Trilha para as 7 praias desertas em Ubatuba

Conheça 7 praias desertas em Ubatuba

Conheci recentemente a trilha das 7 praias em Ubatuba e fiquei completamente encantada por ela e acho que vale muito a pena divulgar essas maravilhas desertas do litoral norte de São Paulo.

As 7 praias ficam na cidade de Ubatuba e embora alguns as acessem por barco, o mais comum é o caminho pelas trilhas, porque assim é mais tranquilo ir de uma para a outra.

Trilha das 7 praias

Embora a caminhada de todo o percurso seja de 10km, a trilha é relativamente tranquila e dá para ser feita inteira em apenas um dia. A galera costuma chegar bem cedinho para aproveitar bem cada uma das praias.

Eu recomendo fazer o que eu fiz, começar pela praia da Fortaleza que geralmente deixam por último e acampar na praia seguinte, a praia do Cedro. O detalhe é que lá não tem camping, então tivemos que fazer um camping selvagem. A praia do Cedro é uma ótima opção nesse caso, pois tem uma ducha com água doce que o pessoal do barzinho deixa disponível para a galera, ou seja, apesar de ser um camping selvagem, banho e água potável estão garantidos. Uhuul!

A ideia foi excelente porque chegamos umas 10 horas lá e curtimos a praia o dia todo. Pudemos ver as estrelas à noite, curtir a calmaria de uma noite em praia deserta, fazer fogueira, montar uma salada comunitária, comer uma comidinha de fogareiro e ainda descansar para a trilha no dia seguinte. Nosso grupo tinha 18 pessoas e a vibe foi ótima, só faltou o violão que costuma ser de lei, mas ninguém quis levar por causa do peso. 😛

Curte as minhas viagens? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

No dia seguinte almoçamos lá mesmo e depois fizemos o caminho para o resto da trilha, passando rápido pelas outras praias e depois voltamos para São Paulo. Mas acredito que o melhor é sair bem cedinho da praia do Cedro para curtir as outras praias com calma. Nesse ponto vacilamos porque já tínhamos passado o dia anterior todo nela.

Esse é um mapinha com a rota da trilha das 7 praias.

mapinha da trilha das 7 praias em Ubatuba
Trilha das 7 praias – Ubatuba

Praia da Fortaleza

A primeira é a praia da Fortaleza, tomamos café da manhã que trouxemos e contemplamos um nascer do Sol maravilhoso. Não ficamos lá para mergulhar porque estava bem cedo e com friozinho típico de manhãzinha, mas a praia é bonita, calma e estava totalmente deserta.

Nascer do Sol na praia da Fortaleza Ubatuba

No caminho até a praia do Cedro nosso grupo acabou se dividindo sem querer e alguns foram na frente. Eu e mais alguns no grupo do meio e outros atrás. Chegamos em um trecho que ficamos em dúvida se íamos para direita ou esquerda, mas acabamos indo para esquerda porque a direita estava cheia de galhos e troncos caídos então a gente pensou que não era lá.

Andamos um pouco até chegar em uma pedra que dava no mar, então percebemos que tínhamos escolhido o caminho errado e estávamos no pontão da fortaleza. Foi bem tranquilo porque de lá voltamos e chegamos uns 40 minutos depois na praia do Cedro.

Praia do Cedro

Chegando lá percebemos que o primeiro grupo não havia chegado ainda. Apesar deles terem saído antes da gente eles chegaram uns 20 minutos depois, porque também foram pelo outro caminho, mas não perceberam o erro quando chegaram no pontão da fortaleza.

Acho que muita gente acabou cometendo esse erro, porque realmente o caminho para o pontão parece o certo, de qualquer forma a viagem não fica perdida porque é legal ver a vista e o pessoal do grupo 1 disse que o lugar que eles foram parar era bem legal também.

Praia cheia de árvores de Cedro

A praia do Cedro é muito gostosa e para mim o destaque foi a vegetação que é simplesmente maravilhosa, cheia de árvores de Cedro, motivo inclusive do nome dado a praia. O lugar que montamos as barracas era muito propício para acampamento porque a flora cobre bem e protege totalmente do sol. Eu costumava ficar deitada na canga olhando para as folhas e as pequenas aberturas do céu, foi quando percebi um catador de sonhos. Ficamos imaginando como a pessoa conseguiu colocar lá em cima. haha!

Filtro dos sonhos pendurado na árvore

O dia passou assim, entre vindas e idas ao mar, depois um banho na queda doce e curtir o luar e tranquilidade da praia.

Lua na praia do Cedro

No dia seguinte curtimos mais um pouco, almoçamos, levantamos barracas e fomos em direção das outras 5 praias.

Sem ideias do que levar para comer? Então leia também: Lista de alimentos para acampamentos e trilhas

Praia Grande do Bonete

A praia Grande do Bonete é realmente bem comprida e o Sol estava tão forte que me senti no deserto andando com roupa, mochilão e tênis. Bateu uma invejinha da galera que estava de biquini/sunga curtindo. O brilho do Sol na água estava bem convidativo. Mas já tínhamos saído muito tarde e infelizmente não ia dar para parar. Fora isso achei essa, das 7 praias, a menos interessante pela sua extensão. Gosto mais das praias menores, são mais charmosas. 🙂

andando com mochilão e tênis na praia grande do Bonete em Ubatuba

Praia do Bonete

A praia seguinte é a praia do Bonete, uma graçinha e achei a água até mais bonita do que a do Cedro, porque a do Cedro estava muito agitada. Fiquei tentada a dar um mergulho naquelas águas clarinhas e calmas, a praia também é bem do jeito que eu gosto, pequena e entre dois morros. Coloquei os pés na água e achei a temperatura uma delícia.

Praia do Bonete na trilha das 7 praias Ubatuba

Continuando em direção da praia do Peres passamos por um trecho super charmoso com uma passarela no mar. Não chegava a ser praia porque não tinha areia, mas dava para pular lá da ponta no mar e curtir aquele visual do Sol vindo na diagonal em nossas direções. Não é muito comum comentarem sobre esse cantinho, mas eu achei que vale muito a pena porque é uma delícia.

Passarela na trilha das 7 prais Ubatuba

Praia do Peres

A praia do Peres é bem pequenininha, a menor das 7 e ela também era a única que não tinha pessoas além de nós. O mar não era tão clarinho como o da praia do Bonete, mas bateu uma vontade de se encostar lá e curtir a calmaria. O que achei bem legal é que vi uma placa de aluga-se chalés e morri de vontade de passar uns tempos por lá. 🙂

Praia do Peres na trilha das 7 praias em Ubatuba

Praia do Oeste

A penúltima parada já dá para avistar antes do final da trilha, entre as árvores. Estávamos no morro lateral da praia e meio que fomos contornando ele até alcançar a praia do Oeste. Essa foi outra praia que eu me cocei de vontade de entrar. A visão já de longe daquela água super clarinha e com o brilho do Sol me fez até apertar o passo para chegar logo.

Por estar mais próximo do começo/fim da trilha, a praia do Oeste já estava um pouco mais movimentada que as outras, mas não chegava a estar cheia.

Contorno para a praia do Oeste na trilha das 7 praias em Ubatuba

Praia da Lagoinha

E finalmente a última parada, a praia da Lagoinha, que leva esse nome porque de cara a parte que chegamos tem um lago formado com a própria água do mar. A lagoa é super gostosa para ficar lá curtindo sem se preocupar com ondas ou com a profundidade. O resto da praia é super extenso e não tem tanta graça como as outras. A praia da Lagoinha tem toda infraestrutura com bares e restaurantes, além de ser bastante movimentada.

A trilha das 7 praias é uma excelente pedida para quem gosta de trekking e de natureza. Mas mesmo para quem não quer encarar a trilha, não deixe de ir porque dá para ir e voltar de barco para a praia do Cedro. Um pessoal do nosso grupo que não queria voltar pela trilha pegou o barco para ir até a praia da Lagoinha. Acredito que dê para fazer o mesmo com as outras praias.  

Valeu muito a pena conhecer a trilha das 7 praias em Ubatuba e quero muito voltar lá, mas na próxima vou deixar o domingo para aproveitar mais as outras praias. Nada que outro final de semana não resolva. 🙂

Se curtiu esse artigo, leia também: O que levar para acampar e trilhar? e passeios em Ubatuba

VAI VIAJAR? AJUDE A MANTER O BLOG RESERVANDO COM NOSSOS LINKS!

Para ajudar basta fazer as suas reservas utilizando os links abaixo. Assim o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

Hospedagem: Booking.com e AirBnb
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
   Aluguel de Carro: Rentcars.com 
 Ingressos e Passeios: Viator, Ticketbar e TourOn
Chip Internacional: Easysim4u
Câmbio: TransferWise

15 comentários em “Conheça 7 praias desertas em Ubatuba”

  1. Pingback: O paraíso não está tão longe - Maranduba, em Ubatuba.

  2. Oi! Já fui em Ubatuba e também acampei na praia do cedro, amei demais a trilha e queria voltar. Mas queria tentar outras praias, mas não sei se existe outra por lá que tenha água potável… você sabe de alguma?

    1. Ebaaa, que bom que curtiu Adelaide!
      Lá é muito lindo, super vale a pena conhecer mesmo. Tenho até vontade de ir de novo e ver como as coisas estão por lá agora. Espero que continue bom para acampar. hehe 🙂

  3. Neide Argatti Neves Zanon

    Luiza, quero morar em uma cidade praiana, mas estou em ducidadevida. Pensei em Ubatuba SP. Pois e proximo de minha cidade ( Vinhedo ), pois tenho filhos nesta cidade. Oque vc pode falar desta cidade.

    1. Olá Neide! Nunca morei em Ubatuba, mas acredito que seja uma boa cidade pra morar pq ela é relativamente grande, sem perder o sucesso e a estrutura é boa. Para o litoral norte de São Paulo acredito que é realmente a melhor opção, mas se estiver aberta ao litoral sul, Santos é uma cidade completamente estruturada e bem gostosa, o ruim é o transito em alguns momentos do dia. Espero ter ajudado!

    1. Oi Felipe, obrigada!
      Não deixamos não… pedimos pra uma pessoa nos deixar no início da trilha e nos buscar no final dela. Porém, se for deixar o carro na praia da lagoinha tem bastante lugar pra estacionar na rua, já na praia da fortaleza tem um só estacionamento que na verdade é propriedade privada dos barqueiros, que eu não sei quanto eles cobram.
      Espero ter ajudado um pouco!

    2. cara, na praia da fortaleza tem varios estacionamentos, eu prefiro o ultimo deles que é de um cara muito gente boa, é só conversar com ele q ele libera pra deixar o carro la por um preço mt tranquilo! fiquei 7 dias no cedro e deixei meu carro la

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima