A verdadeira viagem vai além de pegar estrada e visitar pontos turísticos

O mundo está cheio de apaixonados por viagens, certo? Mas a motivação de cada um nem sempre é a mesma. Para alguns, viajar consiste em conhecer novos lugares, visitar pontos turísticos famosos, fazer compras a preço de banana e experimentar novas gastronomias. Já para outros, a verdadeira viagem vai além dessas coisas.


Viajar não deveria ser só planejar as férias, seguir um roteiro e voltar para casa.
Esse mundo é maravilhoso demais para vivermos experiências tão rasas. Viajar é viver o novo, explorar, sentir o calor da vida, conectar-se com pessoas diferentes de você…
A verdadeira viagem é profunda, capaz de nos transformar! Toda viagem pode ser transformadora se estivermos dispostos e abertos, quando escolhemos mergulhar em águas profundas a boiarmos na superfície.
Viajar é descobrir, observar, explorar, conhecer, respeitar, ser empático, viver, se envolver, se conectar, cativar, se deixar cativar.
E sabe o que é o mais maravilhoso em todas essas coisas? É a transformação que elas causam dentro de nós. Toda evolução e aprendizagens resultantes dela.
Quando viajamos e conhecemos diferentes realidades, histórias, pensamentos, crenças e hábitos, passamos a entender verdadeiramente a dimensão do mundo que vivemos.
Ao viajar e verdadeiramente buscar conhecer o novo, aprender, respeitar, nos conectar com o local e com o outro, sentimos florir dentro de nós uma humildade genuína. Junto com ela, a nossa compreensão do coletivo finalmente começa a aparecer.
Quando somos provocados pela vida e por nós mesmos a pensarmos além de nós, passamos a refletir e transformar nossas ações. Isso porque paralelamente iniciamos outra viagem até mais importante: a viagem interior.

“A verdadeira viagem é a que fazemos dentro de nós.”

(Mia Couto)

A verdadeira viagem é transformadora, capaz de nos desconstruir e nos reconstruir novamente. Ela nos encoraja a nos desprendermos dos pensamentos que a sociedade nos “forçou” a acreditar e passamos a alinhar nossas vidas com o que realmente faz sentido dentro de nós.
Viajar é conhecer formas tão distintas de viver e de pensar, que passamos a entender que não existe um caminho certo a se viver. Entendemos que o ser humano tende a preocupar-se muito com os moldes criados ao seu entorno e acaba não ouvindo a verdade interior.
A verdadeira viagem é aquela que nos mostra que a única coisa que deveria ser unânime é o amor, a energia que move o mundo. A viagem transformadora nos faz perceber que não existem fronteiras, que todos dividimos o mesmo planeta, que somos todos iguais e que somos todos merecedores de respeito, amor e solidariedade.
Toda viagem pode ser transformadora, basta estarmos abertos a isso. Para viajarmos não precisamos ir para longe, podemos fazer isso exatamente de onde estamos.


“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.”

(Marcel Proust)

Olha aí a filosofia do Olhos de Turista!
Sendo no trajeto de casa ou ao redor do mundo, podemos vivenciar as belezas e transformações de uma viagem. Basta conectar-se e escolher mergulhar nesse mar profundo e intenso que é a vida.

Leia também: Procura-se minha metade da mochila e Não deixe na gaveta seu sonho de viajar pelo mundo

E aí viajantes, curtiram o texto? Que tal salvar a imagem abaixo no Pinterest para acessar esse link quando quiser? 😀

A verdadeira viagem é profunda, capaz de nos transformar! Toda viagem pode ser transformadora se estivermos dispostos e abertos, quando escolhemos mergulhar em águas profundas a boiarmos na superfície.

11 comentários em “A verdadeira viagem vai além de pegar estrada e visitar pontos turísticos”

  1. Thiago Lima Martins

    Que lindo texto. A profundidade das viagens se traduz em muito mais coisas e não somente apenas em registrar pontos turísticos com certeza.

  2. Mirella Matthiesen

    Concordo muito com você.
    Eu me sinto uma pessoa diferente depois que comecei a viajar. Já foram 52 países e a cada nova cidade, país ou esquina eu tento aprender e entender o mundo de forma diferente.
    O viajar me fez quebrar vário pré-conceitos … isso foi a melhor lição de viajar e amar viajar!

  3. Adorei seu artigo! Seu conceito de viajar coincide muito com o que penso: um ação renovadora e transformadora em nossas vidas. Costumo dizer a todos que amo viajar porque nas viagens volto a ter olhos de criança, com a mesma curiosidade e a mesma abertura para descobrir tudo que está à minha volta.Enfim, acho que fico com ‘olhos de turista”! Parabéns pelo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.