Conheci recentemente a trilha das 7 praias em Ubatuba e fiquei completamente encantada por ela e acho que vale muito a pena divulgar essas maravilhas desertas do litoral norte de São Paulo.
As 7 praias ficam na cidade de Ubatuba e embora alguns as acessem por barco, o mais comum é o caminho pelas trilhas, porque assim é possível curtir um pouquinho de cada.
Trilha das 7 praias
Embora a caminhada de todo o percurso seja de 8 km, a trilha é relativamente tranquila e dá para ser feita inteira em apenas um dia. A galera costuma chegar bem cedinho para aproveitar bem cada uma das praias.
Eu recomendo fazer o que eu fiz, começar pela praia da Fortaleza, acampar uma noite na Praia Deserta e seguir a trilha para as demais praias no dia seguinte
. O detalhe é que lá não tem camping, então tivemos que fazer um camping selvagem. A Praia Deserta é uma ótima opção nesse caso, pois tem uma ducha com água doce natural, que inclusive usamos para recarregar nossos cantis de água. Apesar da água ser teoricamente potável, recomendo levar algo para limpar a água, como pastilhas ou iodo.
A ideia foi excelente porque chegamos umas 10 horas lá e curtimos a praia o dia todo. Pudemos ver as estrelas à noite, dormir com o barulho do mar e acordar com vista da nossa barraca.
No dia seguinte almoçamos lá mesmo e depois fizemos o caminho para o resto da trilha, passando rápido pelas outras praias e depois voltamos para São Paulo. Mas acredito que o melhor é sair bem cedinho da praia Deserta para curtir as outras praias com calma.
Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista
Esse é um mapinha com a rota da trilha das 7 praias.
Praia da Fortaleza
A Praia da Fortaleza não chega a contar no circuito da Trilha das 7 Praias, sendo apenas o ponto de partida.
Chegamos lá bem cedo, tomamos café da manhã que trouxemos e contemplamos um nascer do Sol maravilhoso. Não ficamos lá para mergulhar porque estava bem cedo e com friozinho típico de manhãzinha, mas a praia é bonita, calma e estava totalmente deserta.
Se você for de carro para a Praia da Fortaleza, antes de chegar lá, já é bom ter em mente qual será o plano para buscar o carro depois. Isso porque a trilha começa lá, mas acaba em outra praia (Praia da Lagoinha).
Nós fomos em 2 carros e por isso decidimos que já na chegada, os motoristas iriam dirigir com os dois carros até a Praia da Lagoinha e deixar um deles lá e voltar. Assim, no dia que acabássemos a trilha, um dos carros já estaria lá e poderíamos buscar o outro.
Outra ideia é tentar pegar um Uber ou Táxi da Praia da Lagoinha até a Praia da Fortaleza para buscar o carro.
Praia do Cedro
A primeira praia da Trilha das 7 Praias que chegamos foi a Praia do Cedro. O caminho até lá é fácil e rápido (aproximadamente 1 hora), mas tem um trecho que dá para se perder um pouquinho. Em um determinado momento da trilha você verá uma bifurcação. Na sua direita será a trilha certa, a esquerda é uma trilha para uma pedra com vista para o mar, chamada Pontão da Fortaleza. Mesmo quem erra, costuma perceber quando chega na pedra e volta para o caminho, encontrando facilmente onde foi o erro. Então não se preocupe muito com isso!
A praia do Cedro é muito gostosa e para mim o destaque foi a vegetação que é simplesmente maravilhosa, cheia de árvores de Cedro, motivo inclusive do nome dado a praia.
A Praia do Cedro é coladinha com a Praia Deserta, onde íamos acampar. Só uns 2 minutinhos de caminhada, por isso há quem considere ambas uma só praia.
A Praia do Cedro é menorzinha, mas bem charmosa. Lá que fica o “chuveiro” com água potável e um simpático casal que antigamente tinham um barzinho que vendia pastel, mas que após proibição, hoje só vendem lanchinhos, salgadinhos e bebidas como cerveja, água de coco, água, etc.
Praia Deserta
Depois de curtir o dia tomando uma cervejinha na Praia do Cedro e tomar um banho estilo Big Brother na ducha, partimos montar acampamento na Praia Deserta
O lugar que montamos as barracas era muito propício para acampamento, porque a vegetação cobre bem e protege totalmente do Sol. Eu costumava ficar deitada na canga olhando para as folhas e as pequenas aberturas do céu, foi quando percebi um catador de sonhos. Ficamos imaginando como a pessoa conseguiu colocar lá em cima. haha!
No dia seguinte curtimos mais um pouco, almoçamos, levantamos barracas e fomos em direção das outras 5 praias.
Sem ideias do que levar para comer? Então leia também: Lista de alimentos para acampamentos e trilhas
Praia Grande do Bonete
O trecho entre a Praia Deserta e a Praia Grande do Bonete é o mais puxado, com subidas íngremes e trilha aberta. Nada que algumas paradinhas não ajudem!
A praia Grande do Bonete é realmente bem comprida e o Sol estava tão forte que me senti no deserto andando com roupa, mochilão e tênis. Bateu uma invejinha da galera que estava de biquíni/sunga curtindo a praia e tomando uma cervejinha, já que lá tem alguns barzinhos que vendem comidas e bebidas.
O brilho do Sol na água estava bem convidativo, mas já tínhamos saído muito tarde e infelizmente não ia dar para parar. Fora isso achei essa, das 7 praias, a menos interessante pela sua extensão. Gosto mais das praias menores e mais charmosas.
Praia do Bonete
A praia seguinte é a Praia do Bonete e o trecho entre as duas praias é fácil e rápido.
A Praia do Bonete é uma graçinha e a água lá é bem clarinha. Achei essa a praia mais linda de todas da Trilha das 7 praias, por ser pequena, charmosa e entre dois morros. Fiquei tentada a dar um mergulho naquelas águas clarinhas e calmas!
Assim como a Praia Grande do Bonete, essa praia também tem barzinho. Lá também tem algumas árvores que dão a fruta abricó, que vale a pena provar.
Praia do Peres
Continuando em direção a próxima praia, a Praia do Peres passamos por um trecho super charmoso com uma passarela no mar. Não chegava a ser praia porque não tinha areia, mas dava para pular lá da ponta no mar e curtir aquele visual do Sol vindo na diagonal em nossas direções.
O trecho todo até lá é bem charmoso, beirando o mar na maior parte do tempo.
A praia do Peres é bem pequenininha, a menor das 7. O mar não era tão clarinho como o da Praia do Bonete, mas bateu uma vontade de se encostar lá e curtir a calmaria.
Praia do Oeste
A distância entre a Praia do Peres e a Praia do Oeste é de poucos metros e chega até ser difícil de distinguir muito porque todo trecho entre elas tem pedaçinhos de areia. Inclusive, antes de chegar na Praia do Oeste, já dá para avistá-la entre as árvores.
O que achei bem legal de lá é que vi uma placa de aluga-se chalés e morri de vontade de passar uns tempos por lá.
Praia da Lagoinha
E finalmente a última parada, a praia da Lagoinha, que leva esse nome porque de cara a parte que chegamos tem uma lagoinha formada com a própria água do mar.
A lagoa é super gostosa para ficar lá curtindo sem se preocupar com ondas ou com a profundidade. O resto da praia é super extenso e não tem tanta graça como as outras. A praia da Lagoinha é a que mais tem infraestrutura, com várias barracas tipo food truck e alguns quiosques.
Considerações finais sobre a Trilha das 7 Praias
A trilha das 7 praias é uma excelente pedida para quem gosta de trekking e de natureza. Mas mesmo para quem não quer encarar a trilha, não deixe de ir porque dá para ir e voltar de barco para a Praia do Cedro.
Inclusive, um pessoal do nosso grupo que não queria voltar pela trilha pegou o barco de lá até a praia da Lagoinha. O casal da Praia do Cedro faz esse passeio e vocês podem combinar com eles pelo whatsapp (12 99645-7238)
O trecho todo de caminhada entre a Praia Deserta e a Praia da Lagoinha dura aproximadamente 2 horas e a Trilha das 7 Praias do início ao fim dura por volta de 3 horas.
