pôr do Sol em Jacó Costa Rica

Jacó Costa Rica: o que fazer, dicas, como chegar e mais!

Cidade costeira mais próxima da capital da Costa Rica, paraíso dos surfistas amadores e destino para os festeiros de plantão, Jacó é aquele lugar que vale a pena separar alguns dias da sua viagem para conhecer! Veja nesse post tudo o que fazer em Jacó Costa Rica.

Sobre Jacó Costa Rica

Jacó Costa Rica dicas

Jacó é uma pequena cidade turística, que tem como principal atração o surf.  Apesar de ser pequena, possui infraestrutura turística completa, com hotéis, hostels, restaurantes, bares, supermercados e lojas no geral.

Além do surf, a região oferece muitas outras opções de aventura, como tirolesa, caiaque, passeios de quadriciclo e parapente. 


Onde fica Jacó Costa Rica?

Jacó está localizada no litoral da Costa Rica, no estado de Punta Arenas, a cerca de 2 horas da capital.

Jacó Punta Arenas Costa Rica onde fica

A cidade é rodeada por montanhas e possui uma única praia, a Playa de Jacó, com 4 km de extensão e areia de preta, típica das praias no litoral do Oceano Pacífico. 

Clima em Jacó Costa Rica

O clima de Jacó é úmido a maior parte do tempo, com temperatura média anual de 25ºC, mas que pode chegar até cerca de 31ºC.

San José clima

Os meses mais chuvosos são de Maio a Novembro e costuma chover bastante. Eu estive lá em Janeiro e o clima estava perfeito, não choveu nenhum dia.  

Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista

Como chegar em Jacó desde San José?

Ônibus: ir de San José à Jacó de ônibus é bem simples e há vários ônibus saindo durante o dia. A empresa que faz o transporte é a Transportes Jacó e a viagem de ônibus leva aproximadamente 2 horas. Os ônibus saem do terminal 7-10, próximo do centro de San José e custam cerca de 4 dólares por pessoa. 

Carro: se você é do time que gosta de alugar carro, a viagem de San José é bem simples e leva cerca de 1 hora e meia, mas possui pedágio. 

Shuttle (van compartilhada): a Caribe Shuttle oferece um serviço de van compartilhada que te busca na sua acomodação em San José e te leva até sua hospedagem em Jacó. A van compartilhada custa 44 dólares por pessoa e é necessário fazer a reserva com antecedência. A viagem dura de 2 a 3 horas.

Transfer: se quiser uma opção mais privada e direta, a Civitatis tem opções de transfers individuais para até 10 pessoas.

Vai passar alguns dias na capital? Então leia também: O que fazer em San José, capital da Costa Rica? Guia completo!

Onde se hospedar em Jacó Costa Rica?

Quando eu fui para Jacó eu fiquei no Hostel Room2Board, um dos melhores e mais famosos hostels da cidade. Gostei muito de lá! A infraestrutura é incrível, com piscina, bar, restaurante, um terraço maravilhoso, cozinha e sala para trabalhar.

Jacó Costa Rica onde se hospedar

Os quartos compartilhados tem armários individuais com tomada dentro do armário (para poder carregar o celular com o armário trancado), as camas são confortáveis e os quartos têm ar condicionado. Além disso, eles também tem opções de quartos privados. A noite lá é animada e de dia você pode contratar aulas de surf com eles ou fazer aulas de yoga. Eles estão localizado a uma quadra da praia. 

Outro hostel que tem em Jacó e que é uma rede muito famosa e bem avaliada é o Selina. Eu já me hospedei em outras unidades da rede deles e sempre acho bem legal e com ótima infraestrutura. 

Já se você não gosta de hostel, Jacó conta com ótimas opções de hotéis. O Hotel Ibiza é um dos mais bem avaliados e tem ótimo custo benefício e localização. Já se você quiser uma opção mais luxuosa, o Hotel Club del Mar Oceanfront é lindo, cheguei até a tomar um drink no bar deles, que fica bem de frente para a praia. 

O que fazer em Jacó Costa Rica?

Jacó é uma cidade pequena e simples, sem muito o que fazer, mas excelente para relaxar e curtir alguns dias de tranquilidade. Sua principal atração turística é a prática de surf, além disso, é a opção de praia de surf mais próxima da capital da Costa Rica.

Veja abaixo 6 coisas incríveis para fazer em Jacó:

1. Surfar/Aprender a Surfar

O primeiro item da lista não poderia deixar de ser o surf, já que Jacó é uma das principais praias de surf da Costa Rica.

Surf Playa de Jacó Costa Rica

Se você não sabe surfar, aproveite para tirar algumas horinhas do seu dia para fazer aulas. Opções de escolas de surf é o que não faltam na cidade e a praia é ideal para surfistas iniciantes.

Se você é um surfista mais experiente, não deixe de conhecer a Playa Hermosa, ao Sul de Jacó, que geralmente tem ondas mais radicais.

2. Caminhar pela praia

A praia de Jacó tem 4 km de extensão e é uma delícia caminhar com tranquilidade ao longo dela quando o Sol está mais fraco, como no começo ou final do dia.

Playa de Jáco Costa Rica

Enquanto caminhar, você verá muitos surfistas, pessoas tendo aulas de surf na areia, crianças, cachorros e pássaros. O ritmo é de praia, calmaria e descontração. 

3. Saltar de Parapente

Se você curte se aventurar, aproveite para saltar de parapente em Jacó e desfrutar da linda vista ao sobrevoar a cidade.

Paraglider Jacó Costa Rica

Nesse passeio eles te buscam na sua acomodação e te levam em um carro 4×4 até a montanha onde fica a rampa de voo.

salto de parapente Jacó Costa Rica

O tempo de voo depende bastante das condições do vento, mas de qualquer forma você terá tempo de observar a linda paisagem da floresta tropical aos seus pés e a vista da Playa de Jacó, da Playa de la Herradura e da Playa Hermosa. No final você pousará na Playa de Jacó e eles te levarão de volta para sua acomodação.

Clique aqui para conferir os detalhes deste passeio. 

4. Assistir ao pôr do Sol no El Miro

O pôr do Sol de Jacó é lindo e com certeza vale ser observado em todos os dias que você estiver na cidade. Você pode fazer isso da praia, mas recomendo separar um dos dias para subir o El Miro e curtir o pôr do Sol lá de cima. 

El Miro Jacó Costa Rica

O El Miro é uma espécie de mirante, que é acessado por uma trilha fácil de 30 minutos na montanha. Aliás, a trilha por si só é linda e você pode dar sorte de ver alguns animais, como macacos e pássaros.

Chegando lá, além de se deparar com uma vista linda, você verá algumas ruínas no local, que tiveram seus muros pintados em um grafite colorido super bonito:

ruínas El Miro Jacó

Recomendo separar um tempinho para ficar lá, assim você consegue tirar fotos e observar o pôr do Sol e a vista com calma. 

5. Tirar foto no letreiro de Jacó

Além do mirante “El Miro”, Jacó tem outro mirante que você poderá ir para ver a vista de cima da cidade, o Mirante de Jacó. Embora a vista lá não seja tão incrível quanto a vista do El Miro, é lá que fica o letreiro de Jacó, onde sempre tem um pessoal tirando fotos.

letreiro de Jacó Costa Rica

O local é simples, mas agradável e você provavelmente verá muitas araras por lá, de diferentes cores e que costumam ficar em duplas. 

Para quem vai de carro, há algumas vagas públicas para estacionar. Se for a pé, a caminhada é um pouco chata porque é na beira da estrada, mas não é muito puxada.

6. Parque de Aventuras Rainforest Pacific

Jacó tem um parque de aventuras, que fica em uma reserva particular a 6 km do centro da cidade. Eles tem diversas atividades, como teleférico (tipo bondinho), arvorismo, parede de escalada, tirolesa e trilhas. 

Parque Aventuras Jacó Costa Rica Rainforest Pacific

O valor da entrada depende do pacote que você escolher, confira aqui os pacotes

O que fazer nos arredores de Jacó?

Os arredores de Jacó também possuem muitas atrações, por isso algumas pessoas usam Jacó como ponto base para conhecer as redondezas. Alguns desses lugares, que citarei abaixo, são realmente imperdíveis, por isso recomendo não deixar de conhecer, seja em um simples bate e volta saindo de Jacó ou mesmo indo passar alguns dias neles!

