Você sabia que existem vários tipos de hostels espalhados nesse mundão? Pois é, tem tanta opção interessante e divertida para escolher que depois de ler essa lista acho que vocês vão querer experimentar todas! Haha! 😀
É importante saber que todos esses estilos de hostels podem se misturar e um único hostel abranger vários tipos. Para encontrar hostels de todos tipos eu super indico o Booking.com. Site super fácil de usar e com bastante opção. Bora conferir a lista então?
8 Tipos de Hostels para visitar:
#1 Cheap Hostel
Os Cheap Hostels são hostels baratos, por isso eles se caracterizam por ser os com mais baixo preços da cidade. O que é perfeito para quem quer economizar. A contrapartida é que é provável que as instalações e os serviços não sejam dos melhores, além de muitas vezes eles não estarem localizados no centro da cidade.
De todos os estilos de hostel, esse é o mais fácil identificar, porque quando um hostel é Cheap Hostel, o próprio preço já sugere. Outro questão também que ajuda a identificar são os quartos que costumam ser lotados de camas.
Leia também sobre como achar hostel barato e bom
#2 Design Hostel
O Design Hostel, ou Hostel Design como alguns chamam, é um dos estilos de hostel mais conhecido no Brasil e já é possível encontrar alguns desses por aqui. Esses estilos de hostel são marcados pela decoração clean, moderna e contemporânea e o ambiente agradável. Outra preocupação dos Design Hostel é ter funcionalidades, móveis e objetos projetados para tornar a estadia mais prática possível, como ter tomada próxima de todas as camas, por exemplo.
#3 Boutique Hostel
Um Boutique Hostel é o mais luxuoso de todos os tipos de hostels e um pouco parecido com o Design Hostel. A ideia é combinar um custo baixo (comparado com hoteís) com um conforto maior e design mais interessante. A maioria deles tem piscina e a recepção costuma ser diferenciada, mais descontraída. Em muitos casos o café da manhã é mais completo, adicionando alguns itens menos comuns em hostels mais simples.
A maior diferença para o Design Hostel é que o Boutique Hostel são de pequeno porte, o que torna o atendimento mais personalizado. Dando um toque de exclusividade.
Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista
#4 Party Hostel
O Party Hostel, de todos os tipos de hostels dessa lista, é o mais agitado. Perfeito para quem quer conhecer gente nova, fazer festa e não se importa com barulho a todo momento. Os Party Hostels costumam organizar festas e eventos para os hóspedes e alguns deles até abrem para quem vem de fora.
Para identificar um Party Hostel basta olhar as fotos que eles colocam no site de reservas, que provavelmente terão fotos das festas. Outra forma é conferir se está escrito “Party” no próprio nome do hostel.
#5 Historic Hostel
Os Historic Hostel são hostels que de alguma forma tem ligação com a história e a cultura local. Eles podem ser antigos casarões, prisões, castelos, conventos, etc. O que acaba fazendo os hóspedes terem experiência interessantes como dormir e jantar no mesmo lugar que antigos reis faziam, por exemplo. Esses estilos de hostel também podem ser Party Hostel, dependendo do objetivo. Já pensou uma festa dentro de um hostel em um antigo castelo?
#6 Homely Hostel
O Homely Hostel, também conhecido como Family Hostel, é o mais “caseiro” dos tipos de hostels dessa lista. A ideia é que o hostel tenha a cara de uma residência comum e que o hóspede se sinta como se estivesse em casa. O espaço costuma ser em uma casa, com salas de estar e cozinhas aconchegantes como tal. As vezes rola até um jardim. Me lembra um pouco o estilo do AirBnb.
Se você não sabe o que é AirBnb leia também: Como funciona o AirBnb? É confiável?
#7 Eco Hostel
O Eco Hostel de todos os tipos de hostels é o mais amor! A preocupação principal desses estilos de hostel é com o meio ambiente, antes mesmo do que com os hóspedes. Os hostels ecológicos geralmente estão localizados próximos à natureza, as árvores e vegetações e são voltados para evitar o máximo de impacto no mundo. Para isso grande parte deles usam energia renovável e fazem reciclagem.
Veja como ser um viajante ecológico: dicas para viajar verde e ser um viajante ecológico
#8 Activity/Adventure Hostel
Os Activity Hostel ou Adventure Hostel são para os viajantes que curtem uma boa aventura! A ideia é de que o hostel tenha o estilo de vida de um esporte favorável da região e as vezes eles mesmo organizam a aventura. Além disso eles ainda ficam localizados próximos da região do esporte, como perto de uma praia marcada para surf, tipo algumas do Hawai, ou próximo de montanhas próprias para esqui. A questão climática é bem aproveitada nesses casos.
E aí, viajantes, curtiram os tipos de hostels? Escolheria virar a noite no Party Hostel, jantar em um castelo no Historic Hostel ou simplesmente economizar no Cheap Hostel? Qual gostaram mais?
Aproveita e salva a imagem abaixo no seu Pinterest para não esquecer desse check-list de hostels para visitar ao menos uma vez na vida! 🙂
Ual, mesmo estudando Turismo na faculdade e tendo uma aula somente sobre hospedagem não sabia que tinham tantos tipos diferentes de hostels. Já fiquei na maioria deles mas eu amei a classificação !
Haha! Pois é… acho que não faz muito tempo que eles começaram a dar nome diferentes para os tipos de hostel. Uma boa forma de diferenciar né?
Party hostels são os meus favoritos, tanto que fiz 2 listas lá no blog com recomendações na América do Sul e Europa. Sou do tipo que pensa que se é pra dormir, melhor ficar em casa.
Hahaha! Boa Gisele! Também curto muito os party hostels! Gosto de variar um pouco, mas para conhecer gente nova com certeza esses são os melhores!
Muito legal o post! Sempre usei muito hostel mas acabei reduzindo depois que tive minha filha. Acho que alguns desses tipos se adequam muito bem à viagens em família.
Ahh entendo! Com filho realmente não é sempre uma boa opção, mas alguns realmente se encaixam, principalmente quando dá para pegar um quarto privado! Ai é bom! =)
Que legal este post! Eu nunca fiquei em um hostel porque sempre viajo com marido e filhas, mas minha filha mais velha já ficou em alguns. Eu amei as fotos dos primeiros, que lindos, mesmo o cheap, que graça. Ótimas dicas para nós que amamos economizar.
Ahhh, realmente ema família assim é mais complicado ficar em hostel! Se bem que no caso de hostels que tem quarto privado pode ser uma boa!
Muito legal poder conhecer todos esses tipos de hostels, manda esse link para sua filha! =)
Bem bacana esse rol de hostels, e saber que existem hostels chiques como esse… Parabéns pelo post, muito interessante!
Gratidão Francisco! Que bom que curtiu! =)
ótimo post, estou entre os hostéis boutique e design, eu gosto bastante desse tipo de local e espero me hospedar em mais em breve!
Haha! Boas escolhas! O melhor é que Design Hostel tem bastante opção aqui no Brasil (mas não sei se está aqui, rss)! =)
Que legal! Conheço e já me hospedei em vários tipos de hostels, mas ainda assim alguns foram novidade pra mim, como o homely hostel. Vou procurar um desses em uma das próximas viagens para experimentar!
Aee, está com o checklist quase completo então! Que bom que pude ajudar com mais um item! Muito bom conhecer coisas novas né? =)
Não conhecia essa diferenciação dos hostels. Só fiquei em hostel uma vez quando fui pra Pucón. Acho que meu estilo está mais para o Boutique Hostel 🙂
O bom do Boutique Hostel é que une o conforto e serviço de um hotel com o fato de ser uma boa oportunidade para conhecer outros viajantes! =)
Realmente hostel não é tudo igual. Muito boas suas dicas para escolher o ideal para cada perfil.
Valeu Michelle! Que bom que gostou! =)
Sou bem crua quando o assunto é Hostel. Anotei várias e várias dicas. Obrigada!
Aee! Que bom que gostou e conseguir ajudar! 😀