Valeu muito a pena conhecer a trilha das 7 praias em Ubatuba e acabei até voltando agora em Março de 2020. Por isso, aproveito agora para atualizar algumas informações desse post. =)
Se curtiu esse artigo, leia também: O que levar para acampar e trilhar? e passeios em Ubatuba
E aí gente, gostaram das dicas da trilha das 7 praias desertas em Ubatuba?
Se tiver qualquer dúvida manda uma mensagem lá no insta @olhosdeturista, que eu respondo rapidinho!
Curtiu as dicas? Então salve a imagem abaixo no Pinterest para não perder esse link!
Pingback: Hotéis em Ubatuba mais baratos [2023] - Guia Esta na Mira
Pingback: Dica de Hospedagem em Ubatuba – vamosporai.com
estava em Ubatuba semana passada estudando a fazer um acampamento (praia da fortaleza)… Conheço as 7 praias. Estamos querendo subir o corcovado; em que se propõem em umas 8 a 10 horas a subir lá.
Ubatuba é demais.
Adoro praias e essas que você citou parece tudo de bom. Delas só conheço a Lagoinha, mas já anotei as dicas para uma próxima viagem à cidade.
Pingback: O paraíso não está tão longe - Maranduba, em Ubatuba.
Oi! Já fui em Ubatuba e também acampei na praia do cedro, amei demais a trilha e queria voltar. Mas queria tentar outras praias, mas não sei se existe outra por lá que tenha água potável… você sabe de alguma?
praia da justa linda demais
Puts Mariana, vou ficar te devendo essa!
Simplesmente adorei o passeio. Anotado na minha lista de melhores dicas de trekking e ecoturismo.
Obrigada por compartilhar
Ebaaa, que bom que curtiu Adelaide!
Lá é muito lindo, super vale a pena conhecer mesmo. Tenho até vontade de ir de novo e ver como as coisas estão por lá agora. Espero que continue bom para acampar. hehe 🙂
Oie,
Muito bom esse rolê!
Tem o contato dos chalés da praia do Peres? Rs
Ubatuba é simplesmente sensacional!!!
Oi Luiza, você saberia me dizer se em todas as praias é permitido acampar ou tem alguma em específico?
Luiza, quero morar em uma cidade praiana, mas estou em ducidadevida. Pensei em Ubatuba SP. Pois e proximo de minha cidade ( Vinhedo ), pois tenho filhos nesta cidade. Oque vc pode falar desta cidade.
Olá Neide! Nunca morei em Ubatuba, mas acredito que seja uma boa cidade pra morar pq ela é relativamente grande, sem perder o sucesso e a estrutura é boa. Para o litoral norte de São Paulo acredito que é realmente a melhor opção, mas se estiver aberta ao litoral sul, Santos é uma cidade completamente estruturada e bem gostosa, o ruim é o transito em alguns momentos do dia. Espero ter ajudado!
ola. muito boa a materia. estou querendo fazer essa trilha. na vdd quero mais eh ficar acampado na do Cedro. Vcs deixaram o carro em algum estacionamento? lembraria do valor? vlww
Oi Felipe, obrigada!
Não deixamos não… pedimos pra uma pessoa nos deixar no início da trilha e nos buscar no final dela. Porém, se for deixar o carro na praia da lagoinha tem bastante lugar pra estacionar na rua, já na praia da fortaleza tem um só estacionamento que na verdade é propriedade privada dos barqueiros, que eu não sei quanto eles cobram.
Espero ter ajudado um pouco!
cara, na praia da fortaleza tem varios estacionamentos, eu prefiro o ultimo deles que é de um cara muito gente boa, é só conversar com ele q ele libera pra deixar o carro la por um preço mt tranquilo! fiquei 7 dias no cedro e deixei meu carro la
Agora estou morrendo de vontade de acampar e conhecer todas! Adorei o post, super completo!
Hahaha! Nem me fala, acampar é bom demais! Você vai amar lá quando for! =)