Parque Nacional Manuel Antonio

O Parque Manuel Antonio é um dos principais parques nacionais da Costa Rica e um dos mais lindos também. É uma mistura de floresta com praia e muita vida silvestre.

Parque Nacional Manuel Antonio

O parque está a 1 hora de Jacó e você pode escolher entre fazer um bate e volta saindo de Jacó ou se hospedar alguns dias na cidade de Manuel Antonio. Se for de Jacó, eu recomendo chegar lá por volta das 7h, para evitar a fila que se forma para acessar o parque.

Vale citar que a entrada tem um custo de 16 dólares por pessoa. Outra opção é fechar um passeio completo, que inclui a entrada, o transporte ida e volta de Jacó, guia e almoço. 

Isla Tortuga

Ainda no pacífico, atravessando o Golfo de Nicoya, fica a Isla Tortuga, uma ilha paradisíaca próxima da costa e com águas cristalinas.

Além da ilha ser linda e do mar ser clarinho, a região é maravilhosa para fazer snorkeling, porque é possível ver muita vida marinha lá. Eu mesma consegui ver muita coisa!

Isla Tortuga

A única forma de conhecer a ilha é fazendo um passeio de barco de um dia, já que não há como se hospedar lá. 

Quando eu fui, fiz um passeio de barco saindo de Montezuma, uma linda cidade costeira que passei alguns dias da minha viagem. No entanto, se Montezuma não estiver nos seus planos, você também pode fazer um passeio de um dia saindo de Jacó. 

Parque Nacional Carara

Se você gosta de estar próximo da natureza, a 20 km de Jacó, fica o Parque Nacional Carara, um parque repleto de trilhas na floresta tropical. Sua maior atração é a vida selvagem, já que é um ótimo local para ver muitos animais, especialmente aves, incluindo a arara vermelha, espécie em perigo de extinção. Há também muitos macacos, esquilos e até jacarés na parte dos manguezais. 

Só há duas formas de ir até o Parque Carara: por conta própria, alugando um carro ou fechando um passeio de um dia.

Quantos dias ficar em Jacó Costa Rica?

Não existe uma quantidade ideal de dias para ficar em Jacó, já que depende muito do que você quer fazer na cidade. Se quiser aprender a surfar, por exemplo, é legal dedicar alguns dias só para isso. Já se você quiser ir para Jacó só para passear, 1 ou 2 dias já é o suficiente. 

quantos dias em Jacó

Veja algumas sugestões de roteiro:

Roteiro de 2 dias em Jacó

1º Dia: dia de praia + ir até o letreiro de Jacó + pôr do Sol no El Miro
2º Dia: dia de aventura (saltar de parapente e ir no Parque de Aventuras Rainforest Pacific)

OBS: se for surfar, inclua alguns dias na conta.

Roteiro de 4 dias em Jacó + arredores

1º Dia: dia de praia + ir até o letreiro de Jacó + pôr do Sol no El Miro
2º Dia: dia de aventura (saltar de parapente e ir no Parque de Aventuras Rainforest Pacific)
3º Dia: passeio para o Parque Nacional Manuel Antonio
4º Dia: passeio para a Isla Tortuga

Dia extra: Parque Nacional Carara 

Dicas Gerais sobre Jacó Costa Rica

  • Jacó tem a vida noturna bem agitada, com alguns bares e baladas que não cobram entrada. Para nomear alguns deles: Orange Pub, Monkey Bar e Green Room. Muitos deles oferecem bebidas grátis para mulheres em determinado período da noite;
  • Não é prudente andar em Jacó de noite sozinho, especialmente se você for mulher. Prefira andar em grupos e tome cuidado com seus pertences;
  • A água da torneira em Jacó é considerada segura para beber, assim como a maioria das cidades na Costa Rica. 

E aí gente, curtiram as dicas sobre Jacó Costa Rica?

Se ficou alguma dúvida, manda uma mensagem lá no @olhosdeturista, que eu respondo rapidinho! Aproveite para assistir os stories de Jacó!

Gostou desse post e não quer perder o link? Então salva a imagem abaixo no Pinterest para acessar esse artigo sempre que precisar! ♥

Jacó Costa Rica: o que fazer, dicas, surf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima