Com muita alegria, venho aqui compartilhar com vocês os detalhes da minha próxima viagem, que começará dia 30 de Agosto e não tem data certa para acabar. Um mochilão pela América Central, saindo da Colômbia e indo até o México.
Um sonho
Não tem como falar dessa viagem, sem explicar de onde surgiu essa ideia de viajar sem data para voltar.
Desde que eu voltei do meu intercâmbio na Irlanda no final de 2014, eu tinha um sonho de viajar pela América do Sul por 1 ano dentro de um motor home. Aos poucos percebi que levaria muito tempo para esse sonho rolar se eu fizesse questão do motor home e que além disso, para a viagem ser viável, eu precisaria de companhia. Assim, fui me convencendo que seria até mais legal viajar de mochilão me hospedando em hostels e conhecendo gente do mundo todo.
Foi quando no começo de 2017 eu tinha o dinheiro necessário guardado para a viagem e planejava partir em 6 meses, e justamente por toda essa história resolvi começar com o Olhos de Turista. Porém, após menos de 6 meses, por questões de saúde familiar, tive que adiar meus planos por tempo indeterminado.
Nesse ano de 2018, os planos retomaram, mas como tudo na vida não é simples, alguns probleminhas me impediram de partir antes. Nesse processo de planejamento, há apenas 1 mês, conversando com algumas pessoas, resolvi que eu quero é Sol, calor e praia… e mudei meu roteiro para a América Central, pegando ainda a Colômbia na América do Sul e o México na América do Norte.
Mas Luiza, seu sonho não era América do Sul? Na real meu sonho vai ser sempre ir para onde meu coração mandar, simples assim!
Agora falta apenas 1 semana para eu cair na estrada e a ficha de que finalmente vai rolar também está caindo! Por isso venho compartilhar dessa emoção aqui com vocês e contar tudinho sobre esse projeto de mochilão pela América Central! ♥
Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista
Roteiro do Mochilão pela América Central
O roteiro está daquele jeito “deixa a vida me levar”, já que até então estava tudo completamente organizado para ir para a América do Sul e eu pouco sei sobre o que farei na América Central.
Fora isso, quando estava tudo certo para viajar em 2017, eu tinha mais dinheiro guardado e provavelmente seria o suficiente para me sustentar o ano todo pela América do Sul. Hoje, meu desejo é permanecer por 1 ano na estrada, mas se isso será possível, eu não sei. A moeda de alguns países lá é o dólar e como ele não para de subir, fica complicado estimar. Porém, diferente de 1 ano atrás, hoje o blog é rentável e ainda me permite fazer parcerias diversas que vão me ajudar a diminuir os custos da viagem. Então, bora torcer para tudo dar certo, né não?
Apesar de não ter um roteiro mega organizado, tenho uma certa noção de alguns lugares que passarei:
Colômbia
Partirei dia 30 de Agosto rumo à Bogotá e de lá vou de avião para as Ilhas de San Andrés e Providencia. Depois volto para o continente para a cidade de Barranquilla e vou subindo pelas praias do litoral norte da Colômbia e depois desço direto para Cartagena das Índias, onde quero ficar um bom tempo explorando a cidade, praias e ilhas próximas. Pretendo fazer algum trabalho voluntário por lá.
Se tudo der certo, parto para o Panamá de barco em uma viagem que tem duração de 4 dias.
Panamá
Essa viagem de barco passa pelo arquipélago de San Blas, que eu considero imperdível, então pretendo conhecer mesmo que não seja no trajeto da Colômbia para o Panamá.
Depois disso meu roteiro fica um pouco mais nebuloso, mas pelo Panamá não quero deixar de conhecer a cidade do Panamá, Bocas del Toro, Isla Bastimentos, Isla Popa.
Costa Rica
Alguns lugares que pretendo passar: Monzanillo, Puerto Viejo, Puerto Limón, San José La Fortuna, Nuevo Arenal, Tamarindo.
Nicaraguá
Provavelmente passarei pelas cidade de San Juan del Sur, Ometepe, Granada e León.
Honduras
Alguns lugares que pretendo passar: Cuevas de Talgua, Tegucigalpa, Trujillo, Cayos Cochinos, Ilha de Roatán, Ilha de Útila, Gracias, Ruínas de Copán,
El Salvador
Os lugares que pretendo passar são: São Salvador, La libertad, Joya de Ceren e Santa Ana.
Guatemala
Alguns dos lugares que quero conhecer: Antígua Guatemala, Lago Atitlán, Chichicastenango, Semuc Champey, Tikal, Siete Altares.
Belize
Tô doida para conhecer as belezas de: Cayo Ambergris, Caye Caulker, Placencia, Toledo, Punta Gorda e San Pedro.
México
Bacalar, Tulum, Akumal, Playa del Carmen, Ilha de Cozumel, Cancún, Baños Isla Mujeres, Las Coloradas, Campeche e Acaculpo.
Esse “roteiro” é mais uma estimativa, mas é bem provável que essa rota vá mudando conforme eu for me locomovendo. Para quem quiser acompanhar a minha rota, vou sempre atualizar esse mapinha do tripline nesse link.
Preparativos para o Mochilão pela América central
Os preparativos para uma viagem longa não são tão diferentes do que para uma viagem curta. Tem muita coisa que eu vou ter que resolver no meio do caminho. Não tem nem como reservar tudo com antecedência, então no momento tenho reservas apenas até Barranquilla. O resto vou vendo pelo caminho. Fora isso, os demais preparativos organizei por tópicos.
-
Mochilão
Vou levar na viagem uma mochila de ataque e um mochilão de 60 litros.
Meu mochilão está organizado com organizadores que funcionam como gavetinhas, para que eu não me perca e tenha que ficar caçando uma peça em meio a todas outras.
São 4 divisórias: 1 para biquínis/maiôs e canga, 1 para shorts e calças, 1 para blusinhas e a última é um mix de roupas pra noite, de trekking e pijama. Peças íntimas vão nos bolsos internos do mochilão. Já as nécessaires de maquiagem, de produto de higiene e farmácia vão na parte de cima da mochila.
Fora isso, vai um tênis pra sair, um tênis para trekking (esse vai no meu pé), uma sandalinha baixa e um chinelo. E na parte de fora minha máscara de mergulho.
Na mochila de ataque vai meu notebook, minha gopro e os acessórios dela.
-
Vacinas
A única vacina exigida para entrar nesses países é a da febre amarela, como eu já tinha, só precisei emitir o certificado internacional. Fora isso resolvi tomar a tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) já que está rolando crise de sarampo por aí.
-
Hospedagem
Quero me hospedar a maior parte do tempo em hostels, por achar ótimo o custo benefício e gostar bastante da atmosfera desse tipo de hospedagem. Mas também pretendo me hospedar às vezes pelo AirBnb e talvez eu tente Couchsurfing.
Também quero fazer de vez em quando trabalho voluntário em troca de hospedagem usando o WorldPackers.
A ideia é evitar ao máximo gastar com hospedagem e mesmo nos hostels, tentar fazer parcerias com o blog.
-
Seguro viagem
Como eu sempre digo, não rola viajar sem seguro viagem. Eu não poderia viajar sem um seguro, ainda mais sendo tanto tempo de viagem e viajando sozinha. Essa é minha garantia de que vou ter como ser atendida se necessário e não vou gastar com despesas hospitalares.
O plano que eu fechei foi o Intermac 60 Prata pelo site do SegurosPromo.
Leia também: Como achar seguro viagem barato e bom?
-
Internet no celular
Como vou viajar bastante tempo, ficar longe da família e ainda preciso de internet para trabalhar, não tem como eu ficar dependendo do wifi do hostel.
Por isso vou sair já do Brasil com o Chip internacional da EasySim4u, que assim não tenho a preocupação de ficar sem internet porque a deles é ilimitada. Fora que mesmo mudando de país, não preciso mudar de chip porque o chip deles pegam em todos esses países.
Leia também: Chip Internacional: como ter internet ilimitada nas viagens
-
Dinheiro
Sempre bati bastante a cabeça com esse assunto, ainda mais com a alta do dólar, mas cheguei a seguinte conclusão de como farei para levar dinheiro:
Abri conta no banco multi moedas do Leupay e farei a transferência de dinheiro em dólar usando o TransferWise. Aí uso o cartão de débito do Leupay para sacar dinheiro na moeda local. Aparentemente a taxa de saque do Leupay e a conversão são as melhores.
De qualquer forma vou habilitar o cartão de débito internacional e levar o cartão de crédito para emergências.
Leia também: Como levar dinheiro para o exterior
Acompanhe o meu Mochilão pela América Central
Durante todo meu mochilão pela América Central irei fazer postagens aqui no blog com dicas e roteiros sobre os destinos que passarei.
Quem quiser acompanhar melhor minha aventura, segue lá o insta @olhosdeturista. Vou sempre postar fotos por lá e fazer stories em tempo real.
Também pretendo atualizar o canal do Youtube com pelo menos um vídeo semanal, para quem quiser acompanhar minhas andanças pelos destinos que vou passar. 😀
Ajude o projeto do meu mochilão pela América Central
Quer me ajudar a produzir conteúdo enquanto estou viajando? Ajude o blog reservando sempre com os nossos links, você não gasta nada a mais com isso e eu ainda ganho uma pequena comissão! Se liga nos nossos parceiros:
Hospedagem: Booking.com e AirBnb
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro
Chip Internacional: Easysim4u
Câmbio: TransferWise
Aluguel de Carro: Rentcars.com
Ingressos e Passeios: Viator, Ticketbar e TourOn
Outra forma de ajudar é seguindo o Olhos de Turista nas redes sociais, curtindo, comentando e contando para os amigos. 🙂
Leia também: Como planejar um mochilão
E aí viajantes, gostaram do Mochilão pela América Central? Quem tiver dicas sobre esses destinos me mandem! ♥
Salve a imagem abaixo e me ajude a divulgar essa aventura!
Sucesso no mochilao! O Post ajudou muito no planejamento do meu mochilão Colombia – México!
Opa que bom que ajudou Vinicius! Eu estou agora na Costa Rica. Quanto tempo vai durar sua viagem?
Oi Luiza, tbm é meu sonho fazer um Mochilão pela América latina, do Paraguay até o México.
e os bonitões Latinos vai o não vai ? k k k k
bJS e boa sorte pra vc.
Meu nome é Regina
Boa sorte.
hahahahaha!
Tem de tudo né! Homens para todos os gostos! hahaha ;D
Voce tem uma tabela ou uma estimativa dos seus gastos?
Mais ou menos 2.100 por mês! Com algumas hospedagens e passeios na faixa por conta de parcerias…
adoraria fazer uma viagem assim! dessa região só conheço a cidade do panamá e san andres…espero voltar e explorar Belize, é meu sonho!
Que máximo esse roteiro! Passou em vários lugares bem bacanas e que quero conhecer ainda na América do Sul. Obrigada pelas dicas!
Opa, vai até a América do Norte, então (México não é mais A. Central). Quero ver muitas fotos disso, vai ser sensacional!
Estou babando por aqui… nossa, que invejinha branca. Admiro a tua coragem, o teu desprendimento e um coisa te digo: vá em frente e vá com Deus! Muito legal mesmo. Ah se tivesse disso quando eu era solteira, hahahaha. Mas acabei de falar aqui para o marido, lendo o teu post para ele: quando nossas filhas estiverem independentes, podemos alugar nossa casa e sair por aí, talvez 6 meses já sejam suficientes. heheheheh. Beijos e boa viagem! Michela.
Aproveite muuuuito a viagem, desses países todos só conheço o México (onde estive duas vezes e ainda quero voltar), e Cuba (te aconselho demais). O resto me parece fascinante! Vai com tudo! Bjss
Desejo muito sucesso e felicidade! Como você, a felicidade está onde o seu coração te levar. Que as emoções e experiência te enriqueçam. Compartilhe tudo com a gente!
Que bela aventura. Desejo-lhe muito sucesso e que regresse de coração cheio. Acompanharemos tudo deste lado.
Abraço
Gente, que viagem incrível! Também quero! Difícil elaborar um roteiro tão completo!
Muita sorte, Luiza 🙂 Te recomendo uma passada no Volto Logo (voltologo.net) que tem muitas dicas da América Central 🙂 E eu A CA BEI de voltar do México… sei que vai demorar até chegar lá, mas eu posso te dar algumas dicas 😉 E a principal, que eu já te deixo agora… Essa região de Yucatan, que tá nos seus planos, é MARA, mas amei a parte mais central do México! Deixa um tempinho pra Chiapas e Oaxaca.. são um charme! <3
Caracaaaaaa essa é uma das viagens dos meus sonhos! Vou acompanhar de perto, tenho certeza que você vai viver coisas inesquecíveis e voltar outra pessoa! boa viagem!
Era uma das viagens dos meus sonhos!!!Vou seguir atentamente sua passagem por tão lindos países