Quando a gente vai para fora do país, seja por mudança, intercâmbio ou viagem longa, uma das nossas maiores preocupações é em como levar dinheiro para o exterior. Esse é um assunto importante a ser bem analisado, já que a sua escolha vai definir o valor final que você terá depois do câmbio e das taxas.
Existem várias formas de levar dinheiro para o exterior e não há uma escolha certa, mas aquela que melhor atenda suas necessidades. Outra dica importante também é não contar apenas com uma dessas maneiras, porque se um método falhar, você não terá outras opções para recorrer. Então por segurança, tenha o máximo de cartas na manga.
Na hora de escolher seu método principal, é importante levar em consideração as vantagens e desvantagens. Por isso separei tudo o que eu sei sobre 5 maneiras de levar dinheiro para fora.
Dinheiro em espécie
O método mais tradicional de todos, mas que nunca sai de moda é levar o dinheiro vivo (em espécie). Porém, é importante saber que para levar dinheiro para o exterior em espécie, a Receita Federal estipula um limite de R$10 mil em espécie ao viajar para o exterior. Qualquer quantia superior a isso será necessária apresentação do e-DBV (Declaração Eletrônica de Bens do Viajante).
Vantagens:
-
- IOF de apenas 0,38%;
-
- Gasta com câmbio uma única vez;
- Não depende de caixas eletrônicos.
Desvantagens:
- Há riscos de perder o dinheiro ou de ser assaltado/furtado.
Levar dinheiro para o exterior com Cartão Pré-Pago
Cartões pré-pagos são super práticos, porque aceitam tanto a função de débito como de saque. Como o nome já diz, você coloca dinheiro no cartão e pode usar até acabar o saldo e recarregar novamente se precisar.
Para pedir um cartão pré-pago entre em contato com o seu banco ou solicite direto pelo Visa Travel Money ou em casas de câmbio.
Vantagens:
-
- É seguro, simples e prático de usar;
-
- Você só paga a cotação quando carrega ele;
-
- Dá para carregar ele de qualquer lugar, por qualquer pessoa;
- Permite saque na moeda local.
Desvantagens:
-
- IOF de 6,38%;
- Taxa de saque alta.
Levar dinheiro para o exterior com Cartão de Crédito
Levar o cartão de crédito é uma boa se você quiser acumular pontos em programas de milhagens ou se não tem o total de dinheiro que irá gastar na viagem. Porém, é perigoso acabar gastando mais do que deveria e depois ficar cheio de dívidas.
Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista
Vantagens:
-
- É seguro;
-
- Possibilidade de juntar milhas no cartão;
- Não precisar pagar na hora.
Desvantagens:
- IOF de 6,38%;
-
- Pode acabar gastando o que não tem;
-
- O valor da fatura é imprevisível, porque a cotação será a do dia do fechamento da fatura;
- Taxa altíssima em caso de saque no caixa eletrônico.
Levar dinheiro para o exterior com Cartão de Débito
O cartão de débito é uma opção prática para levar dinheiro para o exterior, já que você utilizará ele como já usa normalmente, podendo sacar e pagar tudo de acordo com a bandeira. Porém, o problema são as taxas de saque e o elevado câmbio que os bancos praticam, além do IOF alto.
Vantagens:
-
- Pode usar a função de débito normalmente (só habilitar essa função);
-
- Permite saque na moeda local ;
- Facilidades de controlar a conta por acesso online.
Desvantagens:
-
- IOF de 6,38%*;
-
- Taxa de saque alta;
- A cotação vai depender do dia da compra e do banco.
*Exceção para clientes do Banco do Brasil que se pedirem abertura de conta no Banco do Brasil Americas, o IOF será de 0,38%
Transferir dinheiro pela Transferwise para uma Conta Multi-Moeda
TransferWise é uma empresa de transferência de dinheiro online, conhecida por praticar valores de câmbio até 8 vezes mais barato do que os praticados pelos bancos.
O detalhe atualmente sobre o Transferwise é que é necessário ter uma conta no exterior para receber esse dinheiro na outra moeda. Para isso ele inventou o seu próprio cartão de débito e conta multi-moeda, mas como essa função não está disponível ainda no Brasil, você deverá criar uma conta em outro multi-moeda. Apesar de ser mais trabalhoso, essa é a forma mais econômica de levar dinheiro para o exterior.
Eu uso a conta do Leupay, que é um banco online que recebe transferências em vários tipos de moedas, sem taxas mensais e ainda envia até 2 cartões de débito grátis para o seu endereço. Para isso basta fazer o cadastro, passando informações como nome, identidade, endereço, etc. Assim, após alguns dias eles pedirão para você fazer uma vídeo chamada para confirmar seus dados, podendo a chamada ser em português.
Vantagens:
-
- IOF de apenas 0,38% ou 1,1% se a transferência for entre contas de um mesmo titular;
-
- O câmbio praticado é o comercial, por isso é excelente;
-
- A taxa de transferência é de apenas 2.5% por cada transferência;
-
- Com o cartão de débito da Leupay dá para usar a função saque e a taxa não é alta;
- As duas empresas tem aplicativo para celular, o que ajuda a resolver tudo online.
Desvantagens:
- Se a moeda que você precisar não estiver disponível para transferência no transferwise ou na conta multi-moeda, você precisará transferir para dólar ou euro e depois trocar para a moeda local.
Leia também: Transferwise é seguro e confiável?
São realmente muitas formas de levar dinheiro para o exterior, mas a que eu acho mais vantajosa é a última, que será inclusive a que usarei no meu próximo mochilão. Porém além dela, levarei meus cartões de débito e crédito para garantir. Outra dica importante é sempre deixar 100 dólares na carteira para emergências, já que o dólar é bastante valioso e fácil de trocar. Assim se você tiver algum contratempo em lugares que não tenham caixa eletrônicos e nem maquininhas, pelo menos não ficará sem dinheiro.
E aí viajantes, gostaram dessas dicas de como levar dinheiro para o exterior? Se tiverem dúvidas podem perguntar aí nos comentários ou mandar uma mensagem direta no insta @olhosdeturista que respondo rapidinho! 🙂
Salva a imagem abaixo no Pinterest para não perder essas dicas! ♥
Pingback: Mochilão pela América Central: da Colômbia ao México | Olhos de Turista | Blog de Viagem - por Luiza Cardoso
Que ótimas informações. Está dúvida está sempre conosco na hora de viajar para o exterior!
Cartão pré-pago era uma opção tão boa e prática! Usava muito. Mas depois do iof taxando igual ao cartão de crédito abandonei… ao menor no crédito acumulo milhas. Excelente análise! Ótimo post!
Ótima matéria!!! Mesmo que pareça meio antigo, ainda prefiro levar em espécie. Acho que controlo melhor o orçamento durante a viagem.
Das opções citadas eu não conheço o TransferWise, alias fiquei bem curiosa em testar na minha próxima viagem, as taxas são bem vantajosas, mas como você falou é sempre bom ter mais de uma opção a mão e sempre algum dinheiro em espécie.
Amei a parte do Transferwise bem explicadinha. Ainda não tenho e acho que vou tentar! Uso sempre moeda em espécie e cartão de crédito mas com essa alta do dólar é preciso pensar em alternativas mais baratas.