do topo. Em contrapartida, em dias nublados, a visita pode ser decepcionante, devido a baixa visibilidade, tanto da vista, como das crateras. 

Vulcão Irazú Costa Rica

No topo você poderá admirar as crateras do vulcão, sendo que na principal delas formou-se uma incrível lagoa turquesa com a água vulcânica. Embora ele seja um vulcão ativo, sua última erupção ocorreu em 1994.

É importante ir bem agasalhado porque lá em cima faz bastante frio, com uma temperatura entre 5°C a 9°C. Vá também com calçados confortáveis, já que apesar da caminhada ser curta e fácil, em alguns momentos o solo será de areia vulcânica. 

Para chegar no Vulcão Irazú você pode ir de transporte público, pegando o ônibus que sai as 8h atrás do Teatro Nacional de San José, contratando um passeio de um dia com agência ou de carro.

Clique aqui para conferir um passeio que vai para o Vulcão Irazú e também passa por outras atrações nas redondezas.

Se for por conta própria, gastará cerca de 10 dólares com o ônibus e mais 15 dólares da entrada do Parque Nacional Volcán Irazú.

Vulcon Poás

O Vulcão Poás é outro vulcão localizado nos arredores de San José. Infelizmente, no momento em que eu escrevo esse post, ele está fechado para visitas, devido a alta atividade vulcânica. Por isso aconselho a verificar essa informação quando for a Costa Rica, já que o fechamento não é permanente.

Vulcão Poás San José Costa Rica

A trilha até as crateras é bem rápida e fácil e a cratera principal tem mais de 1km de diâmetro e 320 metros de profundidade.

O valor da entrada nesse parque é de 15 dólares, mas é provável que você não consiga ir por conta própria, por questões de seguranças, sendo necessário o acompanhamento de um guia. Isso porque quanto eles abrem, as vezes é sob condição de um tempo de permanência restrito dentro do parque.

Se o parque estiver aberto, você pode reservar algum dos tours abaixo (se estiver fechado, os tours ao vulcão não irão aparecer):

Valle de Orosi

O Valle do Orosi é uma das paradas que costuma estar inclusa em alguns passeios ao Vulcão Irazú. No entanto também é possível ir por conta própria.

Além do vale, o local tem uma represa hidrelétrica, diversos miradores e a vilinha da cidade, que conta com alguns restaurantes e uma igrejinha. Não é um local imperdível, mas é bem gostoso, com lindas vistas, vegetação e ar puro. 

Para ir até lá por conta própria, basta pegar um ônibus até Cartago e outro até Orosi. A viagem leva cerca de 2 horas e o ônibus até Cartago sai do Terminal Transtusa. De lá você deverá caminhar um pouco até o local de onde sai o ônibus até Orosi, para isso sugiro perguntar as direções para algum morador ou mesmo para o motorista do primeiro ônibus. 

Jardín Botánico Lankester

Entre o Vale de Orsi e San José, você poderá conhecer também o Jardim Botânico Lankester, que fica em Cartago.

Esse jardim botânico conta com várias plantas epífitas, como orquídeas, samambaias, bromélias, palmeiras, cactos, etc. Eles também tem um jardim japonês e quiosques para comer. 

O valor da entrada é de 10 dólares e o parque fica aberto todos dias das 9h às 15h30.

Catarata de La Paz

A uma hora e meia de San José, próximo do vulcão Poás, fica o complexo de cachoeiras La Paz, no Parque Natural La Paz Waterfalls Garden.

Trata-se de um parque privado com 5 cachoeiras, trilhas, jardins, observatórios, restaurantes e até quartos de hotel.

A cachoeira mais famosa é a Cachoeira La Paz, que tem 34 metros de altura. No entanto a mais alta é a Cachoeira Magia Blanca, com 37 metros. Todas contam com miradores para observação ou para tirar fotos. É possível ver algumas da estrada para La Fortuna, não sendo necessário entrar no parque. Por isso é muito comum ver muitos carros parados nesse trecho da estrada. 

Particularmente eu preferi não conhecer esse parque, já que para isso é necessário pagar uma taxa de 50 dólares de entrada ou se hospedar no hotel. Não achei que o custo benefício valeria a pena, mas acredito que se hospedar lá seja mais vantajoso, até porque o lugar é lindo. Clica aqui para conferir.

Que outros lugares conhecer na Costa Rica?

Certamente se você tem planos para conhecer a capital da Costa Rica, deve querer também conhecer outras cidades do país, certo? Por isso vou deixar minhas dicas sobre alguns dos lugares que mais gostei nas proximidades, com até 4 horas de distância. Nessa lista tem um pouco de tudo: praia, montanha, parques nacionais, vulcões e águas termais. 

Puerto Viejo

Para quem quer conferir como são as praias do caribe da Costa Rica, Puerto Viejo é uma cidade encantadora e que serve como base para conhecer diversas praias do litoral leste.

Puerto Viejo caribe

Outro ponto que me faz recomendar essa cidade é a sua atmosfera, que é bem única e diferente de outros lugares na Costa Rica. Isso porque Puerto Viejo tem aspectos muito semelhantes a cultura jamaicana. A presença do reggae, por exemplo, é bem forte e o estilo de vida “pura vida” da Costa Rica é bem presente nessa charmosa vila. 

Puerto Viejo é a cidade dessa lista que fica mais distante de San José, a cerca de 4 horas de viagem de carro. Há também saídas de ônibus que vão direto para lá.

Quer mais dicas sobre lá? Então leia também meu artigo sobre o que fazer em Puerto Viejo!

La Fortuna

Essa cidade é bem conhecida por estar localizada próxima de um dos mais famosos vulcões da Costa Rica, o Vulcão Arenal. Além disso, La Fortuna é um ótimo ponto base para conhecer o famoso Rio Celeste, algumas águas termais e é excelente para a prática de esportes de aventura.

Arenal La Fortuna

La Fortuna fica no norte do país, na Provincia de Alajuela, a cerca de 3 horas de carro de San José. Se não tiver tempo de passar alguns dias na cidade, há passeios bate e volta de um dia que passam por algumas das atrações. No entanto eu recomendo que fique pelo menos 2 noites na cidade, para aproveitar melhor. 

Se quiser saber mais sobre lá, leia também o artigo completo sobre La Fortuna!

Monteverde

Se você gosta de destinos nas montanhas, com certeza vai gostar bastante de Monteverde, que está localizado colado a uma vasta floresta tropical. 

Todas as atrações da cidade estão relacionadas com a floresta, com inúmeras opções de trilhas, esportes de aventura e as famosas pontes suspensas da Costa Rica, que são um verdadeiro charme!

Monte Verde Costa Rica

Monteverde está localizada no estado de Punta Arenas e a 3 horas de carro de San José. 

Por estar localizada nas montanhas e próxima do Bosque Nuboso, Monteverde costuma ter uma temperatura mais amena do que grande parte do país. Inclusive, quando eu estive lá, cheguei a pegar um frio bem chatinho.

Manuel Antonio 

É em Manuel Antonio que fica um dos parques nacionais mais populares da Costa Rica, o Parque Nacional Manuel Antonio. Trata-se de uma reserva florestal costeira, beirando o litoral pacífico, ou seja, uma mistura de floresta com praia, bem no estilo que eu tanto amo da Costa Rica.

Parque Manuel Antonio

Fora isso, não há muito mais o que fazer na cidade, mas mesmo assim, vale a viagem de 2 horas e meia de San José. No entanto, se for fazer bate e volta, eu recomendo fortemente que chegue no parque um pouco antes de abrir (7h) para não pegar fila e aproveitar melhor, já que eles fecham às 16h. Além disso, vá ciente de que a entrada do parque custa 16 dólares. 

Jacó

O destino mais próximo de San José nesta lista é Jacó, uma pequena cidade litorânea, a 1 hora e meia de distância. 

pôr do Sol em Jacó

A praia é boa para surf, mas mesmo quem não surfa gosta de passar alguns dias na cidade para curtir a tranquilidade da praia. Além disso, o pôr do Sol de Jacó é de tirar o folego. Aliás, eu costumo falar bastante sobre como os pores do sol das praias do Oceano Pacífico da Costa Rica foram os mais lindos que já vi.

Quantos dias ficar em San José Costa Rica?

Roteiro de 2 dias em San José Costa Rica

Depois de ler esse artigo, você deve ter notado que não há muito o que fazer em San José. Por isso, eu recomendo ficar apenas 2 dias na cidade e deixar mais dias para conhecer outras partes da Costa Rica. 

Como sugestão, deixo abaixo uma dica de roteiro de 2 dias por lá!

Roteiro de 2 dias em San José Costa Rica

1° Dia: caminhar pelos pontos turísticos do centro de San José + Museus
2° Dia: passeio de um dia para o Vulcão Irazú + Valle de Orosi + Jardín Botánico Lankester

Dias extras: se tiver aberto, passeio para o Vulcão Poás + Cachoeira La Paz + Tour de café

Como se locomover por San José Costa Rica?

Apesar de San José ser uma cidade grande, achei bem tranquilo e instintivo se locomover por lá. Confira abaixo algumas maneiras de se locomover pela cidade:

A pé: como as principais atrações turísticas ficam no centro de San José, é possível caminhar de um ponto ao outro. Alguns lugares, como o Parque Sabana, ficam mais distantes do centro, mas entre uma parada e outra, você acaba nem sentindo que está andando tanto. Por isso eu recomendo conhecer San José a pé, se caminhar não for um problema para você. 

Transporte Público: há muitos pontos de ônibus no centro da cidade e a locomoção é fácil, mas lembre-se que como toda cidade grande, é possível que você pegue trânsito. San José também tem linhas de trem, daqueles ao ar livre. Eles fazem os trajetos até as cidades mais próximas, mas também fazem algumas paradas ao longo da cidade. 

Ônibus de Turismo: uma ótima opção para se locomover em San José se você tem pressa e quer conhecer o máximo possível da cidade, é o ônibus panorâmico de turismo. Se você optar por fazer esse passeio, eles irão te buscar no seu hotel e seguir um roteiro pela cidade, passando por vários lugares. O tour leva de 4 a 5 horas e o almoço está incluso no pacote.

Clique aqui para entender melhor como funciona e reservar online.

Táxi/Uber: se for sair de noite por San José, a melhor escolha é pegar um táxi ou Uber, por motivos de segurança. As ruas de lá não costumam ser muito movimentadas, exceto as ruas boêmias. A Costa Rica, no geral, é considerada bem segura, mas San José não, especialmente de noite. 

Carro: muitas pessoas optam por alugar carro para viajar pela Costa Rica, uma vez que o transporte de ônibus entre cidades é complicado (mas não impossível). Se essa for a tua ideia, o ideal é que você alugue um carro em San José, já que a oferta lá é maior. Nesse caso, você pode considerar pegar o carro também para conhecer a cidade. 

Clima em San José Costa Rica

O clima em San José é ameno durante todo o ano, com temperaturas diárias entre 19°C e 27°C.

A estação de chuvas acontecem de Maio a Novembro, enquanto a estação seca vai de Dezembro a Abril. Sendo que Março e Abril é o período que mais faz calor. 

Moeda da Costa Rica

O colón é a moeda oficial da Costa Rica, mas o dólar americano também é aceito em qualquer parte do país. Todos os estabelecimentos estão preparados para receber dólar, embora o troco seja sempre em colón e você pode acabar perdendo um pouco nessa troca. Por isso, o ideal é preferir pagar sempre em colón. 

Além disso, é importante ir ciente de que a Costa Rica é o país mais caro da América Central. Na minha opinão é um país realmente caro e que possui poucas alternativas para economizar. Os valores das hospedagens são padrão, contudo, restaurantes, supermercados, bares, passeios e entradas têm preços bem elevados. Inclusive você irá notar que mesmo os parques nacionais, excluídas poucas exceções, cobram para entrar. 

O que fazer em San José Costa Rica à noite?

Sair à noite em San José é provavelmente uma das maiores atrações da cidade. Como toda cidade grande, San José tem muitos bares, baladas e restaurantes. Por isso separei alguns lugares que tive a oportunidade de conhecer em um Pub Crawl que fiz na cidade.

bares e restaurantes em San José Costa Rica
  • El Jardin de Lolita: um espaço com vários pequenos restaurantes e mesas compartilhadas, tipo uma praça de alimentação (foto acima). O lugar é super lindinho e a variedade de comida é ótima, com opções de pratos nacionais e internacionais. Os restaurantes também servem bebidas de todos os tipos, sendo uma boa opção de lugar para começar a noite, antes de conhecer as baladas da cidade. Além disso eles costumam fazer atividades no local, como exibição de filmes, feiras e até cursos . Outra coisa que achei legal é que o local fica em frente a um trilho de trem, bom pra quem curte tirar fotos. 
  • Agüizotes Gastro Pub: uma ótima opção de bar para quem busca um lugar mais tranquilo, para comer e tomar algumas bebidas. Eles tem opções de comidas individuais e de porções.
  • Bar Bahamas: esse é um bar-balada bem animado, que toda um pouco de tudo. No entanto ele é um pouco pequeno e não tem muita ventilação. Além disso, ele é bem simples, por isso pode não agradar a todos, mas é uma boa opção para quem curte lugares mais underground. O valor das bebidas são ótimos e eles fazem algumas promoções de combo.
  • La Concha de La Lora: se você curte balada latina, com certeza vai gostar desse lugar. A casa tem vários ambientes, é bem animada e as músicas variam entre reggaeton, hip hop e charanga. Curti muito!

Onde se hospedar em San José Costa Rica?

Eu fiquei hospedada em um hostel no centro da cidade que não existe mais, no entanto, os hostels mais populares atualmente entre os mochileiros são o Costa Rica Backpackers, o TripOn Open House e o Capital Hostel de Ciudad. O Costa Rica Backpackers é o mais próximo do centro e o único dos 3 que tem piscina. Já o TripOn Open House e o Capital Hostel de Ciudad são os únicos que tem café da manhã incluído.

Se você não curte hostel, o Prado Inn & Suites é uma pousada com ótimos preços e café da manhã incluído. Já se você busca hotéis, o Gran Hotel Costa Rica é um dos hotéis com melhores avaliações no centro da cidade. Uma opção de hotel simples e econômico, mas também com ótima avaliação, é o Hotel Presidente.

Dicas sobre San José Costa Rica – Importante!

  • Se você vai viajar pela Costa Rica de ônibus, muito provavelmente terá que fazer algumas “baldeações” em San José para ir de uma cidade a outra. Isso porque as cidades do leste do país não costumam ter ônibus diretos e você acaba tendo que ir para a capital para chegar em outras cidades. Para complicar um pouco mais, não há um terminal central na cidade, então você sempre terá que pesquisar de qual terminal sairá o ônibus para o destino que você deseja ir;
  • Os restaurantes com o nome “SODA” são restaurantes populares, que servem comida caseira e mais barata que os demais restaurantes. Se quiser economizar para comer, esses restaurantes serão provavelmente a melhor opção, apenas perdendo para “comida de rua”; 
  • Em San José a água da torneira é potável e segura para beber. 

Documentos para entrar na Costa Rica

  • Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela: para entrar na Costa Rica é obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarelo, emitido a pelo menos 10 dias de antecedência da sua viagem. Para isso não basta se vacinar, você deve também solicitar a emissão do certificado no site do Governo do Brasil.
  • Taxas para entrar na Costa Rica: cidadãos brasileiros estão dispensados de visto de turismo e podem ficar até 90 dias no país, a critério de liberação na imigração do país. 
  • Passaporte: o passaporte deverá ter no mínimo 6 meses de validade e tem que estar em boas condições (não pode estar rasgado ou amassado). 
  • Passagem de saída do país: para entrar na Costa Rica é necessário mostrar passagem de saída do país, seja uma passagem aérea, marinha ou rodoviária.
  • Comprovante de sustento: é necessário comprovar que você terá 100 dólares para cada 30 dias de estadia. Esse comprovante pode ser um cartão de crédito, extrato bancário ou dinheiro. 
  • Reserva de Hospedagem: embora não seja comum, é possível que a imigração peça que você apresente um comprovante de reserva de hospedagem.
  • Seguro Viagem: não é obrigatório, mas é recomendável contratar um seguro viagem para ter uma segurança em caso de necessidade. Isso porque nem sempre o atendimento hospitalar é público para turistas e no caso de você precisar de algum atendimento, as contas hospitalares podem ser exorbitantes. Eu sempre uso o comparativo da SegurosPromo, porque ele mostra os preços e coberturas de várias seguradoras e compara. 

E aí gente, curtiram as dicas sobre o que fazer em San José na Costa Rica?

Qualquer coisa manda uma mensagem direta lá no insta @olhosdeturista, que eu respondo rapidinho! Aproveite para me seguir e acompanhar minhas próximas aventuras!

Quer consultar esse artigo outras vezes? Então salva a imagem abaixo no Pinterest para acessar esse link sempre que quiser!

O que fazer em San José Costa Rica? Dicas completas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima