A Ilha de Providencia é uma parada imperdível para quem for viajar para San Andrés. As duas ilhas são vizinhas, mas por conta do acesso mais difícil, Providencia é mais calma, tranquila e com menos turistas. Nesse artigo você irá conferir tudo o que fazer em Providencia Colômbia!
Como chegar na Ilha de Providencia na Colômbia?
Para ir a Providencia, você deverá necessariamente partir de San Andrés. De lá existem duas formas de ir:
Catamarã
Ir de barco é o jeito mais barato que tem para chegar em Providencia. O Catamarã atualmente custa 375.000 pesos comprando no site do Conocemos Navegando. Tentei pagar mais barato comprando pessoalmente, mas no final estava até mais caro, queriam vender por 390.000 pesos, então eu recomendo que já compre online, até para garantir. Não deixe para última hora para não ficar sem!
O Catamarã leva 3 horas para chegar, mas dependendo das condições do mar, pode levar mais.
Já ouvi muita gente reclamar que passou mal no barco e que ele balança muito na ida, porque vai contra a maré. Faz sentido, porque na ida eles dão remédio para enjoo e na volta não. Apesar disso, no dia que eu fui não balançou muito e ninguém passou mal.
Além disso, o barco é bem legal! Ele é todo fechado, com ar condicionado, água potável geladinha e TV.
O que eu achei mais prático em ir de Catamarã é que o porto de desembarque é bem no centrinho.
Curte as minhas dicas? Segue lá no Insta: @olhosdeturista
Avião
Outra opção é ir de avião para Providencia, em um voo que leva apenas 20 minutos para chegar e cabe por volta de 15 pessoas.
As empresas que fazem esse trajeto são a TAC, Satena e a Searca, mas só a Satena faz venda online. Pelas outras duas companhias é possível comprar as passagens em agências de turismo em San Andrés, podendo até ser mais barato que online.
As passagens de avião são mais ou menos o dobro do valor do catamarã.
O que fazer em Providencia Colômbia?
Como Providencia é bem pequena, não tem muitos lugares para conhecer. A gostoso lá é curtir cada um dos lugares sem pressa e relaxar bastante.
Santa Catalina
Essa é uma ilhota vizinha de Providencia que é ligada por uma ponte de pedestres bem no centro de Providencia.
A ilha é bem pequenininha e dá para conhecer ela toda em metade de uma dia, mas se quiser curtir de boa, rola passar o dia por lá.
Entrando nela do lado direito fica um pequeno mirante com um canhão. Já virando pro lado esquerdo, você chega no mirante Fort Warwick, que tem uma vista linda. Continuando o caminho você chegará na praia da Morgan’s Cave, que é bem vazia, fofa e tem uma árvore cheinha de mangas para comer fresquinha.
Depois ainda rola fazer uma trilha de barro de 20 minutinhos, que fica bem onde caem as mangas, para ver a Morgan’s Head. Lá é ótimo para nadar de máscara e snorkel e o visual é bem lindo.
Cayo Cangrejo
Sem dúvidas o ponto mais alto de tudo o que fazer em Providencia Colômbia, o melhor lugar da ilha! Essa ilhota é simplesmente perfeita, porque dá para ver muito bem os vários tons de azul do caribe.
Apesar dela ser bem pequena, eu recomendo passar o dia por lá, porque é tão gostoso que você nem vê a hora passar. A vida marinha é bem agitada por lá, dá para ver tartarugas, cardumes de peixes pequenos e até alguns peixes grandes.
Lá tem um barzinho que vende bebidas e algumas comidinhas como empanadas e ceviches.
Para chegar lá você pode ir de barco ou de caiaque. Eu fui de caiaque e amei, porque a medida que você vai remando, você vai vendo a água ficando clarinha.
O barco até lá custa 40.000 pesos e o caiaque 50.000 pesos, mas dá para dividir por duas pessoas. Lá ainda tem que pagar uma taxa de preservação de 17.500 pesos.
Mergulho
O mergulho em Providencia é mais caro do que em San Andrés, mas se você pode fazer nos dois, melhor ainda. Saiba mais sobre moeda da Colômbia.
O que eu mais achei interessante é que tem algumas opções de mergulho com tubarões e falaram que é bem tranquilo porque são tubarões pequenos.
Os valores giram em torno de 200.000 e 250.000 pesos, depende do tipo de mergulho.
The Peak
Essa é uma trilha de 7km que vai dar no ponto mais alto da Ilha de Providencia. Dizem que a vista de lá é incrível!
Não sei bem os detalhes sobre a trilha, porque infelizmente não consegui fazer ela.
Volta a Ilha
Para dar a volta a ilha você pode alugar a diária de uma moto (80.000 pesos), mula (180.000 pesos) ou bicicleta (30.000 pesos). Outra opção é se locomover de um ponto ao outro de moto Táxi (cada trecho fica em torno de 6.000 pesos).
Para mim são 3 as paradas essenciais:
1ª Parada: Playa Manzanillo
Visualizar esta foto no Instagram.
e Set, 2018 às 3:20 PDT
Essa praia é uma delícia, porque tem um clima de paz muito bom. Nela tem dois barzinhos, um mais perto da parte que tem areia e outro que tem várias redes espalhadas, uma decoração super reggae e o melhor: uns balanços para brincar e se jogar no mar.
Aliás, esse segundo bar vira point de noite também! Eles acendem uma fogueira grande, colocam um som e vendem bebidas.
Depois de Cayo Cangrejo, essa praia é o segundo lugar que mais curti de tudo o que fazer em Providencia Colômbia.
2ª Parada: South West Bay
Essa praia é bem mais extensa do que a anterior. A água lá não é muito clarinha, mas é super calminha e quentinha.
O pôr do Sol lá é simplesmente incrível e depois que escurece, a noite fica maravilhosa por lá. O reflexo da lua na água é um verdadeiro espetáculo.
Para quem for na hora do almoço, falam que lá tem o melhor restaurante da ilha, o Divino Niño. Eles vendem frutos do mar e o famoso arroz de coco da Colômbia.
3ª Parada: Fresh Water Bay
Fresh Water Bay é uma praia mais turística e movimentada. Lá estão localizadas bastante pousadas e o Felipe Diving Center, uma das principais agências de mergulho da ilha.
Dicas Gerais sobre a Ilha de Providencia na Colômbia
Tarjeta de Turismo
Para entrar em Providencia é obrigatório pagar uma taxa de turismo no valor de 109.000 pesos. Essa taxa também é necessária para entrar em San Andrés, por isso guarde ela bem para apresentar na entrada e na saída das duas ilhas.
É possível comprar a tarjeta no balcão da sua companhia aérea, no Brasil ou na conexão.
Leia também: O que fazer em San Andrés?
Vacina Febre Amarela
Para entrar em qualquer lugar da Colômbia é necessário apresentar o Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela.
Tome a vacina no mínimo 10 dias antes da sua viagem, porque ela só será válida depois que passarem esses dias. Depois de tomar ela, emita o certificado internacional, como explica a Anvisa.
Internet
A internet na ilha é bem precária, por isso poucos estabelecimentos tem wifi e nem é garantia de que funcione bem.
No centrinho da cidade existe um ponto de wifi público, que não é dos melhores mas quebra um galho.
Outra opção é comprar um chip local ou já sair com um chip internacional do Brasil, como eu fiz. Dá para comprar esse chip online clicando aqui.
Pessoas
Os moradores de Providencia são super simpáticos e prestativos. Sempre puxam papo e oferecem ajuda. Lá é mais fácil se comunicar do que em San Andrés, porque a grande maioria deles sabe falar inglês e espanhol, apesar do idioma nativo ser o crioulo.
Por isso conversar com os moradores deve inclusive entrar para sua lista de o que fazer em Providencia Colômbia. 🙂
Dinheiro
Meu conselho é: vá para a ilha com todo o dinheiro que você for precisar. Lá não tem casa de câmbio e tem apenas 2 caixas, que de acordo com um morador, nem sempre funcionam.
Aliás, para conseguir uma boa cotação, a melhor opção é mandar dinheiro pela Western Union de San Andrés.
Segurança
Confesso que fiquei um pouco assustada andando sozinha algumas vezes, mas de bobeira.
O que rola é que lá tem muita moto táxi, então quando eles estão indo para um sentindo e você andando para o outro, eles dão a volta com a moto no meio da rua para te perguntar se quer moto táxi.
Isso no começo me assustava porque eu não sabia que eles só queriam perguntar se eu quero moto táxi. Haha!
No final achei a ilha bem tranquila e segura. Existem por volta de 4 mil habitantes e todo mundo se conhece, então realmente acho que não existe perigo.
Horários da Ilha
Fique atento aos horários da ilha, porque mercados e restaurantes fecham entre 19h e 20h e depois fica difícil achar lugares abertos para comer.
Onde se hospedar em Providencia Colômbia?
Eu fiquei hospedada bem no centrinho da ilha, em uma casa do AirBnb. Curti muito a minha escolha, porque tive bastante contato o morador, que foi super gente boa comigo. Me levou para dar uma volta na ilha e até comprou remédio e fez sopa para mim quando eu estava doente.
Se for escolher ficar em AirBnb, clique aqui para ganhar R$130 de desconto.
Para quem curte mais um ambiente de pousada, a Pousada Lia é uma ótima opção porque fica bem no centrinho, do lado do terminal de balsas e de Santa Catalina.
Se sua pegada é hostel, o único da ilha é o Blue Almond Hostel. Já se você busca um bom hotel, o mais famoso é o Hotel Deep Blue.
Leia também: O que fazer em Bogotá?
E aí viajantes, curtiram essas dicas de o que fazer em Providencia Colômbia? Qualquer dúvida manda aí nos comentários ou no direct lá no insta @olhosdeturista, que eu respondo rapidinho.
Salve o PIN a baixo para não perder essas dicas de Providencia! ♥
Oi!! Estou pensando em ir a San Andres e Providencia. Não entendi sobre a tarjeta de turismo.. para entrar em San Andres eu pago. Para entrar em providencia em pago novamente? Isso?
Oi Emanuela!
Você paga apenas uma vez… Só quis ressaltar que você precisa guardar a tarjeta para apresentar na entrada das duas ilhas. Ou seja, você apresenta ela para entrar em San Andrés e também apresenta para entrar em Providencia.
Ola Luiza! Achei muito boa sua descrição da ilha. Estou com passagem marcada para San Andrés para final de agosto. Sera a segunda vez que vou pra lá, agora com o intuito de conhecer tudo que não conheci antes. Na primeira vez que fui, a ilha da providencia estava interditada espero que desta vez eu consiga ir conhecer e curtir um pouco desse paraíso. Obrigado pelas dicas e parabéns pelo blog está sensacional. Saúde e Paz..!!
Opa Evandro!
Muito obrigada pela mensagem! Aproveite muito o paraíso! 😀
Oi Luiza, otimo blog e recomendações, vocÊ levou toda sua mala para providencia ou deixo algo em San Andres? Queria saber se tem algum lugar pra deixar o excesso da mala em San Andres, fazer acordo com o hotel ou algo do tipo
Oi Luiza, boa noite! Também gostaria de obter essas informações perguntadas pelo Marcus. É possível?
Olá David, boa noite!
Eu deixei uma parte das coisas em San Andrés pra não levar tanto peso. O hostel que eu fiquei em San Andrés (El Viajaro) deixou deixar as coisas lá. 🙂
Parabéns pelo trabalho de escrita. Me inspirou bastante sobre o que fazer nesse pedaço de terra perdida no tempo. Amanhã chego lá e vou começar a explorar seguindo algumas recomendações suas.
Eba Paulo! Fico muito feliz que tenha gostado!
Aproveite muito aquele paraíso! ?
Estou amando os seus post sobre a Colômbia, estou me programando para ir o ano que vem e estou adorando as dicas! Quero muito realizar esse sonho! Beijos