]
Manifesto turismo sustentável

Turismo Sustentável

Manifesto a favor do turismo sustentável

Chega de achar bonitinho montar em elefantes algemados, tirar foto com tigres dopados e nadar com golfinhos obrigados!

Chega de desgastar e maltratar a natureza em nome dos lucros!

Tudo isso por que? Agências mais ricas e turistas com fotos mais legais para compartilhar nas redes sociais? E quem sai perdendo: os pobres dos animais!

Não estou aqui para criticar quem já fez esse tipo de turismo, eu mesma já fiz até me dar conta. Acho que é por isso que escrevo hoje esse manifesto: está na hora de mais pessoas acordarem.

Chega de viver dentro desse mundinho em que o somos superiores ao resto do planeta e melhores uns do que os outros. Basta de esquecer que precisamos de tudo que está ao nosso redor para sobreviver.

Já está mais do que na hora de todo tipo de turismo se tornar um turismo sustentável, para que as próximas gerações possam usufruir de tudo que hoje curtimos.

Os pilares do turismo sustentável são a sociedade, o meio ambiente e a economia
Reprodução do site Viajar Verde

Vamos aprender a amar mais o mundo!

O amor por ele funciona como o amor às pessoas queridas, não adianta dizer que as amamos,  se não demonstrarmos isso por atitudes.

Eu acredito em mudanças! Acredito que é possível conciliar a economia com o bem da sociedade e do meio ambiente.

Bora sim viajar e aproveitar o que o mundo tem a nos oferecer! Só não vamos esquecer  de pensar no outro lado da moeda. Parar de acabar com os recursos, desrespeitar outros costumes e tirar a paz do próximo.

O mundo precisa de melhores turistas, melhores moradores e melhores agências! Precisa de melhores seres humanos!

Nós não estamos separados do mundo, nós somos o mundo. Somos parte do ciclo, um conjunto de fatores que fazem o planeta existir e girar.

Em algum momento nos perdemos por acreditar que tudo que não é humano, foi feito para nos servir e que apenas o dinheiro vale como meio de troca. Quando na realidade estamos aqui para dar e receber.

O maior mal da sociedade é o individualismo, a ilusão de não precisar do outro, o medo de caminhar junto.

Chega disso! Vamos viver juntos, bem, em paz… e vamos levar isso para nossas viagens e apoiar o turismo sustentável! =)

Leia também: 7 DICAS PARA VIAJAR VERDE E SER UM VIAJANTE ECOLÓGICO

Se você concorda com esse manifesto a favor do turismo sustentável, compartilhe e dê um PIN nessa imagem:

Um singelo manifesto a favor do turismo sustentável. Por um mundo com mais unido, bem, em paz... levado isso para nossas viagens.

VAI VIAJAR? AJUDE A MANTER O BLOG RESERVANDO COM NOSSOS LINKS!

Para ajudar basta fazer as suas reservas utilizando os links abaixo. Assim o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

 Booking.com: Reserve sua Hospedagem em qualquer lugar do mundo
 AirBnB: Ganhe R$100 de crédito na sua primeira hospedagem
    RentCars: Alugue Carro e viaje com mais liberdade
   TicketBar: Compre online ingressos para as atrações e evite filas
Aproveita também para dar aquela força e acompanhar os Olhos de Turista nas Redes Sociais:
 

Olá, meu nome é Luiza Cardoso! Sou a blogueira e idealizadora do Olhos de Turista. Amo viajar pelo mundo e levar minha vida nesse estilo libertador! Ter olhos de turista para mim é observar e admirar todos os cantinhos do planeta, desde o trajeto de casa até a volta ao mundo! :D

Comente esse post!

Comentários (25)

  1. Como você mesma disse, a maioria das pessoas não fazem esse tipo de atividade conscientes do mal que podem estar fazendo. Por isso eu acho legal o trabalho de quem tenta conscientizar. Acho que explicando de forma amigável as pessoas ficam mais abertas a pensar sobre o assunto e reverem suas atitudes. Abraços!

  2. sustentabilidade é diferente de turismo “ético” digamos assim…. está na forma como nos locomovemos entre os lugares, escolher transportes que nao emitam tantos poluentes (como os trens) e viajar mais localmente! tb optar por hoteis e restaurantes com politicas sustentaveis, que prezam pela diminuição do consumo de água e plásticos (dos sabonetinhos brindes)…atrações que prezem por seus parques e que façam a devida gestão (como reciclagem do lixo e preservação ambiental)
    acho que seria legal complementar o post com estas ideias!

    1. Obrigada pelas dicas Angie! Esse post foi mais um desabafado, mas compartilho todas essas informações em outros posts da aba de turismo sustentável daqui do blog, se interessar veja o post que deixei em indicação no final com 7 dicas para viajar verde. =)

        1. Pow, que legal! Curto escrever sobre turismo sustentável, apesar de não ter muita visibilidade. Ia adorar ler um post seu sobre o assunto, já que deve ser estudado bastante para fazer o artigo da pos! Fora que é legal ver gente que se importa com essas coisas! =)

  3. oi Luiza… é isso mesmo. Não podemos ignorar este assunto e deixar nossas pegadas fundas, destruindo os lugares por onde passamos. É obrigação de todos, respeitar, cuidar, preservar! bj

  4. Olá! Abordas um tema muito nobre e pouco divulgado nos blogs de viagem, mas infelizmente não é facil controlar estes problemas porque o poder do dinheiro vence quase sempre. No entanto, felicito te pela coragem de partilhares este texto.

  5. Acho que a gente consegue se divertir sem precisar deixar marcas ferozes! A ânsia de garantir uma foto ou o sentimento de não pertencimento ao local faz o ser humano cometer coisas muito chatas durante as viagens! Adorei seu post!

  6. Post totalmente NECESSÁRIO! Está dificil viajar hoje em dia e ver como as pessoas se comportam e ainda compram o tipo de turismo que você citou, aquele que muda a forma de viver dos locais, animais e meio ambiente. Belo post! (y)

  7. Concordo com todas as suas considerações,nós somos as transformações que queremos ver no mundo amanhã! Parabéns pela iniciativa e pelo manifesto.

  8. Assino embaixo e compartilho demais! Tenho pequenos ataques cardíacos a cada post que vejo do Lujan e outras atrações desse estilo!

    Façamos a nossa parte como blogueiros 🙂

    PS: eta escolha mais linda de foto pro pin! AMO Torres del Paine <3